Director Desportivo, sim ou não ? Quem ?

Penso que falta colocar a pergunta, talvez, não votei por esse motivo, assim sinto que me estão a impor algo com o qual não concordo.

E digo isto porque eu não consigo entender como se coloca tudo em causa inclusive o treinador alegando que as contratações são fracas sem que eu as tenha visto jogar, pois as que vi gostei, André, Petrovic, Alan Ruiz, nem sempre entraram no melhor contexto de jogo, mas repito do que vi gostei, dos que não vi caso de Meli não posso falar 5 ou 10 minutos, dizem-me nada no caso de Meli e de todos os outros, na vida todos tal como eu necessitam de tempo, normal não ser chegar ver e vencer, para chegar ver e vencer não podem ser jogadores de 8 milhões como Alan Ruiz tem que ser 11 milhões por 50% do passe e vamos ver se funciona, não consigo ser vidente ao ponto de achar que A é pior que B e nem isto é o Pro Evolution é futebol e a sério.

A meu ver uma das contratações mais sonantes mesmo que emprestado e que fez as pessoas irem ao aeroporto foi Markovic esse sim tem sido uma desilusão, mas mesmo assim dou o beneficiou, vamos ver pode ainda singrar.

Relembro as pessoas, muitas que por aqui leio e que ou são hipócritas ou se esquecem do que escrevem, pois no tempo do marco silva e porque lhes dava jeito depois dos vários problemas que criaram ou tentaram criar sem sucesso ao Presidente, de que este deveria dar total liberdade ao treinador e blá, blá, blá, agora mudaram de opinião, ou na altura isso dava tal como hoje para “apedrejar” o Presidente.

O treinador é o mesmo da época passada, alguns jogos menos conseguidos é verdade, mas a grande diferença está no ROUBO que este ano atacou mais cedo começou em Guimarães e até agora não parou na duvida seja essa duvida qual for ROUBASSE o SPORTING a época passada sofreram até ao fim e até ao fim tiveram que ROUBAR o Nacional, este ano o trabalho é feito mais cedo tal como fazia o porco corrupto.

Resolver como defrontar o ROUBO, director desportivo vou ali e já venho, tretas.

Mudem o que quiserem com este estado de podridão nem agua bebemos.

Num clube bem gerido, o treinador não acorda de manhã e tem no relvado uma data de jogadores que o Director Desportivo trouxe só porque lhe apeteceu. Num clube bem gerido… as pessoas falam-se, analisam e discutem os assuntos, têm reuniões.

E quem é que faz a ponte entre a informação que vem do departamento de scouting e o resto? Quem é que cruza a informação que vem do scouting com a da formação e da equipa B? Quem é que se senta com o treinador e o ajuda a comparar uma possível contratação com um miúdo da formação, para ver se vale a pena ou não? Quem é que passa o dia a estabelecer contactos? É o presidente, com tanto que já tem para fazer num clube tão grande? É o treinador que vai fazer uma análise cuidada destes assuntos ao longo do ano inteiro, quando anda ocupado com outras coisas? É que isto deve ser um trabalho diário… não é para se andarem a preocupar só em cima do acontecimento, quando houver tempo. É importante haver alguém que tem tempo para isto, o ano inteiro.

Um treinador que ganha tantos milhões deveria ser melhor nisto? Pois! Mas esse é exactamente o problema. A maior parte dos foristas não duvida da qualidade do Jorge Jesus enquanto treinador. O Jorge Jesus ganha milhões como num clube de topo mas está num clube que precisa deste trabalhinho muito bem feito! Não está num tubarão europeu, onde para a prospecção chega andar com atenção aos novos craques que lhes aparecem na televisão a jogar por um clube “menor”. Este clube, com menos dinheiro, tem que encontrar e criar mecanismos que lhe permitam reduzir ao máximo a incerteza acerca do conteúdo de cada melão. Ou encontrar o melão a um preço tão acessível que valha a pena o risco… Não se pode falhar tanto no planeamento. Nem andar a contratar tanto à balda, com fetiches e fezadas aos molhos, com tanta incerteza em tanto melão ao mesmo tempo, etc.

Quanto à teoria dos amigos… Nisso o Bruno sabe o que faz. Podemos não ter esses esquemas montados mas agora negoceia-se bem no Sporting.

O actual treinador não foi talhado para identificar e preencher com qualidade as fraquezas do plantel, tal como não foi talhado para identificar com antecedência mudanças necessárias na estrutura do departamento de futebol e até mesmo na formação de um plantel. É bom e até exímio, na minha opinião, a optimizar sistemas de jogo, jogadores e momentos globais da liga em que se insere, em proveito da equipa. E é isso que o Sporting com o que lhe paga, tem/devia querer/exigir dele.
Um DD, ou como lhe queiram chamar, desde que tivesse conhecimentos, traquejo e vocação para a coisa, serviria para ser a voz técnica de comando, alguém que pegasse nas opiniões de campo do treinador e nas directivas da direcção, as conciliasse e traduzisse em oportunidades de mercado. Para além disso seria o responsável por, quando as coisas corressem mal, ou menos bem, de em conjunto com a direcção se sentar à mesa com o treinador e lhe transmitir directivas alternativas que teria que cumprir, isto quando os resultados não estivessem a corresponder aos objectivos propostos. Seria também alguém importante na planificação da época, sendo tanto mais interventivo quanto menos objectivos tivessem sido alcançados. Caso a equipa técnica, estivesse a cumprir, a figura de um DD mais interventivo, resguardava-se, funcionando apenas como uma mais valia de conhecimento e negociação de contractos para o treinador e respectivo staff.

Chama-se a isto equilíbrio de poder e protecção/salvaguarda passiva, de possível competência ou incompetência, algo que duvido muito, que o Jorge Jesus soubesse conviver, a não ser, lá está, que fosse acordado desde o início e mesmo assim…

Votei sim, mas reconheço que a situação com este treinador representa um pau de dois bicos, principalmente pelo que ele vale enquanto técnico, mas também pelo que representa noutra perspectiva, de ter que o mandar embora, para reformular a estrutura.
Conto com o presidente para a solução deste e outros imbróglios!

Umas setinhas para o bold :arrow: :arrow:

Depende da posição na hierarquia…

Tendo em conta aquilo que ganha, penso que o jj deve estar no topo da hierarquia do futebol profissional do nosso clube: salário máximo=autoridade máxima=responsabilidade máxima.

Mas sim, acho que faz falta um bom departamento de scouting (estou a considerar o dd como sendo o responsável por esse departamento).

:twisted: eu arriscava no Futre ou no Figo, bem sei que não “apreciamos” muito as personagens, consta que o Presidente idem idem… são bombas relógio, um fala demais o outro depende para que lado acorda! mas eu arriscava!

É óbvio que não o vamos buscar ao Sevilla. É só para ajudar a explicar a importância disto. Do seu cargo, do seu trabalho e de se apostar numa pessoa competente para estas funções… num clube com dificuldades, pensando não só no presente mas também no futuro.

When Monchi took over in 2000, Sevilla faced a financial crisis and had just been relegated. Sixteen years on, they play Liverpool in the Europa League final seeking their third title in a row, their fifth in a decade. Four days later they play Barcelona in the Copa del Rey final. Fourteen finals in 10 years while making the profit their model demands (...)

Enquanto o JJ tiver por cá, duvido muito que voltemos a ter um DD.

De qualquer forma, quero alguém que perceba muito de futebol, que saiba distinguir que jogadores podem ser úteis ou não ao Sporting, quem tem realmente talento para ser um grande jogador ou não, quem tem características que a equipa precisa, etc.

É claro que precisamos de grandes olheiros, mas um DD também é importantíssimo.

E sim ser reconhecido como um grande ex-jogador ajuda também, é mais que sabido a diferença que o Rui Costa fez nos lamps para certos jogadores irem para lá…

Mas o que importa acima de tudo é alguém que perceba muito da coisa e seja competente.

Que seja a pessoa que trabalhando com os olheiros ajude o treinador a achar as melhores soluções para o plantel, é isso que realmente é o trabalho do DD. E não só jogadores fora do Sporting, também jogadores dentro do Sporting, que estão na equipa B, que estão nos juniores, que estão emprestados.

Para mim uma coisa é certa, o JJ não pode ter todo o controlo sobre o plantel do Sporting, sobre que jogadores têm de fazer parte, sobre o mercado, tem de haver o mínimo de controlo.

Um gajo que actualize o Excel de observações do Jesus (deve estar desactualizado desde de 2011), dê cobertura e proteja a imagem do presidente, saiba gerir activos e fazer a ponte entre plantel, scouting e academia.

Um negociador implacável que não dê tempo para desvios e leilões por jornais.

Não faço ideia quem se enquadra neste perfil, mas tem que ser alguém que conquiste a confiança do Jesus, senão será apenas mais um adorno na estrutura.

Se o Presidente não tem essa capacidade (que me parece óbvio e até natural) tem de delegar essas funções. Eu não creio é que seja necessário um qualquer 3º elemento especifico, muito menos ex-jogadores de futebol com o pelouro de gerirem 40-50 milhões ao ano em amortizações futuras e salários, e agregarem poderes e contactos de forma individual. Aprovisionamento faz parte de qualquer organização. Se o clube não tem uma equipa que faça essa gestão, não sei bem do que está à espera.

Nem acredito que li este nome num fórum do Sporting :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

Não me chocaria a contratação de alguém para esta posição, mas mais do que nomes para mim é importante definir o perfil e seria o seguinte:

• capacidade para lidar e contactar numa base muito frequente (diária?) o Jorge Jesus
  • ser aceite pelo mesmo mas não ser subserviente. Haver respeito mútuo e aceitação é fundamental.
  • Trabalhar mais na sombra, não querer assumir protagonismo de nada, dado que é o que a posição exige.
  • conhecer BEM o nosso futebol, os clubes, a sua história no primeiro escalão, os campos difíceis, as características das equipas, etc.
  • capacidade para pesquisar e encontrar novos talentos fora de portas → isto pode não ser só ele, mas sim um departamento de scouting, sendo que para a equipa principal de seniores teria sempre que passar por ele
  • perceber que faz parte do ADN do Sporting utilizar jogadores formados na Academia ao invés de ir buscar contentores de sérvios ou brasileiros.
  • contratações acima de um determinado valor é expressamente proibido falhar. Ou vá, falhar uma em dez…
  • ser sportinguista seria importante, mas não é mandatório. O que é mandatório é ser uma pessoa de confiança, leal e que se comprometa com o projeto.

É isto. Contratar por contratar para mim seria um erro. O que é importante é encontrar a pessoa certa…

O ataque a fundos e empresários que encetámos, quer se queira quer não limitou e muito a nossa opção de escolha e poder de negociação. Pelo que ganha Jesus tem obrigação de ficar encarregue da pasta das contratações, sendo que a sua visão para a coisa é absurdamente má.

Votei sim, mas tenho a certeza que nada mudará neste aspecto.

Penso que antes de se falar concretamente num director desportivo e em nomes para esse mesmo cargo, é necessário pensar toda a estrutura do futebol e as funções concretas de cada cargo da mesma

A ideia que passa cá para fora é que é preciso aumentar o acerto nas contratações que fazemos. Nós trabalhamos com uma rede de scouting, que faz apresentações e propostas ao Sporting, depois é o treinador que opina, se interessa efetivamente. No capítulo da decisão, o treinador fará sempre parte, sobretudo quando temos um treinador com o perfil do Jorge Jesus e até concordo que assim o seja. Agora, há toda uma operacionalização que entendo que seja outra pessoa a tratar, seja o Presidente, seja outro nomeado. No futebol, vamos sempre falhar alguma contratação, é difícil e quase impossível acertar em todos. Agora, o que temos e podemos é minimizar ao máximo as más contratações.

Sei que o treinador tem barrado muitos nomes propostos ao Sporting por essa rede de scouting. Nomes que, eventualmente merecia melhor atenção por parte do treinador, que é quem barra esses nomes. Isto melhora com o treinador a ter uma mente mais aberta, ao invés de se concentrar demasiado num determinado perfil e até limitar-se apenas um mercado.

Resumindo, podemos melhorar imenso com o capital humano que temos. Temos realmente que melhorar a taxa de acerto nas contratações. Caso a direcção entenda que faz falta uma pessoa na estrutura para melhorar a pasta de contratações e prospecção no mercado, então que a contratem. Vendo de fora, tenho dúvidas em relação a essa necessidade, apenas sei que precisamos de melhorar imenso. Também tenho dúvidas no papel do Octávio Machado e o Manuel Fernandes na estrutura e sem saber o que fazem, reservarei para mais tarde apresentação de soluções.

É critico melhorar a taxa de acerto das contratações, mas ter um DD não resolve por si só o problema, até porque quem os põe a jogar é o treinador.

Com todo o respeito, a contratação mais estranha que foi feita por esta Direcção para a estrutura do futebol foi o Octávio Machado.

Bem sei que deve ter sido o JJ que o pediu mas cheira a favor por tudo quanto é sítio.

E como diz o [member=5714]Chev Chelios, os meandros que o OM conhece estão cheios de pó e ele também.

É mais um a mamar mas é. Para fazer o que ele está a fazer, arrisco mesmo dizer que qualquer um de nós fazia por muito menos dinheiro.

O que é que faz o Director Desportivo? Contrata jogadores? Negoceia vendas e renovações? É porque o Bruno de Carvalho ou a equipa dele foi a que melhor o fez no Sporting desde que me lembro.

Acho engracado dizerem que o jj nao pode ter control na contratacao de jogadores , seria engracado um DD qualquer dizer ao jj o jogador que vai contratar , e qual o que vai jogar .
Voces querem mesmo voltar ao passado .

Um diretor desportivo pode ser muita coisa, tanto na teoria como na prática, pode ser o responsável máximo por todo o departamento de Futebol como um mero conselheiro, depende da margem de manobra que a direção lhe der.