[Copa América] Argentina 2011

O Japão agora compete na América? Que comédia! :rotfl:

Além do Japão o Mexico tambem está como intruso… no entanto isso nao e novidade na Copa America.

O formato desta competicao contempla equipas convidadas (ultimamente é sempre o Mexico) de forrma a:

  • melhorar o interesse da competicao para nao ser um brasil + argentina + todos os outros.
  • Permitir a seleccoes de confederacoes mais fracas, como o caso do Mexico, ter uma maior experiencia internacional.

Belo grupo C :drool:

Chile, México e Uruguai…vais ser giro

O Japão competir na América ou na Europa é igual, o continente é outro. Se fosse eu “engraxava” lá o Blatter e jogava no velho continente. O México é menos discutível, porque é americano e é da América Central. Mas se querem realmente valorizar a competição não façam distinções e coloquem todos os países americanos no mesmo saco. Ter por lá os USA e o México sempre davam mais luta aos eternos candidatos.

O “problema” da Copa América é o nome:

A Copa América é a principal competição entre seleções de futebol das nações da Confederação Sul-Americana de Futebol, CONMEBOL.
Ou seja na realidade o competição é a Copa Sul-America (O campeonato era previamente conhecido como Campeonato Sudamericano de Selecciones).

Por isso o Mexico tem tanto direito de ir lá como o Japão ou Portugal.

A questão da falta de competitividade da Copa América ( e da A Copa Ouro da CONCACAF) tem a ver com o facto de a FIFA ter 2 confederações num sitio que poderia ter apenas uma.

Se a américa tivesse apenas uma Confederação, as competições e as qualificações para os campeonatos do Mundo seriam muito mais interessantes, mas acho que é algo que será dificil de mudar.

Já não é a primeira vez que o Japão participa. Penso que em 99 também participiou. E o México joga na Copa América como as equipas mexicanas participam na Libertadores. Por uma questão de competitividade.

Pelo que está na net, desde 1993 que a CONMEBOL convida 2 selecções de outras confederações. Costa Rica (3 vezes), Honduras (1 vez), Japão (1 vez), México (7 vezes) e EUA (3 vezes) foram os convidados das edições anteriores.

Relativamente ao México na Copa América: Eles participam apenas como convidados, pois a competição oficial da selecção é a da sua Confederação a “CONCACAF Gold Cup”, que o México já ganhou uma porrada de vezes, e os EUA o resto.

Curiosamente a CONCACAF Gold Cup também teve edições com equipas convidadas, entre elas o Brasil em 2003 (que viria a perder na final contra o México).

A titulo de curiosidade:
Caso diferente é o da Australia que faz parte da Confederação da Ásia desde 2005.

Esta mudança também se deveu ao facto de na Confederação da Oceania além da Nova Zelândia não haver mais nenhuma equipa a dar luta (resultados de 22-0 e 31-0 demonstram isso).

Uma duvida. Porque é que uma equipa da Asia vai jogar a copa america? podiam ter convidado os EUA ou a Costa Rica visto pertencerem ao continente americano

Para doar o dinheiro para as vitimas do terramoto do Japão, Espanha também foi convidada mas rejeitou.

Por acaso até nem é a primeira vez, no passado o Japão já tinha participado também como convidado.

O México foi convidado e irá à competição com uma seleção sub-23. Isto porquê? Porque a CONCACAF (confederação onde pertecem as equipas da América Central e do Norte) organiza a Gold Cup mais ou menos na mesma data e, obviamente, não permitiria que o México fosse jogar a Copa América (CONMEBOL) com a equipa principal e apresentasse os sub23 na sua competição. Os Estados Unidos e Costa Rica também não são convidados por via deste mesmo facto.

O Japão ser convidado, foi feito pela organização argentina, em parceria com a Traffic, que ficou com a promoção e direitos dos jogos da Copa América, no continente asiático, fazendo com que o Japão reflectisse a sua recusa à participação que chegou a apresentar, devido à recente catástrofe.

SL :slight_smile:

Penso que no início deste ano se chegou a falar de um convite à Espanha para participar na Copa América. A coisa não avançou não me lembro bem porquê.

Que palermice.

Isso seria equivalente a convidarmos os EUA para participarem num Europeu.

Já temos o patrão Israel, porque não convidar os EUA? :mrgreen:

A mais na UEFA:

Israel
Turquia
Cazaquistão
Azerbaijão
Arménia

Que comentários é que isto merece? é como diz o Paulo Bento: http://www.youtube.com/watch?v=aOv0b4Vrujo#t=5m41s

“Com a mão: andebol, basquetebol, voleibol. Pá, futebol, com os pés, com as pernas, com a cabeça!”

Ásia: Turquia, Israel, Cazaquistão, Índia, Mongólia, China, Japão
Europa: Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Polónia

Uma competição que eu quero acompanhar :drool:

Nem que seja para ver os nossos jogadores. Só lá estarão o Matias, o Carrillo e o Rodriguez, certo?

Em principio sim Diogo. :great:

:great:

A Concacaf, Confederação de Futebol da América do Norte, solicitou formalmente à FIFA sua fusão com a Conmebol na tarde desta terça-feira, 5.

A entidade pretende, assim, contando com as nações sul-americanas, as próximas edições da Copa América e outros torneios englobando as três Américas.

A alteração que seria mais evidente no curto prazo para o torcedor brasileiro seria a “invasão” de clubes das Américas Central e do Norte nos torneios tradicionais do continente, como a Libertadores e Sul-americana – mais atraentes do ponto de vista financeiro e esportivo aos clubes dos continentes vizinhos.

A Concacaf manifestou também a intenção de já participar com suas federações nacionais afiliadas na próxima Copa América, a ser disputada em 2011 na Argentina.

Chuck Blazer, secretário-geral da Concacaf, afirmou que a possibilidade existe, mas que a decisão ainda depende de estudos mais aprofundados de impacto financeiro de uma eventual fusão.


http://placar.abril.com.br/futebol-internacional/copa-america/noticias/concacaf-quer-se-fundir-a-conmebol.html

Concacaf admite estudar Copa América unificada em 2015

Postado em 5/10/2010

A Copa América de 2015 pode ser uma competição unificada entre Conmebol e Concacaf, com a participação de 16 seleções. Em entrevista à revista sports Illustrated, o secretário-geral da Concacaf, Chuck Blazer, admitiu a existência de estudos sobre a viabilidade do novo torneio.

A ideia seria contar com as 10 seleções filiadas à Conmebol e outras seis representantes da Concacaf, que reúne países das Américas do Norte e Central e do Caribe. Desde 1993, seleções da Concacaf, como México, Estados Unidos, Costa Rica e Honduras, têm disputado a Copa América como convidadas.

“A primeira vez que se cogitou a ideia foi há quatro ou cinco anos”, declarou Blazer. “Falou-se com possíveis patrocinadores, mas naquele momento a ideia foi rejeitada. Outras configurações seriam necessárias para tornar (a competição) possível. É preciso um parâmetro econômico para que possa se realizar”.

Em 2011, na Argentina, o México disputará a Copa América com sua seleção olímpica reforçada por cinco jogadores acima da idade-limite de 23 anos. A outra seleção convidada será o Japão, que já participou do torneio em 1999.

A princípio, a Copa América de 2015 seria disputada no Brasil, mas há negociações para que seja organizada pelo Chile, em função das outras competições a serem realizadas pelos brasileiros (Copa do Mundo de 2014 e Olímpiadas de 2016).

A Copa América é realizada a cada quatro anos e tem o Brasil como atual bicampeão, enquanto a Copa Ouro da Concacaf é disputada a cada dois. A última edição, em 2009, foi vencida pelo México. “Se fizermos a ‘Copa Américas’, teríamos de ver como ela substituiria o que já existe”, explicou Blazer.


http://esportes.terra.com.br/futebol/noticias/0,OI4720093-EI1832,00-Por+Copa+America+Concacaf+pede+unificacao+a+Conmebol.html