Defesas Centrais em Portugal

Levantamento dos centrais titulares e seu principal suplente em cada equipa da 1ª Liga:

(a [glow=greenyellow,2,300]verde[/glow] os seleccionáveis)

Sporting:
Maurício - Brasil
Sarr - França/Senegal
Rabia - Egipto

Académica
[glow=greenyellow,2,300]Aníbal Capela[/glow]
Ricardo Nascimento - Brasil
[glow=greenyellow,2,300]João Real[/glow]

Arouca
[glow=greenyellow,2,300]Miguel Oliveira[/glow]
Diego Galo - Brasil

Belenenses
[glow=greenyellow,2,300]Palmeira
João Meira
Gonçalo Brandão[/glow]

Benfica
Luisão - Brasil
Jardel - Brasil
César - Brasil

Boavista
Lucas Rocha - Brasil
Philipe Sampaio - Brasil

Braga
[glow=greenyellow,2,300]André Pinto[/glow]
Aderlan Santos - Brasil
Sasso - França

Estoril
[glow=greenyellow,2,300]Yohan Tavares
Rúben Fernandes
Bruno Miguel[/glow]

Gil Vicente
Yamissi - Rep.Centro-Africana/França
Pecks - Cabo Verde/Portugal

Marítimo
Bauer - Alemanha
Gege - Cabo Verde

Moreirense
Danielson - Brasil
Marcelo Oliveira - Brasil

Nacional
[glow=greenyellow,2,300]Miguel Rodrigues
Rui Correia[/glow]

Paços de Ferreira
[glow=greenyellow,2,300]Ricardo Ferreira[/glow]
Ricardo - Cabo Verde

Penafiel
[glow=greenyellow,2,300]Pedro Ribeiro
João Pedro[/glow]

Porto
Indi - Holanda/Guiné
Maicon - Brasil
Marcano - Espanha

Rio Ave
Prince - França/C.Marfim
Marcelo - Brasil
[glow=greenyellow,2,300]André Vilas Boas
Roderick Miranda[/glow]

Vitória FC (Setúbal)
[glow=greenyellow,2,300]Venâncio
Miguel Lourenço[/glow]

Vitória SC (Guimarães)
João Afonso
Rodrigo Defendi - Brasil

[hr]

Portugueses no Estrangeiro

Al-Sailiya
[glow=greenyellow,2,300]Ricardo Costa[/glow]

Southampton
[glow=greenyellow,2,300]José Fonte[/glow]

Zenit
[glow=greenyellow,2,300]Neto[/glow]

Naturalizados ou de origem estrangeira

Fenerbahçe
[glow=greenyellow,2,300]Bruno Alves[/glow]

Real Madird
[glow=greenyellow,2,300]Pepe[/glow]

E assim se constrói uma geração da zaga portuguesa.

Principais clubes = 100% estrangeiro
Outros = 50% estrangeiro

Yohan Tavares - Génova creio

Não foi,faltaram as garantias bancárias.

Benito Central ? :naughty: :naughty:

SL

Não sei muito deles… lol,

Quem é o 3º central em Carnide?

César brazuca também.

;D

Cesar ou Lisandro Lopez

SL

Corrigido! :lol:

Ficamos na mesma, só estrangeiros! :wall:

No Belem falta-te o Gonçalo Brandao que pelo que se diz até vai ser titular em Alvalade

SL

Bruno Alves - Fenerbahce Istanbul
Neto - Zenit

Adicionados.

No Rio Ave não sei quem é joga mais, se Roderick Miranda ou André Vilas Boas.

Depois também entramos no campo da obscuridade, gajos que nunca se sabe se são ou seriam realmente bons em algum tempo.

De qualquer modo, os principais são quase todos estrangeiros. Já não formamos grandes centrais há décadas:

Venâncio
Rodolfo
Veloso Sr.
Fernando Couto
Ricardo Carvalho

Tobias e Oliveira são o futuro. :mrgreen: :twisted:

O Tiago Ilori está emprestado ao Bordeaux

Acho que cabe na categoria
Naturalizados ou de origem estrangeira

(se calhar ainda acaba na selecção inglesa)

Eu bem queria que tivéssemos comprado o Yohan… Já não contávamos para a estatística, com ele e o Paulo. :lol:

Agora a sério, para a selecção acho que temos bons valores - entre o Yohan, o Paulo Oliveira, o Miguel Rodrigues, o Vezo, o Tobias e o Ilori dois ou três vão dar projectos muito simpáticos de jogador! Cabe é ao Bento apostar neles! Melhor figura que o Ricardo Costa e o Bruno Alves faziam! E com mais vontade!

É criminoso o Fonte nunca ter sido convocado…

A jogar em Portugal, verdadeiramente bom, só o Yohan. Com potencial para crescer existem pelo menos: Aníbal Capela, Miguel Rodrigues e (talvez) Ricardo Ferreira.

Fora, falta pelo menos o Ilori. Para mim, a par do Neto e do Pepe, o melhor no actual momento. Ainda lá fora, Fonte e Ricardo Costa não têm qualidade para a Selecção. E o Vezo também ainda não a tem: precisa de crescer… estaria bem nos Sub-21.

PS - Pergunto-me se mais de metade das pessoas que pedem o Fonte o vêm realmente jogar… é um jogador com qualidade para meio da tabela de um Clube inglês, em boa forma. E mesmo assim demorou a chegar à Premier. Não é de todo melhor que um Carriço (jogador num clube aspirante a qualificar-se para as competições europeias no Campeonato Espanhol).

Para mim, actualmente, Pepe > Ilori > Neto > Yohan > Bruno Alves > Carriço > Ricardo Costa > Miguel Rodrigues > Vezo > Fonte

Qualquer coisa deste género. Enquanto o Ilori não assume a titularidade em França, acho que a dupla deve ser Pepe-Neto. Depois, para 4º central, escolhia o Yohan em vez do Bruno Alves (que está em queda livre e fez um Mundial terrível). Para mim, merece a oportunidade. Nem sei como o Estoril o manteve (ou melhor, sei, o Génova não teve garantias bancárias).

Miguel Rodrigues e Vezo estão bem na Selecção Sub-21.

Actualmente quer-se goste ou não se goste, o unico central de nível Mundial digamos assim (apesar de já não ir para novo, 31 anos) é o Pepe.

Todos os outros não lhe chegam aos calcanhares a nível de qualidade, isto falando de Bruno Alves, Ricardo Costa, Neto e afins…

O Neto desde o inicio da temporada com a contratação de Garay por parte do Zenit, não tem tido muitas oportunidades de jogar, depois parece-me que no ultimo ano e meio, não tem registado a evolução que se esperava dele, o ano passado esteve francamente mal nas ultimas jornadas do campeonato Russo, com erros muito comprometedores e bastante infantis para alguem que tem ia sua vasta experiencia…para alem do campeonato abaixo das expectativas, do que vi nas competições Europeias também nao foi particularmente feliz…

Ricardo Costa-Nem vale a pena falar…

Bruno Alves- Para alem dos 32 anos, e de estar cada vez mais conflituoso, tambem já nao é um central particularmente fiavel, no Fenerbahce é um lider dentro de campo, mas depois tem cada falha… ^-^

Assim e no actual momento: é Pepe+1

Quem devia acompanhá-lo no eixo defensivo ?

Na minha opinião, gostava muito que fosse o José Fonte, outra opção que não desdenhava para o XI titular seria o Ruben Vezo (titular no Valencia e que tem crescido a olhos vistos desde que foi para Espanha), o quarto central seria o Yohan Tavares (apesar de me parecer impossível, afinal o JM não controla os canarinhos)…

Infelizmente, tivemos hipotese de “recrutar” um grande central, mas a estrututa federativa anda a dormir na parada…esse central era o Marquinhos, com ele tinhamos um central de nivel mundial para muitos anos, mas enfim é a Federação que temos… incrivel como nunca conseguem fazer nada de jeito…

Completamente.

Prefere-se convocar 1 central que já basicamente está a preparar a reforma ao ir para o Qatar e que nunca foi um central de primeira linha… ::slight_smile: ::slight_smile:

Alguém que envie este tópico para a FPF. É que nós até já estamos a fazer o trabalho do Paulo Bento.