Eleições 2026 Sporting Clube de Portugal - 14/03/2026

Os resultados oficias:

2 Curtiram

Extraordinário ainda ter conseguido 6%.Incrível

Pelo que os foristas disseram, uma boa parte terá sido por correspondência, e uma outra boa parte terá sido voto de protesto. Mesmo assim, foram menos votos a votar do que aqueles que apoiaram a candidatura.

Estas eleições mostram que está na hora de voltar a tentar mudar os Estatutos de modo a permitir o voto eletrónico. Já foi recusado em AG, mas penso que há cada vez mais apoios à ideia.

A imensa maioria dos votos por correspondência foi invalidada. Os prazos são curtos. Os votos que chegaram a tempo foram enviados antes do debate. Sócios que moram no estrangeiro têm ainda mais problemas com os prazos (e com os custos, dependendo do país em que moram) e na prática ficam impossibilitados de votar.

1 Curtiu

O problema vai ser sempre socios mais velhos, dos 50 pra cima.. vao sempre chumbar isso. Ja na ultima foram decisivos..

Votos por correspondência é por eletrónico pra todos e resolvia se o problema dos estrangeiros e os de fora de lisboa

Olha que eu penso ter sido exatamente o contrario. A malta das claques e anti-varandas estavam contra porque o sistema podia ser manipulado. Foi na altura das sacas com votos.

Mas eu posso estar enganado. Já lá vão uns anos

1 Curtiu

Resultados da Assembleia Geral Eleitoral

Por Sporting CP
14 Mar, 2026

Notícias

Lista B venceu com 89,47% dos votos

O Sporting Clube de Portugal informa sobre os resultados da Assembleia Geral Eleitoral que decorreu este sábado, 14 de Março, no Pavilhão João Rocha.

SÓCIOS VOTANTES – 14.337
Lista A - 919 (6,41%)
Lista B -12.897 (89,96%)
Em branco - 506 (3.53%)
Nulos - 15 (0.10%)

VOTOS - 75.005
Lista A - 4.710 (6,28%)
Lista B - 67.106 (89,47%)
Em branco - 3.115 (4.15%)
Nulos - 74 (0.10%)

1 Curtiu

João Palma: “Sócios do Sporting CP votaram de forma expressiva”

Por Sporting CP
15 Mar, 2026

Notícias

Declarações após a Assembleia Geral Eleitoral

João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, anunciou os resultados da Assembleia Geral Eleitoral deste sábado (ver aqui).

No Hall VIP do Estádio José Alvalade, o dirigente começou por agradecer “aos sócios do Sporting CP que votaram e que o fizeram, apesar de não ser dia de jogo, de forma expressiva”.

“Depois, agradecer às duas listas - aos seus mandatários, Dra. Andreia Sorreluz e Dr. Miguel Ribeiro Telles, e aos delegados que estiveram presentes durante o acto eleitoral -, pela forma muito cordial como tudo decorreu. Houve um excelente ambiente no Pavilhão João Rocha, muita colaboração de parte a parte. Quero saudar a forma muito correcta como tudo decorreu e o ambiente extraordinário com que vivemos o Sporting CP”, disse também o dirigente, que cessa funções com o final deste mandato.

João Palma comentou ainda os resultados, lembrando que “o universo de votos aumentou imenso e, em função disso, a votação foi mais expressiva”.

“É sinal de que as pessoas estão de alguma forma satisfeitas com o que se tem vindo a fazer no Clube. É sinal de que estão contentes e querem continuar neste trajecto. Penso que é a mensagem que se pode tirar daqui: o reconhecimento pelo trabalho que se está a fazer”, frisou.

A fechar, o dirigente deixou uma mensagem de despedida e agradecimento aos Associados verdes e brancos.

“Aproveito para agradecer aos sócios do Sporting Clube de Portugal, todos sem excepção, pelo respeito com que sempre me trataram, a consideração que sempre recebi, e por todas as mensagens de apoio, que ainda hoje foram muito insistentes. Estou profundamente grato pela forma como me trataram. Tentei ser também respeitoso com todos e penso que o consegui”, disse João Palma, que falou ainda sobre o futuro do Clube e a sucessão na presidência da Mesa da Assembleia Geral.

“Considero estarem reunidas todas as condições para que o Sporting CP possa continuar o trajecto que tem vindo a seguir. O Sporting CP continua bem entregue, designadamente na Mesa da Assembleia Geral. O meu amigo e colega, o doutor Pedro Almeida Cabral, fará seguramente um trabalho melhor do que o meu. É pelo menos isso que desejo, e confio que assim será”, frisou.

“Acredito que este trajecto de consolidação do Sporting CP, a nível financeiro muito importante, continuará, e do ponto de vista desportivo também. Quero continuar a ganhar e a festejar vitórias”, concluiu.

Frederico Varandas: “Os Sócios sentem que o Sporting CP é um clube estável”

Por Sporting CP
15 Mar, 2026

Notícias

Presidente do Conselho Directivo prepara-se para assumir o terceiro mandato

Conhecidos os resultados da Assembleia Geral Eleitoral deste sábado, que a Lista B venceu por larga margem (89,47%), Frederico Varandas, presidente reeleito do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, destacou o espírito de missão, “responsabilidade e humildade” com que encara mais um novo ciclo de quatro anos ao serviço do Clube.

Na sua primeira intervenção como presidente reeleito, Frederico Varandas começou por dirigir uma palavra ao adversário nas eleições.

“A primeira palavra vai para o concorrente Bruno Sá, sócio do Sporting CP, que entendeu a candidatar-se. Sai derrotado, mas quando se vem a jogo com a intenção de fazer algo pelo nosso Clube, na verdade nunca se perde. É de louvar o seu espírito democrata e o seu espírito de luta, de tentar trazer as suas ideias para o Sporting CP”, começou por dizer, antes de agradecer à massa associativa do Clube, que acorreu em grande número ao momento eleitoral.

“A segunda palavra vai para os Sócios do Sporting Clube de Portugal. A conclusão que tiro destas eleições é que somos um clube de Sócios felizes por viver uma das melhores fases da história do Sporting CP. Um clube que vive dos seus Sócios, mas vive sobretudo do activismo dos seus Sócios em relação à vida participada no seu Clube”, apontou Frederico Varandas, para quem o resultado eleitoral representa também uma validação do caminho iniciado em 2018 pela Direcção por si encabeçada.

“Os Sócios querem um Sporting CP que continue o rumo começado por esta Direcção em 2018. Vencemos por quase 90% dos votos. Muito orgulho, muita responsabilidade, mas também a humildade de termos vencido com este resultado expressivo”, acrescentou. Já a missão para os próximos quatro anos, assegura, mantém-se inalterada.

“Continuar a fazer o Sporting CP crescer, continuar o Sporting CP ganhador, fazer um Sporting CP que orgulhe e que continue a fazer os Sportinguistas muito felizes. Este é o nosso papel. Espero, daqui a quatro anos, ter a massa associativa do Sporting CP muito feliz, tal como é hoje”, disse, a fechar a sua declaração.

Ladeado por Pedro Almeida Cabral, candidato eleito à presidência da Mesa da Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, e João Teives, candidato eleito à presidência do Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting Clube de Portugal, Frederico Varandas respondeu depois às perguntas dos jornalistas.

Crescimento do número de Sócios

Questionado sobre o aumento de Sócios que em si votaram por comparação com 2022, o presidente do Conselho Directivo optou por sublinhar o crescimento do número de Associados do Clube e recordou o momento em que assumiu a presidência do Sporting CP, há oito anos.

“Tem a ver com um trabalho de oito anos, mas também com o facto de existirem mais Sócios e mais Sócios que votam. A responsabilidade é a mesma. Não vou dormir eufórico. Lembro-me perfeitamente de há oito anos estar lá fora, muita gente ao meu lado muito feliz, e eu estar já focado na missão. E a missão era pôr o Sporting CP onde está hoje, em primeiro lugar. Somos o Clube que venceu mais títulos desde 2018. Muitos achavam que éramos loucos, mas conseguimos. E hoje vou deitar-me já preocupado com o dia de amanhã, para continuarmos exactamente nesta posição”, garantiu.

Estabilidade como base do sucesso

O dirigente destacou ainda a estabilidade institucional que, na sua opinião, tem sido determinante para o sucesso recente do Clube.

"Recebemos um voto de confiança, sinal da vitalidade e da saúde que hoje o Sporting CP tem. É preciso recuar muitas, muitas décadas para encontrar uma direcção com 12 anos de mandato. E os Sócios do Sporting CP têm de entender que esta é uma premissa fundamental e que está na base do sucesso. Fiquei feliz pelo número de Sócios que vieram votar.

Os Sócios sentem que o Sporting CP é um clube estável e o principal mérito é deles. São eles o garante desta estabilidade. São eles que dão força para os Órgãos Sociais eleitos estarem aqui, quatro, oito, doze anos, o que eles entenderam. Quando se olha para trás, a duração média de um presidente de uma Direcção era de dois anos e pouco, e hoje falar-se em doze anos de mandato é algo extraordinário", frisou.

Investimento no património

Já sobre o futuro, Frederico Varandas destacou como prioridade o investimento no património do Clube, com particular enfoque na requalificação do Estádio José Alvalade.

"Nós temos um objectivo muito vincado e foi claro na nossa campanha. Iniciámos um processo de requalificação do nosso património, de investimento. Vão ser três anos extremamente exigentes para cumprir as obras que nós vamos querer fazer. Obras que serão, literalmente, game changers para o nosso Sporting CP. Vão ser exigentes, mas vamos conseguir.

E não tenho dúvida nenhuma que em 2029 teremos um espaço, o Estádio José Alvalade, simplesmente fantástico. Será admirável e um orgulho para todos os Sportinguistas. Vai exigir trabalho, vai exigir muita dedicação, vai exigir muito rigor, porque vamos fazer isto acompanhado do que todos os Sócios querem, que é o Sporting CP continuar a lutar por títulos".

Duas prioridades para o futuro

No essencial, resumiu o presidente, os próximos anos assentam em dois grandes objectivos.

“Se resumir o que quero no Sporting CP, em duas prioridades… Uma, títulos. Segunda, crescer o número de sócios do Sporting CP. E para nós fazermos isto, precisamos de ir crescendo em vários sectores. E um deles é o investimento do património, aumentar a experiência do adepto e do Sócio, aumentar a receita, o que vai permitir investir no Clube, torná-lo ainda mais competitivo, estando mais próximo de continuar a vencer”.

Segundo Presidente com maior longevidade no Clube

Frederico Varandas sublinhou também que não procura reconhecimento a título individual, apesar de dar agora início a um mandato que o colocará atrás de João Rocha como o presidente com mais anos ao serviço do Sporting CP.

“Quando estamos aqui, nós os três, que somos os presidentes dos Órgãos Sociais eleitos, mais a nossa equipa que está ali atrás e que nos acompanha desde 2018, não pensamos no Frederico Varandas. O que queremos que fique na memória dos Sportinguistas é que, de 2018 até 2030, o Sporting CP ganhou muito e cresceu muito. Isso é a única coisa que nos interessa”, rematou.

Por acaso…

Faz-me duvidar seriamente da sanidade mental de alguns sócios.

Imaginem pensarem sequer que esse Sá podia ser presidente do Sporting Clube de Portugal.

6%.. o sa volte pra onde esteve este tempo e obrigado por ter concorrido

Nem quero rever esta desastrada apresentação. Nao se pode abordar desta forma o anuncio. O presidente da mag deixou ma imagem do scp.

Não duvido, mas é, como todos na Sporting TV, demasiado lambuças para o meu gosto…

Eu não era capaz de trabalhar num sítio assim… se repararem bem, todas as nossas equipas são ótimas, a formação está uma maravilha, fazemos sempre grandes jogos (até nas derrotas…), reparos demasiado softs aos roubos de arbitragem, etc…

2 Curtiram

É o que esses sócios querem. Um presidente que seja a voz deles mesmo que seja um absoluto ignorante, semi analfabeto e incompetente. O interesse e a visão deles à frente do clube

1 Curtiu

Muito bem dito. Eu não encontraria melhor forma de descrever quem lá está há 8 anos, e que sem um treinador com nome que começa em R e um apelido que acaba em “rim” já tinha sido corrido há muito tempo.

Permite-me acrescentar mau caráter, mentiroso, aldrabão, canalha e atrasado mental (é o que ele também pensa dos opositores dele, já agora).

2 Curtiram

Também não percebo. Percebo não votar no Varandas, mas votar no Sá… ele é demasiado mau. Pelo menos nem chegou aos mil votos.

Deixa la que o que agora continua é muito mais inteligente.. tem se visto..

Já somos a chacota de programas de humor na rádio.

Então e a posse agora? Outra novela.. é so quando o PMAG quiser, o trabalho dele ta em primeiro..

Eu tenho 51, e só vejo vantagens nisso, na assembleia que chumbaram isso, até vi foi os mais novos a chumbar, e os Tutancâmon também