Defesa do Paulo Bento

Eu nem fui comentar o jogo, foi mau, muito mau para quem quer ser candidato a ganhar um título de campeão.

Só vim postar, para defender o Paulo Bento. Treinador que mtos escolhiam quando se começou a falar da substituição do Peseiro, e que agora nem meia temporada tem de margem de manobra. O mal já está feito desde o inicio da temporada e sem ovos ñ há omoletas, e sem adeptos (sim mtas vezes a culpa é dos adeptos) que saibam apoiar essa omoleta, pelos menos que ñ mudem de opinião como quem muda de roupa. São vários os exemplos, o Roca que era um gordo, lento como tudo, que tinha sido um bom negócio e que agora faz falta como tudo no nosso meio campo; o Rui Jorge que era lento, aquele lado esquerdo era um corredor, e a gora suspiram por ele quando vêem o Tello a jogar; o Beto que depois de andar a porrada com o custódio que devia sair que nunca mais devia ser capitão, agora já são contra a sua saída; etc…
Podem criticar a escolha de usar o Polga, mas quer queiram quer não ele continua a ser um activo da sad e não pode ser encostado sem mais nem menos (gostava de ver qual era o treinador que o ia tirar); a escolha do Custódio, mas quem é que o Paulo Bento vai por, além do Moutinho (que está a tapar outros buracos) não temos mais ninguém; onde estão jogadores para levar os jogo pelas alas? etc, etc…

Resumindo o Paulo Bento pegou numa equipa que ñ foi construída por ele, uma equipa que ñ tinha confiança, nem capacidade física, está a tentar mudar isso, sem dinheiro e sem uma Sad capaz de fazer qualquer coisa de jeito, o mínimo que podemos fazer é apoiar o treinador, que nos deu uma alegria o ano passado (campeão de juniores) e que sempre foi um grande profissional com a nossa camisola vestida.

Criticar critiquem os senhores gestores que andam sempre bem vestidos e que estão a encher os bolsos à custa do nosso clube (que é pior que um governo e todos os tachos que ele arranja), isso sim merece ser criticado, ñ é uma pessoa profissional que tenta remar contra a maré.

P.S. Mas isto é apenas a minha opinião.

Abraço

PB não precisa de defesa. É profissional e aceitou o desafio sabendo os obstáculos que tinha pela frente (tal como Peseiro no passado).

Não foi nunca o “meu” treinador, mas sei analisar o cenário o suficiente para saber que, excepção feita a alguns aspectos, está lá em transição, pelo que não valerá a pena pedir-lhe o que ele não pode mesmo oferecer.

Que vá trabalhando com profissionalismo e que venham as eleições para que se possam tomar as decisões necessárias ao futuro do Clube, que podem ou não passar pela permanencia de PB.

Assumo no entanto que não olho para ele como uma opção válida de futuro, mto menos neste momento pelo que passamos.

O PB faz o que pode, erra e acerta como os outros. Fazia-lhe bem ser adjunto de um treinador com creditos que lhe desse mais alguma experiencia e ensinamentos.

Bem ao ver aqui algumas coisas escritas, digam-me um nome óbvio e consensual para treinar o SPORTING actual e fazer melhor que o Paulo Bento com resultados práticos.

Porque ao ler o que estou a ler parece-me a mim que vindo alguém com muita estaleca, corriculo e consensual iria ter os resultados práticos que queriamos no Futebol … aguardo ansiosamente esse nome.

Caro Beto,

até posso perceber a tua posição mas o que não é necessa´rio aqui é a defesa de alguém . Infelizmente assistimos a muita defesa deste e daquele, conforme as preferências pessoais, mas o que muitas vezes não vejo, é a defesa do Sporting enquanto equipa (que deve ser servida pelos melhores e para o melhor).

Tens toda a razão qd dizes que há que criticar quem, no aspecto organizativo, deixou as coisas chegar a este ponto.Mas, não viste aqui críticas bem fundamentadas ao regabofe trazido pela direcção cessante e por este apêndice de prolongamento da anterior?
E os jogadores a que fazes referência, achas que todos os foristas deste espaço estão arrependidos por eles terem deixado o clube? Com excepção de um Rochemback imprórpio para a competição pela incúria da equipa técnica anterior, por qual dos jogadores que abandonaram o clube é que vês aqui serem carpidas mágoas?
Quem, entre outros casos, suspira por Rui Jorge? Quem ambiciona ter Tello a lateral? Não acho que encontres muitos.

O que se pretende e exige é que PB, com os ovos que tem, faça muito melhor. Primeiro, porque pode, e segundo porque a bitola exibicional da equipa que herdou era tão baixa que deveria tê-la subido. Não o conseguiu até agora e, por isso, muitos como eu que o apoiaram para treinador começam a por em xeque a sua qualidade como TREINADOR capaz de organizar um farrapo de equipa e dar-lhe alguma consistÊncia competitiva.
O que me tem exasaperado é que o Sporting é uma equipa errática, imprevisível, capaz de 10 minutos de esplendor seguidos de 50 ou 60 de futebol sem nexo nem qualidade. E é aqui que divergem muitos Sportinguistas. Para mim esses 10 minutos constituem a minha bitola de aferição. Para outros, serve uma pequena melhoria em relação ao que a equipa da última fase Peseiriana nos oferecia, o que nem sempre tem acontecido, diga-se de passagem.
Parece-me básico que se a equipa é capaz de ter 10 minutos de esplendor deve exigir-se que no próximo jogo consiga ter 15, e assim sucessivamente, numa lógica evolutiva e tendenta para a melhoria.

Ninguém quer crucificar PB, obviamente. Dou-lhe sempre o louvor de ter abdicado de uma posição de resguardo da sua imagem ao aceitar dar a cara num momento tão difícil como o que se apresentava na sucessão de Peseiro. Melhorou coisas, mas é possível fazer melhor. Exigimos ter melhor. O SPorting do jogo de Vizela, da 1ª parte de Braga, da derrota com o Amadora, e sobretudo o da 2ª parte de ontem, é inadmissível e impróprio dos pergaminhos do clube.

Just my 10 cents, anyway!!!

Eu nem fui comentar o jogo, foi mau, muito mau para quem quer ser candidato a ganhar um título de campeão.

Só vim postar, para defender o Paulo Bento. Treinador que mtos escolhiam quando se começou a falar da substituição do Peseiro, e que agora nem meia temporada tem de margem de manobra. O mal já está feito desde o inicio da temporada e sem ovos ñ há omoletas, e sem adeptos (sim mtas vezes a culpa é dos adeptos) que saibam apoiar essa omoleta, pelos menos que ñ mudem de opinião como quem muda de roupa. São vários os exemplos, o Roca que era um gordo, lento como tudo, que tinha sido um bom negócio e que agora faz falta como tudo no nosso meio campo; o Rui Jorge que era lento, aquele lado esquerdo era um corredor, e a gora suspiram por ele quando vêem o Tello a jogar; o Beto que depois de andar a porrada com o custódio que devia sair que nunca mais devia ser capitão, agora já são contra a sua saída; etc…
Podem criticar a escolha de usar o Polga, mas quer queiram quer não ele continua a ser um activo da sad e não pode ser encostado sem mais nem menos (gostava de ver qual era o treinador que o ia tirar); a escolha do Custódio, mas quem é que o Paulo Bento vai por, além do Moutinho (que está a tapar outros buracos) não temos mais ninguém; onde estão jogadores para levar os jogo pelas alas? etc, etc…

Resumindo o Paulo Bento pegou numa equipa que ñ foi construída por ele, uma equipa que ñ tinha confiança, nem capacidade física, está a tentar mudar isso, sem dinheiro e sem uma Sad capaz de fazer qualquer coisa de jeito, o mínimo que podemos fazer é apoiar o treinador, que nos deu uma alegria o ano passado (campeão de juniores) e que sempre foi um grande profissional com a nossa camisola vestida.

Criticar critiquem os senhores gestores que andam sempre bem vestidos e que estão a encher os bolsos à custa do nosso clube (que é pior que um governo e todos os tachos que ele arranja), isso sim merece ser criticado, ñ é uma pessoa profissional que tenta remar contra a maré.

P.S. Mas isto é apenas a minha opinião.

Abraço

[i]O mais “arrepiante” na situação que descreves, e bem, é que se os patrões que empregam os foristas que aqui postam, tivessem um décimo dos critérios aqui debatidos, NINGUEM TERIA TRABALHO. Um jogador de futebol, por muito que seja pago a preço de ouro ( e ai é que está o mal), não deixa de ser uma pessoa como as outras, com dias bons e outros maus, com dores de cabeça e problemas como todos aqui, só que eles são julgados em 90 minutos…

Quizeram a cabeça do Peseiro…tiveram-na, o resultado está a vista.
Quizeram a cabeça do Dias “sénil” da Cunha…tiveram-na, agora choram quando se fala de mudanças radicais.
Quizeram…quizeram…quizeram…e não obteram resulatdos nenhums. Segundo os vossos próprios critérios, e meus tambén em alguns casos, deveriamos todos passar a caixa.[/i]

O lema deveria ser: Com dirigentes mediocres, jogadores mediocres e ADEPTOS IMPACIENTES…não se vai a lado nenhum!

só que eles são julgados em 90 minutos...

Ou eu não entendi, ou estás muito confuso.

Qual o jogador, actual ou passado, que foi avaliado em 90 min? Dá-me só um nome, basta isso.

A parte final do teu post não comento. Eu quis tudo o que tu afirmas, mas as minhas soluções não seriam as que foram adoptadas, pelo que… :roll:

Mas devo dizer que gostei e de que maneira dessa dos adeptos impacientes… o que me ri!!! :lol: :lol: :shock:

Pois quis a cabeça do Peseiro, não foi ele que desmontou uma equipa que até jogava alguma coisa…
Dias da Cunha até podia ter razão em muitas coisas, mas era demasiado incoenrente.

O Sporting estará sempre em primeiro lugar, o futebol demonstrao deve ser apenas uma parcela de tudo o que se passa, nós não devemos sequer sonhar como deve ser estar la todos os dias.

Se somos imapncientes é porque estamos fartos de promessas e projectos que não nos levaram a nada.

Impaciência? :lol: :lol: :lol:

Contestar um treinador e uma direcção comprovadamente incompetentes, incompetência insofismável e factual, é sinónimo de impaciência?

As medidas adoptadas só pecaram por preterição e por serem tardias… não pela precipitação derivada da impaciência dos adeptos (esses cuja opinião até é sempre levada em conta pelos nossos dirigentes… :roll:).

Nem 8 nem 80.

O “8”:
Alguns sportinguistas obviamente perseguem o Paulo Bento por serem “peseiristas”, também aconteceu com os “bolonistas”. Estamos a falar de um espécimen estranhíssimo que, à falta de clube decente para os prender, se perdem em invidualismos e personalizações, ganhando afecto estranho às mais ridículas criaturas das muitas que marcam o passado recente de anedota do Sporting CP. É assim que surgem os “agora a culpa tb é do Boloni / Santos / Peseiro / Barbosa / Dias da Cunha / etc,etc” é só substituir o nome pois o tipo de raciocínio está lá: à falta de clube que lhes dê orgulho enterram a cabeça na areia procurando nas personalidades a salvação das suas frustrações.

Curiosa antítese deste pensamento extraterreste é o facto de não concederem ao treinador “nível 3” que pegou na equipa qual batata quente não escolhida por ele nem 1/5 da margem de erro que concederam aos seus ícones de mediocridade.
(cont)

(cont)

O “80”:
Após esta análise psicoanedótica convêm no entanto dizer que PB deixa alguma coisa a desejar, nomeadamente em dois factores essenciais, um deles compreensível, o outro nem tanto:

1 - Os conhecimentos - A meu ver a sua falha compreensível, afinal estamos a falar de um “nível 3”. O Sporting joga ao molho, sem táctica, ontem na primeira parte era ver a equipa quase sempre descaida sobre o seu lado esquerdo, com tudo o que é jogador concentrado desse lado e grandes espaços do outro… tipo futebol amador.

2 - A postura moral - Aqui a meu ver PB deixa-me muito mas muito desconfiado e preocupado. Já tinha ficado preocupado com a sua validação de Freitas, mas como disse havia justificação pragmática para isso: Mais vale um Freitas dentro do barco que um Freitas fora dele a fazer buracos no casco, como aconteceu com Peseiro. No entanto o caso Beto é muito mais assustador: fazer o que ele fez no jogo com o Vizela, não permitindo ao capitão despedir-se ao mesmo tempo que dá a titularidade a um fdp que nunca mais devia jogar pelo Sporting como o Polga é de todo inexplicável.

Conclusão: Para mim PB é um bom treinador de transição. Nem sequer ainda decidi se PB não merecerá continuar para o ano. Mas criatura digna do meu apreço e respeito moral isso… cada vez duvido mais que seja.

Ainda não vi nenhum “peseirista” a perseguir o Paulo Bento, avisem-me se estou errado, até posso não ter dado por isso.

Ainda não vi nenhum "peseirista" a perseguir o Paulo Bento, avisem-me se estou errado, até posso não ter dado por isso.

Não recebes os sms que eu recebo. Aliás vários Peseiristas devem dormir juntos pois quando o SPorting come um golo (ex. vizela) recebo quase ao mesmo tempo a mesma frase de grande inteligência e capacidade de análise: “agora a culpa tb é do peseiro”. :smiley:

Pensava que estavas a falar de foristas.

Qto a mim não vou nessa de comparar os dois treinadores. Apesar de lamentar a saída do primeiro, as minhas críticas - poucas até agora, pontuais e não na globalidade do trabalho do PB - ao segundo são totalmente independentes.

também estava a falar de foristas :).

Mas no caso do boloni foi mais evidente. Por vezes há malta que parece ser mais do “jogador A, B ou C” ou do treinador “Y,Z” que do Sporting. Quem interessa é quem lá está, e convêm mantermos sempre os interesses do clube acima de tudo o resto. Era do interesse do Sporting manter Peseiro no estado em que estava, para o qual acho que ninguém razoável nega que contribuiu? Então para quê ainda bater no mesmo argumento infantil do “se calhar a culpa tb é dele agora”.

Bem ao ver aqui algumas coisas escritas, digam-me um nome óbvio e consensual para treinar o SPORTING actual e fazer melhor que o Paulo Bento com resultados práticos.

Porque ao ler o que estou a ler parece-me a mim que vindo alguém com muita estaleca, corriculo e consensual iria ter os resultados práticos que queriamos no Futebol … aguardo ansiosamente esse nome.

Sou da mesma opinião.
O problema do Sporting não é o seu treinador a meu ver ! :arrow:
Paulo Bento faz aquilo que pode com as inúmeras limitações que tem no plantel !

Aliás vários Peseiristas devem dormir juntos pois quando o SPorting come um golo (ex. vizela) recebo quase ao mesmo tempo a mesma frase de grande inteligência e capacidade de análise: "agora a culpa tb é do peseiro". :D
também estava a falar de foristas :) .

Parafraseando com as devidas adaptações Goebbels: uma idiotice repetida mil vezes não passa a ser uma afirmação inteligente, continua a ser uma idiotice.

O que eu teria a dizer sobre este assunto, já o jubaverde, o rui e o zeze o fizeram melhor que eu poderia vir a fazê-lo no tópico sobre o jogo.

Ainda não vi nenhum "peseirista" a perseguir o Paulo Bento, avisem-me se estou errado, até posso não ter dado por isso.

Não recebes os sms que eu recebo. Aliás vários Peseiristas devem dormir juntos pois quando o SPorting come um golo (ex. vizela) recebo quase ao mesmo tempo a mesma frase de grande inteligência e capacidade de análise: “agora a culpa tb é do peseiro”. :smiley:

Por falar nisso manda-me o teu nº de telemóvel por PM! :smiley: :wink:

Em relação ao assunto do post, critico o PB mas dou-lhe margem de manobra, acho que já errou algumas vezes desde que tomou conta das rédias mas gabo-lhe a capacidade disciplinadora, a coragem de castigar, até ver, os prevaricadores, gabo-lhe a melhoria da defesa, enfim, dou-lhe valor e mérito além da margem de manobra, tudo isto não me impede de o criticar quando achar que o devo fazer, com Peseiro fiz a mesma coisa, embora muitas vezes a ideia que fica ou passa não ser essa! :arrow:

Concordo em 8000% com o Mauras e o Rui. Tal e qual. Nem 8 nem 80. Se bem que em nome da sinceridade, depois do que ele fez com o Vizela para mim…tolerância ZERO! Não pelas dispensas/contratações (se bem que…), não pelo 11 inicial (se bem que…), não pelas substituições (se bem que…) mas pela atitude DEPLORÁVEL que teve.

Para mim treinador de transição. Claramente. Depois se ainda quiser ficar na estrutura muito bem, se não…adeus e obrigado.