O maior responsável por tudo o que de bom e de mau acontece numa organização é o seu líder máximo.
Sempre assim foi e sempre assim será !
O SCP não é obviamente excepção.
O estado actual do clube é ruinoso em praticamente todas as vertentes que interessa analisar.
Finanças. Muito mal !
Futebol: Catástrofe !
Modalidades: Cataclismo !
Pavilhão : Inexistente !
Entusiasmo dos adeptos: ZERO !
A única vertente de sucesso é a formação e tal pouco ou nada se deve aos actuais dirigentes.
O que é que é preciso mais para se perceber que esta direcção não é capaz de cumprir a sua missão no nosso clube?
Dizer que batemos no fundo é pouco para ilustrar o ponto a que chegámos.
O REI VAI COMPLETAMENTE NU !
E desenganem-se aqueles que pensam que já não se pode descer mais.
Nem em relação a isso podemos estar descansados…
Esta direcção já provou ser suficientemente criativa para nos conseguir surpreender sempre pela negativa.
Os maus resultados desportivos são apenas o reflexo mais evidente (mas esperado) de uma política absolutamente desastrosa de uma direcção que destroi tudo aquilo em que toca.
O Sporting ambicioso que conheci no passado está moribundo.
Até os adeptos já parecem contagiados pelo marasmo em que o clube mergulhou.
Urge tomar uma atitude antes que seja tarde demais !!!
Já foi assumido perante o espanto de muitos que o projecto Roquete falhou.
Ora, quem lhe sucedeu, fê-lo numa lógica de continuidade degenerativa…
Alguém com o mínimo de bom senso acredita que estamos no bom caminho?
Urge tomar medidas antes que seja tarde demais !
Cabe aos adeptos a missão de salvar o clube !
É imperioso criar um movimento que conduza a eleições antecipadas.
Temos que acreditar que alguém com credibilidade há-de avançar.
Não acredito que não haja sportinguistas inteligentes e presidenciáveis preocupados com a situação do clube dispostos a vançar.
REPITO: É PRECISO SALVAR O CLUBE ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS !
Não devem deixar porque devem andar uns quantos no Sporting a mamar à pála do clube…Só precisamos de saber a quem é para pagar e quanto é…o resto é conversa…desde que o dinheiro esteja nos bancos na data combinada, só tem é que comer e calar…
Engraçado que hoje vejo o Striker, o Incitatus e eu a tentar apelar a uma Revolução enquanto que os “carneirinhos” continuam sentadinhos no sofá, a tentar perceber a melhor maneira de encarar este jogo amanhã aqui no Fórum.
Eleições antecipadas é algo que requer um conjunto de decisões tomadas em unissono com muito poder, que está para lá de um dominio publico como é este simples Fórum. Acabei por optar por fazer uma revolução minimalista quando em comparação com esta tua mensagem, mas é a que me parece mais viável tendo em conta os meios que diponho neste momento.
A Admnistração desde cedo que provou a sua vontade em tomar as “melhores” opcções para o Sporting e isso tem custado caro ao Sporting. Como dizes e bem, o futebol apresentado é apenas o espelho do planeamento desportivo e empresarial deste clube.
Deveria haver um periodo entre as eleições para que alguém com tempo e disponibilidade pudesse ocupar um pouco mais que uma hora, para apresentar soluções viáveis que conduzissem este clube a um bom porto. Neste momento não vejo nenhum ideal que reuna unanimidade para destronar FSF mas lá está, primeiro têm de haver um periodo de estudo e planeamento para mais tarde se poder explanar todo esse estudo numa campanha pré-eleitoral.
Nota: Pede-se a comparência de gente rude, mal educada e pronta para malhar à porta da Direcção.
Precisamente Barbosa !
Daí a pertinência de um movimento que tenda para eleições.
Tais eleições naturalmente não aconteceriam de um dia para o outro.
Até o movimento conseguir o seu objectivo e serem marcadas e realizadas eleições haverá sempre bastante tempo para amadurecerem 2 ou 3 candidaturas em que, pelo menos, 1 ou 2 sejam de jeito.
O que tem que acabar é este marasmo insuportável e cada vez mais irrespirável de paz podríssima !
Do que eu tou farto é de pessoal que sabe que a coisa vai mal mas, ao invés de ajudar a arranjar uma solução, assobia para o lado ou manda uma piadinha e fica por aí…
Que tal ajudarem a fazer perceber aos actuais dirigentes que chegar a 2 de Dezembro com 12 pontos de atraso em relação ao lider é coisa que não se admite!!!
Aproveito para deixar uma nota…eu votei sim na altura pois a nivel financeiro, era necessário o Sporting fazer qualquer coisa e sinceramente nesta questão financeira de alienação de patrimonio não desportivo, se fosse hoje, voltava a votar sim…
Como é normal, aqui ninguem é bruxo, uns estão mais bem informados que outros, outros conhecem os tachos, mas acho que não podem acusar ninguem de lá por ter votado em A ou B votou para destruir o sporting…isso é um pensamento mesquinho, bem como a do votaram neles, agora mamem com eles…
Em todos os momentos da nossa vida, temos a hipóteses/somos obrigados a fazer escolhas…umas resultam, outras não, umas não têm volta a dar mas outras têm remédio…
Como referi atrás, pessoalmente acho que escolhi a opção certa no que toca à parte financeira mas actualmente tenho perfeita consciência que escolhi mal no que toca à parte desportiva…
Fizemos 30M em vendas de jogadores, gastamos menos de 1/3 desse valor em contratações e ainda por cima, algumas foram mal feitas…
Mais, onde anda o Abrantes Mendes agora?
Há aqui muita gente, que desde o inicio tomou a sua posição contra a presidencia de SF mas o principal oponente ainda nem sequer mexeu uma palhinha…parece-me que também ele quereria um tacho? (aqui sou eu a especular, obviamente=
Não sou dos que critica quem votou de uma maneira ou doutra.
Eu nem o sportinguismo dos elementos da direcção ponho em causa!!!
Acredito que estão a agir de acordo com aquilo que pensam ser o melhor para o clube.
Nunca porei isso em causa desde que não chegue ao meu conhecimento nenhuma prova em contrário.
Simplesmente, estão a fazer um péssimo trabalho.
Para mal de todos nós (deles inclusivé), não têm competência para nos liderar.
Nem que seja apenas pelo facto de serem adeptos do Sporting, merecem o meu respeito !
Não é isso que está em questão.
A minha luta é apenas por aquilo que acredito serem os superiores interesses do clube.
Estes têm que estar sempre acima de interesses pessoais deste ou daquele dirigente.
O Sporting não são aquelas poucas dezenas de pessoas, são 2 ou 3 milhões de adeptos.
Não estou a dizer que quero que ele apareça…acho “estranho” que todos os notáveis/pessoas com capacidade ou pseudo-capacidade para serem presidentes do sporting,etc… não apareçam…estão todas do lado da actual direcção…todas todas todas??? todinhas? não há nem 2 ou 3 que não concordem com o Sporting Actual?
Strikerr…aproveito para pegar numa frase tua:
O interesse do clube exige outra direcção…infelizmente não vemos ninguém a achar o mesmo (no que toca a pessoas com capacidade e motivação para serem presidentes)
Eleições antecipadas são a única solução para o problema que vivemos. Não basta mudar treinadores, gestores de activos, directores comerciais ou outros. Tem de se mudar a estrutura de cima para baixo e não o contrário.
No entanto eleições antecipadas não chegam. Precisamos de alguém com capacidade e credibilidade que assuma o controlo do Clube.
Alguém que tenha um plano de acção e o divulgue com antecedência.
Alguém que faça ouvir os sócios nas principais decisões estratégias do Clube.
Não é só o futebol, infelizmente que se desmorona aos poucos. O Clube estagnou, resignou-se em todas as suas áreas de actuação.
O Clube não pode esperar mais! E só eleições poderão clarificar a situação.
O problema das eleições é que estão viciadas à partida pelos dogmas vigentes no Sportinguismo, decorrentes de anos vivendo sob o jugo destes fidalgos falidos. Enuncio os mais problemáticos que condicionam desde logo não só as eleições como o aparecimento de quem quer que seja, temendo transformar-se num “Abrantes Mendes” alvo de escárnio e maldicência (mesmo que tenha uma carreira e capacidade de argumentação superior ao gansolino actual).
- o dogma da banca:
a maioria dos sportinguistas acreditam que se elegerem alguém fora do universo de “boas relações” com a banca esta fecha o clube logo no dia seguinte. Provavelmente isto decorre do facto de poucos terem a noção, por não deterem negócios próprios de envergadura, que a nenhum banco no seu juizo perfeito lhe interessa outra coisa que não seja o Sporting ir pagando as suas dívidas e que muito menos qualquer entidade bancária quer carregar às costas o peso de criar problemas realmente sérios a um clube de futebol grande em Portugal. Infelizmente o caso do benfica nada serviu aos sportinguistas, que não perceberam até hoje que clubes como os 3 grandes não têm necessariamente a mesma posição de encavado que qualquer regular joe perante a banca.
Assim como aconteceu noutros clubes cá e fora, o aparecimento de uma pessoa fora deste universo de cumplicidades pode inclusive forçar uma revolução na forma da banca sugar o Sporting sendo que até hoje, e apesar dos rumores nas últimas eleições, nunca ter existido uma triagem detalhada dos acordos com estas entidades. Não será da gente que agora ocupa o poleiro, muitos deles vindos de lá, outros vivendo de negócios ligados a estes credores (como o nosso presidente) que virá a vontade de colocar em causa alguns destes acordos que nos estrangulam.
- o dogma cosmético:
o sportinguista habituou-se a pensar que tirando esta gente o resto é tudo uma desgraça. Ao sportinguista basta hoje um gajo ser meio zarolho para, mesmo que juiz com carreira LIMPA e boa dialéctica ser logo carne para canhão. No extremo oposto o sportinguista baba-se por um bom fato assertoado e um lenço na lapela, mesmo que esse invólucro encerre palavras arrastadas e despropositadas. Somos o clube mais cosmético de Portugal, até porque o mesmo erro cometido por esta gente tem muito menos valor e muito mais justificação do que feito por um director burgesso de clube rival ou por um dirigente simplório de direcções anteriores.
- o dogma do medo:
O sportinguista é medroso. Não há nada a fazer. Assim como a nossa equipa aos 35m em Manchester já defendia com os 4 médios em cima da linha de grande área, também os adeptos se borram todos, aprendemos ao longo dos anos a sermos uns cagados. Temos medo de arriscar, de tentar coisas novas. A razão do medo não se percebe bem qual é (com excepção das decisões e raciocínios associados aos dois dogmas anteriores) pois pior do que o que estamos há anos dificilmente estaremos sem deixarmos de ser ainda mais o clube que já fomos, mas a verdade é que existe um medo brutal de arriscar algo diferente.
Penso que o conformismo que toda a gente refere nestes períodos tem a haver com isto. Eu falo com vários sportinguistas que, mesmo insatisfeitos, incorrem nos vicios de algum ou de todos estes dogmas. Não há muito a fazer. Estamos formatados a ter um pensamento “contabilista” relativamente ao Sporting, pouco criativo, pouco corajoso e sobretudo muito cagado e conformado.
Nem mais! Nenhum banco se arriscaria a fechar o Sporting assim da noite para o dia, por dois motivos: porque não quereriam passar a ser odiados por grande parte da população e (e será o mais importante do ponto de vista do banco) porque seria ruinoso para o próprio banco ou, como dizem os americanos, se deves 10.000 ao banco, tens um problema, se deves 10.000.000, é o banco que tem um problema.
O que é inaceitável é que se agite sempre o espantalho dos bancos para assustar os sócios e fazê-los conformar-se com o actual estado das coisas, mas sem que se revele qual a situação exacta do Sporting perante a banca. Nas últimas eleições o FSF invocou este papão com o objectivo deliberado de meter medo aos sócios e fazê-los votar por uma suposta “continuidade”, que afinal não foi continuidade nenhuma, pois o património em que assentava grande parte do “projecto” foi vendido e o próprio projecto já foi renegado. Nesta altura, o FSF deveria esclarecer ponto por ponto o que é que quer para o Clube e como pretende alcançá-lo. Nestes últimos doze anos o “projecto” tem sido uma espécie de Excalibur do Sporting - a legitimidade para se chegar à presidência vinha do facto de se ser considerado o representante do “projecto”, mas isso já acabou. E agora, Sporting?
Já passei a fase de criticar quem neles votou, quem neles confiou, provavelmente já há uma larga maioria dos mesmos que ainda está mais lixada que eu, porque esses foram enganados.
Acho que é altura de toda a gente se voltar a reunir e criar uma verdadeira falange de rebelião, sempre aqui disse que mandava os bancos pastarem e se tivessem tomates para nos fecharem as portas, mas apelidaram-me de doido e outros adjectivos menos simpáticos, o facto é que tanto galinhas como porcos devem muito mais que nós, mas apenas o SCP está refém dos bancos e porquê? Porque os tecnocratas que gerem o clube são também eles da banca na sua génese, tão simples como isto.
Quanto a Abrantes Mendes, é preciso ter lata para “malhar” no homem, quer dizer, humilham-no nas urnas e agora já chamam por ele…