Nasci quase dois anos e meio depois. Para mim significa o momento decisivo em que Portugal saiu do ostracismo em que estava encerrado e a consequente abertura para padrões mais elevados de desenvolvimento social e económico. Mas infelizmente, 31 anos depois, ainda há muito para fazer.
Lamento ler aqui que para alguem apenas diz, mais um feriado.
O 25 de Abril quer dizer LIBERDADE.
So nao pode dizer isto quem ja nasceu na LIBERDADE
Ou por ignorancia.
O 25 de Abril foi a maior alegria que todos os portugueses viveram
em Portugal 25 de Abril de 1974, foi o acabar com o fascismo o obscuro em que todos os portugueses viviam na altura.
Nao quero alongar-me,mas o 25 de Abril para mim diz muito e lamento que a juventude em Portugal nao sejam o suficiente informados nas escolas,para nao darem respostas como estas.Mais um feriado!
25 de Abril é data que trago no coração (uma data no coração, que estranho …), o 25 de Abril é emoção e liberdade, é a licença dada aos meus pais para poderem regressar todos os anos a Portugal, é o princípio do fim daquele período que obrigou os meus pais a sair, que me obrigaram a nascer fora e a viver com este eterno e estranho pensamento de ser um “emigrante de nascimento”, um facto que implica muito mais em termos de identidade.
O 25 de Abril é também o orgulho que tenho em mim, pela forma como se ocorreu, pela beleza e poesia deste símbolo que são os cravos.
O 25 de Abril é a vitória da democracia, é o fim da noite, etc. etc., é o Grândola Vila Morena a vibrar, lágrimas a rebentarem, etc. etc., não é preciso e nem tenho capacidade para descrever o que significa tão bela data. O meu computador hoje já tocou 2 vezes esta canção.
Nao quero alongar-me,mas o 25 de Abril para mim diz muito e lamento que a juventude em Portugal nao sejam o suficiente informados nas escolas,para nao darem respostas como estas.Mais um feriado!
Jade nesta parte do texto era mais correcto falares assim “Lamento que a geração que passou pelo antes 25 de Abril não tenha ensinado devidadamente nas escolas e em casa como foi o antes o durante e pós 25 de Abril”, a culpa não é só nossa
Tinha 3 anos quando se deu a Revolução. Não apreendi os acontecimentos, nem o Verão Quente. E tenho pena. Gostava de ter nascido 10 anos mais cedo, e ter sido simpatizante da extrema-esquerda (mas sem colocar bombas 8) ) no período pós-revolucionário, e depois ter ganho juízo. Sou um nostáligico dos cartazes, dos tempos de antena e dos murais que via quando era puto.
Um interessante documentário sonoro pode ser descarregado aqui:
eu tinha 8 anos.
recordo a imensa alegria do povo.
recordo o verão quente que se seguiu.
Portugal esqueceu um homem a quem devemos muito: Salgueiro Maia. a sua pureza é, para mim, a pureza de Abril…
Tinha 3 anos quando se deu a Revolução. Não apreendi os acontecimentos, nem o Verão Quente. E tenho pena. Gostava de ter nascido 10 anos mais cedo, e ter sido simpatizante da extrema-esquerda (mas sem colocar bombas 8) ) no período pós-revolucionário, e depois ter ganho juízo. Sou um nostáligico dos cartazes, dos tempos de antena e dos murais que via quando era puto.
Um interessante documentário sonoro pode ser descarregado aqui:
Tu és assustador man, mesmo muito assustador… Será que comes criancinhas? :twisted: :twisted: O Santana andou la, nha nha nha :lol: :lol: :lol: :arrow:
Sendo assim porque não o 28 de maio? :lol:
Ou então mais a sério, o 1º de Dezembro! Nunca o 25 de Abril. (na minha opinião). E não, não sou salazarista, nem nada do género.
O dia em que acabaram com o comunismo e a palhaçada das nacionalizações também devia ser feriado!
E atenção, eu não sou fascista, e acho na mesma o 25 de Abril um dia muito importante na história de Portugal, mas acho que o que se seguiu à revolução foi bem pior
Que grande revoluçao! nao hajam duvidas! A volta que Portugal deu desde o 25 de Abril de 1974! Olhem eu; até vim parar ao Luxemburgo!!! Mas ainda há alguém que nao queira vir para o Luxemburgo? 8)
A meu ver pouco mudou , não fosse a entrada na Europa estávamos pior , de resto os vicíos antigos mantêm-se , a cunha , o clientelismo , a corrupção , alguns destes vícios ainda estão piores.
Pode-se dizer que agora há liberdade , mas na geração da internet e dos telemóveis podia ser de outra maneira ?
De resto as pessoas cada vez têm menos força e vontade para intervir no sistema , o que é mau e cada vez afasta mais gente destes assuntos.
O 25 de Abril foi bom para alguns , antes havia a União Nacional , agora há o Ps e o Psd a dividir os tachos.
O poder económico , falo dos grandes grupos que dominavam em força antes do 25 de Abril , voltaram em força , veja-se as artimanhas do Grupo Bes para dar um exemplo.
Os intervenientes mudaram , os métodos tambem , mas os fins e os meios são os mesmos.
Como a vida é toda feita de ciclos e parece-me agora que isto está no meio termo como um relógio nas meias horas , será que vamos voltar ao antigamente mas com um novo rosto ?
Ontem foi um lindo dia, de facto. A associação que presido (www.sudexpress.org) e que trabalha sobre a e/imigração portuguesa organizava numa sala de teatro/cinema/concertos bem conhecida em Paris uma sessão de projecções sobre o 25 de Abril, as guerras coloniais e a e/imigração. Foi um grande sucesso, sala cheia com 300 pessoas (e ainda tivemos que recusar 50 pessoas), Portugueses vindos de Portugal, ex-refractários ao regime, emigrantes económicos e Franceses que ficaram curiosos, e até um grupo de Italianos interessados em saber o que se passou naquele dia que também para eles é especial (25/04/1945 - fim do fascismo). Distribuiram-se cravos vermelhos, cantou-se Grândola Vila Morena, comeu-se muito, bebeu-se demasiado e, para muitos, aprendeu-se muita coisa. E nada como, no final, ouvir uma rapariga vinda de Lisboa, estupefacta pela nossa forma de comemorar este dia, a dizer-me : “já vejo a comunidade portuguesa com outros olhos”, ou ainda uma jovem portuguesa “de França” (por favor, eliminem a palavra “luso-descendente” do vosso vocabulário) a dizer que “as imagens dos filmes foram um livro aberto e deram respostas a inúmeras perguntas”…
Compreendo as dúvidas do Green Lion 1906, até as partilho. Mais preocupantes são os discursos do tipo “naquele tempo havia ordem, disciplina” e não sei que mais. Pois, um regime que mandou milhares de jovens para guerras estúpidas e ainda conseguiu mandar para fora milhões de pessoas…
Enfim, o 25 de Abril é bonito, mas não chega para eliminar o rancor que sinto. Quando eu chegar ao Inferno, tenho que ajustar umas contas com o profeta de Santa Comba e com os amigos.