Efemérides Nacionais: 25 de Abril

Aproveita e dá uns tabefes também ao profeta Barreirinhas… :wink:

Parabéns pela associação e pelo site. A iniciativa é louvável e o site está excelente.

:clap:

Acho que o 25 de Abril veio com cerca de 30 anos de atraso , tinha-se evitado a guerra estupida das colónias e talvez não tivesse emigrado tanta gente por falta de perspectivas.

Apesar de tudo as coisas estão melhores hoje , mas como disse antes os mesmos vicios continuam ou ainda estão piores , mudando só o regime e os protagonistas , mas os que mexem os cordelinhos são os mesmos e regressaram em força , com tambem alguns novos pelo meio que aprenderam rapidamente a cartilha.

Obrigado :slight_smile:
O site está um bocado “museificado”, infelizmente, tamos com alguns problemas em relação a ele, mas vamos avançando e, através dos nossos projectos e das reacções que os mesmos suscitam, cada vez mais nos convencemos que não estamos a trabalhar em vão.

@GreenLion1906 : só posso concordar com o que dizes…

João, falas do 25 de Novembro, mas há várias imprecisões que deverás procurar eliminar.

Nessa data, além da confirmação da opção por um regime democrático, houve também uma tentativa de um contra-golpe, para um regresso ao 24 de Abril. O país nunca experimentou nenhuma governação comunista, além da presidência de municípios.

Palhaçada de nacionalizações… Sabes o que foi o Condicionamento Industrial, e como se alimentavam esses “grandes empresários”?

Em 34 anos, pouco se progrediu. Há liberdade e expressão, mas mesmo essa muitas vezes é ameaçada por interesses corporativas, onde o mais forte economicamente molda a Justiça ao seu capricho. Há 14 anos de se igualarem os 48 de ditadura, vemos que pouco mudou, e os discursos retornam a uma retórica negra já conhecida…

Dizer que o que se seguiu à Revolução foi bem pior ao que até sucedera é revelar desconhecimento da realidade, ignorar o sofrimento e a miséria que grassava pelo país.

Por isso é fundamental procurar, e estudar a História, para evitar escrever lapsos desse tamanho.

Eu não vivi na época, por isso o que escrevi baseou-se no que fui lendo e ouvindo ao longo do tempo,pois gosto de procurar saber mais sobre a história de Portugal.

Quando critico as nacionalizações, falo das pessoas que tinham prédios, empresas, etc e que de um dia para o outro ficaram sem nada, ou seja, viram o trabalho de anos e anos e o seu futuro e das suas famílias ser desbaratado por quem subiu ao poder.

Mas tens razão. Não posso falar nos termos em que fiz,porque simplesmente desconheço a realidade e as coisas más do país nessa época.

Paraver, se tiveres paciência e tempo, e me pudesses explicar esse tipo de coisas,como o Condicionamento industrial, a tentativa de contra-golpe, e elucidar-me um pouco sobre a época, agradecia-te imenso :wink:

É o Meu Feriado Favorito.

Nesse dia Tinha quase um ano de Vida.

25 DE ABRIL SEMPRE

João, tudo podes e deves falar sobre tudo sem pedir permissão a ninguém. Essa é uma das conquistas de Abril. Convém que sejam sustentadas com factos.

Nenhumas famílias ficou sem casa por causa da Revolução. Houve casas ocupadas que ainda estavam em construção, e outras que o foram porque o seus proprietários as abandonaram na sua fuga.

Fugiram um punhado de famílias para o Brasil. Porque será que o fizeram? Quem não tinha peso na consciência nem culpas no cartório não fugiu…

Quanto às empresas nacionalizadas, nenhum dos seus proprietários ficou sem dinheiro, pois a grande maioria estava lá fora. Depois, quando regressaram receberam de volta essas empresas por uns trocados. Olha para o Champalimaud…

O Condicionamento Industrial era uma lei que impedia a existência de entidades para além daquelas autorizadas pelo governo a funcionar em cada sector, sendo protegidas e financiadas pelo Estado. Não existia concorrência. Essa foi a origem de muitos dessas “grandes” empresas. Essa forma de viver à custa do Estado permanece…

Centro de documentação do 25 Abril de 74 http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=HomePage

Para quem não sabe algumas coisa pode consultar nesse site. Abri este tópico no âmbito de ler opiniões. Não tenho opinião totalmente formada sobre a revolução dos cravos.

Ui… :rotfl:

Não me diz nada. Não tenho orgulho no país em que vivo nem no regime existente. É para mim apenas mais um feriado.

Faz tanto sentido ser feriado como o 28 de Maio ou o dia 25 de Novembro.

O 25 de Abril já cansa.

Quando era puto, todos os anos o pessoal no colégio levava uma lavagem cerebral sobre a revolução dos cravos.
Graças a Deus que eu já vinha vacinado de casa, e o que entrava num ouvido saia pelo outro.

:arrow: :arrow:

:arrow: :arrow:

diz me só porque foi um dia em que um grupo de comunas estúpidos resolveram nacionalizar anos e anos de trabalho de muitas pessoas e famílias… a recordar como um mau dia da nossa história

Claro que neste dia tão importante para a nação, já cá faltava a presença da reaça, a menorizar o acontecimento mais importante do último século neste país. Como os 50 anos de terror, perseguição, e total imobilismo fosse um mínimo sinal de progresso.

E é lamentável que esta personagem sequer avente a possibilidade de se celebrar um 28 de Maio. A sugestão não é inocente, e mostra o carácter de quem o sugeriu. :sick: :naughty:

O regime em Portugal é a Democracia Constitucional e Parlamentar. Há muito por onde melhorar,e cabe a cada cidadão exigir
mais e melhor.

São intervenções como a de Joao SCP que tornam evidentes a falta de cultura cívica e democrática de alguma gente.

LIBERDADE, SEMPRE! DEMOCRACIA, MAIS SEMPRE!

25 ABRIL SEMPRE!!!

PS: sempre podes ir matar saudades no clube do antigo regime. Aí sentirás o conforto de estar em família… :arrow:

Facilmente se apanha um mentiroso… BUSTED!

Colégio, 25 de Abril? E com a tua idade?

Na regime anterior, aí é que era bom, cantando e rindo…

Os fachos sempre são vacinados em casa: para não questionar, para não raciocinaren, apenas para obedecerem à voz do dono.

O problema é escrever sem ter a mínima noção do que se diz.

Nacionalizar anos e anos de muitas famílias!?

A indústria nacional não existia, e resumia-se a um punhado de famílias apoiadas e suportadas pelo regime da época. Se não tivesse existido a grandioso dia de 25 de Abril de 1974 não existia Liberdade nem Democracia, Portugal não estaria na Europa nem na Nato, seria um país fechado sobre si, pobre e ainda sem futuro.

É triste verificar que gente que beneficiou desde sempre com o resultado do 25 de Abril se atreva sequer a escrever que é um dia negro na história do país. A ignorância dá nisso…

Enquanto uns lutaram pela Liberdade, e com isso sofreram na pela, outros forma colaboradores do regime, bufos e informadores, que depois, instantaneamente se transformaram em “democratas”. São os mesmos que se “vacinam” em casa…

As empresas nacionalizadas, foram-no no parlamento, com os votos favoráveis do PS, PSD e PCP (Cunhal). O CDS absteve-se.

Ah são? Então se calhar o melhor testemunho que se poderia fazer à democracia era que o JoãoSCP (e quem lhe fez quote), fossem impedidos de exercer a sua opinião, certo? A democracia é isto, se me apetecer vir para um fórum dizer mal das ideologias comunistas e bloquistas (coisa que não faço), estou no meu direito, não obrigo ninguém a ler o que escrevo.

Num tópico tão pequeno, dizem-se barbaridades BRUTAIS!

:clap: :clap: :clap: