[Eleições '13] O posicionamento da imprensa

Sei que já existe um tópico de “O Sporting e a imprensa” mas parece-me que é útil e justificável que haja um isolado neste sub-quadro onde possamos discutir, descodificar e identificar as tendências da imprensa portuguesa relativamente ao futuro do Sporting e as ligações próximas aos candidatos.

O que proponho é ir além do óbvio - que Record e Correio da Manhã estão institucionalmente contra Bruno de Carvalho parece claro - e perceber também o que se passa individualmente. Por exemplo, o Correio da Manhã está contra e o director Octávio Ribeiro é a lança dessa campanha, mas e os jornalistas da secção de Desporto? O que se percebe nas peças que assinam? Ou mesmo no Record, onde Bernardo Ribeiro já teve uma discussão com Bruno de Carvalho, mas António Varela - por exemplo - teve umas palavras simpáticas numa crónica num destes dias.

O objectivo é este. Prometo estar atento para ir actualizando o tópico até às eleições e, para quem tem Twitter, aproveito para dar a conhecer algumas das contas pessoais dos jornalistas. A brincar a brincar, percebe-se muito das opiniões que têm, que algumas vezes fogem à força do empregador.

Record
Alexandre Pais (director) - [url]https://twitter.com/AlexandrePais[/url]
António Magalhães (director-adjunto) - [url]https://twitter.com/Amagalhaes63[/url]
Nuno Farinha (director-adjunto) - [url]https://twitter.com/Farinha19[/url]
Bernardo Ribeiro (subdirector) - [url]https://twitter.com/BMRibeiro[/url]

A Bola
José Manuel Delgado (director)

O Jogo
André Viana (editor) - [url]https://twitter.com/andreviana[/url]

  • Gosta de ridicularizar o Sporting mas não há postura, que tenha visto, sobre eleições

Mais Futebol
Luís Sobral (director) - [url]https://twitter.com/Luis_Sobral[/url]
Germano Almeida (jornalista) - [url]https://twitter.com/GermanoAlmeida[/url]
Pedro Jorge da Cunha (jornalista) - [url]https://twitter.com/pedrojscunha[/url]
Luís Pedro Ferreira (jornalista) - [url]https://twitter.com/luispedro10[/url]
João Tiago Figueiredo (jornalista) - [url]https://twitter.com/JTFigueiredo[/url]
Nuno Travassos (jornalista) - [url]https://twitter.com/nunotravassos[/url]

Diário de Notícias
Bruno Pires (editor adjunto do Desporto) - [url]https://twitter.com/_Bruno_Pires[/url]
Gonçalo Lopes (jornalista) - [url]https://twitter.com/_GoncaloLopes[/url]
António Tadeia (cronista) - [url]https://twitter.com/atadeia[/url]
João Ruela (jornalista) - [url]https://twitter.com/joao_ruela[/url]

Correio da Manhã
Octávio Ribeiro (director e cronista do Record)

Jornal i
Rui Miguel Tovar (editor de Desporto) - [url]https://twitter.com/ruimtovar[/url]
Rui Pedro Silva (coordenador de Desporto) - [url]https://twitter.com/rpsilva[/url]
Parece-me pró BdC, tendo em conta o que lembrou que escreveu em 2011 - [url]http://www1.ionline.pt/conteudo/113694-o-merito-bruno-carvalho[/url]
Rui Catalão (jornalista) - [url]https://twitter.com/rcatalao[/url]

Jornal de Negócios
Pedro S. Guerreiro (director e cronista do Record) - [url]https://twitter.com/P_S_G[/url]

  • conhecido arauto da desgraça e defensor da continuidade

Expresso
Pedro Candeias (jornalista de Desporto) - [url]https://twitter.com/PedroMCandeias[/url]

Antena 1
Gonçalo Ventura (jornalista) - [url]https://twitter.com/goncaloventura[/url]

Numa pesquisa, foi isto que encontrei para já. De qualquer das formas, acredito que os próximos dias vão começar a ser ricos para percebermos exactamente os interesses escondidos de cada um e de que forma é que cada um faz o seu trabalho. Se me estiver a esquecer de alguém, avisem.

Bom tópico. :great:

Veremos o que esses senhores dizem…

Vou seguir.

A imprensa é uma verdadeira vegonha.

Octavio Ribeiro merecia uns calduços :mrgreen:

SL

Daqueles assim :wall: :wall: :wall:

Calduços? Uma valente carga de lenha era pouco. Para esse e para muitos. Espero que o próximo Presidente não tenha medo de “jogar no cinzento”. Olha que eles ao FCP raramente perdem o respeito. Já sabem que volta e meia põe os pés lá em cima e pode não ser bom para eles…

Mas isso deve ser exemplo? O facto de que um clube controla a objetividade da Imprensa é bom? Porque não controlar os árbitros também já que estamos aí?

Não é que os último presidentes não tenham instrumentalizado a imprensa, mas como sempre foi para rugir para dentro.

Jorge Maia, director-adjunto de O Jogo, página 36 da edição de hoje, 13 de Fevereiro de 2013

“Depois de uma mão-cheia de épocas mais ou menos desastrosas em termos desportivos e financeiros, se há alguma coisa de que o Sporting precisa desesperadamente na presidência do clube é de credibilidade - também se pode ler crédito - e isso Figo era capaz de garantir a vários níveis”

“… Teria a capacidade para unir o clube à sua volta, evitando a pulverização dos adeptos pela dezena - para já - de putativas candidaturas que se perfilam no horizonte e que ameaçam mais uma eleição decidida por décimas e mais um presidente a prazo, sem credibilidade, nem crédito”

Credibilidade, credibilidade e mais credibilidade, estou tão farto desta casta dos “credíveis”.

Esta gente tenta desesperadamente manter o “Status-quo” do Sporting, não sei o que ganham de haver sempre um Sporting fraco no campeonato, mas o mais incrível é haver pessoas ditas sportinguistas que vão nesta cantiga, é impressionante. É que se a continuidade ganha com este estado de coisas, depois do que fizeram ao Sporting, é para mim a machadada final no clube que conhecemos e aprendemos a amar. O clube é dos sócios e adeptos, não podemos deixar que matem o grande Sporting Clube de Portugal, porque este clube é feito do povo, não das elites, não dos crediveis, nem dos maçons.

Outra questão, estes jornalistas também ainda não perceberam que enquanto houver “continuidade”, “roqueteiros” a comandar o Sporting, nunca irá haver união.

Ás vezes nem precisam de ser lambuças,são jornalistas lampiões que querem que os Roqueteiros fiquem no poder para o Sporting continuar na lama :wall:

Não vão tão longe, é possível minar mesmo dentro do sportinguismo (como toda a gente sabe), inclusive no jornalismo. Imaginem isto: eu sou um jornalista que faz Sporting há vários anos. Construí uma rede de contactos durante todo este período, o Carlos Freitas atende-me o telefone à primeira, os vice-presidentes sabem quem eu sou e o BES até tem contactos privilegiados com o grupo do meu jornal. Continuo a ser sportinguista mas pago quotas pelo Sporting, ficando 156 euros mais pobre todos os anos, enquanto o jornal me ajuda a pagar as contas com 13 mil, 14 mil, 15 mil euros por ano.

Convém defender a dama. Se houver uma mudança radical, perdem-se os contactos e jornalista e jornal ficam numa posição delicada. Interessa manter tudo na mesma lengalenga do que arriscar, sujeitando-se a sangue novo e à perda das mais-valias.

Excelente o comunicado do Grupo Ideal 1906 em relação à promiscuidade entre certos jornalistas.

Fui ler agora. Exactamente, e é só o topo do icebergue

Figo garantir credibilidade a vários níveis na presidência? :rotfl: :rotfl:

Esses jornalistas andam a tomar uns comprimidos jeitosos, andam.

Faz todo o sentido.

Credibilidade? Os presidentes destes últimos 17 anos, não diziam todos que eram muito credíveis?

Farto de credibilidade estou eu, quero é idoneidade!

Esta já não vai ser novidade para ninguém mas…

Carlos Barbosa da Cruz, cronista de Record, página 2 da edição de hoje, 14 de Fevereiro de 2013

“Já se viu o resultado que dá eleger presidente quem quer muito ser presidente; como também não é necessariamente bom presidente quem nunca deixou de ser candidato”

“O Sporting tem também uma longa caminhada de regeneração anímica, desportiva e financeira, que é imperioso empreender com estabilidade, com seriedade, com um projecto credível e sustentado. E também com gente de provas dadas; ser bom sportinguista, ou ser conhecido, não chega para ser bom dirigente”

[hr]

Para quem não conhece a encomenda, aqui fica uma explicação
[url]http://www.publico.pt/noticia/carlos-barbosa-da-cruz-avanca-apos-recusa-de-rogerio-alves-1379290[/url]

Destaco, já na altura, duas expressões: “é o candidato que se perfila como representante da área da continuidade nas eleições do Sporting” e “os elementos do status quo em Alvalade não desistiram de apresentar um candidato próprio, já que não se revêem nas candidaturas de Pedro Pinto Souto e Paulo Pereira Cristóvão”

E outra explicação
[url]http://www.dn.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=1228992[/url]

Com destaque claro para “…um conceituado advogado, que exerce também funções como administrador no grupo Cofina.”

Só é preciso juntar 2+2 para perceber a campanha do cronista + campanha que a Cofina tem vindo a fazer.

Pedro Santos Guerreiro, cronista de Record e director do Jornal de Negócios, página 48 da edição de hoje do Record, 14 de Fevereiro de 2013

“… A disputa parece convergir para uma luta entre Bruno de Carvalho e o candidato da continuidade. Ainda não se sabe quem ele é, mas já tem nome: é o candidato da banca. O que, suponho, faz de Bruno de Carvalho o candidato dos russos.”

“Para já, parece um jogo Bruno de Carvalho versus Resto do Mundo. Como afirmou Fernando Seara, os poderes (ainda) dominantes do Sporting procuram desesperadamente um candidato forte, mas estão a conduzir o processo tão mal que, na prática, estão a ajudar o jovem Carvalho”

“Está na hora de ver quem tem dinheiro e de quem tem equipa, pois tão importante como o presidente será o administrador com o pelouro financeiro proposto por cada lista: não basta que seja sério e experiente, tem de ser um “falcão” como gestor de dívida”

[hr]

Como descodificar isto?

  • Director do Jornal de Negócios da Cofina, um grupo que tem um administrador que faz parte da chamada “continuidade”.
  • Insiste na tecla dos “russos” para contrapor ao que se fala da continuidade/banca, quando é ele próprio a escrever uma crónica inteira a falar nessa necessidade
  • Os poderes dominantes estão a conduzir o processo tão mal? É novidade para alguém? Os últimos anos de Sporting demonstraram que nem um Microcar num aeroporto poderiam conduzir bem
  • Escrever “o jovem Carvalho” é do maior mau gosto e desonestidade intelectual que pode vir deste sujeito, um sujeito que tem 39 anos (nasceu a 24 de Julho de 1973 e é dois anos e meio mais novo que o tal “jovem Carvalho”) e já é director do Negócios, cargo que desempenha desde 19 de Janeiro de 2007, quando tinha 33 anos. Será preciso ir mais longe?
  • Ah, concordo com o princípio pensado para a última citação, mas sei que traz água no bico.