Copa Libertadores da América

Vinha aqui relatar o encontro da final da Taça Libertadores da América.Na final encontram-se Sao paulo sem duvida o melhor clube brasileiro actualmente,com mais titulos a nivel interno e actual detentor da Libertadores.E no outro lado Internacional de Porto Alegre,uma equipa que esta a valer pelo seu colectivo e que tem como senhor daquele meio campo o ex-sporitnguista Tinga.

Duas grandes equipas,mas no percurso ate a final destaca-se mais o Sao Paulo com vitorias sobre o rival Palmeiras e nas meias finais uma vitoria aparentemente tranquila contra a melhor equipa mexicana Chivas de Guadalajara.

Apenas vi a primeira parte devido a grande diferença do fuso horario nacional com o brasileiro mas gostei do que vi e vi grandes talentos em ambas as equipas.Logo a partida o jogo prometia,um grande ambiente nas bancadas com todos os adeptos de pe,a saltar,a bater palmas uma verdadeira festa do futebol como já é habito no brasil.

A primeira parte ficou marcada pelo jogo rapido,transiçoes muito bem feitas,contra ataques perigosos e sobretudo por duas expulsões.Logo aos 9 minutos uma expulsao de vermelho directo a um jogador do Sao Paulo por agressao ao jogador contrario(saltou de braços levantados e quando ja estavam a descer deu uma cotovelada).Logo neste momento viu-se que o arbitro nao tinha medo de nada pois expulsou um jogador da casa logo aos 9 minutos e mostrou quem e que mandava naquele terreno de jogo.

A partir deste momento houve uma clara superioridade do Internacional de Porto Alegre,mas nao conseguia chegar a area com relativo perigo,nesta altura ja se destacavam dois jogadores: Tinga e Sobis.Os dois do Internacional.Para quem nao costuma seguir o brasileirao e a libertadores,Rafael Sobis é um ponta de lança muito versatil,muito rapido e nao pede autorização para rematar.O São paulo fechava-se como podia e de vez em quando fazia contra-ataques muito perigosos e bastante rapidos.

O jogo aumentou a velocidade quando surge uma nova expulsao desta vez a um jogador do Internacional de Porto Alegre(aproveitando um lance dividido deu uma chapada ao jogador contrario).O Sao Paulo cresceu e esteve muito perto do golo.Com as duas expulsoes o jogo prometia bastante,pois havia mais terreno para jogar e a velocidade aumentava progressivamente.Ao intervalo um 0 - 0 no marcador mas o jogo prometia bastante para a segunda.

Nao posso contarvos o resto em pormenor mas começou-me a dar o cansaço e nao consegui manter-me de olho aberto para a televisão.No final do desafio ficou 1 - 2 para o Internaciona.Para quem quiser ver a segunda mao da final da Taça Libertadores pode seguir pela Sporttv dia 17 de Agosto.

Cumps

Um dos melhores jogos de futebol a que tive oportunidade de assistir em muito tempo.

O Colorado deu um banho táctico ao S.Paulo, superiormente organizados por Tinga, cuja posição no terreno é de vagabundo, e tem um pulmão que não acaba.

Secundado por um jogador a que nunca chegaremos chamado Solbis, não é bem ponta de lança, nem nº10, é um avançado, de técnica requintada, velocidade que em nada fica a dever aos europeus e espontaneidade de remate de deixar agua na boca.

O Tricolor viveu muito das individualidades e lutou sempre, mas o Internacional é uma equipa a sério, não tenho qq duvida que se ainda houvesse Intercontinental e mantivessem a equipa se bateriam com o Barcelona, ainda que nada invalide que o Sao Paulo possa chegar ao Beira Rio e ganhar em terras Gauchas, mas acho que esta vai mesmo para o Colorado.

Eller, grande central, Jorge Wagner um todo o terreno, e nao esquecer que Mossoró nem no banco estava e Renteria nem entrou, grande equipa tem o Internacional.

Tenho seguido a libertadores toda e ja considerava o Inter favorito apesar da maioria achar o contrario, o jogo de ontem so provou isso.
Ja na epoca passada perderam o titulo de forma controversa praticamente na secretaria…

A ver vamos a 2 mao…

Um dos melhores jogos de futebol a que tive oportunidade de assistir em muito tempo.

O Colorado deu um banho táctico ao S.Paulo, superiormente organizados por Tinga, cuja posição no terreno é de vagabundo, e tem um pulmão que não acaba.

Secundado por um jogador a que nunca chegaremos chamado Solbis, não é bem ponta de lança, nem nº10, é um avançado, de técnica requintada, velocidade que em nada fica a dever aos europeus e espontaneidade de remate de deixar agua na boca.

O Tricolor viveu muito das individualidades e lutou sempre, mas o Internacional é uma equipa a sério, não tenho qq duvida que se ainda houvesse Intercontinental e mantivessem a equipa se bateriam com o Barcelona, ainda que nada invalide que o Sao Paulo possa chegar ao Beira Rio e ganhar em terras Gauchas, mas acho que esta vai mesmo para o Colorado.

Eller, grande central, Jorge Wagner um todo o terreno, e nao esquecer que Mossoró nem no banco estava e Renteria nem entrou, grande equipa tem o Internacional.

Tenho seguido a libertadores toda e ja considerava o Inter favorito apesar da maioria achar o contrario, o jogo de ontem so provou isso.
Ja na epoca passada perderam o titulo de forma controversa praticamente na secretaria…

A ver vamos a 2 mao…

Selecionei aquela afirmação, para apenas frisar um ponto pelo qual há muito me venho batendo, e que apesar dos numeros, poucos concordam. E é o de que as equipas brasileiras, quando em confronto com equipas europeias, levam sempre a melhor. Os numeros assim o dizem. Pois eu, como adepto do campeonato brasileiro (infelizmente não há muita disponibilidade para acompanhar mais), tenho-me batido pelo facto de o campeonato deles não ser assim tão fraco, e os confrontos contra os europeus assim o dizem.

Quanto ao jogo em si não tive oportunidade de ver devido ao adiantar da hora, mas infelizmente o São Paulo, uma das equipas que simpatizo no Brasil, está longe de conquistar a sua 4ª Copa. Em oposição, o Colorado é um clube pelo qual não tenho muita simpatia, pois no Rio Grande simpatizo com o Grémio.

JoãoSCP, nos últimos anos penso que isso não é bem assim, fruto das sucessivas exportações dos seus melhores jogadores para a Europa, que começou a sério na década de 80 e nos últimos anos só piorou. Tens os dados da Intercontinental nos últimos 20 anos?

O campeonato brasileiro é “competitivamente” fraco porque a maior parte das equipas jogam aberto, o que quer dizer muitos golos e pouca correria, pouca marcação, muito tempo para um jogador receber uma bola, dominar, adornar, dar 2 ou 3 passos, parar, fintar, e só depois é que passam a bola.

... O campeonato brasileiro é "competitivamente" fraco porque a maior parte das equipas jogam aberto, o que quer dizer muitos golos e pouca correria, pouca marcação, muito tempo para um jogador receber uma bola, dominar, adornar, dar 2 ou 3 passos, parar, fintar, e só depois é que passam a bola.

Engracado que e tambem a imagem que tenho, o que ajuda a explicar o porque de muito fracasso de jogadores brasileiros na europa…

JoãoSCP, nos últimos anos penso que isso não é bem assim, fruto das sucessivas exportações dos seus melhores jogadores para a Europa, que começou a sério na década de 80 e nos últimos anos só piorou. Tens os dados da Intercontinental nos últimos 20 anos?

O campeonato brasileiro é “competitivamente” fraco porque a maior parte das equipas jogam aberto, o que quer dizer muitos golos e pouca correria, pouca marcação, muito tempo para um jogador receber uma bola, dominar, adornar, dar 2 ou 3 passos, parar, fintar, e só depois é que passam a bola.

Aqui vai desde 1980: (Vencedores Brasileiros)

1981: Flamengo x Liverpool 3-0
1983: Grémio x Hamburgo 2-1
1992: São Paulo x Barcelon 2-1
1993: São Paulo Milan 3-2
2005: São Paulo x Liverpool

Desde 1980: (Derrotados Brasileiros)

1997: Dortmund x Cruzeiro 2-0
1998: Real Madrid x Vasco da Gama 2-1
1999: Man Utd x Palmeiras 1-0

Antes dessas datas só por 3 vezes se encontraram equipas brasileiras contra europeias, e o resultado é de 2 vitórias para os brasileiros e apenas uma para os europeus.

Temos ainda o Campeonato do Mundo de Clubes da Fifa, em 2000 que contou com Real e Man Utd pela Europa (na máxima força) e Vasco e Corinthians pelo Brasil. A final foi Vasco x Corintihans.

Portanto acho que a superioridade em confronto directo é evidente.

A imagem que tenho do campeonato brasileiro é a mesma que o Alemid apresenta.

Ao ver ontem o resumo do jogo aqui discutido comprovo isso, ao ver duas equipas lançadas no ataque mas que marcaram muito mal defensivamente. Existiram momentos em que se viam defesas do S. Paulo completamente ao molho num dado local do campo, abrindo buracos incriveis nas alas.

O espaço concedido no brasil para que se deixe jogar é de facto muito. Nunca vos aconteceu estar a ver um jogo do camp. brasileiro e ficar com a impressão que os relvados deles são maiores que os nossos? A mim acontece, mas já percebi que não são :).

Vejam o caso do Devid. Vejam inclusive os golos do Deivid no Brasil e digam-me se alguma vez na Europa um jogador aparece com aquela frequência sem oposição para facturar (tirando o Jardel, esse alien). Vejam o espaço que é concedido a Rogers e Cia lá e o que lhes acontece cá.

Tudo parece mais pausado lá, e também mais attacking minded, o que é normal (e bonito) pois é a forma de pensar o futebol no brasil, mas será talvez por isso que muitos falham quando dão o salto.

Têm o relvado mais comprido sim senhor! Até reparei uma vez no do Marítimo mais comprido em que o jogo se tornava mais lento, não fosse a maior parte do plantel brasileiro e assim jogam à maneira que melhor sabem.

Têm o relvado mais comprido sim senhor! Até reparei uma vez no do Marítimo mais comprido em que o jogo se tornava mais lento, não fosse a maior parte do plantel brasileiro e assim jogam à maneira que melhor sabem.

O que noto é que a relva dos campos do campeonato brasileiro é mais alta, o que torna o jogo mais lento, mas mais apurado tecnicamente. A nível de comprimento é semelhante à europa.

o COMPRIMENTO tem k ser semelhante pois sao as regras universais do jogo.

Tirando isso e ainda que seja entusiasta do campeonato brasileiro não me parece que tenha uma qualidade por aí alem.

As marcaçoes sao quase inexistentes, não ha pressao, os extremos sao os laterais e a maior parte das equipas é uma balburdia tactica.

Penso até que a maior parte das equipas brasileiras lutaria para não descer no nosso campeonato, tirando Corinthians, São Paulo, Atletico Paranaense e a Ponte Preta, o resto são clubes ciclicos, quero dizer com isto que sao capazes de ganhar o titulo num ano e descer passados dois, vede Palmeiras, Gremio ou Cruzeiro.
Mesmo o tão poderoso Flamengo anda a lutar para nao descer ha 3 epocas…

É muito competitivo sem duvida, mas nivelado por baixo…

Sobre a Intercontinental, nao esquecer que como em Dezembro a epoca esta parada lá, eles chegam a pagar fortunas a jogadores estrelas de outros clubes para alinharem um so jogo por eles, alem de estagiarem e prepararem esse jogo em condiçoes que os europeus nao podem por falta de tempo.

A vitoria do Sao Paulo sobre o Liverpool na ultima Intercontinental é uma comedia negra, o Liverpool meteu que me lembre 3 ou 4 na barra e nos postes, fora a exibiçao do Ceni, foi um massacre mas saiu ao contrario…

Têm o relvado mais comprido sim senhor! Até reparei uma vez no do Marítimo mais comprido em que o jogo se tornava mais lento, não fosse a maior parte do plantel brasileiro e assim jogam à maneira que melhor sabem.

Qual do Marítimo e mais comprido que qual :?: :shock: :shock:

Penso até que a maior parte das equipas brasileiras lutaria para não descer no nosso campeonato, tirando [b]Corinthians[/b], São Paulo, Atletico Paranaense e a Ponte Preta, o resto são clubes ciclicos, quero dizer com isto que sao capazes de [b]ganhar o titulo num ano e descer passados dois[/b], vede Palmeiras, Gremio ou Cruzeiro.

Olha que o Timão está no segundo grupo. Ganhou no ano passado e este ano é lanterna vermelha.

Eu sei 2x Leo, mas ali o problema é outro, tanta estrela so podia dar confusao, nao tenho duvidas que sao o melhor plantel do Brasil e vao dar a volta por cima.
Aliás, a superioridade dos clubes de S.Paulo sobre os do Rio começa a ser cada vez mais acentuada, o meu Vasco está agora um pouco melhor, mas ainda nao tem unhas para tocar guitarra…

O problema do Corinthians é um problema mesmo a nível de ordem naquele balneário. É quase um Real à moda brasileira e argentina, já que Tevez treina quando lhe apetece, Mascherano gosta de bater nos colegas nos treinos, Carlos Alberto preocupa-se mais com as tranças e por aí fora…

O problema do Corinthians deste ano é que já não está a ser levado ao colo como na época passada foi. Onde até jogos foram repetidos para serem campeões. Já para não falar no escandalo que foi o Corinthians x Internacional que decidia o título. Ou seja, o Ultimao este ano está ao nível de 2003 ou 2004, onde também lutavam para não descer. Eles sem a MSI não são nada. E mesmo com eles sem apoios federativos é o que se vê. Este sim é um clube ridiculo, suportado por uma maioria de adeptos faveleiros, e que a nivel de titulos é um clube regional. Não tem a minima expressão. Clubes a sério no Brasil existe o São Paulo, Palmeiras, Inter, Gremio, Cruzeiro, e os do Rio se não fosse a corrupção. O Santos também vive de momentos. Ganharam alguma coisa nos ultimos anos, mas andaram anos a secar desde o tempo do Pelé.

Concordo com todas as equipas excepto o Internacional de Porto Alegre. Eu tenho grandes ligações com a cidade de POA e a seguir ao Sporting o meu clube é o Grêmio e sou um bocado suspeito para falar acerca do Inter porque é um grande rival e encaro eles como um segundo benfica. Admito que actualmente tem uma grande equipa mas em termos históricos são uma nulidade. O Grêmio tem duas Libertadores, é campeão do Mundo (coisa que na América do Sul, principalmente, tem um significado enorme), algo que até agora o Inter não conseguiu e vamos a ver se consegue bater o São Paulo que tem o orgulho ferido e conseguiu convencer o Bétis a deixar jogar Ricardo Oliveira amanhã.

Até a estes últimos dois anos era um clube que também lutava para não descer, mas infelizmente os papéis inverteram-se e actualmente o Grêmio sofre com essa situação. De referir que dadas as dificuldades financeiras do tricolor (e de todos os clubes brasileiros), as camadas jovens são exploradas. Anderson já foi para o Porco, Lucas é pretendido pelo Chelsea e nomes como o avançado possante juvenil Fernando Genro e o jovem guarda-redes de grande nível Marcelo Grohe (que tem passaporte alemão), podem rapidamente abandonar a equipa. Mas apesar disto tudo creio que o Grêmio, dentro em breve voltará ao lugar que merece, à elite do futebol sul-americano e mundial.

O Facto de eu estar aqui a elogiar o colorado nao ker dizer que goste deles, tb prefiro e admiro muito mais a historia do Gremio e torço sempre por eles no “Grenal”.

Mas neste momento o Colorado é muito, muito forte, amanha tiramos as duvidas :wink:

EDIT: Entretanto os ridiculos Boloni e Rolao Preto que vao de mal a pior no Mónaco, ja asseguraram a contrataçao do central Bolivar do Colorado depois da final, pagaram 4 milhoes de Euros…

O problema do Corinthians deste ano é que já não está a ser levado ao colo como na época passada foi. Onde até jogos foram repetidos para serem campeões. Já para não falar no escandalo que foi o Corinthians x Internacional que decidia o título. Ou seja, o Ultimao este ano está ao nível de 2003 ou 2004, onde também lutavam para não descer. Eles sem a MSI não são nada. E mesmo com eles sem apoios federativos é o que se vê. Este sim é um clube ridiculo, suportado por uma maioria de adeptos faveleiros, e que a nivel de titulos é um clube regional. Não tem a minima expressão. Clubes a sério no Brasil existe o São Paulo, Palmeiras, Inter, Gremio, Cruzeiro, e os do Rio se não fosse a corrupção. O Santos também vive de momentos. Ganharam alguma coisa nos ultimos anos, mas andaram anos a secar desde o tempo do Pelé.

Com o devido respeito, penso que a tua posição, no que se refere ao Corinthians, carece em grande parte de uma base sólida, senão vejamos:
Na época passada certos jogos foram repetidos porque ficou provado que os resultados tinham sido manietados. A árbitro responsável, cujo nome confesso não me lembrar agora, foi simplesmente irradiado e sofreu as devidas consequências.
De facto, houve um erro grosseiro no jogo contra o Inter, mas também já os vi contra o Corinthians, Já os vi contra e a favor do Sporting e a favor e contra muitos outros clubes, ou será que só porque foi a favor do Timão já deve ser considerado premeditado?
Quanto ao MSI, a questão deve ser colocada da seguinte forma: porquê o MSI quis investir em São Paulo e, mais especificamente, no Corinthians? Em São Paulo porque é o estado que comanda o resto do país em termos de economia, de mercado,… etc… No Corinthians porque, a par com o Flamengo, é o clube com maior número de adeptos pelo Brasil afora. Classificar esses adeptos como “faveleiros”, meu caro, aconselho-te a ir a site dos Gaviões da Fiel e explorar principalmente a secção “Departamento Social” e diz se isso é obra de “faveleiro”. Fica aqui o site: http://www.gavioes.com.br/

Já agora, só mais um rápido aparte no que respeita ao “clube regional”, se vistes o Noruega – Brasil na íntegra, deves ter notado que até na Noruega existem corinthianos, ou não notaste?

Alvar, se há faveleiros, e nós sabemos que há faveleiros, em S. Paulo, a que clube é que eles pertencem? Ao S. Paulo, do Morumbi, zona chique? Ao Palmeiras, da comunidade italiana, classe média? À Portuguesa, idem aspas? O Corinthians tambem nasceu como o clube da comunidade holandesa, mas foi adoptado pelo povão.

Curintxa = clube lampio lá do sítio.

O SOLIS e um espetaculo este e jogador para a europa a meu ver…
O tal WAGNER que chegou a ser dado como certo no sporting nao acho nada de especial.

alemid

Queres saber a que clubes pertencem? Ok, eu respondo:
Parte ao Corinthians, não nego.
Parte ao São Paulo, ou achas que só os bambis, com os seus lencinhos tricolores e condutas delicadas :lol: :wink: , chegam para encher um estádio?
Parte ao Palmeiras, pois se dependessem exclusivamente da colónia italiana ou da classe média, estavam feitos, ai estavam, estavam.
E parte também à Portuguesa, porque não? Afinal o Canindé não fica assim tão longe.
Agora, desafio-te a achar uma torcida organizada do Sampas, do verdão ou da lusa que tenha a força e o carácter dos Gaviões.
Só mais uma achega em relação ao verdão, já notaste que a grande torcida organizada deles, a saber, a “manha verde” foi desmantelada e liquidada por comportamento violento e conduta incorrecta? Com certeza devia ser tudo “gente boa”…:roll: