Surpreso, porque ninguém esperava que estivesse para breve o anuncio do substituto de Sá Pinto.
O Costinha, que nunca escondeu o seu sportinguismo, tem uma cultura vencedora. É educado, culto e enquanto jogador guardo a imagem de um grande profissional, de quem Mourinho no Porto e Scolari na selecção não abdicavam.
Tem tanta experiência no cargo, como Figo, Freitas Lobo, José Eduardo ou outros nomes que foram ventilados, por isso não considero esse facto como um handicap.
Costinha além de de se ter imposto em balneários por norma fortes como o do FCP e da selecção, jogou no estrangeiro, e por certo conquistou um capital de experiência, liderança e também uma rede de contactos que podem ser muito úteis.
Por outro lado, chega pela mão do Jorge Mendes, por isso ou muito me engano ou AVB será o próximo. É o renovar de uma estrutura que precisa de ser revista de cima a baixo.
Boa sorte para o Costinha, nas suas novas funções.
Eu gosto dele. É um tipo esperto que foi a base do melhor Porto da história. Experiência? Eu quero que isso se F***! Eu quero é QUALIDADE e acredito neste tipo.
Um jovem que ionsultou o soporting, gozou com o nome do mais ecléctico clube português, e demonstrou que nem por sonhos quer treinar o clube que todos amamos?!?!?!?!
Só se for para acabar de o destruir.
Se vocês gostam tanto do FêCêPê não se esqueçam que a A1 é já ali.
Se a ideia é tornarem o SPORTING num clone do FêCêPê mais valia terem ido buscar o Pinto da Bosta, ou o Ranhaldo Teles ou o guarda Abel. Era mais eficiente.
Se é isto que querem tudo bem, fui apenas eu que me enganei no clube. Pensei que era um leão. Pensei que era SPORTING.
Eu não gosto do FCP, mas gosto da taça UEFA que eles ganharam, da liga dos campeões, da Intercontinental. Nem falo cá de dentro. EU QUERO TÍTULOS PARA O MEU SPORTING! Se isso é imitar o FCP… se calhar é porque eles ganham que se fartam. Não é isso que nós queremos também?
Tem uma enorme vantagem: Não está ligado ao status quo vigente em Alvalade nos últimos anos. Daquilo que conheço das suas intervenções públicas, parece-me ser um tipo ponderado, com uma enorme experiência, inteligente, ambicioso e com cultura de vencedor. Não sei quais serão as suas condições para se movimentar no mercado, mas em termos de balneário, é claramente positivo porque estará distante de todas as pandilhas que lá estão instaladas.
É surpreendente de facto, mas é novo, é uma brisa de ar puro. E isso só pode ser positivo. Que seja o princípio de uma renovação total no futebol do Sporting.
Não questiono que seja bem intencionado.
E sportinguista.
E civilizado, ao contrário do grunho pinto.
Mas fosgasse, tamos a falar de alguem que não desperta a minima emoção na massa adepta. Amor, ódio, indiferença, raiva,…
Nada!!!
Sò por aí, acho que a escolha não podia ter sido mais errada.
Já para não falar qie, mais uma vez, a massa adepta não parece estar a ser ouvida. A máfia dos ‘três nomes’, que ainda nos gere, parece fazer tudo para nos contrariar.
Para mim e me igual quem e o director do sporting desde que volte os grandes jogos de futebol espetaculo e vitorias para mim o resto e me indiferente.Claro que nao tem experiencia para o cargo mas para ele ter exito nao basta ter so experiencia ate porque ja vi equipas enisperientes ganhar a equipas com muito experiencia e eles tambem erram . Agora se o costinha tiver exito automaticamente o sporting tambem vai ter exito
Mas se gostas tanto do que o FêCêPê te dá porque insistes em continuar do Sporting? Que eu saiba, mudar de clube de futebol não deve ser assim tão complicado.
Eu não sou do SPORTING porque ganha isto ou aquilo. Se o fosse, já não era provavelmente.
Eu sou SPORTING porque tenho ALMA DE SPORTINGUISTA. Porque mesmo quando não ganho tenho uma identidade própria que os parolos da luz não têm e que os labregos das antas também não.
Alguém se lembra do Jardel, quando ganhámos o campeonato e depois de lhe perguntarem se tinha mais sabor o NOSSO título que os que tinha ganho no FêCêPê, ter dito: “Tem. Tem e não tem explicação”.
Ora, o Jardel não é um sportinguista, mas percebeu, naquela altura (porque depois a tristeza de não ter ido ao mundial deu cabo dele), que ser SPORTING é ser diferente.
Em minha opinião é uma opção muito mais acertada para Director de Futebol que:
Sá Pinto: muita paixão com pouca cabeça e incapacidade de se afirmar pela sua categoria (como se provou pelos murros disciplinadores). Quando os Sá Pintianos falam do facto de o Costinha ter dado preferência ao F. C. Porto se voltasse a Portugal, e já ter sido falado várias vezes que o Sá Pinto deu uma entrevista em Espanha a dizer o mesmo, fico confuso;
Oceano: com todo o respeito, mas queremos ter um Director de Futebol com uma estrela na cabeça?;
Figo: um vendido como as últimas notícias bem demonstraram;
Carlos Xavier: tal como os dois anteriores, tem um reduzido conhecimento do futebol a nível internacional, e ganhou MUITO menos ao longo da carreira.
É um ex-jogador que foi campeão de um clube altamente titulado, tendo-se afirmado pela sua categoria.
Só me pareceria mais acertado para este cargo (função de “fechar” e disciplinar o balneário; transmitir mística de vitória; acompanhar os jogadores emprestados) o grande Manuel Fernandes, embora ele não tenha os conhecimentos internacionais do Costinha, não tenha tanta capacidade de comunicação (situação tão importante como a falta dela no JEB demonstra), já esteja um pouco fora do circuito (enquanto que no caso do Costinha os jogadores que ele conhece bem chegaram ou estão a chegar agora aos locais de decisão nos clubes a nível europeu) e queira ser treinador.
O argumento de que estamos a copiar o modelo do porto, é “chocante” dada a mentalidade altamente competitiva e ganhadora que eles demonstraram ao longo das últimas décadas. Digam-me que não queriam o pdc para presidente…
Se juntarmos um novo Director Desportivo que acompanhe bem a prospecção (principalmente com conhecimento de mercados “emergentes”), a formação (e a sua adequação à equipa principal), as outras modalidades (penso que Director Desportivo tem influência em mais áreas do que o futebol), e a relação com os media (aqui parece-me que o Luís Freitas Lobo ou o Boloni poderiam ser boas alternativas), e um treinador ambicioso (acompanhado de um adjunto musculado - aqui sim o Carlos Xavier poderia ser uma boa alternativa, em minha opinião) teríamos uma boa equipa a coordenar o futebol