[i]Duarte Gomes ilibado de desentendimento com «adjunto» do Sporting
Por Redacção
A Comissão Disciplinar da Liga arquivou o processo disciplinar instaurado a Duarte Gomes, na sequência do desentendimento que este árbitro protagonizou com um dos «adjuntos» da equipa técnica do Sporting, Ricardo Peres.
O desentendimento entre os dois elementos aconteceu antes do início do jogo entre Sporting e V. Setúbal, disputado em Alvalade a 9 de Maio passado, referente à última época.
A CD da Liga considerou que Duarte Gomes até demonstrou «comportamento ilícito» mas salienta que se verificou «causa de exclusão de culpa», decidindo por isso não castigar o árbitro. [/i]
Procuraram, procuraram, procuraram… E lá encontraram o artigo.
Artigo 35.º Estado de necessidade desculpante
1 - Age sem culpa quem praticar um facto ilícito adequado a afastar um perigo actual, e não removível de outro modo, que ameace a vida, a integridade física, a honra ou a liberdade do agente ou de terceiro, quando não for razoável exigir-lhe, segundo as circunstâncias do caso, comportamento diferente.
2 - Se o perigo ameaçar interesses jurídicos diferentes dos referidos no número anterior, e se verificarem os restantes pressupostos ali mencionados, pode a pena ser especialmente atenuada ou, excepcionalmente, o agente ser dispensado de pena.
Eu até diria “inacreditável”… mas já não vale a pena. Esses palhaços nca dão razão ao Sporting. Em nada. Se um jogador do Sporting salvasse um gajo de ser atropelado no metro, ainda era acusado e cumpria sentença por tentativa de homicídio.
sinceramente ao que isto ja chegou quer dizer agora vinha uma qualquer me insoltar a minha casa e ainda por cima nao leva castigo.
e eu aqui a pensar que esta coisas so aconteciam num pais do terceiro mundo. Isto e uma vergonha e se nao fizermos nada entao preparem-se que isto ainda nao e nada, vai comecar o assalto a mao armada em alvalade.
Exige-se do SCP uma tomada de posição dura e firme, sem qualquer tipo de cedências. Doutra forma, continuaremos a ser gozados de forma indecente e escandalosa.
Depois do roubo nos juniores, mais uma decisão de bradar as céus.
Acho que somos o clube com menos poder nas altas instância do futebol ! Até o Nacional tem decisões favoraveis!! Se for a nosso favor aplica-se o Artº 35 ao infractor ! Claro que conseguem mudar a interpretação das regras do jogo em nosso prejuízo!! Porque uma regra favorável, para nós a interpretação é sempre desfavorável !! Nem que tenham de recorrer a uma errada interpretação do inglês!!
Moral da Historia. Quem errar contra nós vai continuar impune... e o crime continua... até a vitima se revoltar e tornar também num criminoso!! Depois passa a gozar dos direitos do arguido!! Porque as vitimas não têm direitos somente devem cumprir os deveres!! O crime compensa!! É assim o País que temos!!
Estão a ouvir este silêncio ensurdecedor da direcção sobre este tema? Estão? Ah, ainda bem… por momentos tive a sensação de estar surdo de tanto ouvir o presidente a desancar mais esta absurda decisão de um orgão de disci…quê? :whistle: :wall: :cartao:
Na altura e como costumo entrar cedo assisti a tudo e fiz uma exposição [url]http://www.forumscp.com/index.php?topic=14310.msg555133#msg555133[/url] que enviei aos vários órgãos da liga e posteriormente ao mail de atendimento aos sócios com o pedido especifico para que o mesmo fosse reenviado para a SAD e departamento jurídico.
Foi me respondido que
Na sequência do seu e-mail, informamos que a Sporting SAD, através do seu Dep.Jurídico, pede para lhe comunicar, apresentando desde logo os seus agradecimentos, pela atenção dispensada e pormenorizada descrição dos factos, que a Sporting SAD apresta-se para apresentar a devida participação disciplinar pela dita ocorrência.
Pelos vistos serviu de pouco mas fiquei de consciência tranquila!
Comportamento ilícito ilibado por um estado de necessidade desculpante.
11-09-2009
[size=14pt][b]Comportamento de Duarte Gomes fica impune[/b][/size]
O Sporting foi notificado do acórdão proferido pela Comissão Disciplinar da Liga que determinou o arquivamento do processo disciplinar instaurado ao árbitro Duarte Gomes, motivado pelo lamentável episódio que o juiz lisboeta protagonizou aquando do período de aquecimento dos guarda-redes da equipa do Sporting no jogo de 9 de Maio passado, no Estádio José Alvalade.
É lamentável o fundamento com que se pretende branquear esta atitude inédita levada a cabo por um dos árbitros com maiores responsabilidades no futebol português.
É demasiado grave o exemplo que se apresenta a adeptos e simpatizantes de todas as idades, legitimando-se deste modo o recurso a gestos intimidatórios por parte de quem está no relvado apenas para cumprir e fazer cumprir as Leis do Jogo.
Com esta decisão a Comissão Disciplinar da Liga demonstra que este tipo de comportamento pode passar impune.
Fica transmitida a mensagem que o injustificável se encontra doravante plenamente justificado.
Por não se conformar com a decisão, o Sporting irá interpor recurso para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol na esperança que, não só, seja feita justiça, como, se dê um exemplo a bem da dignidade e do “fair-play” do futebol nacional.
Saúdo a reacção, acho que veio atrasada e que é pouco assertiva. Quando a liga se dá ao trabalho de gastar o seu tempo para enviar uma resposta colorida e gozona, então acho que o Sporting deveria ser mais generoso e retribuir na mesma moeda , montando perseguição sem tréguas até meter o árbitro “na jarra”… nem que para isso tenha de usar tácticas à Luís Duque.