Cromos difíceis

O Sporting inverteu a política de contratações seguida nos últimos anos e decidiu apostar no mercado interno para reforçar a equipa com vista à nova temporada. À luz de regras financeiras rígidas, não há espaço para grandes nomes.

Manoel, ex-Gil Vicente, e Edson, ex-U. Leiria, foram os primeiros a chegar a Alvalade; consumada a venda de Enakarhire, Wender é o próximo, e outros se seguirão. Trata-se de uma boa aposta.

Primeiro, porque a probabilidade de os jogadores não se adaptarem ao futebol português é menor e, depois, porque Peseiro já os conhece bem e pode tirar maior rendimento deles. Não são “cromos” difíceis, mas o que fez Mourinho quando chegou ao FC Porto?

Autor: GOMES FERREIRA
Data: Terca-Feira, 12 de Julho de 2005 00:03:00

Não são “cromos” difíceis, mas o que fez Mourinho quando chegou ao FC Porto?

Fez o mesmo que o Artur Jorge quando chegou ao benfas, só que com resultados opostos. :lol:

Essa do Wender estou para perceber!!! Acho que é um jogador mediano e com 30 anos. Em contra partida escorraça-se o edgar marcelino!
Não está mal, não senhor!

Segundo o que eu soube ontem a situação do negócio com o braga é a seguinte:

O que o Braga pede:

Wender - 1 milhão pelo trintão (1 milhão pelo wender quando o real pede 3 pelo Figo? hello?)

Alves - 1,5 milhão por 50% do passe (razoável parece-me, sobretudo comparativamente com o wender).

Acho que o Sporting devia avançar sem pestanejar para o Alves antes de tudo o mais, mesmo que a 50% do passe. Á pala dessa é que o Boavista ainda hoje chucha no dedo esperando os 50% do petit que nunca chegarão.

Quanto ao Wender… sim, mas por este preço?!

Wender - 1 milhão pelo trintão (1 milhão pelo wender quando o real pede 3 pelo Figo? hello?)

Posso estar enganado mas o problema do Figo/Real/Sporting não é propriamente os 3 milhões que pedem por ele! :roll:

Venda de Enak - Estou dividido quanto à sua venda. Por um lado é o nosso melhor central, é jovem e para o ano temos mundial e podíamos vendê-lo por um valor superior. Por outro lado, ele quer sair e o dinheiro da venda pode ser aplicado noutras compras.

João Alves - Confesso que não segui muito a sua carreira no ano passado. Dizem que tem muito valor, mas tenho algum receio de se tratar de mais um “luis filipe”

Wender - Parece-me que se trata de um jogador razoável, que me faz lembrar nalgumas coisas o Clayton quando estava no Sta Clara. 1M parece-me excessivo

Nunes - Será superior ao Hugo?

Luis Loureiro - LOL

João Paulo - Seria uma mais-valia. Tanto pode jogar a central como a trinco. Substituiria o Enak e o Luis Loureiro.

Mas se o Peseiro os quer…

[b]Venda de Enak[/b] - Estou dividido quanto à sua venda. Por um lado é o nosso melhor central, é jovem e para o ano temos mundial e podíamos vendê-lo por um valor superior. Por outro lado, ele quer sair e o dinheiro da venda pode ser aplicado noutras compras.

João Alves - Confesso que não segui muito a sua carreira no ano passado. Dizem que tem muito valor, mas tenho algum receio de se tratar de mais um “luis filipe”

Wender - Parece-me que se trata de um jogador razoável, que me faz lembrar nalgumas coisas o Clayton quando estava no Sta Clara. 1M parece-me excessivo

Nunes - Será superior ao Hugo?

Luis Loureiro - LOL

João Paulo - Seria uma mais-valia. Tanto pode jogar a central como a trinco. Substituiria o Enak e o Luis Loureiro.

Mas se o Peseiro os quer…

Acompanho-te, ponto a ponto. O Wender trará ainda uma vantagem acrescida à equipa que é no aspecto físico. Então se compararmos com o franzino Marcelino, ainda mais se percebe esta opção. É bom perceber que há atenção nesse aspecto.

João Alves - Tem valor, mas não pelos valores que o SBraga quer (€2.5M), não é nenhum Tiago.

Wender - Concordo com o zeze, €1M por ele seria um óptimo “negócio” para o SBraga, “vender” um jogador com 30 anos e que só se ouviu falar aos 28 … é obra.

Nunes - Para “comprar” um defesa central como o Nunes, para ser um central de reserva, eu apostaria no Van Der Gaag, faz mais um ou dois anos, o que dá tempo para o Semedo ou Veloso crescerem.

Luis Loureiro - Tem uma mais valia, é internacional, e por aqui fico-me, não é bom nem mau, bem pelo contrário.

cumps,
VCoelho

Numa perspectiva de futuro também preferia o Castro ou o JPaulo mas o Nunes não é tão mau quanto o querem pintar!

Atenção que a “lista de compras de centrais” do Sporting consta que tem 4 nomes!

Numa perspectiva de futuro também preferia o Castro ou o JPaulo mas o Nunes não é tão mau quanto o querem pintar!

Atenção que a “lista de compras de centrais” do Sporting consta que tem 4 nomes!

Para o lugar do Enakarhire não acho que o José Castro deva ser opção (saía o Polga e aí sim, entrava o homem da Académica). Precisamos de um central mais forte e poderoso no jogo aéreo, algo que não será o forte de nenhum dos que lá temos. Tanto Beto como Polga precisam de ter ao seu lado um central que complete as suas lacunas. Uma das razões porque a dupla Beto-Polga é geralmente um desastre é justamente por serem jogadores muito idênticos. Enak equilibrava a coisa.

Para o lugar do Enakarhire não acho que o José Castro deva ser opção (saía o Polga e aí sim, entrava o homem da Académica). [b]Precisamos de um central mais forte e poderoso no jogo aéreo[/b], algo que não será o forte de nenhum dos que lá temos. Tanto Beto como Polga precisam de ter ao seu lado um central que complete as suas lacunas. Uma das razões porque a dupla Beto-Polga é geralmente um desastre é justamente por serem jogadores muito idênticos. Enak equilibrava a coisa.

Já escrevi antes que não voltava a falar no Gero… oopsss…
Não falo, não falo e não falo! :smiley:

J Alves - Creio que não está mal pagar 1.5 por metade do passe

Wender - É uma boa aposta (nunca se sabe, mas á data de hoje é uma boa compra), só acho 1 milhao demais… e pq não troca directa pelo Loureiro… eventualmente mais o Valdir?

L Loureiro - AH AH AH… volto á carga com o uruguaio C Rodriguez (desculpem lá), com 1 milhão fazemos a festa.

Zé Castro - Tem mesmo de ser. 1 milhão mais o Hugo?

Amaral - O Belem não tem lá o P Sergio? Que tal levar o Silva de forma definitiva e passar para cá o lat. dto?

Jankauskas - Gostava de o ter no plantel, ficou mesmo livre do fcp?

PS. Geromel já está no Guimas. Zé Castro não é forte no jogo aéreo??!!

O Nunes, tem 28 anos, 185cm de altura, 82Kg, é central de marcação, rápido, com razoavel jogo aéreo e experiencia de trinco!

Não digo que sequer se aproxime do Enak, mas também não acho que seja um Hugo!

Foi aliás por muitos considerado o 2º melhor central da superliga (ainda que muito ajudado pela consistencia defensiva do braga)

Jankauskas - Gostava de o ter no plantel

:shock: :sick:

Oh Rui, hoje começaste cedo a dar no álcool! :lol:

Não digo que sequer se aproxime do Enak, mas também não acho que seja um Hugo!

Já jogou no braga.
É careca.

…pode não ser um hugo… mas pelos indicadores… anda lá perto :).

Não digo que sequer se aproxime do Enak, mas também não acho que seja um Hugo!

Já jogou no braga.
É careca.

…pode não ser um hugo… mas pelos indicadores… anda lá perto :).

:smiley:

O Viana também já jogou nas camadas jovens do Sporting, é médio, já foi guedelhudo e deixou de o ser e no entanto não corre metade do que corre o Moutinho!

:smiley:

Estamos pobres como Job, e, como tal limitamo-nos a ir ao baratucho, mais baratucho da praça, e esperar, que em meia duzia de contrataçoes nos saiam pelo menos dois ou três de qualidade.

Pessoalmente, de todas estas aquisiçoes que se falam talvez só fosse buscar o João Alves, por achar que está ali um excelente jogador.

Quanto aos outros, bem… acho que são as soluçoes possiveis, mais para tapar buracos, do que realmente para acrescentar uma real mais valia ao plantel, digamos que são uma soluçao de recurso, jogadores medianos, para entrar a espaços no onze, ou em determinados jogos.

Nunes- do pouco que conheço, apesar de ser um central de boa qualidade, nao me parece ser o “esteio” que precisamos, para ser acompanhado por Beto, ou até por Polga;

Zé Castro- ainda me parece uma hipotese mais remota, 1º porque o acho muito “soft”, cara de puto, bom menino, mais no estilo de Beto, como um central de classe que sai a jogar com a bola controlada, a jogar na antecipaçao e velocidade;acho que era uma excelente hipotese no caso de termos um central exactamente no estilo de Enak, que imponha o “cabedal”, jogue facil e simples, um elemento de força;

Wender-enfim, é razoavel, nunca me encheu as medidas, mas pode-se vir a revelar uma boa surpresa, principalmente quando as equipas “estacionam” em frente à área;

Luís Loureiro-bem, so se for por o Sporting só contar com Custódio como verdadeiro trinco, e para uma eventual lesão ou castigo, porque não me parece que tenha qualidade para ser titular, aliás até no plantel so nessa condiçao de tapa buracos.

São as opçoes que temos, pelo dinheiro que temos.
Tenho pena de ver sair, caso se concretize Enak, para mim um excelente central, ao nivel dos melhores que tenho visto nos ultimos vinte anos, para o ano poderia mostrar ainda mais o seu potencial.
Era “O” central, que seria acompanhado por Beto ou Polga
Com o Mundial poderiamos ganhar bom dinheiro, e o “burro” do Enak ao invés de ir comer com 20º graus negativos em Moscovo, poderia ir para um campeonato bem mais sonante.Mas os empresarios sao ganantes, e os jogadores inconscientes.

O Braga acaba de emitir um comunicado a denunciar toda a operação de aquisição de Alves, Wender e Nunes.

In pasquim http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver&noticia=85044&d=1&tema=4

Dizem que o SCP mudou as condições oferecidas à ultima da hora…

Ainda bem pois sempre considerei estas aquisiçoes miseráveis. Não podemos andar ao nível de Guimarães ou Belenenses.

Para mim o nosso melhor central não saía. Mas já que tem que ser, com o encaixe do Enak e alguma imaginação podem pesquisar no mercado internacional jogadores de muito melhor categoria mesmo com verbas reduzidas. É só recuperar a “base de dados” do Cácá pulso mole.

Parece-me evidente que o central a contratar deve ter as características de Enak para complementar Beto e Polga. Tem que ser alto e forte no jogo aéreo. Trata-se de procurar um "sósia"do nigeriano. Se encontraram este também podiam achar outro…

Precisamos de médios alas, pelo menos 2, com a previsível saída de Douala. Esqueçam jogadores de 30 anos como o Wender. Talvez o mercado brasileiro seja a melhor opção.

Não me parece que seja urgente contratar médios ofensivos quando temos Sá, Moutinho, Martins e Roca, a não ser que surja um 10 de classe extra. Não é o caso de Alves.

Para ponta de lança temos muita quantidade mas pouca qualidade. Preferia ter ficado com o Niculae a ter lá o Silva e o Manoel…

Parece-me haver uma certa falta de capacidade de movimentação da SAD no mercado internacional.

Principalmente, e tirando o facto da SAD do braga estar a pressionar pelos jornais, parece-me errado se havia um pre acordo, estar agora a alterar os valores do mesmo.

Não sei se as contratações são boas ou más, parece-me é que são as que Pesito pediu e como tal deviam dar-lhe os jogadores, volto a referir que Nunes não devia ser opção, mas J.Alves e Wender parecem-me aceitáveis…

Embora possa discutir o valores em causa, parece-me que tanto o João Alves como talvez o Wender tivessem valor para estar no Sporting. Digo-o ainda com mais convicção em relação ao J.Alves que é craque e seria uma óptima contratação… quanto ao Wender… os 30 anos, ninguém os tira, no entanto poderia emprestar alguma experiencia.

Agora quanto aos 2.5M€ pelo J. Alves, talvez seja um valor algo alto mas que eventualmente até valha… agora 1M€ por um jogador de 30 anos… aí sim parece-me algo elevado. Quando ao Nunes… bem a esse nem me digno a comentar, quanto mais se olha para ele mais se vê o Hugo!


Que lindo… defeso…