Dário Essugo

Hype? Não concordo, aliás fosse ele lampião e já tinham existido umas quantas capas do género “As origens do novo Vieira”. Marcou um golo ao nível de um Puskas e mal se falou do puto tirando aqui no fórum e as pitas histéricas do tt.

Mas pior ainda tá a Afonso Moreira, que fez um europeu brutal e até do Ivan Lima que em 10 jogadas estragava 11 se falou mais.

6 Curtiram

Fosse lampião e estava nos sub 21 e valia para os jornais tugas 100 milhões mais Mbappe

7 Curtiram

Hype? Nós somos os primeiros a destruir os nossos miúdos, e depois vêm dizer que o hype é pouco saudável, e coiso…

5 Curtiram

O Essugo tem 17 anos. Parece que não, mas tem 17 anos. Tem qualidade, tem algumas arestas a limar, tem de ser trabalhado em aspetos do jogo. O Essugo tem é de ficar na B e ser trabalhado, independentemente dos resultados ao fim-de-semana. É para isso que temos sub23 e B, não é para enfeitar. Trabalhar ali, ter foco no que precisa de melhorar, ter tempo e espaço, jogar. Treinar também com a A e ser chamado em alguns jogos, aumentando assim a sua motivação. Aos 17 anos mandá-lo para a primeira ou segunda liga e estar dependente de resultados parece-me um erro. Tem tempo.

8 Curtiram

Sim, com 17 anos não há pressa nenhuma para emprestar um jogador. Pode perfeitamente evoluir por cá.

1 Curtiu

Exato… mais que as qualidades futebolísticas nestas idades a parte emocional e psicológica é determinante!!

O miúdo ainda é juvenil, um miúdo desta idade, com esta qualidade e ainda por cima que já jogou e treina assiduamente com a equipa principal tem de ser gerido com pinças.

Empresta lo seria um erro crasso, é um miúdo com um potencial brutal mas ainda vai errar muito(tem 17 anos não se esqueçam) e que clube ia apostar num puto que ainda vai errar muito, sem experiência nenhuma e que sabe que para o ano fica sem ele??

Será o cenário mais seguro e plausível, concordo.

Mas, para mim, na fé que deposito nele e no seu enorme potencial e qualidade, se existe jogador neste momento em que vejo capacidade para “saltar etapas” é ele.

Ressalvando que um eventual empréstimo não seria a qualquer equipa, mas uma com um projecto minimamente sólido e, como frisei, com um treinador com perfil. Exemplo, um Gil Vicente da época passada. Eventualmente acrescentando cláusula de resgate em Janeiro.

1 Curtiu

Mas ele já saltou muitas etapas. A saltar etapas assim, ainda se reforma aos 24. :grin:

1 Curtiu

:smile: O que também demonstra a sua qualidade intrínseca e o quanto o Amorim o aprecia. :wink:

2 Curtiram

Dário Essugo: «Ambiciono ser ídolo no Sporting» 2022/06/21
13:44 Francisco Paulo Carvalho@franciscopc77
O jogador mais jovem de sempre a estrear-se pela equipa do Sporting tinha de estar nos 20 anos da Academia de Alcochete. Dário Essugo tem apenas 17 anos e já três jogos na equipa orientada por Ruben Amorim. «É ótimo fazer parte disto. As pessoas que cá trabalham têm feito um excelente trabalho.
A responsabilidade é boa. Faço parte do lote de campeões e ambiciono ser ídolo neste clube», disse o médio, na conversa com a comunicação social presente.
Depois de uma época passada, sobretudo, na equipa B, Essugo olha para cima.
«O meu objetivo [na nova temporada] é afirmar-me na equipa principal. Ter mais minutos, evoluir, ser melhor jogador e pessoa. O mister Ruben Amorim ajuda, aposta na formação e a forma como comunica connosco ajuda-nos bastante.»
Dário Essugo compromete-se «a fazer o mesmo» que tem feito nas duas últimas épocas e garante não estar «deslumbrado» com o sucesso precoce, nem depois do extraordinário golo marcado no Europeu de sub17, num remate de longa (muito longa) distância.
«Quero fazer mais golos desses (risos). Tenho as pessoas certas ao meu lado, ajudam-me a ter os pés na terra. Não me deslumbro.»

Dário Essugo está desde 2014 no Sporting. Tem contrato até 2025.

Texto retirado do zerozero.pt
Dário Essugo: «Ambiciono ser ídolo no Sporting» :: zerozero.pt

Pouco falado este miúdo…
Mas cheira-me que teremos surpresa na próxima época. Grandes expectativas!
O que se viu pela seleção (não apenas o golaço) não engana. Fisicamente um monstro, está a crescer ofensivamente, muito humilde e trabalhador e, não menos importante, não se deslumbra. O objetivo é ser grande AQUI! Em casa!

1 Curtiu

Um exemplo de talento aliado a trabalho árduo e humildade. A evolução explica-se assim. Terá uma carreira excelente e acredito que, se o Palhinha sair, possa ter um percurso este ano já semelhante ao do Ugarte no último (começar com muito poucos minutos, ganhar rodagem nas Taças contra equipas de escalões secundários e aparecer numa fase adiantada da época já com minutos regulares na ausência do concorrente — Ugarte).