Cristiano Ronaldo: «Gostava de acabar no Sporting»
internacional em entrevista a Record
18:00
sexta-feira, 29 outubro de 2010
Autor: JOÃO RUI RODRIGUES. MADRID
A viver um dos melhores momentos da carreira, aos 25 anos, o craque português não deixa de olhar para o futuro e com objetivos bem definidos a curto, médio e longo prazo. Quer ganhar títulos em Madrid e na Seleção e voltar a ser o melhor do Mundo. E na altura de arrumar as botas até já tem um destino de eleição.
Preparado para enfrentar jornalistas dos quatro cantos do Mundo – durante a apresentação das novas “armas” da Nike que irá estrear no dérbi do próximo dia 7 de novembro frente ao Atlético Madrid –, Cristiano Ronaldo estava predisposto a falar de tudo e principalmente de botas. Mas a pergunta sobre qual a camisola que envergará quando chegar a hora de as pendurar apanhou o internacional português desprevenido, ao ponto de não soltar a resposta pronta que agora adota a quase todas as perguntas que lhe colocam. O craque do Real Madrid sorriu e não escondeu a costela leonina que ainda hoje o faz vibrar com jogos do Sporting.
“Acabar em Portugal? Se calhar quando for carcaça volto a Portugal…”, começou por dizer, para em seguida apontar o seu destino de eleição quando essa hora chegar: “No Sporting? É claro que gostava de acabar no Sporting, pois é um clube com que simpatizo bastante. Mas, sinceramente, ainda não pensei muito nisso.”
E nem é hora de pensar no adeus, numa altura em que atravessa um soberbo momento de forma e está nomeado, novamente, para melhor do Mundo. A conquista do prémio em 2008 não saciou a sede de vencer de CR7, que quer mais, muito mais. “Tento sempre ser o melhor em tudo aquilo que faço, isso é algo sempre muito importante para mim. Tive oportunidade de ganhar o prémio de melhor do Mundo e quero ganhá-lo novamente. Sei que tenho um longo caminho a percorrer, mas estou num grande clube, com um grande treinador e grandes jogadores à minha volta. Só podemos ter ambição de ganhar esse tipo de coisas se ganharmos algo no plano coletivo, e é isso que vou tentar fazer. Estou num bom momento e quero estar assim até ao final da temporada”, afirma, com a confiança que parece nunca lhe faltar.
Líder no balneário. A saída de figuras emblemáticas do clube merengue como Raúl e Guti e a chegada de José Mourinho tornaram Cristiano Ronaldo numa das grandes figuras do Real Madrid, sendo mesmo apontado como o líder da equipa espanhola. A responsabilidade, tal como os adversários, parece não o assustar. “Faço as coisas à minha maneira. O Iker [Casillas] é o capitão, um grande capitão, mas entre todo o plantel temos de nos ajudar uns aos outros. Cada um lidera à sua maneira e os êxitos vão ver-se por aí. Se mantivermos esta união que o míster Mourinho nos incutiu, vamos ter êxitos, seguramente”, sublinha o camisola 7 do emblema madridista.
Apesar de estar a ter o melhor arranque da carreira, no que a golos marcados diz respeito, Ronaldo recusa apontar um número como objetivo a alcançar durante a época. “A verdade é que não penso muito nisso. Gosto de divertir-me, estou bem e no final se fazem as contas. Não tenho o objetivo de fazer 30 ou 40 golos. Conseguir títulos é o mais importante”, aponta, não escondendo o incómodo quando lhe foi perguntado se este ano estava menos egoísta do que na época de estreia nos merengues: “Se não estivessem aqui câmaras, eu respondia de outra forma… Respeito a opinião dos outros e nada mais tenho a dizer sobre isso.”