Ninguém, no seu juízo perfeito, vai diabolizar diogo pinto por aquilo que se passou hoje.
Mas não vale a pena estar a fugir ao óbvio… fomos campeões apesar dos guarda-redes e na decisão da taça, não tivemos + hipóteses para reagir a uma série de adversidades… porque não temos redes para isso.
Já o disse noutros tópicos… está tanta gente com “o pito aos saltos” para comprar centrais e extremos por 15 ou 20M, quando a prioridade devia ser um redes que faça a diferença! Era aí que eu largava 15 ou 20M com urgência.
Os erros de crescimento têm de ser cometidos fora da baliza do Sporting, nao nos podemos dar ao luxo de fazer o que fizemos com o Ratício. Que seja emprestado para a 2a Liga e jogue com regularidade.
Prioridade para a próxima época é um GR titularíssimo e um veterano para 3o GR, como fazia o Carnide com o Paulo Lopes.
GR titular, Israel suplente das taças, veterano 3o GR.
É uma pena o puto ser crucificado quando foi completamente atirado aos lobos fruto de circunstâncias que ninguém podia prever. Ele tem apenas 19 anos e fez três jogos como sénior, obviamente que não podíamos ter já aqui grande craque.
As vezes é preciso ver o óbvio para ter a certeza que precisamos de um guarda redes experiente, que não deixe dúvidas. Já tínhamos visto isso quando jogava o Max
Mostrou para o futuro que apesar de inexperiencia, e mto fraco e nunca passara da mediania, falta-lhe certo talento, como tb se via que faltava ao franguicio…
Exercício feito a meio-campo até se for preciso. Podes meter o GR a iniciar em termos de altura da posição de controlo que quiseres (pequena área, área, meio do meio-campo, etc.), linha defensiva contra jogadores ofensivos à largura e à profundidade dispostos na posição que quiseres (imaginemos GR + 3 vs 4 a simular os 3 centrais contra 2 pontas + 2 extremos a entrar). Treinador a bombear bola por cima da linha defensiva para vários pontos e várias possibilidades de disputa/sobra.
Dar feedback ao GR a cada repetição sobre a sua tomada de decisão (posicionamento, timing de saída ou não saída), os gestos técnicos motores de retirada de profundidade ou de saída sobre a bola.
Antes de queimar o miúdo - até porque me parece, sinceramente, que já tem bons reflexos - vejo-me obrigado a julgar directamente o Vital: tivemos três GRs esta época e os três têm exactamente o mesmo problema, ou seja, o controlo da profundidade, para eles, não existe. Não estou a exagerar quando digo que temos o pior trio entre equipas de I Liga nesse aspecto. E aqui há dedo do responsável pelo treino para esta posição.
Eu acho que podes dar qualquer um deles ou um Vlachodimos/Patrício/etc da vida ao melhor treinador de GR do mundo que ele não vai resolver os problemas de saída e controlo da profundidade. Depois podes dar um Ortega ou um Diogo Costa da vida (nem vou dizer um Ederson para não ir aos melhores do mundo) ao Vital e ele vai naturalmente resolver estes problemas, simplesmente porque é bom nisso e tem características já inerentes nesse capítulo. Podes treinar o que quiseres, parece-me muito difícil mudar perfis de GR e incutir algo como isso. Podes treinar muito o remate do Esgaio, podes ir buscar o gajo que mais perceba de técnica de remate que exista no mundo que não vai sair dali nada de jeito. Talvez fique um bocadinho menos mau, mas isso não resolve grande coisa. Se calhar em vez de andares a tentar meter um quadrado num círculo, vais buscar um círculo que encaixe ali. Não se vai fazer do Esgaio um gajo que remate bem, dificilmente vais fazer certos GRs competentes nesse momento de jogo.
É um problema que não se resolve a treinar GR maus no controlo da profundidade. Talvez limite-se um bocadinho, mas não se resolve. O problema resolve-se a ir buscar um GR que de facto se sinta confortável e tenha características para o fazer.
Se podem evoluir um pouco? Talvez, mas parece-me que há uma base line de talento, de mentalidade e de características que tens que ter para o fazer regularmente sem grandes erros. E nenhum no Sporting tem.
O treinador de GR do City é exatamente o mesmo e é ver a diferença do Steffen que lá estava para o Ortega. Simplesmente são perfis diferentes e mais apropriados. O Steffen podia passar 5 anos a treinar aquilo que nunca o ia fazer com a naturalidade com que o Ortega faz. E não é o treinador de GR que tem grande influência no Ortega fazer/Steffen não fazer.
Repito, pode evoluir, mas a margem de progressão do que um treinador de GR pode fazer nisso é residual. É uma questão de perfil. E urge encontrar um que seja bom nisso, tal como a jogar com os pés.
Eu joguei futebol durante anos e posso-te garantir duas coisas: 1) estás correcto no teu pensamento, mas não na tua premissa, porque 2) a profundidade é precisamente uma das características que podes trabalhar com o GR (bem mais rapidamente do que jogo de pés e etc.)
Ninguém diz que não se pode trabalhar. Digo que, com certos GRs (e os do Sporting este ano deram muitas indicações de ser assim), parece-me que a margem de evolução nisso é residual e nunca terão um salto pronunciado nisso de forma a que deixe de ser um problema.
As culpas parecem-me muito mais de recrutamento do que da evolução/não evolução que possa haver com o treinador de GR. O Guardiola pode ter o melhor treinador de GR do mundo que não ia buscar o Oblak, mesmo que ele tivesse 20 e poucos anos. O perfil dele simplesmente não é esse.
Se o Sporting quer um GR bom nisso, que vá buscar alguém com esse perfil. Ir buscar outro que quer viver debaixo da barra e depois meter as culpas no treinador de GR, seja ele quem for, parece-me pouco sensato.