Ponto nº 1: O que é um director desportivo?
Isso de “mexer nos meadros do futebol português” já não existe e mesmo que existisse certamente que um senhor que antes de ir para o Sporting comentava na CMTV não seria propriamente o homem certo para o lugar. Quem tem que se mexer nesse aspecto, se for necessário, é o presidente e só o presidente.
Dito isto para mim um director desportivo está para o futebol como um general manager está para a NBA e restantes desportos americanos. O GM faz o roster, compra, vende, troca, assina e o treinador, e aqui está um conceito estranho para o Jorge Jesus, treina :o Obviamente que tem de haver diálogo mas uma opinião é tão válida como a outra. Claro que na NBA não há fundos como no futebol, nem agentes a oferecer jogadores a equipas, portanto aqui quantos mais conhecimentos houver melhor.
Ponto nº 2: Um director desportivo é a cara mas há um grande sistema por detrás dele
Pegando no que disse acima. Um tipo como Futre é natural que tenha muitos mais conhecimentos a nível de agentes, e ofereça um outro incentivo, à falta de uma palavra melhor, que um Octávio Machado. Futre jogou muitos anos em Espanha, de certeza que conhece imensa gente por lá. Jogou em Itália, jogou em Portugal e, para ser sincero, é meio avariado da cabeça o que não é necessariamente mau.
Mas tirando essa parte da equação o foco principal, e naquilo que dependemos somente de nós, é na prospecção de jogadores e um director desportivo tem também que gerir, e comandar, toda uma equipa de olheiros. É muito engraçado quando alguém chega ao pé do Bdc e, na altura, do Inácio e diz “pá, tenho aqui um avançado argelino que é um espectáculo. Venham cá ver” mas já é menos engraçado quando alguém se chega ao pé do Bdc e diz “pá, tenho aqui dois miúdos franceses, internacionais pelas camadas jovens, um até marcou a Portugal e tudo, por 1 ou 2 milhões são teus” (a não ser que alguém acredite que o Sporting estava com o Sarr e o Sacko debaixo de olho e se acreditam nisso obrigado por concordarem comigo quando digo que a prospecção do Sporting é deprimente ). No fundo são coisas que não controlamos, o que podemos controlar é a nossa própria prospecção.
Portanto nós estamos a falar num cenário utópico porque a chegada de um DD obrigaria a que BdC se afastasse da pasta do futebol e obrigaria JJ a abrir mão de, pelo menos, 50% da sua voz no mesmo. Eu não sei se um DD é necessário ou não, sei é que o Sporting tem de comprar muito melhor que aquilo que tem feito e que quanto menos for o envolvimento do presidente e do treinador na aquisição de jogadores, e na sugestão dos mesmos, melhor.