Eduardo Quaresma

Presumo que terá sido por esta zona a #

No osso malar.

Nem acredito que li uma merda destas…

1 Curtiu

Foda-se mas tu és parvo ou quê?

O Quaresma, a par do Matheus, foram dos melhores ontem.

Para quem não está habituado a jogar muito fizeram um bom jogo. Não foi por eles que perdemos, e se há quem nao merecia o desfecho de ontem em termos de resultados eram estes dois.

4 Curtiram

Concordo, para mim o Matheus Reis foi o nosso melhor jogador

2 Curtiram

Podes dar as estatísticas de choques cabeça com cabeça no plantel? Estou curioso.

Ou então tiraste essa estatística da atmosfera como o resto do teu post.

Lá no fundo o argumento é este: o Quaresma esbardalhou-se, mas a culpa é dele porque é um preguiçoso e não tem dois dedos de testa. Há mesmo cada um…

2 Curtiram

É preciso não acompanhar o meu histórico neste tópico para debitares uma alarvidade desse tamanho.

1 - Ontem o Quaresma saiu lesionado, infelizmente para ele e desejo-lhe sinceras melhoras, porque entra à bola de qualquer maneira, sem qualquer sentido de protecção para ele ou para a equipa. Já vi lances daqueles serem penalty e já o vi abrir a cabeça “um cento” de vezes.
Portanto, e em resposta ao outro forista que acabou por concordar comigo, não é só “azar”. O que aconteceu ontem, objectivamente, é “responsabilidade”(*) dele, num lance que já vimos várias vezes. Ele ontem magoou-se a sério, mas da maneira que ele por vezes entra aos lances, temo que um dia ele ainda arranje pior para ele.

Ele tem que ter mais “temperança” na abordagem dos lances, até pela sua própria saúde. Ontem foi um triste exemplo disso. Quando o critico, não é para mal dele.

2 - O Quaresma já saiu esgotados aos 60 minutos quantas vezes? 5? 10? 15? Com tanta elaboração sobre resistência aeróbica e anaeróbica, não precisas de perder tanto tempo com construções científicas a tentar encapotar aquilo que empiricamente se vê a olhos nus, basta que me digas quantos outros centrais tu conheces que tenham que ser substituídos tantas vezes tão cedo durante os jogos.

O Quaresma é jogador profissional de futebol e muito bem pago para o ser, portanto situações como a de ontem infelizmente acontecem, mas ter que ser substituído 1/2/3/10 vezes aos 60 minutos é totalmente inaceitável. Como profissional de futebol que é, e para mais naquela posição, tem que estar preparado para os 90 minutos, não para sprints de 100 metros nem maratonas de 42 kms. O resto são só teorias tuas que têm nenhum valor para o caso em concreto.

3 - Não estou aqui para destruir o Quaresma, até porque gosto dele.

Para finalizar, o Quaresma não é um jogador que eu venho aqui “rasgar” porque não o ache bom jogador.

Se o critico é para ele abrir os olhos e perceber que a carreira dele estagna se algumas situações não foram corrigidas.

Portanto, as “bojardas ignorantes e preconceituosas” estão evidenciadas. Se achas que é só despejar o fel porque não gosto do jogador, estás enganado. Podes não concordar, mas não é falar por falar, algumas destas situações já outros foristas comentaram, talvez com menos palavreado.

Agora, fico triste porque acho que ele podia ser mais jogador e assim não chega lá. Com mais uma lesão, ninguém sai tão prejudicado como ele. Esta era a altura para ele se mostrar mais.

A pessoa a quem eu respondi acabou por concordar com o meu post, talvez porque o tenha lido todo, ao contrário de ti.

Eu não quero que o Quaresma ande sempre todo aberto e com ossos partidos no corpo todo. Mas isso começa nele, não é uma questão de “azar”.

Eu admiro a combatividade dele, mas ele só se prejudica a ele quando não se protege mais na maneira como entra algumas bolas.

E digo isto em pensar se a equipa sai ou não prejudicada nesta fase com a ausência dele, mas mais até em termos individuais - quando ele tem uma oportunidade continuada de jogar na equipa e tem uma lesão destas numa altura de ouro para se fizer no 11, não sendo agora que ele se cimenta na equipa, vai ser quando voltar o Diomandé e o Debast?

Ele, com calma, conseguia evitar lances como o de ontem, mas por um motivo ou por outro, é sempre ele que acaba sempre todo aberto, todo partido. É que nem sequer podemos dizer que foi o tipo do Guimarães que fez isto ou aquilo…

Tudo acontece a este gajo, inacreditável.

Já o aqui disse várias vezes, o Quaresma é completamente maluco a jogar, às vezes corre mal.

Não está a cobrir o Inácio e nem tem que estar. Isto é uma leitura incorreta tua e é fácil de mostrar. A equipa queria pressionar o adversário para lhe tirar bola /ímpeto que estavam criar e como podes ver na imagem abaixo os jogadores estava todos HxH.

Desculpa a qualidade, foi tirada do resumo do jogo e feito à pressa.

Como podes ver, cada um estava com o seu homem, e vários (Maxi à cabeça, o próprio Quaresma e Hjulmand) já estão em sprint para recuperar posição para o caso de o Inácio falhar e para segundas bolas.

O único problema aqui é que se queres pressionar uma equipa e o jogo é 11vs11, o teu central não pode falhar desta forma. Aliás, nem pode deixar uma bola que vem do guarda-redes bater no chão! Não podes querer pressionar efetivamente a equipa adversária e esperar ter jogadores de sobra para cobrir, porque se assim for não será uma pressão efetiva.

O Inácio é um central com valências técnicas, passe e principalmente visão de jogo fora do normal e dos melhores do mundo, no entanto, defensivamente o Quaresma é superior, ponto.

Esta equipa não consegue controlar jogos em processo defensivo, normal, porque para isso precisas de uma equipa com mais aptidão física. Então não podemos deixar os adversários jogar à vontade. Tens de pressionar, tens de querer ter bola e jogar…e era isso que estávamos a tentar fazer naquele momento.

Aqui tens duas situações. Nota-se que é um jogador quem nos primeiros jogos após paragens longas (por que motivo seja) realmente tem uma falta de pulmão notória e que acaba esgotado vários jogos por volta do tempo que dizes. Ao mesmo tempo, após uma sequência de jogos ele aumenta, claramente, os índices físicos. Além disso, ele termina cansado como todos os outros, nota-se mais nele porque ele é o central que mais cai em cima dos adversários sem os dar espaço para jogarem. No final dos jogos quando está mais cansado, é natural que já não consiga fazê-lo. Nota-se mais nele? Sim, os outros dão espaço o tempo todo (com exceção do Diomande, que também por isso, eu digo que é de longe o melhor central da liga e o mais completo). Têm medo de sair na pressão aos adversários porque sabem que podem ser batidos nas costas (algo que é raro acontecer com o Quaresma!) E mesmo o Inácio? Achas que ele neste lance, se estivesse bem fisicamente, por exemplo, no início do jogo, iria perder este lance? Ele estava esgotado! Normalmente dá tanto espaço aos avançados, nestas alturas do jogo, que estes lances não acontecem… Olha naquele aconteceu (apesar de eu achar o vermelho mal mostrado).

Também por não termos mais “Quaresmas” na forma de morder os calcanhares aos adversários, é que em vários momentos do jogo não conseguimos controlar ninguém que tenha alguma qualidade com bola. Temos falta de jogadores com capacidade física para cair em cima dos adversários sem se preocuparem que um passe nas costas acabe com eles…E para sofrer e aguentar resultados no fim do jogo, faz falta mais Diomandes, jogadores com força física, que se imponham no terreno (que lutem por cada metro quadrado) e com capacidade aérea. Pede-se capacidade física a esta equipa e também por isso é que o Diomande é de longe o melhor central do Sporting e do campeonato. É o único que consegue fazer tudo um pouco e com qualidade. Todos os outros têm pontos fracos bem visíveis.

8 Curtiram

Há estimativa do tempo de paragem?

Basicamente a resposta à “resposta” está dada. Obrigado. Insisto só que afirmar que falta preparação ao Quaresma é um juízo ignorante e sobretudo, no dia em que ele se magoou seriamente, intoleravelmente insensível.

2 Curtiram

Este moço dá tudo o que tem com a nossa camisola, sente-a como ninguém.

Vai à luta como, talvez, só Maxi, o Capitão e Mateus vão.

Dizer que se lesiona por culpa própria parece-me desfocado da realidade do que é o Edu, mas são opiniões que eu, não concordando, tenho de respeitar.

7 Curtiram

Concordo com todo o teu post, excepto este parágrafo, +/-.

E como não queria alongar a discussão, até acabei por apagar essa parte do meu post, porque mais uma vez vamos misturar coisas, por minha responsabilidade.

No resto, concordo com o teu post e aceito.

O que mais me custa é que ele não se protege. Ele ontem podia ter percebido que já não chegava à bola e encolhia-se, mas ele vai sempre com tudo. E agora o maior prejudicado é ele. Ele ontem batia com a perna no chão, de desespero. Eu já não sei se é só pela dor ou por perceber que perde a oportunidade de se mostrar no Sporting e eventualmente ir ao mundial pela FPF.

Já muita gente aqui disse que ele entra sempre com tudo e na queima. Essa é uma das partes que ele tem que melhorar. Por performance desportiva e pela saúde ele. O lance de ontem parece-me enquadrar-se nisso.

Tenho pena dele, juro que tenho, tem uma alma enorme, mas se ele não aprender a proteger-se, isto vai continuar a acontecer. E não sou eu que saio prejudicado.

1 Curtiu

Aceito a tua crítica à parte da insensibilidade, o resto já falei sobre isso no passado, não foi nada de novo.

1 Curtiu

Muita pena pelo Edu.

É daqueles que mete a cabeça onde outros não põem o pé. Embora seja arriscado, prefiro um guerreiro e bravo destes do que alguns amorfos que lá temos.

Que volte depressa o nosso amuleto.

12 Curtiram

Eu compreendo o que estás a dizer. Eu acho é que os jogadores mais aguerridos, que vão a todas as bolas, que não têm medo de ir ao choque, ao desarme, que gostam de pressionar o jogo todo, etc…..são características que apesar de poderem ser treinadas, os jogadores podem melhorar, mas aqueles que são mesmo muito bons, já vem de características inatas e não de treino…É quase impossível pedir a um jogador destes para ter mais calma nos lances e mesmo que conseguíssemos fazê-lo, não sei até que ponto depois não afetaria o jogo dele, pois o quaresma sem estas características, era um central banal. É precisamente isto que o torna bom jogador.

Ou seja, é uma espada de dois gumes….É pena! Estava em altas e agora estaleiro uns bons meses. Já o Debast, estava na melhor forma que me lembro de o ver jogar no Sporting (inclusivamente, estava muito melhor no jogo aéreo defensivo que era tenebroso) e lesionou-se uns quantos meses. É ir à bruxa!

Se realmente tiver partido o maxilar, muito dificilmente volta a jogar nesta temporada.

Só para calcificar o osso precisa de 4 meses +/-