Director Scouting - Paulo Menezes

Olá caros amigos!!

O director do Futebol Profissional do Sporting, Scouting-Paulo Menezes foi contratado em Abril pelo Carlos Freitas. Foi a 1ª medida de Carlos Freitas, é Sportinguista e acompanhou o Sporting no jornal Bola e no jornal Jogo. Entretanto deixou de escrever e passou a trabalhar como Scouting do Braga para agora ingressar no nosso Sporting.

Como por vezes o sucesso aparece e todos olham apenas para o treinador eu quero aqui deixar este pequeno grande pormenor…O Carrilho na minha humilde opinião irá ser grande jogador e foi a 1ª sugestão do homem. Como Sportinguista que sou se eu fosse Scouting do Sporting virava o mundo a ver jogadores e os melhores que despontassem não haviam de fugir. Parece que invertemos a tendência de falta de bons olheiros no Futebol Profissional ao contrário das camadas jovens em que temos um director que é simplesmente o melhor do mundo ,Aurélio Pereira. Eu tenho excelentes referências dele PM e dito por um grande sportinguista a trabalhar dentro da nossa academia. Hoje o Futebol Portugal fala que o Colombiano Bacca disse que estava quase no Sporting…ora isto é relevante e não parece um rumor… Fui ver o jogador os videos dele no youtube, ha alguns… e parece-me mt bom e até barato. Cheira-me com certeza a trabalho do Paulo Menezes. Ele é especialista no mercado sul-americano.

Se alguém tiver opinião e conhecimento da pessoa em causa, (Paulo Menezes) queira por favor partilhar com os sportinguistas.(jogadores que recomendou, contratados ou não, etc)

;)

Lembro-me que a panca por Peruanos não é nova, o Braga contratou um que também era uma enorme promessa, um tal de Jair Baylon… nunca o vi jogar no Braga e já foi mandado de volta para o Peru.

Imagino que também tenha vindo da lista de scouting deste senhor.

Então já que esse tal Paulo Menezes é muito competente que dê uma voltinha pela Argentina para sacar o patito Rodriguez ou o Ricky Alvarez, e se deixe de filmes com peruanos, aztecas e afins…

Farto desses gajos “competentissimos” ando eu e o Sporting

Pronto ng é competente…és tu e mais uns quantos…é só sabichões. Tu não és do sporting, és do bota abaixo.

Ok, mas a competência prova-se com trabalho feito, certo? Vamos ver então o que vem aí, esperando que alguns ( melhor…muitos ) dos rumores não sejam verdadeiros.

Tópico estranho. Farroupim, qual é a tua ligação familiar com este funcionário?

Ninguém é competente antes de começar a trabalhar. Tem muito a provar, como têm todas as pessoas quando entram numa empresa.

É claro que, se o Carrillo der resultado, grande parte do louvor, vai para Paulo Menezes. Mas eu sou da opinião que o departamento de Scouting necessita de bastante tranquilidade e estabilidade para trabalhar. Só assim, os méritos do director virão ao de cima.

Entendo que um departamento de Scouting é fundamental para o futuro do Sporting, não só trabalhando em coordenação com o futebol profissional, mas também com o futebol de formação. É fundamental expandir a “teia de scouting” a nivel planetário, para se poder detectar talentos o mais cedo possível, e traze-los para a academia para evoluírem como profissionais e como homens. Se temos condições de excelência para fazer isto, seria um crime não as aproveitar.

Entendo, igualmente, que a criação de uma equipa B que possa competir no campeonato profissional (neste caso, na 2ª Liga) é essencial para que o departamento de scouting dê os frutos que todos nós ambicionamos.

Ao Paulo Menezes e à sua equipa, deixo os votos de um bom trabalho.

SL

:arrow:

Seja como for, o bom trabalho do scouting só será visivel publicamente com Euros que concretizem os negócios. Aguardemos então.

O problema do Scouting é que é muito difícil de analisar de forma coerente, as informações são muito escassas e 99% de trabalho é feito de secretismo e observações anónimas, dado isto não sei até que ponto poderemos algumas vez, de forma coerente e honesta, analisar o trabalho deste Departamento.

Já sei que me vão dizer que se vai medir a sua competência pelos jogadores contratados, não é bem assim, uma grande percentagem dos jogadores observados e aconselhados pelo Scouting nunca chegam a representar o Sporting, portanto entramos num campo muito nubloso quando analisamos o trabalho destes profissionais! :inde:

Ou em atletas que nos dêem títulos dentro do campo.

Entendo o que queres dizer, caro Rui.

Mas o que o departamento de scouting tem a fazer não é ir atrás do que os outros fazem, como tem sido nos últimos tempos. Pois quando chegamos a um determinado atleta, os seus valores já são proibitivos para a nossa carteira. O que temos que fazer é chegar a eles quando ainda são desconhecidos, precoces na idade, mas grandiosos em talento. A meu ver, é este o principal objectivo de um departamento de scouting que se quer de qualidade superior.

Dou o exemplo do recém-contratado Carrillo. Um perfeito desconhecido na Europa, mas já um promessa no seu país. País esse, futebolisticamente nebuloso para nós europeus. No entanto, conseguimos chegar ao atleta e contrata-lo a um preço convidativo, a avaliar pelo talento que terá. Se lhe dermos condições para crescer e para demonstrar o seu potencial, poderá ser um verdadeiro achado. Mas é claro, que tudo isto é subjectivo e depende do sucesso desportivo.

Nesse aspecto perfeitamente de acordo! :great:

Eu de competente não tenho nada, de futebol nada percebo sei apenas que há duas balizas e pouco mais… mas uma coisa posso-te garantir quando se escreve “Sporting” é com letra grande!!! SEMPRE

llol suku …

Desculpem…Não fiz por mal, para próxima não me esqueço. SPORTING sempre…e já somos 2 incompetentes. :slight_smile:

Quanto grau parentesco e a surpresa do post…Sou irmão dele mas cada um come em sua casa.lol

A surpresa do post passa pela minha curiosidade em saber com que linhas se coze o Sporting…a partida parece boa contratação, por isso perguntei aqui. Mas pelos vistos vcs só sabem quem é o treinador, adjuntos e pouco mais.Acho pouco. Eu preocupo-me em saber pormenores, este departamento deve ser dos que mais deviam dar atenção, no site do SPORTING não aparece nada.Nem sei quem são os outros olheiros responsáveis. Acho anormal não se preocuparem, do departamento de scouting parte tudo. É a base de boas contratações, é a tal chamada estrutura que tanto se fala. Isto sou eu a ver “largo”, ou então sou mt burro. Sem ironia. Mas parece-me que não fiz uma análise incorrecta.

És irmão dele?

Sinceramente nem acho que se deva saber quem eles são. Quanto maior desconhecimento alheio maior liberdade para actuar (partindo do principio do correcto funcionamento do departamento).

Boa sorte para o teu irmão!

@Farroupim

Encara o Departamento de Scouting como um serviço de inteligência de um país soberano. O Departamento de Scouting está para o futebol, como a CIA está para os Estados Unidos, ou o SIS para Portugal. É bom que não se saiba quem são, por onde andam e o que fazem. Saber quem é o Director é o bastante.

Ele que passe aqui no fórum no tópico das sugestões eheh

É tão irmão dele que no final do post escreve isto:

''Se alguém tiver opinião e conhecimento da pessoa em causa, (Paulo Menezes) queira por favor partilhar com os sportinguistas.(jogadores que recomendou, contratados ou não, etc) ‘’

Cada um tire as suas próprias conclusões…

Desejo-lhe todo o sucesso e que os seus conhecimentos em jogadores sejam uma mais valia para nós. Caso contrário é mais um igual aos outros…

:lol: Tem muito para observar, poupamos-lhe trabalhinho e não cobramos comissão :whistle:

Eu quanto ao Carrillo não sei se é bom ou mau, até pode ser o novo cubilhas mas vindo de onde vem deixa-me algumas duvidas e legitimas…

Ora se sair na imprensa dos U.S.A que os Boston Bruins vão comprar um jogador de hockey no gelo de Portugal á partida causa apreensão no minimo aos adeptos da equipa.
Obviamente que se joga á bola no Peru e até já teve e tem jogadores de qualidade, Solano, Farfan o Vargas da Fiorentina, etc… mas essa terra dá colheita de decada em decada.
Existem aspectos que são basicos e que são trabalhados de escola que se tentares incutir a um profissional de 20 anos de idade que não teve essa mesma “escola” dificilmente ele vai singrar.
Apenas em dois ou tres paises da America Latina se trabalha essa competencia tactica os outros é uma peladinha e está o treino dado.
Se tiveres oportunidade de ver um jogo do campeonato Chileno, Peruano, Colombiano etc… vais ver o quanto é facil atacar e fazer golos, pois as defesas ficam totalmente descompensadas com erros primários e que aos olhos de um Europeu chega mesmo a roçar o ridiculo.
Um avançado pode ser fantastico por lá, mas chega aqui e apanha uma equipa a jogar em bloco baixo com 11 gajos a defender e ai percebe a diferença. Tem que ser um jogador fantastico por lá para que na Europa seja considerado á partida um bom jogador, obviamente que há exceções.
O Alianza até é um dos clubes mais prestigiados do Peru com presença na libertadores todos os anos e até torço para que o Carrillo seja de facto um achado mas… a ver vamos!!!