Eleições Americanas - O nosso voto.

Aqui podemos votar nas presidenciais americanas.

http://www.iftheworldcouldvote.com/

o curioso é que Portugal é o 2º pais com mais votos, logo depois dos EUA!

ver votações em “Results”.

pelas votações nos EUA, podemos deduzir que a maioria dos votantes em McCain não sabem o que é um computador ou não têm internet!

Lancei também uma votação no forúm para averiguar para onde se inclinam os foristas.

Já agora, votei McCain.

Apesar de ser um “democrata” não me revejo em Obama.

Obama! sem duvida nenhuma.

Os Estados Unidos precisam de ar fresco. De algo verdadeiro. Algo que permita a população de voltar a reflectir e a ver que o medo criado pelo “terrorismo” é totalmente falso.

Ainda por cima, a maneira que o McCain encontrou para ter mais votos, foi pôr aquela Palin para vice presidente… cada vez pior.

Obama. :great:

Obama, obviamente e apesar de.

Este tópico dá para debater também ? Se sim, uma pergunta : li algures que a campanha do Obama representa um orçamento 1,5 X superior ao da campanha do J. McCain. Aparecem apoios de Colin Powell e de vários Republicanos. A CNN e vários órgãos de comunicação parecem apoiar também o Obama, assim o afirmam várias fontes - não fui avaliar o grau de vericidade. Que é feito dos lobbies industriais, farmacêuticos, automóveis, petrolíferos e afins, que tradicionalmente, se não estou em erro, costumam financiar as campanhas dos Republicanos ? Não vejo nenhuma reflexão, pelo menos na imprensa francesa e portuguesa, sobre a tal “Obama-mania” que se apresenta nas análises como o simples resultado da eloquência do homem e do entusiasmo das massas, não me satisfazendo em nada esta explicação simplista. Talvez alguém melhor informado me possa responder (e eventualmente contestar as afirmações que fiz mais acima, baseadas em leituras parciais e dispersas) : McCain não conta com o apoio dos lobbies industriais e de grande parte dos meios de comunicação?

Se não der para debater, faz-se outro tópico.

O lobby petrolífero e militar deve estar com o McCain (Sarah Palin, Alaska, etc)… já o farmacêutico está com o Obama (tal foi a guerra desgraçada que devem ter feito à Hillary).

Quero que Obama ganhe, não porque o homem represente alguma pureza de sentimentos ou espectacularidade de pensamentos, mas sim porque me parece que se trata do retorno à América “normal”, com uma dinâmica e mentalidade que emerge dos estados costeiros, mais “europeus” e abertos ao mundo. A imagem republicana está demasiado conotada com os jobs for the boys, o filme do sonho americano dos anos 50 em que tudo era ultra-perfeito e em que o inimigo, que era feio, mau e cheirava mal da boca, existia sempre fora de portas, pronto a roubar esse sonho à primeira oportunidade. Acho que já chega desse filme. :hand:

Obama, mas duvido muito que ganhe, apesar das sondagens.

Identifico-me bastante mais com os ideais Republicanos, mas depois de um Bush, uma pessoa fica de pé atrás.

Por isso mesmo, Obama :arrow:

obama

Obama.

Apesar da decisão ser dificil. Se não vivessemos nos dias de hoje penso que votaria em Obama claramente, mas assim ainda admito que poderia não ser tão clara a decisão.
Prefiro as opções de Obama quanto à economia e saúde e energia (mas metade do que qualquer um dos dois diz deve ser mentira  ;D ), mas agradam-me mais as ideias base. Também quanto à Guerra no Iraque estou do lado de Obama, os EUA não podem estar em todas, e Maccain ainda não disse que é altura de retirar. E era bom os repúblicanos explicarem o porquê da guerra do Iraque, certamente que não foi para derrubar um ditador nem por causa das inexistentes armas. E ainda sobre o assunto ouvi tanto Maccai como Obama referirem-se ao petrólio do Iraque como financiador da guerra o que acho um roubo ao povo iraquiano. Mas falaram nisto com uma leveza como se fosse a coisa mais normal do mundo.

O que me deixa com um pé atrás é a questão do Irão e da Coreia do Norte, esses sim uma ameaça à paz mundial,  acredito mais numa resolução capaz por parte de Maccain que tem bam mais experiência nesse assunto e que será o rosto de uma América mais forte.

Mas Maccain que já dificilmente ganharia que os americanos por agora estão fartos de republicanos, quando escolhe uma vice-presidente daquelas acaba com qualquer hipótese de ganhar. Aquela mulher é ignorante mesmo em último grau, é assustador pensar numa mulher daquelas para presidente caso acontecesse algo a Maccain. Muitos haverá assim como ela, mas sabem disfarçar, mas aquela já deu demasiado nas vistas e toda a gente se apercebeu.

Já agora um best of sarah palin

[youtube=425,350]Sarah Mania! Sarah Palin's Greatest Hits - YouTube

;D

Eu voto Ron Paul.

Ai já não está na corrida? Então foda-se para as eleições, venha o diabo e escolha.

concordo…acho até muito estranho que sendo tão marcados pelos lobbies, e pelo conservadorismo patriótico religioso (já nem falando da cena racial), Obama tenha chegado até esta fase e possa ganhar.
Isto tem que ter marosca e da grossa…

Votaria Obama.

Apesar das sondagens, na hora de votar, os eleitores americanos são bastante conservadores e a não ser que haja uma boa mobilização do eleitorado Democrata, que contribui para estas sondagens, o veterano de guerra ainda tem boas hipóteses.

O problema é que Mccain sempre foi demasiado liberal dentro do partido, vais ter muito republicano que não vai votar nele porque não gosta dele e das ideias dele, mesmo sendo ele republicano. E daí, talvez não. Sendo a alternativa um candidato de cor…

Eu votaria em Obama, mas gostava de ver o que Mccain faria na Casa Branca. Não seria outro Bush, isso é certo.

John McCain, porque é como eu, um homem de centro-direita. O Obama não me diz nada. Se fosse branco prestavam-lhe tanta atenção como a um John Edwards, que já se candidatou duas vezes e ninguém o leva a sério. O factor racial ao contrário, bem como a impopularidade de Bush, são o que leva Obama ao colo, e mesmo assim pode não chegar.

Toda a gente sabe que as sondagens são sempre mais favoráveis aos Democratas do que depois os votos nas urnas. Os novos eleitores que os Democratas arregimentaram podem não traduzir-se em votos, porque tradicionalmente os jovens americanos votam pouco. Foi assim há quatro anos. Também se falava muito num grande entusiasmo dos jovens por John Kerry e afinal era tudo propaganda.

As sondagens mais “fiáveis” são aquelas que fazem uma triagem e focalizam os chamados “likely voters” (eleitores com maior probabilidade de irem votar). E aí a vantagem de Obama está dentro da margem de erro, bem como as sondagens nos Estados que podem cair para ambos os lados. Ou seja, a corrida está renhida. Mas em Portugal prefere-se destacar sondagens que põem Obama muito à frente, e depois, na noite eleitoral, se o resultado não for do agrado dos tugas de esquerda, é porque a eleição foi viciada ou os americanos foram estúpidos por não votarem como a esquerda quer. Enfim. ::slight_smile:

Sinceramente nem um nem outro , costumo preferir mais os Democratas por terem um pensamento político mais pró-europeu.

Simpatizo mais com o Mcain e pelo percurso dele , mas acho que já passou da idade alem disso a escolha da Sarah Palin foi um autêntico tiro no pé , esta gaja não tem a minima credibilidade , há videos dela a conjurar bruxas e maus espiritos , mata alces por prazer , e diz que o aquecimento global é natural , isto vivendo no Alaska.

Quanto ao Obama para mim é uma completa incógnita , ou estou enganado ou não passa de uma mão cheia de nada , não curto nada aquele estilo messiânico dele.
Alem do mais com tantos fanáticos que há na América e a crise que se vive , não será um risco a sua escolha para presidente?

A ver vamos , acho que um país daqueles merecia melhor , mas lá como cá ninguem escapa a esta crise que existe ao nível dos que são escolhidos para representar o povo.

eu votava em branco (nao é piada ao obama… é mesmo voto em branco…)…

nao gosto da mentalidade americana… é tudo feito para o espectaculo, para a imagem e por interesse… aquilo espremido nao dá nada…

McCain. Sem dúvida nenhuma. :arrow:

Obama, parece-me o mal menor! :arrow:

De McCain tenho medo é que le morra, Palin presidente seria bonito seria! ^-^

Obama, sem dúvida.
McCain é mais do mesmo (Bush) e isso definitivamente muito mau.