Diego Armando Maradona (R.I.P)

Várias notas sobre algumas das publicações anteriores:

• É obvio que é sempre subjetivo dizer quem foi o melhor. Tendo que dizer um nome eu digo o Maradona e já expliquei porquê, e com factos: De todos os outros fabulosos jogadores da história do futebol nenhum, repito nenhum, ganhou títulos por clube e seleção a levar os respetivos às costas, sem uma equipa por aí além, e não sendo os respetivos clubes e seleção crónicos vencedores! Nenhum!

• É claro que o Nápoles e a Argentina tb tinham alguns jogadores interessantes… mas dizer que Burruchaga era parte de uma frente de ataque interessante… o quÊ!!! Expoente máximo o Nantes… Valdano e o defesa Ruggeri, eram jogadores de boa craveira…o resto… enfim… Relativamente ao Nápoles, já comentei em post anteriores…se a equipa de 89-90 já era bem aceitável - mas globalmente inferior a 4/5 outras equipas italianas - a equipa de 86-87 é inacreditável como foi campeã

• Messi…Messi vs Maradona…a eterna “boa” discussão… Maradona é bem melhor que messi numa faceta importante do jogo…Liderança e capacidade agregadora! Ponto!! No resto até dou de borla que se possa discutir, agora em capacidade de fazer com que fossem todos com ele e de unir a equipa, esqueçam…é da personalidade de cada um…falta a Messi… nos momentos decisivos, nunca faltou a Maradona.

• Messi conquistou 8 campeonatos até à data pelo Barcelona em que teve real e direta influencia - no total deve ter uns 10 ou 11 - tendo jogadores como companheiros de equipa como puyol, xavi, iniesta, etoo, henry, dani alves, rafa marquez, piquet…é preciso continuar…?!!

• Alguém disse que havia um barcelona antes de messi e um depois de messi??!! A sério??! Um clube como o Barcelona??!! Uma região como a Catalunha?!!? E tentar comparar com o efeito de Maradona antes e depois no Nápoles e na Argentina??!! Boa tentativa, mas não pega, e não é preciso saber mt de história do futebol e dos clubes em causa.

• Tenho sérias dúvidas que os campeonatos hoje sejam mais defensivos do que foram no final dos anos 80 e década de 90… vejam o exemplo do campeonato italiano no tempo do maradona… a quase totalidade das equipas acabava a época com média de golos marcados inferior a 2…

• Já para não falar da liga italiana no tempo de maradona e a liga espanhola no tempo do messi… podemos discutir isto, mas penso que quem conhece as épocas e as ligas em causa, nem coloca isto em questão

um dos lances mágicos de Maradona que é mt pouco conhecido e comentado

Oitavos de final do Mundial 1990. Jogo contra o Brasil. A 10 minutos do fim, Maradona destrói o Brasil.

Ver a partir dos 3m21s

1 Curtiu

Beto Acosta & Maradona

Gabriel Heinze & Maradona

Maradona & Di Stéfano

Isto fui eu que afirmei e volto a reafirmar. O Burruchaga jogou no Nantes numa altura em que o clube discutia taco a taco o campeonato francês com o Saint-Étienne.

É um dos clubes mais titulados num dos campeonatos mais equilibrados da Europa, antes de ser destruído pela indústria.

E eu que o vi em Paris na Torre Eiffel, 2 dias antes de começar o Euro 2016. Não consegui tirar uma foto com ele, pois estava rodeado de seguranças, mas tirei-lhe uma foto :sweat_smile:.

Teve uma vida muito atribulada para um atleta de alta competição, mesmo assim, conseguia fazer maravilhas dentro de campo. Um rockstar do futebol mundial.

Na altura, fui ver, ao antigo Éden Teatro, um filme/documentário sobre o mundial de 1978, feito por brasileiros, chamado “COPA 78, o Poder do Futebol”, que dava a entender que ou ganhava a Argentina ou ganhava a Argentina.

Se bem que fosse uma equipa que tinha Osvaldo Ardilles, também tinha Tarantini, Burruchaga, Luque, Mário Kempes, que com eles era canela até ao pescoço.

Ah, e tinham um keeper, o Fillol, que não era nada de especial.

É este:

https://letterboxd.com/film/copa-78-o-poder-do-futebol/

1 Curtiu
1 Curtiu

Um dos vídeos mais míticos de sempre. Esse aquecimento do Maradona ficará para sempre gravado na memória de todos que gostam de futebol.

Uma semana terrível para os amantes deste desporto. Que descanse em paz.

2 Curtiram

Vai dar o documentário do Maradona agora na TVI.

1 Curtiu

https://twitter.com/ncastrovillari/status/1332392454251835394

2 Curtiram

Grande Homem!

Maradona mesmo velhote, continuou mágico!

Muito bom. Bastante impactante a vida deste homem, não admira que tenha sido tamanha montanha-russa. Fiquei com uma frase da peça: “O Diego não tem nada a ver com o Maradona. Mas o Maradona perseguiu o Diego a vida toda…”

2 Curtiram

essa vitória da Argentina foi uma injustiça brutal. levaram um banho de bola, mas D10S resolveu…

Nos tempos do Maradona temos que ver o nivel dos relvados muitos eram batatais autenticos os defesas eram carniceiros nessa altura haviam ainda grandes jogadores mesmo de topo que nesta altura valiam uns 200 milhoes tipo Platini e Zico ( O Brasileiro era mesmo um regalo era apelidado de Pele Branco e tem Amor ao SCP) Mas o Don Diego esse agora nao tinha preco!

3 Curtiram

Em 78 o Burruchaga não estava. Estavam Passarela, Houseman, Villa além dos que já referiste.

1 Curtiu

Certo, obrigado pela correção.

Estava a pensar no Daniel Bertoni e saiu-me Burruchaga… :anguished:

O Bertoni tem a particularidade de fazer anos no mesmo dia que eu. :smiley:

1 Curtiu