Bem pessoal, vamos lá descobrir por aqui quem trabalha com photoshop para além do Gabriel Alves e do Luisito (presumo eu). Este tópico é para troca de Ideias, discussao sobre o actual PS CS3, o antigo e tudo que está relacionado com Design.
Talvez consigamos por este meio aprender a trabalhar, alias agora falo por mim, com o Photoshop. ;D
Sorry, só me entendo com o Fireworks, nunca me consegui conciliar com o sistema de layers do Photoshop :inde: e só pontualmente o uso. Aliás, podem confirmar pelos vossos olhos, já que quase todos os elementos gráficos deste fórum foram desenhados em Fireworks (o exemplo mais recente säo as barras de Admin, Mod, SuperMod, etc).
O problema do Fireworks, que uso para algumas tarefas, é a sua limitação ao nível de filtros, texturização, capacidade de compressão de ficheiros, entre outras.
O novo PS CS3 tem um painel de compressão “Save for Web & Devices” excelente, que nos permite comparar o peso e a qualidade da imagem nos vários formatos antes de exportar. Muito útil para quem trabalha imagens para colocar online, onde o peso é importantíssimo.
Até no simples redimensionamento de uma imagem (free-transform) a superioridade do Photoshop é notória, perdendo muito pouca qualidade em resoluções diferentes, o que noutros programas seria um problema.
… Brincadeiras como a minha assinatura e o meu avatar, seriam impossíveis de ser feitas no Fireworks, mas também não é a isso que ele se destina.
O Fireworks também tem isto e perante um Export Preview dá pra meter ‘n’ formatos e ver lado a lado as diferencas visuais pela diferenca de compressäo e número de cores, softness, dither, etc dentro do mesmo tipo de ficheiro ou de diferentes tipos.
Mas eu bem sei que o Photoshop é melhor… só que näo consigo trabalhar com os layers com a mesma facilidade, näo sei porquê :inde:
(e já agora, obrigado pelo feedback sobre as barras … és o primeiro)
Nope, se eu pegar numa imagem de Fireworks em PNG acabo por poder mexer nos layers, sobrepô-los, fazer interseccöes, meter-lhe color fills, meter-lhes transparência, gradientes, vectores, criar masks, etc e tal… no PhotoShop, primeiro que eu descubra como é que consigo cada coisa dessas demoro pelo menos 1 hora… nada feito, a sério, já experimentei “n” vezes.
Isso fazes naquela combo box na parte de cima da janela, onde diz “Normal”. Além de que o Photoshop também trabalha com PNG’s.
Compreendo que prefiras trabalhar no Fireworks por uma questão de hábito, mas estás só a ser comodista uma vez que mexes nisto nos teus tempos lúdicos e por isso não existem outros factores que te obriguem a fidelizares-te com o Fireworks.
O Photoshop faz tudo isso e muito mais, produzindo resultados melhores.
Mas deixa estar que eu cá em casa também travo esta luta com a minha namorada, que prefere o Fireworks. :wall:
Usei o Photoshop so para fazer signatures para usar nos foruns
Nunca quis explorar outros horizontes, estive mesmo para comprar uma Wacom para experimentar a pintura digital mas acabei por desistir da ideia : Um dia posto umas das minhas cenas para verem (se as encontrar) :lol:
Sem querer entrar nessa de Pirataria pessoal eu gostava de adquirir o Photoshop CS3. Eu já tentei por torrent mas veio cheio de Trojans (que consegui eliminar) e fiquei um bocado lixado. Como nao vivo em Portugal nao consigo sacar no BTnext.