Durante anos defendi que o segredo do sucesso de qualquer clube desportivo é a qualidade com que este faz a sua gestão desportiva. Tudo o resto acaba por ser secundário perante esta vertente dado o seu tremendo impacto desportivo e financeiro.
Também durante anos a gestão desportiva do SCP foi criticada ficando até a sensação de que mais valia entregá-la a alguns foristas, mesmo não tendo estes acesso à quantidade de informação que, supostamente, a equipa de scouting e o conjunto de decisores do SCP tem.
Crio este tópico para medir se isso é verdade!
Agora é que vamos ver!!!
Põe-te no lugar do diretor desportivo do SCP!
Este tópico é um jogo, é um desafio a cada forista deste fórum de se por nesse lugar e poder aprovar, abster-se ou reprovar cada contratação que o SCP fizer.
E vamos tentar manter-nos, dentro do possível, dentro da realidade.
Ninguém vai propor contratações que até podiam resultar mas que não vamos poder testar no SCP na realidade.
Só vou aceitar aprovações ou rejeições de contratações confirmadas pelo SCP desde a oficialização da contratação até ao final do último dia a contar uma semana a partir dessa oficialização. Isto porque obviamente o que, na verdade, tem valor, é apostar quando a contratação é feita sem ter informação do que o jogador faz no clube.
Assim, durante essa 1ªsemana cada forista poderá rejeitar ou aprovar cada contratação.
No final de uma semana a partir da oficialização da contratação já não vou aceitar mudanças de opinião (certamente baseadas em nova informação).
Vamos ver se é verdade que temos grandes diretores desportivos no fórum SCP, se calhar até melhores do que quem lá está.
Atenção que tenho a consciência de que este exercício, apesar de muito interessante e revelador, será sempre limitado e condicionado pois depende das contratações que o SCP fizer e depois da sua capacidade de os transacionar com competência.
A avaliação final de cada contratação só será feita quando o jogador sair do SCP.
Ainda assim, os investimentos serão logo averbados aquando da aprovação da compra.
Avaliaremos 2 vertentes:
- Financeira:
O resultado financeiro do jogador no final da sua presença no SCP será a diferença entre o valor de venda (e comissões conhecidas) e os valores de compra e salários.
Vou contabilizar a cada forista os créditos e os débitos de cada decisão de contratar ou não contratar.
Para quantificar se a contratação é positiva ou negativa, aqui na parte financeira vou atribuir 10 pontos de base aos quais acresce ou decresce 2 pontos por cada 10ME (positivos ou negativos).
Por exemplo, se um jogador for comprado por 20ME, vendido por 80ME e tiver tido um custo salarial de 15ME, terá um resultado de 45ME. Isto significa que aos 10 pontos de base se somam 9 pontos. Neste caso, a contratação, do ponto de vista financeiro, rebentou com a escala tendo uma pontuação final de 19 pontos.
- Desportiva:
Esta avaliação é mais subjetiva e vai ser uma simples votação aqui no fórum.
Sempre que um jogador sair do clube, vou abrir votação durante 2 semanas numa escala de 1 a 20.
Se houver mais de 10 votantes, a média será a avaliação desportiva da passagem do jogador pelo SCP.
Se houver menos de 10 votantes, não considero que a avaliação seja fidedigna porque tem poucos votantes. Bastando 2 ou 3 brincalhões para dar cabo do realismo da média, nesse caso, só contaria a minha avaliação.
Cálculo da Avaliação Final:
O cálculo da avaliação final será sempre um exercício subjetivo dada a abordagem que acabo de explicar por pontos que pressupõe uma ponderação subjetiva entre a importância da vertente desportiva e financeira numa contratação.
Farei a média entre a vertente financeira e a vertente desportiva.
Por exemplo, voltando ao caso que exemplifiquei, um jogador com uma avaliação financeira de 19 pontos se tiver uma média de avaliação desportiva de 17 pontos, terá uma média final de 18 pontos bem acima dos 10 pontos a partir da qual a contratação será considerada positiva.
Vou apresentar resultados dos foristas e do SCP (ou seja vou comparar a vossa performance com a do SCP – veremos quem é competente e quem não é competente) nas seguintes métricas:
- Taxa de acerto de contratações (uma das coisas mais importantes da vida de um clube):
Contratação com pontuação final igual ou superior a 10 pontos, é 1 acerto.
Abaixo, é uma contratação falhada. - Custos das contratações (compras):
Valor total das compras correspondentes às contratações aprovadas por cada forista. - Custos das contratações (salários):
Valor total dos salários correspondentes às contratações aprovadas por cada forista (pode não ser fácil saber este valor). - Valor total das vendas das contratações aprovadas por cada forista (se o jogador fizer carreira no SCP, este valor é zero).
- Resultado financeiro de cada forista (outra das coisas mais importantes da vida de um clube):
Cálculo do resultado financeiro global de cada forista correspondente a todas as suas contratações. - Média de avaliação desportiva das contratações do forista:
Esta métrica dará indicação da qualidade média das contratações de cada forista.
É uma métrica muito interessante. - Resultado financeiro médio por contratação feita pelo forista:
Esta métrica dará indicação de quanto dinheiro, em média, perde ou ganha o forista por contratação.
Estas últimas 2 métricas serão, na verdade, dos indicadores mais valiosos e mais interessantes para mim pois darão uma forte indicação da qualidade com que esse forista faz gestão desportiva.
Se houver algum forista a destacar-se nestas métricas (e tiver uma taxa elevada de participação – dados representativos) e estas forem muito superiores às do próprio SCP, facilmente eu lhe entregaria a gestão desportiva do clube.
O artista que conseguir isto seria uma autêntica galinha dos ovos de ouro.
E isto é uma coisa muito séria!
Como participar?
Muitos simples!
Para aprovar uma contratação:
Nos 7 dias após a oficialização da contratação pelo SCP, criar um post a dizer:
“Aprovo a contratação do jogador X.”
A participação será contabilizada.
O jogador fará parte de carteira de jogadores do forista.
Ser-lhe-ão averbados os custos do jogador.
Quando for vendido, ser-lhe-ão averbadas as receitas.
Para rejeitar uma contratação:
Nos 7 dias após a oficialização da contratação pelo SCP, criar um post a dizer:
“Rejeito a contratação do jogador X.”
Participação será contabilizada.
Nada será contabilizado nem na compra e nem na venda do jogador.
Para se abster:
Não é preciso fazer nada.
Nada será contabilizado nem na compra e nem na venda do jogador.
Não será contabilizada participação.
Nota importante:
Quantas mais participações um forista tiver, mais credíveis são os seus resultados.
Nota final:
Evitemos muito diálogo off-topic neste tópico.
Este tópico não é tanto para justificar respostas (embora o possam fazer), não é para impor condições (a contratação é nas condições financeiras que o SCP conseguir e ponto final) e não é para fazer grande conjeturas.
Este tópico é para votar (aprovando ou rejeitando), é para apresentar resultados e é para aprender com eles.
O resultado que cada forista obtiver vai corresponder exatamente ao que aconteceria se o SCP tivesse que pedir a esse forista autorização para fazer cada contratação.
Quem será o melhor diretor desportivo deste fórum?
E será ele melhor gestor do que o diretor desportivo do próprio SCP?
É isso que vamos ver a partir de agora!
PS:
Só vão contar contratações para a equipa principal.