Dário Essugo

O Babb também foi muito importante, como jogávamos muitas vezes em bloco baixo depois de marcar o golo, ele limpava muito jogo aéreo.

Isso já foi em 2001/2002.

Queres então dizer que os adeptos que melhores condições têm para avaliar jogadores são os mais novos e que menos viram jogar?

Não. Estou a dizer que os mais velhos são muitas vezes influenciados por uma nostalgia e uma tentação de dizer que ‘no meu tempo é que era bom’.

Eu conheço quem jure a pés juntos que o Mbappé nunca será tão bom como o Henry, por exemplo. Pois bem, o Mbappé é factualmente melhor que o Henry desde os 21 ou 22 anos. E eu também vi o Henry jogar. Inclusive ao vivo.

Ou os que dizem que o Messi nunca foi tão bom como o Maradona…

Não esquecer o Pedro Barbosa e o De Franceschi e Ayew com golos e assistências importantes.

3 Curtiram

O Barbosa era o gajo q dava mais criatividade mas só aparece bem já no último terço do campeonato, o q nele era perfeitamente normal, mas lembro q o Vidigal com todas as suas características especiais digamos assim , faz mesmo uma grande temporada aqui.

2 Curtiram

Ok. Estás a dar alguns casos de mais velhos que têm uma visão distorcida. Mas, e os mais novos? Que nem sequer uma visão abrangente têm, porque não viram jogar os jogadores mais antigos sem ser em highlights.

1 Curtiu

Tens razão

1 Curtiu

O Inácio chegou a dizer que era Vidigal e mais 10. Na época do campeonato começa a ter uma confiança que era um panzer autêntico naquele meio campo.

2 Curtiram

Pois mas essa avaliação é assim mesmo, se perguntares a diferentes gerações, eles vão dar nomes que tu nunca viste na vida. Os melhores para nós são sempre aqueles que vimos jogar, por isso é que eu nunca vou nessa história do melhor de todos os tempos.

1 Curtiu

Sim, e?

O meu ponto é que há malta mais velha que autenticamente beatifica jogadores banais. Então, dessa época de 99/00 em que, por muito que doa, fomos campeões sem saber ler nem escrever, é incrível!

Falam aí em César Prates, Mpenza e André Cruz. Tirando o André Cruz, nenhum dos outros era um craque. Ayew era o Douala dessa altura… O plantel de 99/00 estava recheado de banalidade. Ganhou essa Liga, com algum mérito, mas é o próprio Inácio (que também era um treinador sofrível) que diz que foi um ‘alinhamento planetário’. Mas a malta insiste em comparar reforços com malta dessa época. Novos Vidigais, novos Quirogas, novos Ayews, novos Betos… Pah, coitados dos miúdos…

As equipas de 99/00 ou de 01/02 eram ‘tão boas’ que, nas épocas seguintes, fizeram o que fizeram…

Lá que tenham valor sentimental, aceito. Até para mim têm. E muito! Objetivamente, a frio, não eram nada de extraordinário…

O Mbappé para mim neste momento é o melhor jogador do mundo. Várias semelhanças com o Henry.
Vi o Henry jogar e era mesmo um grande jogador. Devia ter ganho uma bola de ouro em 2003/2004. Grande época.
Quanto ao Maradona… Gosto do Messi mas o Maradona para mim foi melhor. O que ele fez no Napoli ou na selecção da Argentina de 86 foi impressionante. Nenhuma tinha a qualidade individual do barça do Messi ou da selecção deste.

Concordo. O César Prates e o Mpenza eram banais. Lembro-me bem deles.
O André Cruz era super craque. Muito importante o Acosta que em fase descendente da carreira foi o nosso melhor marcador.
O Schmeichel mesmo com aquela idade importantíssimo fechou bem a nossa baliza.

E há muito mais malta mais nova que julga que os melhores de sempre são os mais recentes, porque é o que está mais forte na memória. E a memória também não tem mais…

E?

O ponto era que os mais velhos não podiam analisar o Oceano pq tinham visão distorcida. Então os mais novos ´+e que têm uma opinião mais válida.

Parece-me óbvio que quanto mais abrangente o conhecimento, melhor a posição para avaliar qualquer questão.

Como o deste ano… :rofl: :rofl:

Tivemos plantéis melhores que nem perto ficaram do campeonato… Não basta os plantéis, ajuda, mas não é tudo.

1 Curtiu

Concordo em quase tudo. E já dei exemplos de jogadores banais a seguir a essa época que são endeusados, mas autênticos troncos com pernas.

Vou discordar numa coisa: o Quiroga, na altura, tinha tudo para ser um central de nível europeu. Foi pouco tempo até à lesão, mas o moço, com 19 ou 20 anos, era um portento defensivo. Tinha um desarme limpinho, tinha toque de bola, sabia posicionar-se e ler o jogo. Ainda chegou a bom nível, mas nunca mais vi aquele Quiroga chegado da Argentina.

1 Curtiu

Depois da lesão em Bolonha nunca mais voltou ao mesmo nível.

Mais um q tinha sido indicado pelo Jozic tal como o Duscher, muito pq ele passou pelo Newels na Argentina q antes tinha sido treinado pelo Bielsa.

Claro q no meio disso também houve Kmets e Hanuchs…

Sim, o Quiroga não era nenhum cepo. Era habitual na selecção argentina, por exemplo, mesmo não sendo muito utilizado. E poderia ter sido muita coisa. Objetivamente, não foi. Não foi culpa dele, porque teve a lesão, e depois teve treinadores medonhos. Apanhou a fase em que se ganharam dois campeonatos, mas também apanhou o prime do Roquettismo, em que valia tudo, menos tirar olhos, e ainda se batiam palmas. Mas acabou por ser um jogador útil, que saiu sem história. Nada mais que isso.

Entretanto, nesses exercícios de “melhores planteis”, ninguém nunca colocaria um João Moutinho, por exemplo. Porque saiu como saiu, e porque não foi campeão nacional. Mas foi seguramente um dos melhores jogadores da nossa História “a cores”. Como não tem valor sentimental, ninguém se lembra dele. Ainda hoje é um dos melhores médios portugueses, diga-se…

Mas não nos podemos esquecer de um fator importantíssimo. É que, embora eu ainda tenha uma ideia vaga do Bobby Robson como treinador do Sporting, depois dele, o único treinador digno do Sporting foi… Leonardo Jardim. 19 anos depois. Depois Marco Silva, Jesus, e agora Amorim. Em 30 anos, 5 treinadores decentes. E só um deles foi Campeão. Amorim.

Sintomático.

PS-Ok, poder-se-ia incluir Jozic. Mas também não seria consensual, como não foi à época.

1 Curtiu

Comparar Vidigal com Oceano e quase sacrilegio, foi dos maiores cepos que ja vi com a nossa camisola, alias, ele nao teria sequer cheirado se o Delfim nao se lesionasse, pq seria sempre Delfim e Duscher em circunstancias normais.
Essa equipa que ganha o campeonato com o Inacio era tambem ela vulgar na sua maioria, mas tinha o Peter, o Andre Cruz e o Acosta, o resto foi mesmo tesao…
@Sigurd Joao Moutinho e um dos jogadores portugueses mais overrated de sempre, nao percebo o que vcs veem nele, fraco fisica e mentalmente, sem golo, sem velocidade, um perfeito bluff…

Então nunca viste um jogo dele ao vivo. É incrível o que ele joga, ainda hoje. O que ele corre, as bolas que recupera, a velocidade que imprime no jogo…