Duque diz que o problema do clube é a «incompetência»

O antigo líder da SAD do Sporting Luís Duque considerou, em declarações à Antena 1, que o principal problema do clube “é a incompetência” e que “nada leva a crer que a incompetência tenha mudado” nos últimos tempos.

“Não posso exigir o mesmo a um presidente não profissional que exijo a um presidente profissional”, disse, numa alusão à ação de José Eduardo Bettencourt, confessando-se preocupado com o futuro do Sporting.

Para Luís Duque, que era o líder da SAD em 1999/2000, época em que o Sporting quebrou o jejum de 17 anos sem conquistar o título, a incompetência a que aludiu revela-se nesta altura “uma incompetência cara”, que suscita ao antigo dirigente leonino a questão de saber “se o Sporting não estará no final da época muito pior do que está agora”.

O receio de Duque é que o Sporting chegue ao final da época “sem grandes alterações no plano desportivo e mais debilitado no plano financeiro”.

Os recentes investimentos feitos por Bettencourt na reabertura do mercado, que, para já, rondam os 10 milhões de euros - aplicados nas contratações de João Pereira e Sinama-Pongolle - são criticados por Luís Duque.

“O mercado de janeiro é um mercado para retocar o plantel e colmatar uma lesão inesperada, mas para fazer uma revolução, e tendo em conta que quem dirige o clube já o dirigia em outubro, só pode significar a falência daquilo que foi feito no início da época”, observou o antigo dirigente leonino, para quem “o que é mau em outubro não deixa de ser mau agora”.

Questionado sobre as críticas que lhe são dirigidas recorrentemente, sobre a sua veia despesista quando desempenhou funções em Alvalade, Duque rebate-as, argumentando que os investimentos que fez no futebol “eram necessários” e que tiveram como retorno “a conquista do título e a criação das condições para se ganhar um segundo título”.

O antigo líder da SAD lembra que o seu “despesismo deu um título ao Sporting” e defende-se dizendo que “nunca ninguém apresentou as contas da sua gerência”: “O futebol não é uma ciência exata, mas o objetivo essencial, que era a conquista do título, esse, foi conseguido”, disse.

Duque fez ainda a defesa de Paulo Bento, lembrando que foram dadas agora condições a Carlos Carvalhal quando seria recomendável que tivessem sido dadas ao seu antecessor no cargo, cujo currículo “não é comparável com o do atual treinador, quer dentro quer fora do Sporting”.

www.record.pt

Faço o meu comentário mais tarde

Não diz nada de novo, aliás, é óbvio que toda esta mini-revolução no plantel, é a falência do que foi feito no início da época, dado que só o Presidente não mudou… está apenas a constatar o óbvio. Mas sim, tem razão, o problema é mesmo a incompetência.

Pronto o homem que é constantemente atacado aqui por ter sido um gastador, vai ser a partir de hoje considerado o heroi da pátria! :boohoo:

Sempre foi assim, não era agora que ia mudar… ::slight_smile:

:arrow:

Concordo com o que diz Duque, por muito que não sofra da paixão colectiva em relação a ele que se vê no Fórum. Seria difícil discordar agora. Não sei é se estas declarações querem apenas dizer isto ou se são a face visível de uma relação que está longe de ser boa entre Duque e Bettencourt…

Mais um terrorista.

Terrorista não sei, incoerente é de certeza! ^-^

Ora bem: se o Luís Duque fosse o Presidente da SAD antes da época começar, ia gastar uma pilha de dinheiro (vindo de onde não explica) para dar reforços ao grande Bentolas para este conquistar o título. Brilhante… ::slight_smile:

Continua a dar-me razão quando digo que quero vê-lo longe de Alvalade. Nos primeiros parágrafos não diz mais que o óbvio, mas se quiserem canonizá-lo por isso, estejam à vontade.

É capaz… Ganhou um título (e teve muito mérito nisso, reconheço!) e à conta disse esqueceu-se muita coisa…

O Luis Duque na unica época que preparou do inicio, seguiu o modelo de contratações à porto, foi um camião deles. Por um lado vieram João Pinto, Sá Pinto, Paulo Bento, Phil Babb. Por outro vieram Kirovski, Bruno Caires, Hugo, Dimas, Horvath, Mahon, Mario Caceres e Rodrigo Tello. Sem falar que não manteve o De Fransceschi por uma quantia irrisória para meia época depois estoirar uma fortuna no Tello.

:arrow:

O Duque é daqueles que está bem cheio à custa do Sporting e das valiosas contratações irracionais!
Ele devia era estar calado e assumir que o clube também está mal porque, também ele falhou.

Estar do lado de fora é mais fácil e mandar bitaites é o que ele nunca devia fazer.
Se têm soluções, ajudem e não se oponham, prejudicando o nosso clube.

Nem quero falar em informações sigilosas do balneário que saíram e continuam a sair para os media. Ganhar dinheiro divulgando o interior do nosso clube não está ao alcance de muitos. Certo Sr. Duke?

Parece que as comadres zangaram-se…

O típico relacionamento Amor/Ódio.

A quem nós tivemos e estamos entregues… :wall:

Falou o homem que teve o Mourinho na mão e deixou-o fugir.
A imagem do despesismo que quase nos arruinou. Enquanto cá esteve foi tudo champagne e caviar… e quem vier a seguir que apague a luz.

(Mas, apesar de tudo, até tem bastante razao no que diz… nao tem é legitimidade para dizê-lo).

O problema são os sócios. não foram eles que votaram (90%) no jebardo o resultado vê-se. 6.5 milhões de euros é muito dinheiro pelo pongolle. mas pode ser que ainda ganhê-mos qualquer coisa esta época. menos a liga europa visto que nenhum reforço pode jogar nela!

Eu também não sou fã do Luís Duque e acho que estas declarações são perfeitamente escusadas. O candidato derrotado nas últimas eleições está a seguir o caminho inverso, de tentar agregar os sócios do Sporting evitando entrar em polémicas.

No entanto, não deixo de concordar com ele. É absolutamente incompreensível como estamos a gastar dinheiro em Janeiro, um mercado com pouca qualidade e quantidade . Ainda por cima as decisões sobre os postos a reforçar recaem num treinador que tem um contrato de 6 meses (mais um de opção). São erros demasiadamente amadores para se poder dar algum tipo de desconto.

Cáceres e Tello (o mais caro de sempre até há 2 dias) vieram precisamente no inverno, só não sei se o treinador era o Manuel Fernandes (igualmente a prazo) ou se ainda era o Fernando Mendes (ainda mais a prazo, mas o campeão Inácio quase de certeza que já não era).

E obvio que tem razao!!

Mas faz algum sentido nao fazer aquizicoes no principio da epoca quando se sabia que havia lacunas na equipa e ir gastar agora tanto dinheiro em jogadores que nem sequer podem jogar na liga europa , e quando o SPORTING SO POR MILAGRE alguma vez conseguira alcancar primeiro lugar!!

E obvio que como sportinguista estou satisfeito por ver o meu clube a reforcar-se de novos jogadores, mas sendo realista nao faz sentido isto !!

O timming destas aquizicoes foi errado e de um risco muito elevado!!

Quanto a sua pessoa ser acusado de ter gasto muito dinheiro , e verdade que algumas aquizicoes nao resultaram, mas foi campiao por isso alguma coisa de positivo tera feito!!

Vejam o porco que tem sido campiao tantas vezes nestes ultimos 25 anos, quantas contratacoes terao ja errado?

Sejamos serios o objectivo de um clube e de tentar ser campiao, foi isso que estes que estao a frente do SPORTING NAO FIZERAM, porque de outra forma teriam contratado jogadores no principio da epoca, e nao agora quando ja so por milagre o conseguirao!!

Tem toda a razao o Luis Duque!!

Incompetencia e clara!!

Isto vindo de alguém que foi buscar Mahon, Kirovski, B. Caires, Dimas, P. Babb, Cáceres, JVP, Fabri, Horvath e Hugo.

10 jogadores numa equipa que tinha acabado de ser campeã. É de mestre. Dos 10 aproveitou-se JVP, Babb e Dimas, i.e., 70% foi caruncho.

Grande Luís Duque, eu não me esqueci da merd@ que fizeste.

Calado és um poeta.