Ora bem…o photoshop é o virtuoso total dos softwares gráficos, pois em todos os ramos da industria é utilizado, seja em Web, em Print , em Ilustração em Sfx, em Painting etc…
Foi concebido para manipulação e tratamento de imagem (pixeis) sendo depois constantemente melhorado e com cada vez maior suporte para diferentes tipos de formatos…
Também faz paginação se te quiseres dar a esse trabalho, ou seja faz tudo, mito embora existam ferramentas que em determinados campos foram feitas especialmente para isso…É o caso do InDesign , que veio substituir o Adobe Pagemaker…
São os chamados DPT (desktop Publishing) e também tens o Quark Express que com certeza já ouviste falar…
São os programas geralmente utilizados para a concepção de jornais, revistas, imprensa variada, pois a sua mais visivel caracteristica é a capacidade de gerir multi documentos e de importar diversos formatos diferentes para publicação.
Basicamente estamos a falar de 2 softwares distintos…Também fazes um comic-book ou um livro no Photoshop, simplesmente não tens ferramentas tão potentes como nos que acabei de referir.
O Indesign importa Psd nativos e gere muito melhor as saídas de cor que o photoshop, para alem disso o flaten de um Psd se for feito no Indesign é muito mais fiável que se for feito no photoshop…
Resumindo…O Indesign e um software para produção de Layouts especificos com a grande virtude de os gerir seja qual for a dimensão ou o tamanho da publicação, tendo ainda a capacidade de gerir as saidas de maneira semelhante ao Acrobat.
Comparando com o Quark…não sei mesmo…muito embora saiba que a ultima versão do Quark pelo que me dizem teve um upgrade fantástico.
Cheguei a utilizar bastante o Pagemaker, quanto ao Indesign actual, sinceramente estou algo distante das suas potencialidades, mas espero ter ajudado a diferenciar os dois packs…
E eu pergunto porquê? Comecei faz hoje 1 semana o meu Estágio numa Agência de Publicidade e Marketing e Photoshop/Indesign sao os programas mais usados pela minha Chefe. E ela ficou :o por eu saber mexer em PS sem ter sequer tirado um curso qualquer eheh Selflearn parece que está na Moda disse eu :mrgreen: .
Depois veio foi Indesign e comecei a trabalhar nisso e fiz lá um Flyer para a Agência. Se fosse por mim teria feito em Photoshop, mas ela quis em Indesign e depois disse-me que Photoshop é para Editar fotos, Imagens etc. e Indesign é que serve para o Design de Cartazes, books, etc.
Eis o meu pedido de esclarecimento ao meta :great:
lol…
aperture é o rival do lightroom…
é a versão lightroom para Mac…sinceramente não sei qual o melhor dos dois…é bom relembrar que a gestão de cor nos macs é bastante superior em termos de color profiles e calibração…mas…mas … o Lightroom assenta o seu esquema com base no cameraraw e photoshop…trata-se de 2 softwares semelhantes utilizados para tratamento de imagem , essencialmente para fotógrafos , achaste o look bastante melhor…?
Claro que sim, o desenho destas plataformas é muito mais apelativo, mas tb não têm as capacidades do photoshop, nem pensar…
São especificos para determinados fins…
Quanto aos flyers, e afins deves de facto fazer em programas tipo Indesign ou vectoriais…todos os logos devem ser vectoriais…o photoshop abre eps e ai mas rasteriza…e um logo deve ter a possiblidade de ser redimnsionável sem perder qualidade na print…por isso se usam mais o corel, o illustrator ,o freehand par esse tipo de trabalhos…o indesign gere os vectores como tal e as fontes não precisam ser rasterizadas…ao contário do photoshop…
Instalei o Photoshop Elements para trabalhar umas fotos que tinha por aqui (apenas coisas básicas) e fiquei muito impressionado… sobretudo com o “Auto-Levels” que é do melhor que já vi e consegue recuperar até aquelas fotografias todas descoloradas que parecem do milénio passado. :great:
o perigo dos auto, é que vêm com defaults bem conseguidos mas que nem sempre resolvem os problemas…no photoshop o auto levels tira 5 niveis da escala de pretos e brancos para dentro…é um processo automatizado…nem sempre resulta…para iso existem as
3 pipetas…para teres o white point, o black point e os meios tons…
saber ler um histograma é importante…vê este link…vai ajudar bastante… http://www.cambridgeincolour.com/tutoriais/histogramas1.htm http://www.cambridgeincolour.com/tutoriais/histogramas2.htm
Epá… eu não tenho muita autoridade para falar porque tenho andado calado sem participar este tempo todo, mas não seria melhor pores uma descrição do que vamos encontrar nesses linques todos? É que eu não tenho vontade de clicar nenhuma, nem sei o que vou lá encontrar nem se me vai ser útil/agradar.