Discos de 2015

Até agora destaco três álbuns:

To Pimp A Butterfly - Kendrick Lamar: Mr. Lamar a ser ele mesmo, grande disco carregado duma história de vida contada em pequenos pedaços de música centrados nas mensagens deixadas nas entrelinhas e o seu flow característico.
I Love You, Honeybear - Father John Misty: como li algures, este álbum é composto por ‘‘45 minutos de folk florido’’, deixando totalmente a nu as inseguranças, os medos e todas as demais afrontas ao ego, escrito da forma carismática com que Joshua Tillman insiste em seduzir o seu público.
Goon - Tobias Jesso Jr.: QUE DISCÃO! DE ONDE SAÍSTE RAPAZ, POR ONDE ANDAVAS? Acho que isto diz tudo.

Bons destaques, sobretudo do [member=3567]Gonçalo M.

Nada contra Letista, apenas ainda não ouvi com devida atenção os do Lamar e Tobias Jesso Jr., pelo que ainda não tenho bem opinião.

Bom destaque o de Ryley Walker, também.

:great:

No Lamar também ainda não peguei.
[hr]
Outro que está belo é o Shedding Skin, do Ghostpoet. Uma onda trip-hop muito à maneira.

Para já, os que mais gostei (por esta ordem):

Jessica Pratt - On Your Own Love Again

Não é lo-fi, mas nota-se a “familiaridade” da produção. Arranjos intimistas e bonitos, e fantásticos versos cantados pela J.P. “Back Baby” e “Moon Dude” são impecáveis.

Father John Misty - I Love You, Honeybear

Um tratado. Excelentes canções e bem menos lamechas do que o título poderia fazer prever. “Bored in the USA” e “Holy Shit” são excelentes.

Matthew E. White - Fresh Blood

O tipo que fundou uma editora com banda residente, a trazer a herança da Motown ao Século XXI. Disco bem concebido e incrivelmente bem tocado, intersecção soul e gospel, arranjos grandiosos (sem ser “balofos”).

Sufjan Stevens - Carrie & Lowell

Grande disco, grandes canções. De volta à melhor forma.

Earl Sweatshirt - I don’t like shit, I don’t go outside

Muito mais minimal e expansivo que o do Kendrick, mas com palavras afiadas e esse minimalismo nos beats a resultar muto bem. Grande disco.

Laura Marling - Short Movie

Tal como a Pratt, mestre na arte “fingerpicking”, um disco mais expansivo talvez (momentos mais “rock”, outros mais recatados). Oiçam a sessão dela no site Aquarium Drunkard, excelente.

Kendrick Lamar - To Pimp a Butterfly

Celebração colectiva e ambição no disco. Resultou muito bem.

Courtney Barnett - Sometimes I sit and think, sometimes I just sit

Não fosse uma ou duas canções fracas e seria possivelmente o meu preferido. No seu melhor é imbatível (a beleza intimista de Depreston, o rock a rasgar de Pedestrian at Best e o monumento que é a Small Poppies).

Moon Duo - Shadows of the Sun

Psicadelismo e aqui e ali pitadas kraut, riffs em loop, bela viagem.

Natalie Prass - Natalie Prass

Banda de estúdio da editora do Matthew E. White (e de outros) a tocar também na estreia da Natalie Prass. Muitíssimo bem tocado, e uma voz que ao princípio se estranha mas que depois entranha (tal como a da J. Pratt, diga-se). Oiçam a “Baby don’t understand me”.

Ryley Walker - Primrose green

Guitarrista virtuoso, muito folk americano, com músicos muito bons a tocar com ele. Talvez pudesse ser mais aberto, ter mais momentos de “respiração” e loop.

Cada vez tenho menos tempo (e paciência) para acompanhar as novidades mas:

Courtney Barnett
Sleater Kinney
GY!BE

Boas cenas, [member=19812]Ehrmantraut! :mais: :great:

Curti da Natalie Prass, do Lamar e (apesar de algo inferior aos seus melhores trabalhos) do Sufjan.

Não gostei do da Pratt, o da Barnett tirando o Pedestrian At Best não curti.

Panda Bear (lampiões vale?) e FJM ainda não peguei

para mim os melhores are agora foi o album do Sufjan Stevens e dou tb destaque ao ultimo da Bjork (o seu melhor dos ultimos anos)

grande expectativa para ver os Modest Mouse, para quem nao conhece o grupo deixo aqui o seu maior sucesso (ja tens uns 12 anos…)

[url=https://www.youtube.com/watch?v=CTAud5O7Qqk]Modest Mouse - Float On (Official Music Video) - YouTube

O de tallest man on earth é muito subvalorizado, não o acho inferior ao do Sufjan, por exemplo e é capaz de ser o melhor da carreira do sueco.

Sobre os MM, achei o álbum um bocado para o fraco, sinceramente.

Ouvi um single e li a letra (colocada no Facebook)… não gostei nada. E até tinha expectativas que melhorasse (como o Ben Howard melhorou um pouco com este último que lançou, por exemplo). Mas são gostos, hei-de ouvir de novo.

Lupe Fiasco - Tetsuo & Youth - 9.5/10 :venia:

Kendrick Lamar - To Pimp a Butterfly - 6/10

Dirt Platoon - Bare Face Robbery - 8/10

Action Bronson - Mr. Wonderful - 6/10

Nach - Atraves de mi - 7/10

Earl Sweatshirt - I Don’t Like sh-t, I Don’t Go Outside - 6.5/10

Drake - If You’re Readiing This It’s Too Late 7/10

CyHi The Prynce -“Black History Project 2” - 7/10

Joey Bada$$ – B4.DA.$$ - 7.5/10

Lewis Parker & Eastkoast ‘MK Ultra (Operation Hypnosis)’ - 8.5/10

Regula - Casca Grossa- 5/10

Umas da melhores coisas que ouvi nos ultimo anos foi Grimes, o ultimo album dela para mim esta nos melhores de sempre

Ela vai lancar um novo album este ano :venia:

curiosamente ela no seu canal do youtube pos este video, mas esta musica nao foi escolhida para o album

[url=https://www.youtube.com/watch?v=N9XKLqGqwLA]Grimes - REALiTi - YouTube

Entretanto, gostei de mais 2 para além daquela lista: o dos Lower Dens, e o do John Andrews & the Yawns, baterista de uma banda de que gosto (os Quilt).

Não sei qual é o single, mas se é o que estou a pensar não é representativo do álbum. Gosto muito da Fields of Our Home, da Singers, da Seventeen e da Little Nowhere Towns, por exemplo.

Dark Bird is home. Vou ver se oiço o resto.

Ele andava aí, a verdade é que já me tinha deparado com umas faixas soltas há uns meses e só agora associei. A minha mãe viu-o no SXSW e fez questão de me dizer que não me dava o disco, que esse ficava para ela :mrgreen: mas para compensar deu-me o das Ibeyi e da Courtney Barnett. :smiley:

Façam um favor às vossas vidas: oiçam a nova do Jamie xx com a Romy. É aquela música de noite quente de verão, tão mas tão boa.

http://youtu.be/TP9luRtEqjc

E por falar em coisas boas de se ouvir no Verão. Estes amigos não fazem nada que eu não goste, hoje lançaram mais uma, mas deixo-vos a minha favorita até agora:

http://www.youtube.com/watch?v=CX5f0NcqlMs&spfreload=10

Hoje saiu para mim um dos discos mais aguardados, o de RHODES:

http://youtu.be/_RD8B_cFD4U

Tal como pensava e mencionei atrás, o novo de Sufjan Stevens é sublime. É uma ode ao coração. Não sei se não ultrapassa o Michigan no meu top. E por falar em odes, a Laura Marling também não desilude.

[member=13229]Green Lantern , a Grimes voltou a estúdio pois a reacção dos fãs ao que ela tinha gravado foi algo na onda do “volta lá a fazer o que fizeste no primeiro álbum”, e por isso ela disponibilizou parte do que fez, e eu só consegui pensar “porra, que gente estúpida”. Do que ouvi é genial, mas ainda não ouvi nada do álbum novo.

O meu querido George e companhia (que espero que recuperem rapidamente do acidente da semana passada) tem um álbum muito bom, com muitas canções catchy, mas a minha favorita, foi mesmo a de arranque. Venero a Flatliners. Que intro poderosa!

http://www.youtube.com/watch?v=ROrnuFM-mu0&spfreload=10]

Amber Run são o meu tipo de banda, coisa mais introspectiva, a puxar também pelo coração. A seguir. Eu acho álbum consistente.

E porque quem sabe não esquece:

Ando com mais sugestões atraso para postar aqui, mas esta semana ainda vou ouvir os álbuns de Fyfe, Ellie King, Gang of Youths, e ainda tenho o do Noel em espera também.

Eich, Michigan, Carol? :mrgreen: Então e o Illinois e o Age of Adz? acho que fica a milhas desses dois, sinceramente. Não acompanho muito o hype do Carrie and Lowell, é um bom álbum, mas ele desistiu um bocado do estilo genial que dava aos álbuns e ir por um caminho mais fácil.

Acho que o melhor foi mesmo o Illinois, que é genial.

Este acho bom, não genial mas bom. Para mim não tem canções de maior (tirando, talvez, a minha favorita, que é a Death with dignity), mas só há uma duas que acho fraquitas. As outras acho boas.

mas o Illinois é incomparável! eu continuo a achar este álbum bem mais aprazível, mas tenho que escutar mais vezes.