Desportos de Combate

O exagero está em achar que Ngannou não estaria ao nível do Fedor, Mirko e Cain… o último até foi arrumado em 20 segundos (bem sei que em condições super únicas, mas uma luta é uma luta).

Fedor para mim é goat dos heavyweights. Muito perto está o Miocic.
Dito isto, o Francis dominou o último. E digo-te que acho que este Francis era (ligeiramente) favorito contra o Fedor.

A diferença de tamanho e força seria notória.

Isto tudo pra dizer que o exagero está na tua depreciação do Francis. E até do Gane que é muito bom.

E agora tens cotovelada. E podes verificar quantas cotoveladas um lutador leva em média de luta, contra os chutes na cabeça. A média é bem superior. Os chutes na cabeça parecem algo bem brutal, mas na realidade não são assim tanto. Já as joelhadas no chão são bem mais brutais, principalmente na posição “norte sul”

O melhor Ngannou seria dizimado pelo melhor Mirko. E acho que nem seria competitivo. Claro que dependeria muito se o combate fosse no ringue ou na jaula, mas o Crocop nos seus tempos áureos , com a defesa de quedas que ele tinha, e com a precisão cirúrgica dos seus golpes, seria um nível que o Ngannou não tem.

Contra o Fedor eu rezaria pela sua alma e contra o Cain também. Aliás, acho que o melhor Cain foi o gajo que mais se equiparou ao Fedor.

Acho que têm em grande conta estes lutadores modernos dos pesos mais pesados. Quando na sua grande maioria são gajos que no Pride nem chegariam no top 5. Estes gajos de agora só têm tamanho.

Já agora, aqui vai a meu all time top 5 dos pesos pesados, baseado nos melhores momentos de cada um

Fedor
Cain
Werdum
Minotauro
Mirko

Não me leves a mal, e até porque tenho a noção de que debater o melhor lutador é uma discussão cheia de subjetividade, mas acho que te estás a agarrar a um romancismo do antigamente.

Dizer que o melhor Ngannou era dizimado pelo melhor Mirko é algo que me faz confusão honestamente.

Deixa-me fazer-te algumas perguntas.

Não achas que a diferença de tamanhos entre Ngannou ou algum desses 3 (Mirko, Fedor, Cain) seria relevante? Relembro que Ngannou tem 1.95m e 120kg.

O melhor Mirko perdeu contra um Randleman, alguém com mais força do que ele. Não consegues fazer um paralelismo com o Ngannou?

Não achas que o desporto tem evoluído no sentido de mais técnica e menos bangers? Olha o sweep do Ngannou, olha a leveza de movimento do Gane…

O Crocop no auge podia ganhar a qualquer um, bastava acertar, mas também podia perder com muita gente, portanto acho que não faz sentido. Até porque o Ngannou também pode apagar qualquer um. O Crocop chegou a perder com o Mark Hunt, que sempre foi mão pesada e pouco mais. E isso ainda foi no tal período do auge dele.

O Stipe é geralmente desvalorizado mas foi um grande lutador e alcançou muito. E basta ver a diferença que foi entre o primeiro combate e o segundo com o Ngannou. Mundos diferentes, depois da evolução.

O Fedor sim era outra loiça, sempre muito mais pequeno que os adversários, mas tinha ali algo mais, e um queixo que durava e durava, porque mesmo no auge também passou por apertos grandes, mas não caía, voltava sempre.

Nope, pura avaliação técnica.

A diferença de tamanho é sempre uma questão a ter em conta, mas o cardio, e principalmente a técnica, também. Fedor teve como primeiro adversário no Pride Semmy Schildt, que é um gajo que faz o Ngannou parecer um “anão”, e é considerado por muitos o maior kickboxer de sempre. Outros exemplos poderiam ser dados.

E depois destruiu o mesmo Randleman, acho que toda a gente sabe que esse combate foi uma das maiores cagadas de todos os tempos, tipo o Matt Serra contra o GSO. Coisas que só acontecem uma vez na vida. Crocop derrotou Le Banner, Bernardo, Aerts, Junto, Bonjansky, Feitosa, partiu a cara a um Sapp carregado de tudo o que havia. Ngannou claro que pode acertar uma, mas a vantagem técnica é toda do Crocop.

Nos pesos pesados? Obviamente que não. Compara o top 5 de agora e o de há 15 anos atrás e há uma enorme diferença. Gigante mesmo. Qualquer dos antigos seria campeão facilmente agora.

A única coisa que concordo no meio disto tudo é que o Crocop tecnicamente é do que de melhor já se viu, de topo. Era melhor que o Ngannou, como melhor do que quase toda a gente (ou toda). Tinha um striking de elite. Mas os combates não se resumem só a isso.

Crocop no seu auge tinha técnica de soco, de pontapé, era impossível colocar no chão, tinha gás para dez combates, treinava jiu jitsu com o Werdum, era sempre mais rápido que os oponentes.

Ngannou tem potência no soco, apenas isso. Ao quarto ou quinto pontapé nas pernas e costelas, a luta seria outra. E não esquecer que o primeiro round no Pride era de 10 minutos, e juntando a isso o estilo mais agressivo que o ringue proporciona, eu colocaria a casa no Crocop.

Infelizmente os tempos são outros e eles não coincidiram, mas porra, qualquer pessoa vê que os pesos pesados de antigamente são muito melhores do que os de hoje. E junto os light heavyweight também. Nas outras categorias sim, a evolução é evidente, no entanto os goats de cada peso ainda são, na sua grande maioria, pessoal da geração anterior.

Acho que se torna impossível chegarmos a um consenso quando partes do pressuposto de que o Ngannou só tem potência de soco.

Mas de qualquer forma foi uma boa conversa sobre um tópico que gosto muito!

1 Curtiu

Ah e já agora!

Fuck Dana White! Um scumbag brutal

Não, não é.

Para a MMA não estar no esgoto que está o boxe em geral é devido ao Dana e ao que fwz na UFC com os irmãos Fertitta

Ter tido capacidade de criar um grande franchise e ser um scumbag não são mutuamente exclusivos. Aliás ter essa capacidade é que lhe permite-o ser.

Nesta luta estou até à morte com o Francis ou qq outro lutador.

Yep. Atitude ridicula de nem sequer ir dar o titulo ao Francis. Parece que estão a negociar com uma criança.

Eu hoje em dia em desportos de combate estou a 100% com o Dana e Eddie Hearn.

São os melhores promotores de combate do mundo.

E mais não digo.

1 Curtiu

O Ngannou que faça um combate de boxe com o Mayweather, fica logo rico. :smiley:

Realmente é uma diferença abismal nos pagamentos.

Mas há um motivo para isso.

Se os lutadores da UFC receberem o mesmo que os pugilistas, acontece o mesmo que 95% dos lutadores de boxe e o exemplo do McGregor, tens dinheiro até dizer chega, vais lutar para quê? E se lutares que empenho é que vais ter?

Milionários, a partir do momento em que o são já não precisam de lutar e se o fizerem vão fazer de tudo para não se magoarem ou o mínimo possível.

Certo, é um bom ponto de vista.

Agora imagina que o Ngannou neste ultimo combate se tinha lesionado gravemente e nunca mais podia combater…vivia do quê ?

Isso tem uma certa lógica… mas é só mesmo do ponto de vista do empregador. :grin:

O que ganham no boxe também é um exagero, mas os lutadores deviam ser melhor pagos, é um facto, e seria justo.

Dizer que se ganhassem muito não lutavam mais é giro mas é completamente injusto, se não quisessem lutar mais isso já é uma escolha deles, mas deviam ter condições para poder ter essa escolha. E a verdade é que nem acredito que a fizessem, talvez lutassem menos por ano (alguns até já o fazem) mas dinheiro é dinheiro e iriam sempre querer ganhar mais, até porque é uma carreira curta e perigosa e com alguns dos estilos de vida também o dinheiro vai rápido se não tiverem outras fontes de rendimento.

A questão dos patrocínios é o caso mais evidente, cortaram completamente as pernas aos lutadores, que podiam ganhar muito mais dinheiro por essa via. Claro que poderia haver algum controlo, alguns patrocínios que pudessem ser banidos, etc, mas devia haver essa margem.

Basta dizer que o Ngannou diz que teve de pedir dinheiro à equipa para o camp dele, isto é inadmissível, e até deveria envergonhar o UFC, já o seria com um lutador “normal” quanto mais com um campeão.

Já para não falar das questões de pressão evidente que o UFC faz nas assinaturas de contrato.

1 Curtiu

Essa história de pedir dinheiro emprestado para o camp dele parece-me rebuscada.

Eles não recebem o salário mínimo, e o Ngannou já deve ter uns bons milhões feitos na carreira dele.

O que devia haver e concordo era um fundo e pensão vitalícia para os que acabam a carreira depois de x combates pela UFC