Tópico para discutir um problema real que está a acontecer em Lisboa, soluções, medidas a tomar para que Lisboa continue a ser habitada por portugueses, começa a ser complicado…
Estou a deparar-me com esta situação neste momento, o meu contrato acaba em Maio e querem passar dos 675 para 1k por um t1 duplex na Estrela o que para quem vive sozinho como eu não justifica minimamente estar a pagar 12k anuais de renda por uma casa que não é minha, para termos uma ideia do absurdo a que se chegou eu até 2013 morava com a minha ex namorada nas avenidas novas entre Entrecampos e o Campo Pequeno pagava 750 de renda, hoje em dia a mesma casa com as mesmas condições a pessoa que lá está paga 1250 estamos a falar de um aumento de 40 por cento num espaço de 4 anos pela mesma casa.
Depois do meu exemplo introdução de um apanhado de noticias:
Os preços das casas em Lisboa a valorização foi de 19% num espaço de 1 ano de acordo com a base de dados Confidencial Imobiliário. E basta abrir um qualquer site de venda e aluguer de imóveis para encontrar um estúdio em São Vicente que se arrenda por €1 250 por mês ou um T1 em Alfama por €2 200.
E a tal família, com o ordenado médio, vive aonde? Podemos considerar que um casal que leva para casa, em conjunto, €1 800 brutos, faz parte da classe média, cuja classificação tanta polémica tem dado? Imaginemos que têm dois filhos menores, que precisam de um T2, no mínimo, e que o ordenado líquido conjunto é de €1 400. As boas práticas indicam que não deveriam gastar mais de 35% dessa liquidez na renda de casa, ou seja, um máximo de €490. Vão viver aonde?