Diário Desportivo

Pegando na deixa do Angel noutro tópico, aproveito para abrir uma discussão acerca deste tema. Quais as vossas considerações acerca deste novo diário grátis? Acham que é viável? Será compatível com os actuais diários desportivos ou irá criar concorrência e “afundar” ainda mais o número de vendas dos 3 desportivos?

Este é um tema que me interessa, mais não seja porque eu e um colega estava-mos a fazer um projecto para apresentar à universidade muito parecido com este. Mas visto o lançamento deste Diário, todo o nosso projecto foi descartado. :?

Parece-me uma boa ideia, os jornais desportivos foram sempre dos jornais com maior tiragem, portanto têm mercado. O facto de ser grátis ainda vai suscitar interesse a mais leitores. Com tantos potenciais leitores, poderá ser bastante atractivo para as marcas fazerem publicidade que será a fonte de rendimento deste tipo de jornais. Claro que depende tambem da “qualidade” e actualidade das noticias … mas não me parece que seja assim muito complicado acompanhar o nivel dos actuais jornais desportivos. Claro que será dificil (questões financeiras)fazer reportagens no exterior (estrangeiro), mas não me parece que seja esse factor que possa por si só inviabilizar um diário desportivo grátis.

Considero uma excelente ideia, do ponto de vista comercial.

Foi aliás uma ideia apresentada internamente por cá há bastante tempo mas não sei porquê não avançou. Os diários desportivos têm um mercado publicitário próprio, quase intocado, enquanto que os restantes jornais se degladiam pelas mesmas oportunidades. Trata-se é certo de uma anunciante muitas vezes menos “nobre”, mas dado o volume é certamente muito interessante.

A informação desportiva adequa-se completamente ao gratuito pois é aquele tipo de jornal em que quase nos sentimos culpados em gastar dinheiro, é como o tabaco “eu sei que é uma merda mas sinto falta”. Ora surgindo um gratuito sobre o tema, e estando bem feito, tem tudo para rebentar com o mercado dos outros dois, e eu só vejo coisas positivas nisso, não fossem o Record e a Bola coisas das mais promiscuas e comprometidas eu que já vi (e… tenho lá amigos e conhecidos! há coisas fantásticas não há? :))

Eu deixo comentários para quando tiver a oportunidade de ler, espero que já na próxima Segunda. :arrow:

Foi devido a essa oportunidade comercial que pensamos num Diário desportivo. Mas seria algo totalmente exprimental, e que estava a ser bem visto pelo nosso departamento na universidade, pois o objectivo seria ter jornalistas recem-licenciados. Mas infelizmente o sonho foi-se. :roll:

Quanto ao Diário que será lançado, também sou da opinião que acima de tudo será bom se fizer frente aos demais desportivos nem que seja para que as suas linhas editoriais deixem de ser ligeiramente menos vermelhas.

Eu deixo comentários para quando tiver a oportunidade de ler, espero que já na próxima Segunda. :arrow:

Exactol, comentário final apenas quando o ler, mas para já o projecto parece-me interessante!

A ideia parece boa, tudo depende da concretização. Como é que se chama esse novo jornal, alguém sabe ? :?

Só pelo facto de poder ameaçar a viabilidade dos actuais jornais desportivos, é para mim uma excelente ideia.

Não sei se vêm melhorar o estado do jornalismo desportivo em Portugal, que é para mim francamente mau, mas gosto da ideia de ver os responsáveis pelos actuais jornais desportivos algo incomodados pela potencial descida da venda dos seus jornais. E essa descida vai ser inevitável, a não ser que o jornal seja realmente fraco.

Realmente fracos são os actuais portanto não custa nada tentar.
A única coisa que os “3 grandes do jornalismo desportivo” têm é nome porque em relação a qualidade têm muita pouca.
A qualidade é fraca desde a qualidade da escrita até aos temas escolhidos passando pela pouca imparcialidade.

Embora já tenha uns dias …

Dirigido por Fernando Correia Primeiro jornal desportivo gratuito apresentado hoje 03.01.2007 - 10h15 Lusa

O primeiro jornal desportivo gratuito português, o “Diário Desportivo”, dirigido pelo jornalista Fernando Correia, vai ser apresentado hoje em Lisboa, com o lançamento do número zero.
Fernando Correia, responsável pelo programa “Bancada Central” da rádio TSF, diz pretender “fazer um diário sobre todas as modalidades desportivas” e não apenas futebol.

O projecto contará com uma redacção fixa de oito jornalistas, para além do director e de um director-adjunto, e aposta em colaboradores externos.

Numa primeira fase o novo jornal terá uma tiragem de 100.000 exemplares e será distribuído nas zonas da Grande Lisboa e do Grande Porto, a partir da próxima segunda-feira.

Segundo o director de publicidade do jornal, Paulo Anes, as zonas de distribuição do título serão as mesmas de outros gratuitos, ou seja, “as zonas de grande circulação” de pessoas, “como os transportes e os super e hipermercados, mas o ‘Diário Desportivo’ entrará ainda noutras áreas”, como estádios de futebol, companhias áreas, cadeias de hotéis e bancos.

O jornal será distribuído todos os dias úteis, estando ainda previsto o lançamento de uma revista.

O “Diário Desportivo” é lançado por uma empresa constituída para o efeito, a IGD — Imprensa Gratuita Desportiva, e não conta com o apoio de qualquer grupo de comunicação social já existente, segundo o director.

Duas notas positivas, em teoria:
O director é o Fernando Correia.
Não será so de futebol.

Espero que num país onde os media são quase todos afectos as galinhas, espero que este diario seja isento e equilibrado.

Se tal acontecer espero que dure muito tempo, pois tentativas para o silenciar por parte do poder galinaceo não faltaram.
Alias a fraca divulgação na imprensa, do existência de um novo diario, já é notoria.

Na minha faculdade o metro e o diario universitrio esgotam logo no 1º dia o stock, são essencias para qualquer aula teórica. Se houvesse um de desporto ainda mais rapidamente esgotaria.

Boa Sorte Fernando Correia.

Um homem que eu conheco como um grande profissional.

Os diarios gratis aqui sao distribuidos nos transportes publicos com enorme exito.

eu considero os diários gratuitos importantes para a imprensa, apesar da ameaça que constituem.

Logicamente penso que um diário gratuito é uma ameaça maior para alguns concorrentes mais populistas, e isso nota-se nas quebras sobretudo do 24 horas desde que surgiram os gratuitos. Para um Expresso, Público, Visao por exemplo a ameaça não é tão grande pois o seu leitor fiel não é o leitor regular do gratuito, ou pelo menos não deixa de ler os meios para ler um gratuito.

Mesmo assim penso que o metro é bastante superior ao destak, o destak parece-me algo mais brega, o metro, apesar de muito sucinto e bastante comercial na venda de espaço e publicidade acaba por procurar ser mais informativo e isso deve ser elogiado.

No caso dos desportivos como disse este (ou outro) têm tudo para rebentar, pois o desportivo é um lixo de consumo rápido, é o mcdonalds da informação, logo tem tudo para ser substituível por um gratuito, desde que este tenha qualidade MAS (mto importante neste caso) consiga ser atraente e garantir furos, como os outros.

Alguem leu o novo diario desportivo ?
Impressões ?

O pessoal aqui da provincia :smiley: ainda não tem essa possibilidade.

Alguem leu o novo diario desportivo ? Impressões ?

O pessoal aqui da provincia :smiley: ainda não tem essa possibilidade.

Não vi nada em lado nenhum, apenas fiquei com o do costume, o Metro

também não o vi na minha faculdade!

:?

Eu li por alto. Começa bem: Entrevista com Pinto da Costa. Pareceu-me interessante mas havia em poucos sítios.

O Director falou em “tentativas de boicote ao jornal”.

Li o primeiro no dia em que estreou, estavam a distribuir a porta do campo pekeno antes do show da TNA…

Hoje la no emprego apareceram a entregar, ainda é cedo para fazer apreciações, vê-se que há muita vontade, mas é sobretudo jornalismo de opinião.

Adorei logo no primeiro, o Antonio Macedo a contestar as contas do Pipinho e a provar que as rendas que o SCP fica a pagar depois da venda do patrimonio, suplantam os juros que consegue amortizar agora… Até parece que lê o fórum :twisted:

Adorei logo no primeiro, o Antonio Macedo a contestar as contas do Pipinho e a provar que as rendas que o SCP fica a pagar depois da venda do patrimonio, suplantam os juros que consegue amortizar agora... Até parece que lê o fórum :twisted:

Quem puder fazer umas digitalizações disso, agradecia :wink:

Por enquanto ainda não vi nada, pode ser que esta semana encontre-o por aí. :?