Programa anunciado :
Linhas Estratégicas AAS
1. Reforma do Conselho Leonino
a) Transformação do Conselho Leonino num alargado grupo de trabalho, verdadeiro Fórum de Debate de ideias ao serviço do clube e da sua Direcção.
b) Fruto da diversidade de profissões representadas neste orgão poderá e deverá ser um espaço gerador de sinergias entre os seus membros de forma a ajudar o clube a atingir os seus objectivos, através da criação de diversos grupos de trabalho tendo em vista a apresentação de propostas ao Conselho Directivo sobre questões relevantes da actividade do clube – Conforme Estatutos do Sporting Clube de Portugal, artigo 63º, número 1, alínea e).
2. Desenvolvimento de uma maior interacção e colaboração com o Conselho
Directivo e demais órgãos sociais do clube.
3. Defesa das seguintes medidas estratégicas:
Sócios e Adeptos
Estudar medidas que viabilizem a recuperação de sócios do clube que entretanto tenham desistido de o ser, ou que tenham quotas em atraso há 12 meses ou mais.
Terminar com a Gamebox de Adepto mantendo a Gamebox Sócio, como forma de potenciar o actual número de sócios.
Criar a Gamebox Núcleo, onde cada Núcleo poderá atribuir a um seu sócio a mesma para um determinado jogo, permitindo que a mesma Gamebox sirva diversos sócios dos Núcleos ao longo da época.
Prestar apoio à transformação dos núcleos, em verdadeiros Front-Offices do clube, tendo possibilidades de vender bilhetes / Gameboxes, merchandising e efectuar a cobrança de quotas. Ligação em rede de todos os núcleos do país e do
estrangeiro para melhor interacção Núcleos/Clube poderia facilitar a implementação de tal medida.
Convocar um ou dois jogadores extra para as deslocações fora da equipa profissional de futebol de molde a que estes se possam deslocar aos núcleos da zona que tiverem eventos de convívio organizados.
Estabelecimento de protocolos com a CP para que os sócios do clube tenham descontos em viagens nos dias de jogo.
Desenvolvimento de um canal de Televisão Online, como forma de transmitir jogos de diversas camadas jovens das modalidades e das equipas principais de modalidades em que participem atletas do clube e cujos direitos televisivos não estejam cedidos. Potenciar receitas neste canal, através da publicidade.
Promover discussão sobre a reforma estatutária do clube.
Modalidades
É crucial, de forma a assegurar o ecletismo do clube, a construção de um pavilhão junto do actual estádio. Até ao final do ano de 2009, deverá estar estipulado qual o terreno disponível para tal.
Lobby - Desenvolvimento de negociações com a Câmara Municipal de Lisboa para acelerar este processo, como forma de compensar o Sporting Clube de Portugal de adiamentos anteriores de decisões importantes para o clube que o prejudicaram
Permitir o naming do Pavilhão para um determinado número de anos como forma de financiamento daquele.
Fomentar o desenvolvimento de modalidades amadoras, com especial enfoque nos jovens, através dos Núcleos do território nacional :
Estudar a viabilidade da regionalização da formação nas modalidades “amadoras” por zonas de influência, procurando sinergias autárquicas (Exemplo: Formação de Basket em Aveiro, Formação de Volley em Guimarães, etc).
Sustentabilidade Financeira do clube
Relação Clube vs SAD: Actualmente, o clube cede à Sporting SAD 75% da sua quotização. Pretendemos aumentar gradualmente a percentagem de quotização que fica no clube, no caso de algum activo do clube passar para a SAD, de forma a manter fontes de receita para o clube.
Estabelecimento de serviços partilhados no «Grupo Sporting», onde os custos seriam divididos pelas sociedades que os utilizam. Exemplo : Departamento Jurídico, Secretaria do Clube, Central de Compras Indirectas
Diminuição do número de empresas no Grupo Sporting, reforçando a eficiência da Organização.
Redução de prémios milionários que alguns quadros superiores da Sporting SAD recebem por via de objectivos cumpridos pela equipa de futebol profissional.
Redução de custos fixos, através da aposta em energias renováveis, seja na Academia seja no Estádio, ao mesmo tempo que se defende a Responsabilidade Social / Ambiental do clube na Sociedade Civil, bem como apostando na redução dos custos com comunicações móveis, fixas, internet e TV, abrindo concurso público entre os diversos operadores.
Comunicação e Marketing
Desenvolvimento e integração da politica de comunicação do clube com a sua área de Marketing.
Desenvolvimento de política de merchandising próprio e exclusivo, baseado na originalidade dos seus produtos e na competitividade de preços.
Revitalização da Loja Oficial do clube e sua promoção comercial com o Museu (Exemplo : entrega de vouchers de desconto na compra de produtos a quem visitar o Museu).
Criação de merchandising específico alusivo a modalidades.
Permitir às modalidades amadoras obterem parte da receita do merchandising, na proporção dos seus orçamentos
Futebol Nacional
Defesa de um novo sistema de licenciamento no futebol nacional para:
Limitar o investimento nas equipas a uma percentagem do seu orçamento no ano transacto
Demonstração financeira bimensal, perante a Liga de Clubes, evidenciando a normalidade da situação do clube
Obrigatoriedade de quotas (com crescimento gradual) de jogadores provenientes das escolas dos clubes nas camadas seniores, indo de encontro à recente proposta 6+5 da FIFA.
Estabelecer, por parte de entidade externa à Liga, uma política de acompanhamento e coaching aos clubes que não consigam cumprir com as regras de licenciamento definidas para a época em curso, privilegiando esta abordagem por oposição à multa pecuniária e demais sanções. Esta medida permitirá, igualmente, antecipar atempadamente problemas financeiros dos
clubes.
Apoiar, a título experimental, a realização de jogos recorrendo à utilização de tecnologias modernas, à imagem do que se vai fazendo em Inglaterra, no sentido de evitar dúvidas e polémicas.
Mais pormenores http://www.aasporting.com/eleicoes.html