Compreendo alguns argumentos aqui escritos, e não me parece que o debate dos que defendem o “Sim” se conclua no “mais Sportinguismo”. Contra mim falo, porque sou Sócio há 11 anos, enquanto que o meu pai, com 54 anos de vida, é sócio há 51. O meu avô, com 73 anos, é sócio há… 73 anos. Exactamente, desde que nasceu. Aliás, se me permitem um pequeno regozijo Sportinguista, o meu bisavô, que faleceu com 102 anos de vida em 2001, tornou-se “Membro Associativo” do Sporting Clube de Portugal em 1912, estando o seu documento exposto no museu Sportinguista da minha família (pequeno mas repleto de essência Sportinguista). Já fomos contactados pelo Mundo Sporting, tendo em vista a possível colocação do papel no museu, algo que, como devem compreender, recusámos, apesar do natural orgulho.
Não me parece correcto que eu, sócio há 11 anos, tenha o mesmo número de votos que o meu Pai ou Avô. Não são mais Sportinguistas do que eu, mas sentem o Sporting há mais, e sofreram, tenho a certeza, mais do que eu.
Em relação à ideia do SCP Always (interregno de 5 anos até se poder votar), concordo plenamente.
Não é à toa que o Sporting é o clube, em Portugal, com mais sócios “velhinhos”.
Não pensei muito sobre a ideia que vou aqui explicar, mas apenas pensaria na troca do sistema de votos por outra recompensa, quiçá entradas grátis no estádio, etc. Não sei, sinceramente, é um caso a necessitar de mais ponderação.
Sobre os estatutos do SCP, há muito que defendo uma revisão dos mesmos. Mas não confio neste elenco para os modificar.
Um Sócio, provavelmente, não será mais Sportinguista que um mero adepto, mas está a contribuir para o clube, está a dar o próximo passo, está a construir uma relação com o clube, ostentando um cartão que o identifica, orgulhosamente, como membro da família Sportinguista. Admiro bastante os sócios correspondentes.
A minha maior tristeza, enquanto Sportinguista, é não ser sócio desde o dia 25 de Maio de 1988. Grande tristeza, mesmo, pois revejo-me completamente na essência do Sporting Clube de Portugal. É certo que fui “coagido”, mas, agora, que sei pensar por mim mesmo, a conclusão é evidente: Sporting Sempre.
Não é “Graças a Deus que não sou lampião”, é “Obrigado pai, sou Sportinguista”.