Discos de Vinyl, Gira-Discos, Coleções e Afins

Malta, queria então dar “upgrade” na área das colunas. Conseguem recomendar alguns sets (passivos) para estar atento?
Se houvesse bons negócios na zona norte (Braga de pref. ou Viana/Porto) pelo OLX, era o ideal. Muito obrigado :+1:

Never tear us apart

1 Curtiu

Tenho :grin:

Acho que tens de estabelecer um limite para o que queres gastar…e vai pesquisando no OLX ou marketplace pela tua zona.

https://www.laredoute.pt/pplp/100/75363/158092/cat-75485.aspx?cod=BRC00114894PT&utm_source=facebook&utm_medium=cpc&utm_campaign=ig-post#srt=noSorting

Agora até a laredoute tem móveis a pensar em nós :grin:

Essa coisa ainda existe?
A minha mae encomendava roupa por catalogo dai lol

Uma dos meus casamentos favoritos volta à rotação:
O noivo:

Kenwood TK-140X, 1968, 2 x 53W RMS a 8, 2 x 100W pico a 4, 230W potência, 12.9 Kg.

Se porventura vos aparecer um no caminho da vida, o bom é o original da primeira série, a chapa do modelo e specs em prateado, e o número tem de ser abaixo de 30000, depois o modelo foi um pouco modificado numa segunda série com a chapa em preto, apesar de ser igualmente excelente, mas já não é bem a mesma coisa …

Não é tão visualmente luxuoso como os seus contemporâneos, mas é um menino do Sr. Jiro Kasuga.

A construção interna é de primeira, muito bem arrumada, com condensadores de meter respeito e grelha protectora nos transístores… Tudo top.
A lata de Coca-Cola assim o comprova em conjunto com o condensador. :sunglasses:

E um som com tomates e delicadeza q.b., muito equilibrado e bem agradável, com presença e uma suavidade/macieza que aquece o coração.
Dá-se bem com tudo…

A noiva:

Lenda do Hi Fi.
Acoustic Research AR-4XA, 1968, 15-100W (são lambonas) a 8. 9 Kg.

Delicioso, puro New England Sound, morno/quente, uma grande riqueza musical e muito envolvente, com uma imagem e palco de ouvir e chorar por mais, um som que arrebata e é um puro deleite.

Preferencialmente deitadas para aproveitar melhor a dispersão, que é um mimo, na minha opinião sobressai no desempenho se estiverem na horizontal, woofers para fora.

Fazem um casal tão lindo…

2 Curtiram

Aqui em casa roda este enquanto se faz a janta:

2 Curtiram

Um exemplo de amor à arte de um audiófilo e a sua colecção de Acoustic Research:
Há quem seja aficionado ao extremo…

4 Curtiram

Ó @Bolha, não gozes com os pobres está bem?

São muitos anos à procura dos meninos e meninas que merecem ser postos a cantar.
O som vintage é um bitcho tramado…

E são os que ficam, porque estamos sempre a fazer upgrades na alquimia sonora em busca do nó perfeito numa melopeia.

Sempre à procura da pureza sónica, é a nossa lei e a nossa sina.

É tudo uma questão de sorte e de aparecer um por aí, tem de se andar atento…

Compra com defeito fácil e bota pro arranjo, a 20% do preço que se estiver impecável ou intervencionado/revisto.

Sai imensamente mais barato e fica-se bem mais satisfeito.

2 Curtiram

A Maria passava-se!!!
Queixas-te que nao ha mais espaco para as minhas plantas e andas a mobilar o corredor com estas caixas feiosas :smiley:

O factor WAF (Wife Acceptance Factor)! :cold_sweat: :cold_sweat:

Frases comuns de WAF:

• Mais um aparelho??!!!
  • Porque é que precisas de mais amplificadores se já tens 8?
  • E de mais colunas porque já tens 10?
  • Isto não fica bem na sala.
  • Mas ficava bem com um vaso em cima.

Um vaso em cima resolve tudo.

Resta saber em cima de quem…

:joy::joy::joy:

Ainda bem que no tempo da minha avó paterna não existia HIFI… Tinha uma estufa com mais de 5 mil plantas em vaso… :stuck_out_tongue_winking_eye::rofl::nerd_face:

Brochura com specs do Kenwood, e o som do menino numas Altec:

1 Curtiu

@Bolha Eu sei que depende de modelo para modelo, mas que marcas de colunas aconselhas a estar atento? Sem rebentar a carteira sff :sweat_smile:

Tudo depende do que procuras, e do que eventualmente case com o AIWA.

Toma em conta as specs delas, ao nível dos watts e da frequência, qualidade dos drivers, e o teu espaço de audição.

Lê sempre o máximo possível de informação sobre as que estiveres interessado para formares uma opinião.

Testa sempre as colunas quando as comprares, se puder ser no local do vendedor ainda melhor, se tiverem reguladores é fundamental testá-los para verificar que está tudo OK e não fazem ruídos parasitas ou “ratos”.

Algumas tipologias sónicas das colunas das marcas mais conhecidas:

Som Japonês é mais realista e natural. Dão-se bem com tudo, o que sobressai geralmente são os médios. (Coral, Sansui, Akai, Sony, Kenwood, Yamaha, Onkyo, Nivico/JVC, National Panasonic/Technics, e muitas mais)

Som Americano Costa Oeste é mais dinâmico e bombástico nos graves, bom para som ao vivo. (Pioneer, JBL, Cerwin Vega)
O da Costa Leste é mais sedoso e morno/quente. ( Acoustic Research, KLH, Fisher, Advent)
Som Alemão e Escandinavo é mais neutro sem ser frio. (Telefunken, Grundig, Tandberg, Luxor)

E depois há as obscuras/marcas deconhecidas, mas com um pouco de arqueologia, descobrem-se bons aparelhos, marcas brancas ou feitos sobre licença das grandes casas de amps de primeira, os circuitos são os mesmos, mas o low cost era feito no exterior dos amps na qualidade das peças e controlos.

Tenta sempre equilibrar os valores dos watts das colunas em relação ao sumo do menino.

Se puseres umas mais potentes que o menino, ficas com um som mais macio, o inverso se forem umas de potência abaixo do aparelho, um som mais dinâmico, mas poderá ter os seus óbices se quiseres abrir as goelas ao menino, pois com poucos watts do aparelho se tiveres colunas “gulosas”, podem fritar o amplificador nos picos, e o oposto quando as colunas têm pouca potência em relação ao menino, rebentas com os drivers.

Aplica-se o mesmo se forem 8 Ohm, mais macio ou 4 Ohm, mais dinâmico.

Começa sempre por baixo, com um modelo de entrada que te satisfaça, e depois vais fazendo upgrade, sem perder a cabeça e ficar em risco de levar com um vaso :sweat_smile:

O mais importante é que te soem bem e te preencham o espaço de audição sem abusar do menino ou das colunas.

Se arranjares umas entre 25 a 35W a 8 Ohm, já que o teu tem 2 x 25W RMS e 2 x 32W de pico.

A 4 Ohm, já é outra coisa. 2 x 30W RMS e 55W de pico.

Aí já podes considerar casar o AIWA com umas de 50W ou até 60, porque as estimativas de potência do material antigo são sempre conservadoras, têm sempre mais sumo do que as specs indicam.

1 Curtiu

Ok, anotado! Muito obrigado pelas dicas, vou continuar a minha busca…de preferência, sem perder a cabeça :sweat_smile: