São jogadores já com bastante experiência e muita qualidade.
Depois temos vários miudos com muito potencial que devem ir sendo lançados aos poucos para quando a altura chegar estarem ao nivel que se deseja (jogar nos seu clubes também será fundamental):
Ilori
Vezo
Paulo Oliveira
Tobias Figueiredo
Miguel Rodrigues
Venâncio
Miguel Lourenço
Assim temos dois titulares de nivel excelente e como alternativas miudos com muito potencial. Cabe aos clubes e á propria selecção transformar esse potencial e conseguir que esses miudos sejam certezas no médio prazo.
A mim parece-me mais que óbvio que as duas melhores alternativas para a posição (Pepe + Neto) terão que ir jogando, devendo o seleccionador optar por ir convocando os dois centrais jovens que mais vão jogando pelos seus clubes, de modo a preparar a sucessão, de modo a que consigam ganhar rotinas com os dois colegas titulares para se for preciso assumirem a posição, de modo a que sejam incorporados no grupo. Quando muito, admitia que fosse só um jovem convocado e o terceiro elemento fosse o José Fonte ou alguém da mesma valia, para assegurar alguém com mais experiência. Eu concordo com o Ehrmantraut, não acho que o Fonte seja nada por aí além, mas dentro da mediocridade que temos visto, ao menos que vá lá alguém com vontade de fazer o lugar, de preferência alguém que não esteja na pré-reforma nas Arábias ou que seja um poste com dois olhos como o Alves.
Isto a mim parece-me óbvio. Mas como o nosso seleccionador nacional anda a brincar às convocatórias… :inde:
O problema é que os responsáveis da equipa da FPF não sabem o que é o planeamento.
Neste momento temos Pepe, Bruno Alves e Neto como principais figuras nesta posição. O ano passado o Rolando jogou a época toda no Inter e não foi convocado.
Para esta qualificação poderíamos estar a usar o Pepe e o Bruno Alves e a ter o Neto/Rolando a lutarem por suceder ao Bruno Alves nos próximos tempos.
O Rolando neste momento está numa situação complicada, mas provavelmente se tivesse sido chamado para o Mundial já teria encontrado clube para jogar nem que fosse por empréstimo, para não perder o comboio na equipa nacional.
Há que perceber que há um fosso de experiência muito grande entre estes 4 jogadores para os miúdos que estão a aparecer.
Todos os miúdos falados jogarão pouco nesta temporada. O Vezo começou a titular mas depois da contratação do Mustafi não vai calçar mais…
Tenho alguma expectativa em relação ao Illori que poderá conseguir um lugar no Bordeux e assim ficar com o caminho aberto para ser chamado.
O Rolando ser convocado era o equivalente do Nélson Oliveira ter sido, johnfrusciante. Não joga e não me parece que vá jogar - e não sei se o Porto não está apostado em acabar de vez com a carreira dele.
De resto percebo o que tu dizes, mas… Quero o Bruno Alves longe da selecção, o gajo enterra em todos os jogos!
Eu estava a falar numa eventual convocatória na ultima época para a preparação e para o Mundial. O que eu digo é que nunca foi hipótese na época passada (julgo que fez um amigável), quando o poderia ter sido. Se assim tivesse acontecido provavelmente teria encontrado um clube para esta época e poderia fazer parte das escolhas e ser uma boa solução. Como é obvio não concordaria com a sua chamada nesta fase.
O que não quer dizer que nos critérios de PB não fosse uma opção válida. O João Pereira que o diga… :whistle:
O Rolando podia assegurar alguma continuidade e experiência na equipa, muito mais do que por exemplo o perneta do Ricardo Costa.
Quanto ao Bruno Alves, de facto fez um Mundial miserável, mas é preciso ter memória e recordar que na qualificação esteve em grande nível.
Olha quem já quer voltar… Já não está lá o anticristo… :lol:
RICARDO CARVALHO ADMITE VOLTAR À SELEÇÃO
"Se quiserem, podem contar comigo"
Ricardo Carvalho volta a recordar o incidente que o levou ao afastamento da seleção portuguesa, insistindo que não se sentiu respeitado. O central, agora no Mónaco, não fecha completamente as portas a um regresso, embora reconheça que tal será muito complicado.
“Tive aquele problema com o selecionador, toda a gente sabe o que aconteceu. O Pepe não tinha treinado e entrou para a equipa, enquanto eu estava a dar tudo e senti-me excluído. Não me senti respeitado. Era o subcapitão da Seleção, sempre dei o máximo por Portugal e ali nem olharam para mim, nem ligaram. Sei que tive uma reação quente em abandonar o estágio de repente, mas mostrei-me sempre disponível para regressar. O Paulo Bento foi rígido, mas perdemos todos: perdeu o País, perdi eu muito porque gostaria muito de estar lá. Tive um percurso bonito na Seleção, joguei a final em 2004 (Europeu), a meia-final do Mundial em 2006, disputei o Mundial de 2010 e estarei sempre disponível”, declarou Ricardo Carvalho, numa entrevista ao “Globoesporte”.
Quanto a um eventual regresso, o defesa aponta para o bilhete de identidade. “Não é fácil para mim, a prioridade são os mais novos neste momento. No Europeu de 2016, vou estar com 38 anos. Vai ser difícil jogar. Mas eles sabem que, se quiserem, podem contar comigo. Enquanto jogar futebol, eu estarei sempre disponível para a Seleção”, sublinhou.
Os seus tempos áureos já foram. Idealmente, também ele já teria ido. Na prática? Com os centrais que temos disponíveis, é uma opção óbvia para os convocados (pelo menos).
Pepe, Carvalho, Neto e Ilori.
Com Yohan e Carriço de reserva (o lugar do Vezo é nos sub-21, por ora).
Depois depende do rendimento que tiverem nos Clubes.
Fazes-me aí uma compilação dos melhores centrais da 2ª Liga (especialmente das principais equipas B) ?
E também incluindo jogadores emprestados a equipas menores, s.f.f. :great:
Bem, se é para falar de estrangeiros nos grande se aposta nos centrais portugueses na liga, a discussão é semelhante a para outra posição qualquer. E muito se pode falar sobre isso, desde a formação, desde as posições para que se forma em Portugal, até às próprias regras que regem a nossa Liga, obrigatoriamente falando do modelo das competições.
Se é para falar de jogadores para centrais de seleção, por mim agora eram Pepe e Neto. Carvalho no banco, para eventualidades. Duvido que futuramente jogadores que vejo aqui, como Miguel Rodrigues ou Frederico Venâncio (infelizmente, por ter imenso respeito pelo pai, mas acho que o filho fica aquém), venham a ter o necessário para serem de selecção. A serem, ou muita evolução, ou muito desastre alheio. Até fiquei surpreendido com a evolução do Miguel Rodrigues, mas se calhar já é pedir demais. Não conheço o Miguel Lourenço, não sei se entra no mesmo saco.
Futuramente, claro que apostaria em dois dos que via como centrais do Sporting: Tobias e Ilori. Vezo e Paulo Oliveira também estão na lista. Existem depois alguns miúdos interessantes, mas ainda é cedo para ver o impacto que os seniores terão neles.
Atualmente ainda não tem valor suficiente para ser pré-convocado mas aos 23 anos tem muito potencial para evoluir muito. Voltei a vê-lo frente ao Estoril, na segunda-feira, e esteve em bom nível. Gostava que fosse aproveitado por um clube onde tivesse mais segurança para crescer.
Truman, acho que vai ser importante para ele fazer uma época inteira a titular na Académica. Quando acabar, porém, deve sair dali rapidamente. Ir para um Clube português com outros objectivos e com um bom treinador.
Concordo, tem um papel relativamente importante na Académica e pode ser importante para evoluir mas depois precisa de novos desafios porque, infelizmente, para o futebol aos 23 anos já não caminha para novo e perde o estatuto de “promessa”.