Crime difamação

Pessoal, bons dias, desculpem la estar a partilhar isto aqui convosco, mas estou um pouco confuso, com um caso que me aconteceu ontem, e pedia ajuda a alguém daqui que perceba de direito, advocacia, que me possa dar umas luzes. O caso é o seguinte:

eu estou a pensar fazer obras na minha casa, como tal contactei varios empreiteiros, alguns deles com anuncio no OLX, ora acontece que um desses empreiteiros dirigiu-se à minha casa com outro individuo brasileiro, começaram com grandes termos tecnicos, grandes conversas, e fizeram-me um orçamento super baixo para o que queria fazer, segundo eles porque eram uma empresa low cost, compravam materiais em espanha e tudo mais. Eu no fim da visita, fiquei desconfiado com tantas facilidades, pois até me davam um armazem para eu por la os meus bens enquanto a obra era feita, desconfiado que fiquei, comecei a visitar os sites deles (eram sites de alojamento free, ora fiquei ainda mais suspeito) tinham la numeros de alvará, que consultei num site, e indicou que o alvará não existe, assim como o nome da empresa não tinha registo CAE.
Ora depois disto decidi consultar um forum de construção civil de partilha de experiencias, e abri lá um topico para pedir feedback sobre esta empresa, se alguém já tinha tido alguma experiência com eles. Respondeu um user, a dizer que teve má experiencia, arrebentaram a casa toda, e paravam a obra a meio a pedir mais dinheiro para continuar a obra, tudo mais. Entretanto nos dias após a visita deles à minha casa, o tal individuo brasileiro ligava-me constantemente a pressionar para adjudicar a obra, que senão o fizesse dentro de X dias que perdia a promoção, e que se eu nao tivesse dinheiro, que eles tinham uma instituição que me emprestava dinheiro e tudo mais. Eu informei que nao tinha ainda aprovação do credito, e face a estas pressas, preferia não adjudicar nada a eles, porque não tinha interesse, e queria fazer tudo com calma.

Ora isto foi à cerca de 1 mes e meio, ontem, esse individuo manda-me um email, a dizer que viu que abri um topico num forum, e que o difamei por estar a pedir feedback, levantei suspeitas, e que me ia acusar por difamação, e que vinha hoje ele à minha casa com a GNR, para pedir a minha identificação.

Ora como é óbvio fiquei assustado com isto, apesar de achar que nao ha fundamentos nenhuns, tenho todo o direito de pedir opiniões, a minha questão aqui é, se ele aparecer na minha casa, tenho o direito de nao lhe abrir a porta.E se aparecer com alguém da policia ou isso?

Peço desculpa pelo testamento, e se calhar nem é o sitio indicado para partilhar isto.

:lol: :lol: :lol: :lol:

Sem luzes de direito ou advocacia:

Eu ao brasileiro mandava-o para o Brasil…para começar dizia-lhe que nunca mais me ligasse senão quem apresentava queixa na policia era eu.

Sobre ao assunto que colocaste no forum: Ou apagas tudo :mrgreen: , ou senão tens nenhumas ofensas graves e apenas questionas o bom funcionamento da empresa não tens com que te preocupar. Mal de nós senão pudéssemos recolher informações sobre o que quer que seja.

Por tudo o que descreves em cima, tinha-me afastado desses gajos na hora…só lhes dizia que não tinha interesse naquele orçamento e eles que fossem a vida deles.

LOL alguma vez a GNR te vai aparecer em casa por teres pedido feedback num fórum online. Os gajos são uns charlatões e estão a ver se te metem medo. Em relação a isso está descansado. Se o tipo te aparecer em casa, não abres e quem chama a polícia és tu.

Ou então abres e das-lhe com uma moca nos cornos…
Esta parte é melhor não, senão quem se mete em problemas és tu. :mrgreen: :mrgreen:
(mas era o que ele merecia)

Se ele for a tua casa não tens de o receber. Ele não vai a tua casa com a polícia. A polícia não escolta brasileiros (nem portugueses) que queiram fazer ameaças a cidadãos (ou a quaisquer outras pessoas). Aconselho-te vivamente a que não o recebas. Se ele for muito insistente e estiver, de alguma maneira, alterado (entenda-se: agressivo) aconselho-te a que chames a polícia porque tens um indivíduo a bater-te à porta de casa e tens (justo) receio que este venha a entrar por aí dentro.

Ou ele denúncia o crime e apresenta queixa ou não o faz. Se o fizer e se a queixa não for liminarmente indeferida, terás conhecimento disso, a polícia constituir-te-á arguido (que é uma coisa engraçada, mas que as pessoas têm pavor) e interrogar-te-á. Depois disso, dependendo do teor das ofensas, o processo é, em princípio, arquivado.

Eu não me afastei logo, porque foi o 3º orçamento que pedi, e nas outras pessoas, todas cordiais, para este a diferença era praticamente de 10k€ e fazia mais coisas que os outros. Foi dai que saltou logo a minha suspeita.

Quanto ao tal forum ele criou conta ontem, para espingardar com o tal cliente que lhe pos um processo (contra esse empreiteiro), porque lhe rebentou um cano de gás, e não aparecia na obra, e pressionava-o para pagar mais senão nao aparecia na obra (lá está, é tudo dito na net, nao sei se é verdade ou não, mas nao me admirava nada). Entretanto apagaram esse topico do forum, desapareceu, pelo que nao sei se ele sacou prints ou não.

Ainda assim, so intervenho em alguns posts, onde peço opinião, e onde digo que o individuo me liga constantemente. Mas com estes artistas, fico de pé atrás e com receio de armarem confusão. (porque segundo ele perdeu trabalhos por causa do meu post LOL)

Isso não dá em nada.

Podes é apresentar queixa deles pela atitude e pelo facto de nem sequer possuirem licenças para fazerem obras.

Quanto ao brasileiro é mandar para trás, liga ao SEF ou assim só para o chatear. Pode ser que vá mesmo de vela :lol: :lol: :lol: :lol:

Esses tipos são uns artistas, o modo de operar é exactamente como a Mafia. Criar confusão, para fazer extorsão de dinheiro.
Ele não vai aparecer com GNR coisa nenhuma, o contrario +e que devia ser, tu apresentares queixa à GNR :slight_smile:

Em termos legais, mesmo sendo leigo, tenho 99.9% de certeza que não terás repercussões legais sobre posts num Fórum de Construção Civil. Conquanto não tenhas insultado alguém (empresa/funcionários), estás 100% tranquilo.

Se o brasileiro voltar a aparecer/telefonar, deixo uma dica para lidares com ele…

Seguramente que metendo a polícia pelo meio, eles terão mais a perder que tu.
Nada de errado fizeste, isto se não partiste para ofensas ou difamações sobre a empresa.

É exatamente isso que querem, arranjar confusão com processos para sacar algum.
Eu não vou fazer nada para já, nem lhe respondi ao email. Vou manter-me na minha e esperar para ver se realmente ele aparece hoje como disse lol. Mas também não lhe abro a porta, se ele quiser que fale com a policia, e alguém que me notifique.

Não em momento algum ofendi alguém ou a empresa. Solicitei apenas feedback porque nas paginas de facebook da dita empresa, não havia comentários, nem opiniões nem criticas, a única que tinha era de 5* feita pelo facebook do individuo supostamente dono da empresa lol. Depois entretanto é que entra a outra pessoa no meu tópico, a explicar a situação dele com a empresa, e caiu no esquecimento, ele é que o desenterrou ontem lol.

Fizeste o correto!
Deixar um feedback para outros não serem enganados.
Bom trabalho.

Obrigado a todos pelas dicas e sugestões. Vou aguardar e ver o que acontece.

Mais uma vez Obrigado. E domingo lá estarei em Alvalade.

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk

Estarás se o brasileiro não te apanhar! Neste momento já devem estar PJ e GNR a barricar a tua casa para ficares aí!

:mrgreen: :mrgreen:

Fica descansado que só fizeste foi bem: é normalíssimo e útil que se dê feedback deste tipo de serviços. Se o serviço não presta, não tem clientes. Era o que faltava isto ser difamação. Ao ponto a que esses burlões chegaram… Triste de se ver…

Deixa mas é aqui o nome da empresa para outros não serem enganados. Não te preocupes com mais nada.

Eles que se fodam. Detesto filhos da puta que se tentam aproveitar dos outros.

Vai lá ao tópico e avisa os restantes que eles andam com ameaças.

Provavelmente acabaram por ir ao encontro dos interesses dele, ele só te fez essa ameaça bacoca para te assustar e tu apagares o post…e assim conseguirem enganar mais algum incauto. Com informação na net que são meio burlões era mais complicado. :inde: As cenas a que uma pessoa se sujeita. ???

Pois nao sei quem pediu. Eu não pedi, nem o forum permite apagar posts, a não ser os admins. Mas acredito que tenha sido por iniciativa do admin, para não haver troca de galhardetes, porque o individuo foi lá trocar galhardetes com um membro que tinha comentado o meu post, onde relatou a sua experiência com a empresa em causa.

Era o que mais faltava não poderes pedir a opinião a outros sobre determinada empresa. :lol:

Pelo que tu descreves, mais depressa tens tu motivos para apresentar queixa sobre ele, do que o contrário.

E isso de ir à tua casa com a GNR, é apenas para te assustar, claramente.