Conversas de café

Para inaugurar a nova designação desta mui interessante secção do fórum, e como não se podem ter conversas de café sem um bom café, lanço a pergunta:

Qual o melhor café que já provaram?

O meu: um café turco que bebi num restaurante persa. Era forte, tinha uma textura muito áspera e quando acabei de beber a borra era uma autêntica lama. Vinha condimentado com ervas aromáticas. Uma delícia.

E vocês?

Eu como residente na alemanha … o melhor café mesmo é em Portugal. Marca preferida é Delta. Mas é assim posso beber o mesmo café aqui e nao me sabe quanto bem como aí. É por estar em “casa” ;D

Nada como o café timorense. E apesar de algumas pessoas com quem lá estive preferir o expresso (a nossa tradicional bica), eu prefiro mesmo o café de “saco” feito em casa, acabado de moer e coado com uma meia de senhora ;D

É divinal e estou cheio de saudades desse café, que já agora era da zona de Ermera, na zona central norte das montanhas timorenses.

Infelizmente, já não vou a Timor há 4 anos. Emocionalmente, é a minha segunda nacionalidade.

O melhor até agora continua a ser o café português, também porque ainda não experimentei muitos cafés de outros países.

Mas o que posso afirmar com toda a certeza é que o café espanhol é simplesmente detestável… São todos amargos como tudo, nada saborosos, e então o pior deles foi numa estação de serviço de autoestrada a caminho de Madrid (comparando com as paragens portuguesas, as nossas parecem palácios de algum rei das Arábias) - provei e mandei de volta :sick:

O melhor café…
Café de S. Tomé, torrado artesanalmente por um velho s. tomense e tomado à noite numa bela praia de S. Tomé. 8)
Divinal.

Café solo??? :xock:
Que coisa horrorosa… :sick: (vómito)

Devo ser caso único, mas não bebo café, odeio o sabor e faz-me a maior confusão como as pessoas se viciam nessa bebida :inde:

andaste a ler o “Equador” do Pincel Sousa Tavares? :slight_smile:

Por essa Europa fora só mesmo em Portugal e Itália. A minha marca preferida é Segafredo. Quanto a sítios que tiram um bom café, assim de repente evidencio as boutiques Café di Roma e uma tasca em Ponta Delgada ( Pacheco).

Há muitos bons cafés em Ponta Delgada.
Agora num shopping que abriu por lá tem uma boutique,não sei se é caffe di roma,não me estou a lembrar do nome agora,tem para todos os gostos.

Passo a publicidade, estou muito satisfeito com a Nespresso que comprei lá para casa. “Roma” é o meu preferido.

A.A.

PS - Espero que não venham os maricas do costume falar do cházinho…

:beer:

Nem mais, a Nespresso é fantástica.

Dass! Comecei a ler este tópico de baixo para cima, e quando vi isso do cházinho julguei que tivesse voltado a conversa do Paulo Bento e do chá. :twisted:

Nada como um café boliviano que provei há já algum tempo num restaurante de Nancy. Desde que me ofereceram uma máquina de café expresso, só compro cafés sul-americanos.

Dois. ???

Mais um… Mas, apesar de também gostar do Roma e do Capriccio (o verde :slight_smile: ), o meu lote preferido é o Ristretto.

Eu gosto muito de beber café, sei o que me sabe bem ou não sabe, mas daí a saber apreciar vai uma grande distância.

É como o vinho, admiro imenso quem tem paladar para se aperceber das “notas de noz moscada, caramelo e fruta”…

Bebia uma meia dúzia de cafés por dia, até que a hipertensão entrou em cena. Agora praticamente só bebo descafeínados, sendo que o da Nespresso é muitíssimo bom.

Eu por acaso agora ando a meter-me nisso - no cházinho, bem entendido… :wink:

Infelizmente (porque gosto bastante do sabor, e não desgosto do cheiro), ou felizmente, porque gasto menos dinheiro, o meu organismo e a cafeína são incompatíveis. Sintomas incluem dor de cabeça e insónias. Não bebo café, nem chá preto (só chá verde ou infusões sem chá) e Coca-Cola (que nem gosto muito) só sem cafeína. Consigo beber um descafeinado depois de um jantar bem regado. :beer:

Já agora, para gelados café é um dos meus sabores preferidos.

Ah, e Irish Coffee também é fino! :wink:

Que estranho… a cafeína costuma é aliviar as dores de cabeça graças ao efeito vasoconstritor, e não provocá-las… tens a certeza de que não ficas com a tensão arterial demasiado alta quando tomas o café, ou mais importante, tens a certeza de que não tens uma tensão por si mesma já elevada e que após a toma do café sobre para níveis sintomáticos, já que isso te acontece invariavelmente sempre que tomas cafeína?

Eu fico com dor de cabeça aí uns 15 minutos depois de tomar café. Para certas pessoas, alimentos como queijo, vinho tinto, ou café, são catalizadores de enxaquecas. Não sei é se isto tem alguma relação…

Desconheço o efeito da cafeína na minha tensão arterial, mas posso dizer que ela não é alta.

Desculpem lá a conversa de consultório! :wink:

Como é a dor de cabeça?

• Pulsátil
  • Unilateral
  • dura 4 a 72 horas
  • dá náuseas ou vómitos
  • não permite efectuar as actividades normais

Se for isto é enxaqueca, senão… não é! lolol

E se for, sim, a cafeína pode despoletar a enxaqueca… portanto, nesse caso, afasta-te do café. :wink: