https://twitter.com/i/status/1373417829911957513
https://twitter.com/uncleP38/status/1373406446059057152?s=20
Luso-angolano, Dário Essugo é um médio-defensivo que chegou ao Sporting em 2014 para o escalão de sub-10. Está há sete temporadas no Sporting e nos últimos dois anos competiu no escalão de iniciados e no escalão de juvenis. O talento levou-o aliás a desdobrar-se em dois escalões, os sub-15 e os sub-17, na época transata, a 2019/2020. Mas nada adivinhava que viesse a ser chamado já este ano ao plantel principal.
No escalão de sub-15 e sub-17, os mais adiantados em que competira até aqui, Dário Essugo evidenciara alguns sinais do potencial que tem para singrar: médio-defensivo com uma estampa física e atlética muito significativas para a idade, superiorizava-se aos adversários da sua geração e da geração seguinte pela capacidade de choque e pela força física. A isso aliava notória qualidade técnica, na forma como iniciava a construção dos ataques, na visão de jogo revelada, na capacidade de esconder a bola dos oponentes. Tudo isto impressionou os responsáveis da formação leonina, que deram já contrato profissional ao jovem.
Essa aliança entre altura, estampa física e capacidade técnica poderiam até motivar algumas comparações com William Carvalho,… Nas Seleções jovens, Dário Essugo também é visto como um jogador de potencial elevado — tem 14 jogos com a camisola de Portugal ao peito, divididos entre o escalão de sub-15 (cinco partidas) e sub-16 (nove jogos).
Os orcs já lá têm um com 14, está a treinar o clube, chamam-lhe jesuis, nota-se os 14 anitos pela forma como fala
Sim, teve de puxar dos galões…
depois de tantos anos a ver futebol ainda há coisas que mexem comigo.
boa sorte chaval! tenhas o futuro que todos te desejamos.
Acho que todos ontem tivemos os olhos brilhantes no final do jogo. Todos acabámos por chorar um pouco com ele. São 16 anos, caraças… quem eramos nós com 16 anos e onde andavamos? Este puto por ter entrado ontem pode vir a ganhar (oxalá) uma medalha de campeão nacional pelo Sporting Clube de Portugal. Com 16 anos!!!
Nota-se que sente a camisola, nota-se o amor ao clube. Futebolisticamente não conheço bem mas existe um caminho longo pela frente: mas pelo discurso vai ser um caso sério de entrega, de dedicação. Oxalá mantenha esta postura! Ontem fiquei rendido. Parabéns também ao mister. É preciso um grande par “deles” para meter em campo um miúdo, numa posição fulcral, com o jogo ainda longe de estar decidido.
Eish.
Isso ainda é do tempo que via os jogos dos miúdos da SportTV (épocas Brunão). Lembro-me disso perfeitamente.
Já o conhecia então.
Nesses videos há mais um cracalhão que vai dar cartas daqui a 3 anos…Ainda precisa de encher para chegar aos seniores, enquanto o Essugo já tem corpanzil ao 16 anos.
Anotem: Guilherme Santos
Eu conheço muito bem o Dário e isto não é surpresa para mim. Tem tudo, mas tudo, para ser o melhor médio que apareceu no Sporting em muitos anos.
Creio que fui o 2 ou 3° A responder nesta thread e a dizer que aos 18 anos estava na principal e não sei se não a titular indiscutível.
É preciso ver que ele se estreou pq o Matheus tem Covid e o Nuno Santos está lesionado, o que fez com que o Bragança fosse titular e com isso menos uma opção para o meio-campo.
É preciso ter calma com o miúdo e não embandeirar em arco. Felizmente o miúdo tem a cabeça no lugar e uma boa estrutura familiar.
O ideal seria ter uma equipa B na 2a liga e ter a próxima época a titular na mesma, para assumir a batuta em 22/23.
Para mim, tem tudo para ser um 6 de nível mundial. Muito superior ao William.
Tudo a seu tempo. E o seu tempo não é no imediato.
Agora é hora do Palhinha, do João Mário e para a próxima época a vez do Matheus Nunes e do Bragança explodirem.
Com champions existem jogos para os 4.
Há video de melhores momentos dele na formação?
Guilherme é outro fenómeno. Só tem de crescer.
Parabéns ao menino…
Um orgulho, um prazer, um gosto indiscritível assistir a estes omentos. Ver o Sporting fazer uma das melhores épocas da sua história e com uma equipa assente na formação? É de loucos e depois ainda ter estes doces (16 anos!!!) é qualquer coisa.
Votos do maior sucesso do mundo para este rapaz.
Epah, ri-me com os padres.
A verdade é que passamos a vida a falar mal deles, mas até eles têm coração.
Gostei da atitude deles.
Já quando o Dário entrou, o Tiago Martins estava a lhe dizer qualquer coisa e o miúdo agradeceu.
Independentemente de tudo fico feliz pelo miúdo.
Mas espero q n seja uma manobra de marketing.
Esta direção sabe q a questão da formação é um terreno fértil para manipular massas.
São muito hábeis a usar essa bandeira.
Podem ser. Eu estou com o Amorim não com a gestão do varandas.