Eu pude ver o UFC 113 em directo porque estava em NY, portanto, vi em PPV. Deixei passar os primeiros combates, tendo visto apenas os combates Daley vs Koscheck e Machida vs Shogun.
De uma forma resumida, tenho o seguinte a opinar:
Shogun vs Machida: Shogun, como é que universalmente reconhecido, foi o “verdadeiro” vencedor do primeiro encontro, tendo controlado sempre o combate. Em relação à parte 2, além do justo mérito a Shogun, que atacou deste o início, fiquei muito desapontado com a atitude de Lyoto. Procurei pela net, mas não encontrei opinião similar à minha em relação a esta questão. Denotei muita arrogância no Machida. Braços sempre em baixo e movimentos lentos. Ele subestimou o Shogun, lixou-se, porque levou umas boas lambadas.
Daley vs Koscheck: Os sucessivos takedows de Koscheck foram cruciais para a decisão final, mas penso que, caso ele não tivesse simulado aquele suposto toque no olho, Daley teria acabado com ele ali, pois a seguir à joelhada teria vindo mais uma ou duas joelhadas, e uns socos, acabando com ele. No fim, e compreendo o que ele fez, Daley estragou tudo. Dana White, afirmou o próprio, expulsou Daley, da UFC, para sempre. Será que cumpre? Tinha dito o mesmo em relação ao Tito, mas voltou atrás, e não comparemos o profissionalismo de Daley com o de Tito - nem a importância comercial de cada, com vantagem larga para o Huntington Beach Bad Boy.
Para concluir, tenho absoluta certeza de que haverá uma parte 3 do combate Machida vs Shogun. Nesse, tenho quase a certeza, Lyoto ganhará. Why? Lyoto, apesar de derrotado de forma brutal por Shogun, é uma máquina de MMA. Além de ser um lutador completo, uma espécie de GSP dos Light-Heavyweights, ataca muito, muito bem. Além da força, consegue aterrar sempre uns bons socos no seu adversário. Na minha opinião, subestimou de forma grave o Shogun, provavelmente por razões tácticas, tentando demonstrar controlo psicológico no combate, mas não cometerá o mesmo erro duas vezes. Agora é esperar pelo próximo PPV, que colocará dois clássicos rivais frente-a-frente, Rampage vs Rashad.
Ah, e uma palavra de apreço para o Dan Hardy, que recusou desistir no combate que o opôs a GSP. Simplesmente, vou citá-lo, “I don´t quit”. Isto é calibre, meus amigos!