[Dúvida] ECALMA - Coima

Não, a sério, isto é algo que me deixa irritado. Tudo tem um preço e custa-me ver que as pessoas não têm noção disso.

Um processo que anda pra trás e pra frente usa logística, usa serviços, usa tempo de trabalho de diversos trabalhadores e como tal dinheiro de todos os contribuintes. Já não bastava o tempo de trabalho de quem teve de fazer a avaliação da transgressao e efectuar o aviso de multa, que por sua vez também custa dinheiro aos contribuintes, ainda se derrota o propósito da mesma que é evitar que aconteça o mesmo no futuro e reduz à insignificância o esforço da pessoa que está empregada para fazer cumprir as regras…

… e tudo no seguimento de uma simples multa de estacionamento que ainda por cima é justificada.

Enfim…

Ja’ levei duas multas por mau estacionamento, ambas foram no valor de €30 e paguei ambas. Para quê sujar o nome por causa de €30, afinal de contas quem errou fomos nós :inde:

Pois bem… já paguei.

Estava à porta e estava sempre a pensar se entraria ou não. Não sabia onde ficava a ECALMA, até que uns velhotes indicaram-me o caminho e disseram que aquilo ficava numa antiga prisão. Verdade seja dita, os bandidos andam lá, mas com a diferença de já não haver grades.

Não perguntem como, mas paguei… 30, mesmo no ticket estar a indicar um valor entre os 60 e os 300. Obviamente q ão abri a boca para saber o porquê.

Continuo a achar que foi uma multa estúpida. Estúpida quer da minha parte (por não ter visto o sinal, embora com a condicionante que está mesmo em cima da curva, o que o torna pouco visível), como da parte de quem me multou.

Digo isto porque estive estacionado até menos do que 10 minutos (talvez a rondar os 8) num parque… onde estava mais dois carros. Nem estava à frente de nenhuma garagem, nem demorei muito tempo, nem sequer ocupei o lugar de ninguém, muito menos ocupei espaços pois aquilo estava vazio. E o engraçado é que o carro teve somente 2 minutos parado até ser multado (cheguei por volta das 16h e o ticket indicava que tinha sido multado às… 16:02).

Foi justo? Sim foi. Mas quando vejo tanta porcaria por aí a passar impune, vejo por outro lado haver tanto preciosismo noutros casos.

À frente da ECALMA estava um bruto mercedes estacionado a ocupar parte do passeio e havia sinal de proibição de estacionamento e linhas amarelas. Curiosamente durante todo o tempo que lá estive, não foi o suficiente para ser multado…

Essa é que é essa.

Das muitas pessoas a aconselhar limpar o cu a multas cuja justiça nem sequer é contestada: que grande moral têm vocês para criticar a má gestão e o desperdício de dinheiros públicos? Normalmente o argumento é “Eu faço porque os outros também fazem e não quero passar por otário”. O que é uma óptima justificação para nunca se mudar nada num sistema mais global. E qualquer tentativa de tornar um sistema de punições (não limitado a multas de trânsito) mais apertado, sem entrar em abusos, é normalmente derrotado com argumentos do género que “Há coisas muito mais importantes para fazer” ou “Deviam era apanhar os grandes criminosos”. O reflexo do país e da mentalidade que temos.

Não podia estar mais de acordo.

Eu aqui na Bélgica costumo meter sempre no carro ao lado ;D

Muita coima leva o pessoal… eu não sei como conseguem… mas pelo menos dão a volta ao texto, já não é mau…

A única que levei foi por ter 0,57 g/l de álcool no sangue (ridículo) no valor de 250 euros, e jurei para nunca mais… :hand: :naughty:

Até agora, nunca mais… :dance:

Concordo em absoluto, mas queria apenas alertar para uma coisa…

Porque raio já vi funcionários da ECALMA serem tão “profissionais” perante casos onde poderiam ser mais brandos (casos pontuais e de excepção) e fazerem vista grossa quando estão perante indivíduos de etnia cigana ou mesmo indivíduos de cor?

Sei de muitos casos onde eles aplicaram multa e a mesma ter sido “perdoada” perante reclamações fundamentadas, como já vi o caso que descrevi em cima ser aplicado mais do que uma vez. E não era algo que pudesse passar despercebido, bem pelo contrário.

Mas é engraçado como existem pessoas que foram avisadas por funcionários da ECALMA para colocarem 10 ou 20 cêntimos nos parquímetros e passar lá a tarde inteira que não havia problema, pois estava lá o papelinho. Noutros casos, pumba, chapada.

Eu acho é que as regras deveriam ser iguais para todos e não haver desigualdades. Sim, porque a mim custou-me pagar aquela multa (como disse, basta estar lá o sinal para ser justa, embora não concorde com tamanha rigidez no meu caso especifico) e fiz para ter a consciência limpa. Mas depois ficamos a pensar em casos que vimos e ficamos realmente a pensar.

Mas ontem ficou prometido: a Almada só meto os pés quando for estritamente necessário e nada mais. Sim, porque não estou para ser chulado à força toda, por não haver estacionamento gratuito em quase lado nenhum, como também não estou para ir de transportes públicos e ser novamente chulado: nunca andei no comboio, mas este é limitado em termos de localizações e pela TST então está colocado completamente de parte, porque não estou interessado em pagar praticamente 2 euros mesmo que queira andar até à próxima paragem. Já para não falar das péssimas condições que as suas carroças apresentam, sendo que no Verão, muito graças aos líquidos libertados pelo esforço, e que são, geralmente, muito “agradáveis”, tornam as viagens bastante interessantes.

Mas como em Almada existe o interesse em matar o pequeno comércio, o comércio de rua e acabar com os carros, então junto-me aos milhares que se ficam pelas fronteiras da “cidade dormitória”.

So ha uma maneira para deixar de pagar multas , q e cumprir com as regras de transito .
Eu tenho carta vai para 13 anos e nunca apanhei nenhuma multa de estacionamento ou excesso de velocidade , e acreditem q ando muito mas muito por ano (media de 1000 milhas por semana so nos ultimos 2 anos )

A sério? :o :o

Vocês não devem conhecer a ECALMA…

Eles não cumprem regras. Simplesmente extorquem dinheiro. Sem falar que aniquilaram todo o movimento do centro de Almada. Não há sitio para um simples carro estacionar… Até na mais pequena ruela existe um parquímetro.

Eu moro aqui e sei de imensos casos de um excesso de zelo ridículo, quase pueril… Pessoas que vão colocar os seus filhos ao infantário, deixam o carro dez minutos à porta e pronto… Lá vem o papelinho mágico. Por isso é que muitas vezes levam na tromba ou são ameaçados, pois a população sente-se literalmente assaltada.

Eu estou na escola em Almada e por vezes vejo com cada barbaridade por parte de alguns condutores que só visto.
Mas a ECALMA por vezes passa multas sem qualquer sentido lá isso é verdade :-\ A melhor forma é mesmo cumprir as regras e pronto assunto resolvido.

Acredito que vejas, há uma falta de civismo óbvia nas estradas portuguesas. E as ruas municipais não são excepção. Essas trangressões merecem ser punidas severamente, mas não compreendo como se pode multar alguém que quer ir dez minutos a uma sucursal bancária… É por isso que já ninguém vem a Almada, a não ser moradores. Todos os restantes passam por aqui a correr. O pequeno comércio já não existe… Sobrevivem as lojas chinesas.

Infelizmente, a mim também me custa ver a barbaridade que é este metro superficial, o qual não tem qualquer tipo de segurança. Não é por acaso que em 2 anos, já fez 13 vítimas, algumas delas mortais. A mãe da minha namorada, por exemplo, foi atropelada, mas felizmente escapou apenas com escoriações.

O problema é que quanto a isso nada se faz… É este tipo de dualismo que não tem cabimento e faz com que em Almada haja cada vez mais acções de protesto contra a autarquia.

Supostamente os carros (não moradores) nem sequer podem andar no centro da cidade.
Isso do MTS eu já tenho uma opinião completamente diferente, é o transporte que utilizo todos os dias e até agora não tenho qualquer queixa. Não sei o que se passou com a mãe da tua namorada e por isso não a posso acusar de falta de cuidado mas já presenciei 3 acidentes como o metro (2 com automoveis, 1 com um casal de idosos) e a culpa nunca foi do MTS.
Sabendo que o MTS anda nas ruas é impensavel um automovel desrespeitar o sinal vermelho e ver um casal de idosos passar no meio da linha sem sequer se preocupar em olhar para os lados.
Claro que os funcionarios do MTS também podem cometer erros , apenas é o testemunho de 3 acidentes onde a culpa é da falta de civismo destas pessoas.
Quanto ao comércio , assim que o Forum Almada abriu isso fez-se ressentir na cidade de Almada e com o tempo as coisas vão piorando mas os factores para isso ter acontecido não é apenas culpa da autarquia.

Eu andava no frei luis de sousa a escola, e quando começou a ecalma eu deixava a mota presa ao portão da escola.
mesmo com segurança lá a dizer que mudava a mota para dentro da escola em 30m.
deixou-me la uma multa 60€…e a multa ja prescreveu

Sim, depois o dono do carro tem duas opções:

Ou liga pra la e diz que a multa não é dele (neste caso eu não vou pagar pq não tava la multa nenhuma, pois vão pensar que foi engano.) :mrgreen:

Ou é granda murcão e acaba mesmo por pagar :lol:

Logo, gera mais emprego. :twisted:

Mas a ecalma passa multas por mau estacionamento? Isso não é trabalho da polícia?

agora como tudo e parques em almada e pala do metró, eles podem passar multas por mau estacionamente em certas areas

É que tudo depende das multas. Há multas em que claramente andam a caçar o dinheiro do contribuinte. Cada vez que apanho uma que é justa, pago e calo. Cada vez que apanho uma que considero uma roubalheira, faço o possível por não a pagar.

Até há pouco tempo não havia parquímetros nem era proibido estacionar em lado nenhum. Depois inventaram esta forma de extorquir dinheiro, porque não tem outro nome. Os governantes inventam formas de aumentar as receitas para terem mais dinheiro para desperdiçar. Agora qualquer cidadezinha ou até vila deste Portugal tem parquímetros no centro das cidades. Não há de estar longe o momento em que se tem que pagar para estacionar em qualquer lugar, movimentado ou não. Deixem-nos meter os chips nas mariculas que vão ver…depois é só inventar taxas e tarifas…está parado em Chelas? Taxa x por estar estacionado. Está parado no Campo Grande? Taxa y por estar a ocupar espaços verdes. Está num engarrafamento no tunel das Amoreiras? Taxa z por estar a ocupar a via pública.

Multas de estacionamento, não pago NEM UMA. Roubalheiras, comigo não.