[Eleições 2009] FAQs, Instruções, Manual do Votante

MÉTODO DE VOTAÇÃO

[ul][li]Aquando da votação, cada sócio irá receber um boletim por cada orgão social, a saber :
- Conselho Directivo
- Mesa da Assembleia Geral
- Conselho Fiscal e Disciplinar
- Conselho Leonino[/li][/ul]
[br]

• Para cada orgão podem votar na lista que bem entenderem sem prejuízo da votação final. (Ex: podem entender preferir a pessoa da lista A para Presidente do Conselho Directivo, a pessoa da lista B para Presidente da Mesa da AG, a pessoa da lista A (novamente) para o Conselho Fiscal e Disciplinar e a pessoa da lista C para o Conselho Leonino)

CANDIDATURAS

[ul][li]Conselho Directivo: Paulo Pereira Cristovão | José Eduardo Bettencourt[/li]
[li]Mesa da Assembleia Geral: Luís Santos Ferro | Dias Ferreira[/li]
[li]Conselho Fiscal e Disciplinar: Ser Sporting | Candidatura JEB[/li]
[li]Conselho Leonino: Ser Sporting | Candidatura JEB | Associação de Adeptos Sportinguistas[/li][/ul]

NÚMERO DE VOTOS

[ul][li]Quantos votos é que tenho como sócio efectivo?
(Número de Sócio: Número de votos)
1 ― 19: 25 Votos
20 ― 132: 22 Votos
133 ― 742: 19 Votos
743 ― 2 228: 16 Votos
2 229 ― 4 674: 13 Votos
4 675 ― 9 697: 10 Votos
9 698 ― 20 613: 7 Votos
20 614 ― 41 857: 4 Votos
41 857 ― 93 304: 1 Voto[/li][/ul]

HORÁRIOS

• As urnas abrirão às 9.30 horas e encerrarão às 22.00 horas do dia 5 de Junho de 2009, sem prejuízo da votação posterior por sócios que até às referidas 22.00 horas se hajam apresentado no local para exercerem o seu direito.

Editado por Paracelsus

[hr]

Pela importância do tópico para o quadro onde nos encontramos - Eleições - e pela previsibilidade deste tópico ficar abafado por outros com muito mais debate, sugeria à Moderação que o trancasse.

Pretendia esclarecer que, aquando da votação, cada sócio irá receber um boletim por cada orgão social, a saber :
Conselho Directivo
Mesa da Assembleia Geral
Conselho Fiscal e Disciplinar
Conselho Leonino

Para cada orgão podem votar na lista que bem entenderem sem prejuízo da votação final.
Podem entender preferir a pessoa da lista A para Presidente do Conselho Directivo, a pessoa da lista B para Presidente da Mesa da AG, a pessoa da lista A (novamente) para o Conselho Fiscal e Disciplinar e a pessoa da lista C para o Conselho Leonino.

Já tinha perguntado aí algures os moldes de voto nas eleições. Obrigado pelo tópico, parece-me útil porque não sabia como é que isso funcionava.

Então actualmente as candidaturas são:

Conselho Directivo: José Eduardo Bettencourt vs Paulo Pereira Cristovão

Mesa da Assembleia Geral: Dias Ferreira (?) vs Luís Santos Ferro

Conselho Fiscal e Disciplinar: Candidatura JEB vs Ser Sporting

Conselho Leonino: Candidatura JEB vs Ser Sporting vs Associação de Adeptos Sportinguistas

Não, devia ser “Candidatura JEB vs Ser Sporting”, visto não eleges apenas o presidente, mas sim a mesa toda.

Mais importante ainda,é haver pessoas da candidatura “Ser Sporting” a fiscalizar as urnas.

Desde antes da abertura(verificar se estão vazias) até ao fecho. E depois na contagem.

Sem distracções. É que quer queiram quer não,não estamos a lidar com gente séria.

Começou a paranóia.
É pá, não deixes de dormir por causa disso.
Não queres lá o polícia? Ele se for preciso até apalpa os votantes para ver se não têm boletins escondidos nas mangas…

;D

[hr]

Pesno que o tópico tem potencial para se tornar uma espécie de Manual das Eleições 2009, pelo que o vou colocar em Sticky e alterar-lhe o nome.

Eu sei que é um pormenor, mas no boletim não aparecerá apenas o nome do candidato a presidente do conselho directivo, mas a identificação da lista, visto que não se elege apenas o presidente, mas sim o conselho directivo todo.

Não sabia que elegia a mesa toda, pus assim só para distinguir os Presidentes da Mesa. Para o Conselho Directivo também distinguimos o Presidente dos demais… Mas para mim tanto faz

Esse é um aspecto a ter em conta. Infelizmente temo que se as coisas estiverem complicadas em matéria de votos para a lista que tenta a todo o custo não abdicar do poder, temo dizia eu que possa haver aldrabice!
Algo que nunca me deixou totalmente a memória prende-se com o facto de às 16:00 do dia das últimas eleições FSF e SAM estarem equilibrados em sondagem efectuada à boca das urnas e no final da votação os resultados foram os que se viram!
Daquela gente espero tudo!!!
Por isso, fiscalização às urnas e contagem de votos é absolutamente necessária!

Alguém pode esclarecer se as urnas são do tipo eleicões legislativas e não as ridículas do “Sim” e “Não” separadas? (neste caso, uma caixa para cada candidatura)

Voto secreto em urna única (uma urna por número de votos, entenda-se).

Será o mesmo sistema usado na última AG (uma sugestão com a chancela LdV, permitam a imodéstia :-[).

Se bem me recordo de eleições anteriores, uma Assembleia Geral Eleitoral prevê urnas sem identificação alguma de candidatos ou intenção de voto, à semelhança de eleições políticas.

Podiam colocar aí uma lista do nº de votos que cada sócio tem consoante o nº de anos de associado.

P:Quantos votos é que tenho como sócio efectivo?

R: Universo de Sócios Efectivos

1.0 Até 19.0 25 Votos
20.0 Até 132.0 22 Votos
133.0 Até 742.0 19 Votos
743.0 Até 2.228.0 16 Votos
2.229.0 Até 4.674.0 13 Votos
4.675.0 Até 9.697.0 10 Votos
9.698.0 Até 20.613.0 7 Votos
20.614.0 Até 41.857.0 3 Votos
41.857.0 Até 93.304.0 1 Votos

Dados do site da candidatura JEB, actualizados hoje mesmo (usar informação privilegiada do Clube para alimentar os conteúdos do site tem estas vantagens).

Espero que actualizem a primeira página com essa informação! :wink:

Ter representantes dos vários concorrentes nas mesas de voto é um procedimento democrático normal. Não vejo onde está a paranóia.

Não só é normal como os próprios Estatutos prevêem a participação de membros de cada lista nos trabalhos da AG eleitoral. Quem os escreveu devia ser paranóico (piada de mau gosto, assumo, face aos mais recentes desenvolvimentos… :lol:).

Post inicial actualizado com os votos por número de associado.

são 4 e não 3 votos.

Já está, mas olha que copiei da info do FLL que por sua vez veio da candidatura do JEB a qual por sua vez foi buscá-la à BD do SCP… espero que tenha sido uma gralha da parte deles. ???