Delírio Coletivo Offtopic

Eu voltei do UK em 2020, depois de 15 anos fora…vim mm no inicio da Covid. E deixei de fumar aí.
E nem bebo álcool mais, mas em Londres andava de bicicleta todos os dias, era o meu transporte… aqui, nem todos os meses…loles.
A comida tb fez uma diferença gigante. É fácil ser magrinho a viver lá fora… aqui, nem por isso.

Ainda assim, em 4 anos ganhei 11kgs!!! :woozy_face:
O meu peso normal dos últimos ±20 anos é 80 - 85kgs.

Vai ter de voltar ao normal. Ou sim ou sim.
Se o picanhas conseguiu, eu conseguirei.

4 Curtiram

Meh… olha que aqui numa tasca tens sempre pratos de peixe. Na alemanha comes batatas e panados dia sim dia não, nem tens grandes opções… Tens é de saber escolher e não ir sempre para o bitoque/ carne de porco à portuguesa/ cozido/ etc eheh (também me custa)

1 Curtiu

Numa cidade como londres, ou comes para subsistir (e eu fazia isso na boa, sem penúrias), ou para comeres uma alimentação dita “normal”, gastas o triplo nas compras que aqui em Portugal.
Nem tou a exagerar. Supermercados, estilo Tesco e Sainsburys, só vendem merdas processadas…é tudo horrível.
E o WAITROSE é caríssimo.
Tipo WHOLE FOODS - 1 maçã custa £5.

Eu fazia uma alimentação super normal (não como muita carne), mas era 1000xs mais activo (e fumava).

Em Portugal é tudo muito mais acessível, e por norma come-se MUITO melhor, em qualidade e isso atrai quantidade. Mas aqui sou super sedentário, comparando. Carro para todo o lado, etc…

2 Curtiram

Já estive no UK algumas vezes e sim, eles não sabem comer em casa. E eu estive sempre em casa de portugueses, pelo que os britânicos ainda devem ser pior.

Comer fora, até se consegue, com qualidade, apesar de ser bastante caro (comparativamente aos preços de cá e ao que ganhamos, nem é nada de outro Mundo). E eu gosto de ‘comida de pub’, que é o que há mais por lá. Uma das melhores Espetadas à Madeirense que comi na vida foi em… Cardiff! Mas em casa, não têm grandes hábitos…

A ideia que tenho é que são pessoas muito práticas e a quem não faz muito sentido passar muito tempo a cozinhar. Então acabam a comer massa cozida com qualquer coisa, arroz cozido com qualquer coisa, salada de qualquer coisa, sandes de qualquer coisa… Quase sempre com aqueles molhos manhosos que já vêm preparados em frascos, e é só misturar com esse qualquer coisa…

Não é necessariamente mau até porque eu, desde que perdi ‘metade de mim’, sou um bom garfo, e como qualquer coisa. Mas, quem está habituado às comidinhas de cá…

Aliás, esses meus amigos que vivem lá, quando vêm cá, até tenho vergonha de ir com eles a restaurantes. É do género, eu peço um bife qualquer, e eles pedem duas doses de Leitão à Bairrada…

Fiz uma vez uma churrascada lá em casa para amigos que vivem fora, entre eles malta que está no UK, com tudo a que tínhamos direito. Bifes de vaca e de porco, entremeada, entrecosto, picanha, salsishas, enchidos, arroz de feijão, saladas, entradas, sobremesas, vinho e cerveja com força… Eu a pensar que iria sobrar comida para um exército, e só sobrou alguma coisa porque tiveram vergonha de comer mais…

Diziam eles que, quando voltassem, iriam estar um ano sem comidinha caseira, a ‘saber a Portugal’…

1 Curtiu

É isso mesmo.
Durante a semana, em Inglaterra, as pessoas não almoçam, como se faz cá. Sentadinho na mesa, garfo e faca, etc… toda a gente vai ao EAT ou PRET e compra uma sandes e um sumo.

Comida quente só costuma ser o jantar.
É outro ritmo, tudo muito mais acelerado… e isso faz uma diferença gritante.
Quando voltei, os primeiros 2 anos foi uma desorientação a todos os níveis.
Re-aprender a viver aqui, a comer aqui, a funcionar como se funciona aqui…

1 Curtiu

Do paralelo 30 para cima e do meridiano 60 para leste não se come nada de jeito!

Nem sei como é que há tanta gente a almoçar no IKEA de Alfragide… fdx!!!

Estar em Portugal e ir comer almondegas com doce de arando ao Ikea é merecedor de levar com uma chouriça de Estremoz nas ventas!!

14 Curtiram

Mal empregada chouriça

Ela não se desmancha, a seguir das-lhe uns cortes e metes num lampião com vinho de pacote e acendes um fosforo:

4 Curtiram

Só lá vão porque aquilo custa 20 cêntimos por um prato

Como já disse aqui, os meus pais têm amigos suecos.

Quando vinham a Portugal (já estão velhotes), batiam-se com pratadas de carne à jardineira, bacalhau assado na brasa, bacalhau assado no forno, bacalhau à Brás e à Gomes de Sá (diziam que comiam bacalhau na Suécia, mas que a forma como a minha mãe o cozinhava parecia que era um peixe totalmente diferente).

E ficavam passados com cozido à portuguesa.

Fosse no verão, fosse no inverno, a primeira vez que iam lá a casa era o que pediam sempre - cozido à portuguesa.

Se tudo correr bem, tenho viagem para a Noruega no início do ano para lá passar uns dias com a família. Pessoal que conheça a realidade gastronómica local, o que aconselha? Já li que se come muito salmão…

1 Curtiu

Eu também vivo no UK, fico sempre curioso como é voltar para Portugal… tenho sérias dúvidas se conseguiria readaptar à realidade portuguesa.

Como é que foi para ti? O que é que te custou mais?

4 anos depois, still hard(er)

(Depende muito da experiencia e personalidade de cada um… mas é fodido.
Tenho outros amigos que estiveram fora, e voltaram…e não deu. Tiveram de bazar de novo.

Portugal (pode ser) é muito lixado, para quem esteve muito tempo fora então… tramado.
Eu saí com 24, regressei aos 40. Mas regressei porque estava fora há bastante tempo, e já não me sentia bem em Londres…está uma merda a cidade, e no pós-brexit, os atractivos são míseros.)

(SORRY for off-topic)

2 Curtiram

Os gajos lá para cima comem o bacalhau fresco. Estão mais perto da zona de captura e como tal para eles nunca fez sentido conservar o bacalhau em sal.

Para nós portugueses, que íamos todos os anos em campanha para o mar do norte ao largo da Terra Nova ou Islândia nos grandes bacalhoeiros como o Santa Maria Manuela, o Creoula, Argus e o Gazela (a famosa Frota Branca Portuguesa) pescar bacalhau, a única maneira de podermos consumir o peixe era conservando-o em sal. Daí o nosso bacalhau salgado que, diz a maioria, tem um sabor único no mundo muito diferente do peixe fresco (que de facto não tem grande sabor).

Acho que é por isso que os estrangeiros ficam malucos com o nosso bacalhau.

Uma nota para esses grandes homens do mar que eram os pescadores e tripulações da Frota Branca Portuguesa. Verdadeiros heróis anónimos que passavam o inferno para meter comida na mesa das famílias. Muitos nunca voltavam… a pesca do bacalhau era terrível e extremamente perigosa. Aliás, a navegação em mar aberto e com condições meteorológicas adversas não é para todos, quanto mais pensamos no que essa gente passava mais admiração temos de sentir.

Passamos a vida a honrar e a florear feitos de ídolos com pés de barro, quando temos é de honrar a vida e morte desta gente. Homens trabalhadores e humildes com bolas de aço.

Desculpem o offtopic.

19 Curtiram

Bastante on-topic.

O Harder tem cara de ter 2 melões de titânio.

2 Curtiram

Mas isso deles comerem bacalhau fresco mudou muito nos últimos 10/15 anos. Sobretudo na Noruega…onde varias empresas portuguesas estão implementadas la (como por exemplo a Ribeiralves). Durante mais de 40 anos o meu pai esteve ligado a essa área de negocio. Inclusive foi das primeiras empresas tugas a ter uma “filial” na transformação e secagem de bacalhau n Noruega (que por acaso foi comprada pela Ribeiralves a 8 anos atrás quando ele vendeu toda a operação e reformou se). E eles, muito por nossa culpa começaram a usar o bacalhau salgado na confeção de alguns pratos (sobretudo no Norte da Noruega!

Fim de off topic

8 Curtiram

Nos final dos anos 60, era eu um puto de calções que ainda não sabia ler, dava um programa na RTP, salvo erro chamado “Segredos do Mar”, realizado por um senhor chamado Hélder Mendes.

Lembro-me de programas sobre a pesca do bacalhau, com os nossos bravos pescadores nos Dóris, uns barquinhos individuais, onde enfrentavam o frio, o nevoeiro, a intempérie para ganharem um magro sustento para as suas famílias.

Para um puto com os seus 4/5 anos, comoveu-me muito, lembro-me de ir ter com a minha mãe à cozinha a chorar e a pedir para lhes levar camisolas quentinhas.

Perdão por continuar o off topic.

4 Curtiram

Tudo isto é on-topic.

O Harder ainda nem tocou na xixa e a maltinha precisa de encher chouriças…

…a menos que alguém tenha selos do Continente para a troca (?)

11 Curtiram

Nunca concordei tanto com nada ahahahah

3 Curtiram

Epa isso varia sempre um pouco, eu tenho 1,81 e peso 98/99kg não sou bombado até porque não faço ginásio aos anos e não sou gordo, sempre fui pesado. :rofl:

1 Curtiu

És fofinho :joy::joy::joy:. Não te preocupes que eu sou pior :pensive::sob: