Perdi um tempinho e fiz uma breve pesquisa (qualquer incorrecção digam que eu corrijo) de modo a saber quais as origens dos jogadores que foram escolhidos por Scolari.
A conclusão é mais que óbvia e veio provar qual o clube que tem a melhor escola de jovens e aquele que, infelizmente, pior a aproveita. O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
Da Lista de Scolari temos: 8 – Sporting (Paulo Santos, Caneira, Nuno Valente, Figo, Simão, Ronaldo, Boa Morte, Viana)
3- Boavista ( Ricardo Costa, Nuno Gomes, Petit )
2 – Braga (Quim, Tiago )
1 – Amadora (Miguel); Santa Clara (Pauleta); “Brasil” (Deco);Estoril (Paulo Ferreira);Guimarães (Meira);Montijo (Ricardo);Oriental (Costinha) ; Leça (Ricardo Carvalho) ; porto ( Postiga ); benfica (maniche)
Para o querido manhoso:
A escola que apenas forma bluffs (a do SCP) representa APENAS 1/3 do total dos seleccionados.
A melhor escola (a lampiónica) tem lá um, da mesma forma que o montijo, oriental, santa clara, estoril, …
Perdi um tempinho e fiz uma breve pesquisa (qualquer incorrecção digam que eu corrijo) de modo a saber quais as origens dos jogadores que foram escolhidos por Scolari.
A conclusão é mais que óbvia e veio provar qual o clube que tem a melhor escola de jovens e aquele que, infelizmente, pior a aproveita. O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
Da Lista de Scolari temos: 8 – Sporting (Paulo Santos, Caneira, Nuno Valente, Figo, Simão, Ronaldo, Boa Morte, Viana)
3 – Porto ( Ricardo Carvalho, Ricardo Costa, Postiga )
2- Boavista (Nuno Gomes, Petit )
2 – Braga (Quim, Tiago )
1 – Amadora (Miguel); Santa Clara (Pauleta); “Brasil” (Deco);Estoril (Paulo Ferreira);Guimarães (Meira);Montijo (Ricardo);Oriental (Costinha) ; benfica (maniche)
Para o querido manhoso:
A escola que apenas forma bluffs (a do SCP) representa APENAS 1/3 do total dos seleccionados.
A melhor escola (a lampiónica) tem lá um, da mesma forma que o montijo, oriental, santa clara, estoril, …
Nao digas mal do Montijo pah!!
Entao o Miguel nao jogou 8 anos no Sporting??
1º- O Ricardo Costa é das escolas do Boavista, uma vez que o Porto só lá o foi roubar quando ele tinha 18 anos (estava no último ano de júnior)
2º- O Ricardo Carvalho é das escolas do Amarante e do Leça, e só foi para o Porto com 19 anos e estava no seu 1º ano de sénior.
3º- O Nuno Valente é das escolas do Portimonense, e veio para o Sporting com 19/20 anos.
Assim é que é:
7 – Sporting (Paulo Santos, Caneira, Figo, Simão, Ronaldo, Boa Morte, Viana)
3- Boavista (Nuno Gomes, Petit, Ricardo Costa )
2 – Braga (Quim, Tiago )
1 – Amadora (Miguel); Santa Clara (Pauleta); “Brasil” (Deco);Estoril (Paulo Ferreira);Guimarães (Meira);Montijo (Ricardo);Oriental (Costinha) ; benfica (maniche); Porto (Postiga); Leça (Ricardo Carvalho); Portimonense (Nuno Valente)
Conclui-se que a melhor escola do país, desse ponto de vista, é o Sporting, e a segunda melhor é a do Boavista. O resto é paisagem…
E desculpem lá a minha ignorância sobre as palermices do Querido Manha, mas o que é que ele disse ao certo sobre as camadas jovens do Sporting?
Eu julgo que o Paulo Santos ainda esteve nos juniores do Benfica um ou dois anos, pelo que a formação deste (bela bosta, diga-se) deve, se for verdade, ser repartida pelos dois clubes.
Obrigado Zeze, já percebi o que ele é. Espero que ele também tenha contado naquela análise os juniores do Benfica e do Porto uma vez que mencionou os juniores do Sporting que ainda por cima só foram utilizados como necessidade e não como aposta. E um dos mencionados nem sequer utilizado foi: o Pereirinha.
Percebe-se porque é que o senhor está na TVI. Cada vez mais me convenço de que só há um bom comentador televisivo em Portugal: o Jorge Baptista, que, curiosamente, neste momento não está na televisão.
O caso Paulo Santos e facil de explicar…quando o FIGO e o PEIXE assinaram pelo benfica…o PAULO SANTOS tambem fez o mesmo…so que este nao voltou com a palavra atras…mas a escola dele de facto foi o sporting.
Quanto ao MIGUEL segundo creio esteve no sporting ate aos 15 o 16 anos.
Quanto ao COSTINHA segundo creio tambem passou pelo sporting…creio que no infantis e iniciados.
Quanto ao NUNO VALENTE tenho a impressao que fez o seu trajecto no sporting e que esteve emprestado ao portimonense
Quanto ao PAULETA esteve no porto nos juniores…e tenho a impressao de que nao esteve no santa clara
P.S seria curioso fazer o mesmo exercicio da equipa que esteve no europeu de esperanças e tambem na equipa que esteve em toulon
Salvo erro o Pauleta enquanto juvenil jogava num clube chamado Desportivo de São Roque, depois chegou a passar uns tempos nas escolas do FCP mas regressou logo com saudades da mamã, depois então é que passou por equipas como o Santa Clara, Operário, Angrense e U. Micaelense até ingressar no Estoril donde partiu para Espanha.
Um percurso curioso pois sendo açoriano nunca vestiu o manto sagrado do Lusitãnia e sendo português nunca jogou na nossa 1ª divisão
na semana passada vi esse bicho vermelho no saldanha, só me apeteceu fazer-lhe uma daquelas entradas à Naybet…daquelas em que não sobrava nada…mas pronto, tive que me lembrar que não desco ao nível das gentes do clube dele!
mas que me apeteceu, isso apeteceu… :twisted:
O Miguel este no Sporting em Infantis (há uma foto dele no Mundo Sporting). E o Nuno Valente com 18 anos estreou-se na equipa principal do Sporting em 94/95 (salvo o erro) contra o Farense, no dia em que também se estreou o Dani. Portanto não me parece que tenha vindo do Portimonense com 19 ou 20.
P.S seria curioso fazer o mesmo exercicio da equipa que esteve no europeu de esperanças e tambem na equipa que esteve em toulon
Sub-21:
Bruno Vale (FCP)
Paulo Ribeiro (Setúbal)
Daniel Fernandes (?)
Nélson (Vilanovense)
Semedo (Sporting)
Pedro Ribeiro (FCP ?)
Zé Castro (Académica)
Rolando (veio de um clube qualquer alentejano antes de vir para o Belém)
Nuno Morais (Penafiel)
Raúl Meireles (Boavista)
Manuel Fernandes (Benfica)
Custódio (Guimarães / Sporting)
João Moutinho (Sporting)
Bruno Amaro (Penafiel ? - Nem sei quem é este gajo)
Nani (Real Massamá / Sporting)
Filipe Oliveira (Braga / Porto)
Quaresma (Sporting)
Diogo Valente (Boavista ?)
Hugo Almeida (FCP)
Lourenço (Sporting)
Varela (Sporting)
Vaz Tê (Farense ?)
O MANUEL FERNANDES…tambem passou pelo sporting nao sei quantas epocas…
O NANI esta ligado ao sporting desde os 12 anos…mas para nao sair do seu habitat natural prosseguiu no real mais uns anitos…caso igual esta a acontecer com o jovem romeno que compramos ao olhanense.