Contratações/aposta formação 1995 - 2008 (Era Roquette)

Concordas portanto comigo nos três jogadores. Jardel e Pinilla comprados, Contreras emprestado

falta o bino…para mim aprovado mas seguindo os teus criterios desaprovado e o dani (acho que saiu depois de 95…mas posso tar errado)

e quanto ao hadji alem dos passes falhados quais sao os teus criterios?? sempre foi dos jogadores que mais gostei de ver no sporting…

ta um estudo interessante senao para nos fazer lembrar de certas “bombas” que por ca passaram…como o quattara!! =p

Para mim Niculae era mais que aprovado. Era uma APROVADISSIMO! mesmo so jogando meia época, foi uma das peças fundamentais do campeonato que ganhamos, fazendo alguns jogos e fazendo dupla com o João Pinto nas assistências ao Jardel. Acredito que sem ele não fazíamos uma época daquelas.

No rendimento efectivo dos jogadores, o Mpenza foi fundamental para a conquista do campeonato (eclipsou-se na época seguinte). E o Sá Pinto foi também importante enquanto cá esteve, durante vários anos…

Louvando o esforço de quem se deu ao trabalho de compilar toda esta informação, sinceramente não acho útil continuar a discussão porque estará sempre inquinada de avaliações totalmente subjectivas.

Correcao a situacao contratual de Jardel, Pinilla e Contreras feita.
O Bino está lá na época 1998/1999, Dani entrou na época 1994/1995 antes desta lista.
A situação do Niculae já está explicada na página 2.
A situação do Hadji, é a dum Sporting que nao conseguia passar do meio campo sendo Hadji o nº10 da equipa tinha particulares responsabilidades nisso. Com ele o Sporting fez uma das mais miseráveis épocas apurando-se a 20minutos do fim para a Taça UEFA :exclaim: Se alguém souber quanto o Sporting pelo Hadji e quanto recebeu quando o vendeu ao Desportivo seria informacao util.
wild_oscar o critério foi o de jogadores q fizeram no minimo 1 época positiva. Senao qualquer jogador tinha sido um sucesso quase todos fizeram 1 ou outro jogo positivo. E Mpenza so fez uma boa meia época, depois andou a pastelar sendo que recebeu muitos assobios em jogos antes de ir embora. O critério nao pode ser se contribuiu para se ser campeao ou nao, os critérios aqui sao individuais da quantidade de vezes que jogaram bem ou nao.
O Sá Pinto que veio recebia um ordenado principesco e foi um falhanço como jogador. Já depois do Sá Pinto veio o Liedson e nunca parou a conversa que era preciso um 2º avançado de qualidade para acompanhar o Liedson. Se Sá Pinto tivesse rendido nunca esta conversa existiria. Nem na equipa de Peseiro, onde Liedson marcou 25 golos no campeonato e Sá Pinto marcou 2.

o niculae por exemplo, se esta lista for pa avaliar a qualidade das nossas contratações, tem q ser aprovadissimo!!! ja se a lista for pa avaliar o azar do Sporting tem de ser reprovado…

:arrow:

PS: nao é q faça grande diferença mas exitem imensos jogadores trocados: como o jardel na lista de jogadores contratados por empresimo, o marcos paulo na lista de jogadores contratados definitivamente, etc etc

Situacao do Marcos Paulo corrigida. E isso do Mpenza também já foi respondido.

Gold,quantas vezes tenho de te dizer que o Sporting apurou-se para a UEFA em 98 na penúltima jornada frente ao Belenenses com golo de Vidigal e não a 20 minutos do fim?Já não é a primeira vez que pões esse erro.

Houve alguns pontos em que não concordei com a tua lista jccgold, cá vai uma análise com algumas estatísticas (apenas jogos para o campeonato) e tendo em conta os teus critérios (Aprovados: Jogadores que deram retorno financeiro ao Sporting ou desportivo num periodo nao inferior a 1 ano):

Sporting época 1995/1996:
Paulo Alves - [APROVADO] Fez 3 épocas a bom nível e saiu a meio de 97/98 para o West ham, imagino que com retorno financeiro. (??)
Season Club Games Goals
97/98 West Ham United 4 0
97/98 Sporting CP Lisboa 16 6
96/97 Sporting CP Lisboa 20 6
95/96 Sporting CP Lisboa 32 10

José Dominguez - [??] Fez 2 épocas razoáveis, saiu para o Tottenham com retorno (??) se sim APROVADO
Season Club Games Goals
97/98 Tottenham Hotspur 18 2
96/97 Sporting CP Lisboa 32 3
95/96 Sporting CP Lisboa 30 1

Caneira - [REPROVADO] Fez 1 jogo pelo Sporting e que eu saiba não teve retorno, logo REPROVADO
Season Club Games Goals
00/01 Reggina Calcio 22 0
99/00 FC Alverca 17 0
98/99 Beira-Mar Aveiro 12 0
97/98 SC Salgueiros 3 0
96/97 Sporting CP Lisboa 0 0
95/96 Sporting CP Lisboa 1 0

Nuno Valente - [REPROVADO] Os números falam por si e saiu para o Leiria sem retorno. É certo que teve sucesso no Porto mas o SCP nada ganhou com isso.
Season Club Games Goals
99/00 Uniao Leiria 28 0
98/99 Sporting CP Lisboa 12 1
97/98 Sporting CP Lisboa 6 0
96/97 Maritimo Funchal 30 0
95/96 Sporting CP Lisboa 9 0
94/95 Sporting CP Lisboa 9 0

Sporting época 1996/1997:
Saber - [??] Números fracos, mas fica a dúvida se saiu para o Nápoles com ou sem retorno. Se sim, APROVADO
Season Club Games Goals
00/01 SSC Napoli 18 0
99/00 Sporting CP Lisboa 18 0
98/99 Sporting CP Lisboa 28 0
97/98 Sporting CP Lisboa 9 0
96/97 Sporting CP Lisboa 6 0

Sporting época 1997/1998:
Leandro Machado - [APROVADO] Com 27 J e 10 G apenas para o campeonato, não foi mau. Também importa saber quanto se pagou por ele e por quanto foi vendido.
Season Club Games Goals
98/99 CD Tenerife 3 0
97/98 Sporting CP Lisboa 27 10
96/97 Valencia CF 16 8

Edmilson - [APROVADO]
Pelo que percebi chegou em Janeiro de 1998 e nessa época não encontrei estatísticas, mas em 1998/1999 marcou 8 golos no campeonato, em 1999/2000 marcou 2 golos no campeonato e em 2000/2001 penso que foi a sua última época no Sporting, marcou 4 golos no campeonato. Não sendo um ponta de lança, acho que não se pode considerar que tenha sido mau, ainda mais não contando com jogos na taça e competições europeias dos quais não disponho os dados.

Sporting época 1998/1999:
Quiroga - [??] Os números são fracos mas foi bi-campeão tendo sido útil em alguns jogos pelo que me lembro. Tenho ideia de que gerou retorno ou não ??
Season Club Games Goals
04/05 VfL Wolfsburg 24 1
03/04 Sporting CP Lisboa 12 0
02/03 Sporting CP Lisboa 26 1
01/02 Sporting CP Lisboa 17 1
00/01 SSC Napoli (EMP) 28 0
99/00 Sporting CP Lisboa 13 0
98/99 Sporting CP Lisboa 5 0

Sporting época 1999/2000: (Nesta época por ser o ano do fim do jejum de campeonatos dou alguma tolerância a alguns jogadores)
Toñito - [APROVADO] * Quanto muito está no limite, não era mau jogador e os números não foram assim tão maus tendo sido titular no ano do 1º campeonato ao fim de 18 anos.
Season Club Games Goals
03/04 Sporting CP Lisboa 16 3
02/03 Sporting CP B 2 3
02/03 Sporting CP Lisboa 35 7
01/02 Santa Clara (EMP) 32 9
00/01 Sporting CP Lisboa 25 2
99/00 Sporting CP Lisboa 35 1
*Estatísticas do Toñito têm Campeonato, Taça e Europa

Ayew - [APROVADO] Apesar de tudo ainda marcou 7 golos (alguns deles importantes) em ano de campeonato conqustado. Não recebemos nada pela sua cedência ??
Season Club Games Goals
00/01 Yimpas Yozgatspor 19 11
99/00 Sporting CP Lisboa 26 7
98/99 Boavista Porto 27 15

Mbo Mpenza - [APROVADO] Não era nada de especial, longe disso, e depois da 1ª época não fez mais nada de jeito mas nesse 1º ano desde que chegou em Janeiro teve um papel fundamental na conquista do campeonato.
Season Club Games Goals
01/02 Excelsior Mouscron 15 8
00/01 Sporting CP Lisboa 18 0
99/00 Sporting CP Lisboa 17 3

Sporting época 2000/2001:
Robert Spehar - [REPROVADO] Reprovado sim, mas veio em 2000/2001 e não em 1999/2000.

Carlos Martins - [??] É verdade que nunca se afirmou, mas ainda detemos 40% do passe e podemos ter um bom retorno financeiro.

Rodrigo Fabri - [APROVADO] Veio emprestado e não era mau jogador. Não sei se os salários eram pagos por nós ou pelo Real Madrid.
Season Club Games Goals
00/01 Sporting CP Lisboa 23 3

Sá Pinto - [APROVADO] * Este simplesmente não consigo considerar reprovado, representa o Sporting, dava tudo em campo pelo clube (em algumas situações pode ter prejudicado o clube mas era o grande Ricardo Coração de Leão. Desde o regresso fez 212 jogos e marcou 20 golos e conquistou 1 campeonato, 1 taça de portugal, 2 supertaças e atingiu a final da taça uefa. (No total pelo clube foram 311 jogos e 46 golos).
Season Club Games Goals
05/06 Sporting CP Lisboa 27 2
04/05 Sporting CP Lisboa 30 8
03/04 Sporting CP Lisboa 13 3
02/03 Sporting CP Lisboa 16 1
01/02 Sporting CP Lisboa 10 1
00/01 Sporting CP Lisboa 24 5

  • Todas as épocas com estatisticas totais, excepto 2005/2006 apenas dados do campeonato.

Pavel Horváth - [??] Não fez nada, mas a venda ao Galatasaray não gerou um retorno financeiro ??
Alan Mahon - [APROVADO] Ainda pior que o Horváth, mas este tenho quase a certeza de que veio a custo zero e que foi vendido por uma verba alta ao Blackburn Rovers.

Sporting época 2001/2002:
Niculae - [APROVADO] Dos melhores avançados que passou pelo Sporting nos últimos anos, infelizmente também dos mais azarados. Meia época fenomenal antes da lesão em Setúbal. Marcou 7 golos no campeonato contribuindo para a sua conquista com pontos importantes, como aquele golo da vitória 1-0 sobre o Porto logo na 1ª jornada. De Niculae recordo também o golaço ao Milan, dos melhores que já vi no Sporting e ainda o golo ao Newcastle perto do intervalo quando perdiamos por 2-0 na eliminatória e que lançou a equipa para a reviravolta e uma das noites mais memoráveis em alvalde, aqueles célebres 4-1.
Tudo somado não vale os 6 (??) milhões de euros pagos ?? Talvez, mas fica de certeza na memória de todos sportinguistas.
Season Club Games Goals
04/05 Sporting CP Lisboa 12 1 (Apenas campeonato)
03/04 Sporting CP Lisboa 14 3 (Total de competições)
02/03 Sporting CP Lisboa 22 4 (Total de competições)
01/02 Sporting CP Lisboa 23 10 (Total de competições)

Sporting época 2003/2004:
Ricardo - [REPROVADO] Também acho que foi reprovado, mas é certo que foi vendido por um valor inferior ao da compra ?? Tenho ideia de que foi o mesmo.

Sporting época 2004/2005:
Mauricio Pinilla - [REPROVADO] Reprovado apesar de achar que podia ter feito melhor se cá tivesse ficado mais um ano. Foi comprado por quanto ?? E vendido ??

Sporting época 2005/2006:
Edson - [REPROVADO] Reprovado claro, mas este foi daqueles negócio que nunca percebi. Gostava de saber porque é que este foi comprado e mandado para a Polónia depois de ter feito 1 jogo… Acredito que podia ter feito qualquer coisa.

Sporting época 2007/2008:
Izmailov - [APROVADO] Pelo empréstimo está mais que aprovado. vamos ver agora na nova época se for mesmo comprado. Também acho que 4,5M é muito.
Celsinho - [??] Se é verdade que não pagámos nada por 50% do passe não se pode dizer que reprovou. A Rever
Romagnoli - [??] Seria útil para ter no banco como opção se tivessemos um grande 10. A Rever
Derlei - [??] Do pouco que se pode ver gostei. A rever numa época sem lesões.
P. Silva - [??] A mesma situação de Derlei.
R.Patricio- [??] Não gostei da 1ª época, mas acredito que tenha fututo. A Rever
Adrien - [??] Muito potencial, teve poucas oportunidades. A Rever
Tiui - [REPROVADO] Reprovado mas dando o benefício da dúvida. A Rever

A avaliação apresentada tem origem na opinião pessoal do autor. Como tal, respeito-a, não concordando pontualmente nalguns casos, como, e só a titulo de exemplo:

Nuno Valente - [APROVADO] Apesar de mal aproveitado no Sporting revelou-se um bom jogador
Gabriel Heinze - [REPROVADO]

Quando comparados entre si, pela justificação e pela discrepância destes com os parametros de avaliação estabelecidos pelo autor!

Qdo referes casos como o Celsinho, o Sporting pode ter contratado a custo “0”, mas esse 0 tem ordenados e premio de assinatura a um jogador que nada produziu logo foi prejuizo financeiro do Sporting sem rentabilidade desportiva. É claro que esse ainda vai a tempo de reverter a situacao.
O Dominguez era um jogador em quem se depositava grandes esperancas. Nunca conseguiu ser titular. Nas poucas vezes que o conseguia ao fim da 1ª parte já estava roto. Saiu 2 épocas depois sem nenhuma surpresa devido ao fraco rendimento.
Paulo Alves nao faço ideia do retorno financeiro se alguem souber que diga. Como jogador era tosco. Tambem saiu sem surpresa.
O Caneira entao o melhor é tira-lo da lista pq na verdade nunca teve qq oportunidade no plantel tanto q saiu por n contarem com ele.
Saber outro assobiadissimo. Tb n sei por qto saiu.
Edmilson no Sporting péssimo. Outro q n surpreendeu a sua saida. Nunca mais foi ninguem depois de sair.
Quiroga o cliente mais habitual do banco do Sporting durante anos.
etc muitos já foram falados antes

Louvo o trabalho de recolha mas não concordo com os critérios de avaliação.

Penso que é consensual que a política de prospecção e contratações de seniores desde 1995 foi, em geral, incompetente e errática. Também acho que é consensual que um clube profissional precisa de um sistema de prospecção sofisticado, com observadores em vários pontos do mundo, permitindo seguir os jogadores atentamente até ter a certeza de que tem qualidade para jogar no Sporting - e não contratar por causa de um DVD ou da amizade com um empresário. Na sua ausência, esqueçam a procura do “novo Ronaldinho” ou do “novo Balakov”, e contratem apenas valores seguros para complementar e enquadrar os melhores formados na Academia.

Agora não podemos entrar na demagogia. Nem o melhor sistema de prospecção do mundo pode prever uma lesão como a de Niculae. Dizer que por causa da entrada bárbara do Ico esta é uma contratação reprovada é metê-la no mesmo saco dos Balajics, Marcos Paulos, Langs, Mahons e Giménez. Isso não faz sentido nehum nem ajuda nada a avaliar a competência (ou falta dela) de quem contrata. O que eu contesto são as contratações sem justificação - e não os azares em campo.

Analizar o rendimento efectivo dos jogadores, elimina qualquer subjectividade da avaliacao. Porque senao entao, eu podia dizer que o Carlos Martins era um jogador aprovado pq tinha grande potencial, o mesmo pro Tello pq os treinadores é que nao souberam po-lo durante anos na posicao dele etc etc. Isso sim seria subjectividade andar a tentar adivinhar o que poderiam ter sido. A lista mostra nao o que podiam ter sido mas o que foram.
Se quiseres fazer uma lista com os jogadores com maior potencial que por cá passaram, estás à vontade. Esta lista nao é isso.

1º q tudo, dou os parabéns q quem abriu este tópicoe tomou a iniciativa de nos colocar a debater sobre as contratações:

Antes de efectuar algumas análises às contratações/empréstimos, entendo referir que baseio mt o meu critério de aprovação/reprovação pelo que os jogadores deram ao clube (n só a nível financeiro, mas tb desportivo), o seu rendimento e qts jogos fizeram.

Como tal…

  • Jogadores como Edmilson, Mbo Mpenza, Quiroga, Saber, Niculae e Izmailov são, claramente, contratações aprovadas

  • Relativamente a jogadores portugueses, entendo igualmente que Rui Bento, Sá Pinto e Paulo Alves tb foram contratações aprovadas. Aliás, Rui Bento, ganhou tudo no Sporting entre 01 e 03, sendo titular quase absoluto nesses 2 anos.

  • De wilde, bom GR belga q representou o Sporting durante 1 época e meia tb é uma contratação aporvada. Se n tou em erro, foi o ano em q , até ao campeonato passado, o sporting menos golos tinha sofrido no campeonato.

  • Nuno Valente, é um jogador claramente reprovado, uma vez q no sporting nada fez…

  • Em 97-98, ano deplorável em q acabámos o campeonato em 4º, o carlos manuel lançou alguns juniores tal como o patacas, o marco almeida e creio q tb chegou a lançar o santamaria (por falar nisso, alguém sabe deste jogador). Todos eles ex-juniores claramente reprovados!

  • Creio q o porfirio foi lançado num jogo na época 93-94 como um outro ex-junior Poejo e nem 96-97 como é colocado.

oigres mtas das tuas questoes ja foram respondidas anteriormente. A situacao do Porfirio foi corrigida.
Sobre ex-juniores, acho que é mais justo avaliar so os q tiveram oportunidade real de jogar na equipa principal senao teria de por como reprovados 10 a 15 jogadores todos os anos dos juniores. Dessa lista (patacas, o marco almeida, santamaria) nao tenho a certeza se algum deles chegou a ter oportunidade de fazer algum jogo campeonato. O SantaMaria sei que nao. O Marco Almeida tb acho que nao. E o Patacas terá feito 1 ou 2 jogos?

creio q o marco almeida fez pelo menos 1 jogo a titular, creio q numa deslocação a chaves…

santamaria foi titular num jogo com mirko jozic e, + recentemente, foi titular num jogo na madeira frente ao nacional, na época de 03-04

Sporting época 2007/2008: Contratados: Rochemback - ? Postiga - ?

Ex Juniores:
Tiago Pinto - ?
Daniel Carriço - ?

Muda isso para 2008/2009 ;p

Já está update feito. Estreias tipo Caneira que jogou 20mns com 16 anos e depois nunca mais teve oportunidade alguma, e como se veio a ver nao por falta de qualidade, nao me parece justo estar a marcar um jogador destes como má aposta qdo na realidade nao apostaram nele. Por isso acho q o criterio de pelo menos 1 ano no plantel senior e 5 oportunidades de jogar no minimo espelha melhor a realidade.

então algumas das contratações q foram feitas tb não deveriam estar incluidas no aprovado ou reprovado.

contratações do género de misse misse ou o mota, q nem 90 minutos devem ter feito com a camisola do sporting

mas isto são opiniões…

continuo a achar q fizeste um belo trabalho e q tens mérito por isso… :wink: