Contratações/aposta formação 1995 - 2008 (Era Roquette)

Aqui está o update à lista feita o ano passado. Critérios usados:

• Aprovados: Jogadores que deram retorno financeiro ao Sporting ou desportivo num periodo nao inferior a 1 ano.
  • Ex-juniores contabilizados apenas os que puderam ficar pelo menos 1 ano no plantel sénior e fazer um minimo de 5 jogos.

Resultados globais 1995 - 2008:
Contratados / emprestados: APROVADOS 27 - REPROVADOS 93. Sucesso 22.5%
Ex-juniores: APROVADOS 10 - REPROVADOS 4. Sucesso 71.5%
Total: Aprovados 37 / Reprovados 97. Sucesso 27.5%

Sporting época 1995/1996 (11R 3A)
Contratados:
Luís Miguel - [REPROVADO]
Mário Jorge - [REPROVADO]
Pedro Martins - [REPROVADO]
José Vidigal - [APROVADO]
Assis - [REPROVADO]
Afonso Martins - [REPROVADO]
José Dominguez - [REPROVADO]
Pedro Barbosa - [APROVADO]
Mauro Soares - [REPROVADO]
Chiquinho Conde - [REPROVADO]
Paulo Alves - [REPROVADO]
Ouattara - [REPROVADO]
Emprestados:
Tomas Skuhravy - [REPROVADO]
Ex-juniores:
Nuno Valente - [REPROVADO]

Sporting época 1996/1997 (7R 3A)
Contratados:
Filip De Wilde - [REPROVADO]
Balajic - [REPROVADO]
Saber - [REPROVADO]
Gil Baiano - [REPROVADO]
Pedrosa - [REPROVADO]
Mustapha Hadji - [APROVADO] Nunca suportei este jogador, mas imagino q n seja a opiniao da maioria, actuava como nº10 e o Sporting n conseguia ligar 3 passes seguidos.
Missé-Missé - [REPROVADO]
César Ramirez - [REPROVADO]
Ex-juniores:
Beto - [APROVADO]
Simao - [APROVADO]

Sporting época 1997/1998 (11R 0A)
Contratados:
Nelson - [REPROVADO] Nunca aproveitado
Vinícius - [REPROVADO]
Quim Berto - [REPROVADO]
Nenê - [REPROVADO]
Renato - [REPROVADO]
Carlos Miguel - [REPROVADO]
Didier Lang - [REPROVADO]
Leao - [REPROVADO]
Leandro Machado - [REPROVADO]
Guimenez - [REPROVADO]
Edmilson - [REPROVADO]

Sporting época 1998/1999 (7R 4A)
Contratados:
Quiroga - [REPROVADO] Apesar do potencial foi sempre um jogador desmotivado e pouco aproveitado.
Pedrosa - [REPROVADO]
Rui Jorge - [APROVADO]
Marcos - [REPROVADO]
Delfim - [APROVADO]
Kmet - [REPROVADO]
Bino - [REPROVADO]
Duscher - [APROVADO]
Petar Krpan - [REPROVADO]
Acosta - [APROVADO]
Emprestados:
Gabriel Heinze - [REPROVADO]

Sporting época 1999/2000 (8R 4A)
Contratados:
Peter Schmeichel - [APROVADO]
Quim Berto - [REPROVADO]
César Prates - [APROVADO]
André Cruz - [APROVADO]
Robaina - [REPROVADO]
Hanuch - [REPROVADO]
Toñito - [REPROVADO]
Ayew - [REPROVADO]
Viveros - [REPROVADO]
Mbo Mpenza - [REPROVADO]
Robert Spehar - [REPROVADO]
Emprestados:
De Franceschi - [APROVADO] Apesar da pouca classe revelou-se util para o titulo dessa epoca devido aos bons cruzamentos.

Sporting época 2000/2001 (11R 3A)
Contratados:
Dimas - [REPROVADO]
Phil Babb - [APROVADO]
Hugo - [REPROVADO]
Bruno Caires - [REPROVADO]
Tello - [REPROVADO] Custou 7M€, so sendo aproveitado numa epoca, e saindo a custo 0
Paulo Bento - [APROVADO]
Alan Mahon - [REPROVADO]
Pavel Horváth - [REPROVADO]
Sá Pinto - [REPROVADO] Desde que voltou nunca mostrou o mesmo futebol q tinha antes de sair. Por causa da lesao?
Jovan Kirovski - [REPROVADO]
Mario Cáceres - [REPROVADO]
João Pinto - [APROVADO]

Emprestados:
Rodrigo Fabri - [Reprovado]
Ex juniores:
Carlos Martins - [REPROVADO] Nunca se afirmou

Sporting época 2001/2002 (6R 3A)
Contratados:
Jorge Vidigal - [REPROVADO]
Diogo - [REPROVADO]
Rui Bento - [REPROVADO]
Bruno Caires - [REPROVADO]
Niculae - [REPROVADO]
Jardel - [APROVADO]
Emprestados:
Dimitrios Nalitzis - [REPROVADO]
Ex Juniores:
Hugo Viana - [APROVADO] Vendido por 12.5M€, contribuiu para o titulo nesse ano
Ricardo Quaresma - [APROVADO]

Sporting época 2002/2003 (6R 3A)
Contratados:
Joao Paulo - [REPROVADO] Nunca jogou
Ricardo Fernandes - [REPROVADO]
Luís Filipe - [REPROVADO]
Toñito - [REPROVADO]
Danny - [APROVADO] Apesar de n ter conquistado a titularidade no Sporting, revelou na Russia q é bom jogador e rendeu dinheiro.
Emprestados:
Contreras - [APROVADO] Com classe
Marcos Paulo - [REPROVADO]
Kutuzov - [REPROVADO]
Ex-Juniores:
Cristiano Ronaldo - [APROVADO]

Sporting época 2003/2004 (7R 3A)
Contratados:
Ricardo - [REPROVADO] Más exibicoes ao longo dos anos custou 2 campeonatos, 1 taça UEFA, ordenado principesco, e vendido mais barato do q o custou
Mário Sérgio - [REPROVADO] Nunca mostrou calma para jogar num grande.
Tinga - [REPROVADO] Nunca mostrou nada no Sporting
Liedson - [APROVADO]
Silva - REPROVADO
Clayton - REPROVADO
Emprestados:
Rochemback - APROVADO
Ex-juniores:
Miguel Garcia - [REPROVADO] Util em algumas ocasioes, mas sem capacidade fisica ou classe suficientes.
Custódio - [APROVADO] Apesar duma ultima época má, foi bastante util em muitos jogos roubando a titularidade a Paulo Bento e rendendo 2M€ ao Sporting.
Lourenço - [REPROVADO]

Sporting época 2004/2005: (2R 4A)
Contratados:
Joseph Enakarhire - [APROVADO]
Rogério - [APROVADO]
Douala - [APROVADO] Jogador util, podia ter rendido 6M€ ao Sporting.
João Mota - [REPROVADO]
Emprestados:
Mauricio Pinilla - [REPROVADO] Inicio de época a falhar golos escandalosamente, insucesso é o seu middle name.
Ex Juniores:
Joao Moutinho - [APROVADO]

Sporting época 2005/2006: (8R 5A)
Contratados:
Tonel - [APROVADO]
Edson - [REPROVADO]
Abel - [APROVADO]
Luís Loureiro - [REPROVADO]
João Alves - [REPROVADO]
Wender - [REPROVADO]
Deivid - [REPROVADO] Vendido practicamente ao mesmo preço que custou, passou 1 época a fazer lugar.
Silva - [REPROVADO]
Emprestados:
Caneira - [APROVADO]
Romagnoli - [REPROVADO]
Koke - [REPROVADO]
Ex-juniores:
Nani - [APROVADO]
Pereirinha - [APROVADO]

Sporting época 2006/2007: (5R 1A)
Contratados:
Ronny - [REPROVADO]
Pontus Farnerud - [REPROVADO]
Paredes - [REPROVADO]
Emprestados:
Carlos Bueno - [REPROVADO]
Alecsandro - [REPROVADO]
Ex Juniores:
Miguel Veloso - [APROVADO]
Yannick Djaló - ? (Continuará na boa forma com que acabou a época?)

Sporting época 2007/2008: (7R 2A)
Contratados:
Stoijovik - [REPROVADO] Perdeu o lugar por indisciplina. Falhou algumas vezes.
Simon Vukcevic - [APROVADO]
Tiui - [REPROVADO] (2 golos num jogo nao chegam)
Purovic [REPROVADO]
Derlei - ?
Pedro Silva - [REPROVADO]

Emprestados:
Marian HAD - [REPROVADO]
Celsinho - [REPROVADO]
Izmailov - ?
Gladstone - [REPROVADO]
Grimi - [APROVADO]

Ex Juniores:
Rui Patricio - ?
Adrien - ?

Sporting época 2008/2009:
Contratados:
Rochemback - ?
Postiga - ?

Ex Juniores:
Tiago Pinto - ?
Daniel Carriço - ?

Como tinha perguntado no inicio da época passada, o que levava os adeptos a pensarem que as contratacoes que aí vinham seriam boas, se o normal era nao o serem? E passado 1 ano confirmou-se que a maioria foram mesmo más contratacoes.
Esta época ainda nao borraram a pintura tirando contratarem o Izmailov (na minha opiniao), está a ser muito atípica vamos ver por quanto tempo.

Niculae,Edmilson,Mpenza,Tonito,reprovados?Principalmente o primeiro,ainda jogou meia época em alto nível.Lesionou-se em Dezembro.
Não podes partir para grandes factos com avaliações muitas delas subjectivas,creio.
Apesar de concordar que contratou-se muito cepo,sem dúvida.

Em 1º lugar, parabéns, porque é preciso muita paciência para fazer esta estatística :clap:
De qualquer forma, queria aqui deixar expresso que não concordo com algumas apreciações. Toñito, Ayew e Mpenza reprovados? Niculae reprovado, assim como Celsinho, Derlei ou o próprio Sá Pinto? E até o Romagnoli? Os jogadores que eu referi ou contribuiram para o sporting ser campeão, mesmo que não fossem titulares indicutíveis, ou lesionaram-se e não puderam mostrar todo o seu valor, ou ainda não tiveram tempo para isso (Celsinho). O próprio Sá Pinto pode ter vindo pela sua experiência e para trazermos um jogador da casa para o balneário, já que poderia faltar alguma mística nessa altura; e o Romagnoli não concordo que seja reprovado, já que nos primeiros 5 meses mostrou o seu valor, logo não creio que devas ir por aí

Um jogador como o Niculae que o Sporting gasta 6M€ + ordenados 4 anos, e tem o jogador a jogar meia época nao vejo como isso possa ser um sucesso. O Mpenza jogou razoavelmente meia época.
O Tonito eterno suplente vulgo Joao Pinto sem a qualidade de passe, vulgo reforço permanente das equipas pequenas. Se fosse bom ainda estava no plantel hoje.
Sá Pinto pode ter mostrado algo antes de sair, depois que voltou foi cada época pior que a outra nao foi qq surpresa a sua dispensa e nunca calou ninguem que era preciso um 2º avançado para acompanhar Liedson. Ayew idem e colecionava assobios. Antes de criticar há que ter memória. E o Derlei n está marcado como reprovado, tem esta época para mostrar se foi boa contratacao ou nao.

Ninguém partilha dessa tua opinião, porque no pouco tempo em que cá esteve - apto! - revelou uma enorme qualidade técnica que a par da sua força mental, faziam dele uma das maiores promessas europeias na sua posição. Até se ter lesionado andava a ser seguído jogo sim, jogo não, por olheiros do AC Milan. Por isso, não é por ter-se lesionado gravemente que o investimento, no momento em que foi feito, deve ser agora reprovado. Isso não é mais do que usar a “chico-espertice” de quem agora sabe o que não se sabia na altura da sua contratação. Foi uma aposta acertada, tal como o foi a aposta no Derlei.

A lista mostra o rendimento efectivo que cada jogador trouxe ao Sporting desportivo ou financeiro e nao o rendimento que potencialmente podiam ter tido. Eu gostava muito do Niculae também, mas um jogador cujo passe + ordenados custam 8 a 9M€ ao Sporting e joga meia época nao é um sucesso de contratacao.

Ambos(Niculae e Mpenza),jogaram meia época em que fomos campeões.
Mas não vale a pena continuar a avaliar este ou aquele,seriam mais aqueles que enumeraria com os quais não concordo,mas deixa lá,isso agora não interessa.
Talvez este tópico fosse mais para redacção,não sei,pois não são factos,são opiniões,mesmo que os querias transformar em factos. ::slight_smile:

Se achas que um jogador fazer boa meia época já é bom, muito pobre anda a ambiçao do vulgo adepto sportinguista. Um jogador que rende desportivamente no Porto é aquele que joga 5 épocas no minimo nao meia época.

Mas estás a avaliar contratações, ou carreiras?

O potencial dele foi mais do que confirmado, tal como a competência da sua contratação. Niculae era (é?) craque! O que ele e nós tivemos foi um grande AZAR que nos custou dinheiro e lhe limitou, até à data, a grandeza da sua carreira.

Gabriel Alves o rendimento enqto os jogadores estao no Sporting é a sua carreira cá. O resto se podia ter sido de maneira diferente nao interessa. E se o idiota do Paulo de Andrade tivesse renovado com o Niculae, e se o Niculae nas épocas seguintes sem lesoes tivesse rendido, e se e se. A história nao se faz com “e ses”

Desculpa lá, mas pelo que percebi do conceito do tópico, estás a avaliar essencialmente as contratações. Se calhar, salientar que se falhou demasiadas vezes e se investiu mal… concordo. Com o que não posso concordar é que partas de conhecimentos que na altura não tinhas, para culpabilizar agora quem efectivamente na altura o(s) contratou.

Quer isso dizer que hoje não me és capaz de dizer se o Rochemback, ou o Postiga são boas contratações? Isso é um pouco cobarde, desculpa dizer-te, porque quem toma estas decisões tem que se valer não só da astúcia, mas também da coragem de decisão.

Eu estou avaliar o rendimento efectivo das contratacoes, nao os “e se” podia ter sido diferente pq tinha potencial para mais.
Isso de análises de quem é a culpa cada um que faça por si mesmo.
Futebol nao é roleta russa, e sim a época passada por exemplo exactamente porque havia uma euforia com as contratacoes feitas, dei-me ao trabalho de fazer este historial exactamente para mostrar que o mais provavel é que a maioria deles fossem flops. Coisa que 1 ano depois já ninguem contesta. Portanto nao venhas dizer que é cobarve apresentar a lista, porque pessoalmente já tenho dito muita coisa à anteriori e nao à posteriori.
Se queres saber sobre o Postiga e Rochemback acredito que vao render e mostrar-se boas aquisicoes.

Ok, a tua análise é outra e não tem nada a ver com cobardia. Desculpa.

Agora, acho mais pertinente fazer-se uma avaliação das apostas no momento em que são feitas e não à posteriori. É que esta história do rendimento efectivo não permite retirar grandes ensinamentos para o futuro, porque na lista de “reprovados” aparecem algumas das melhores opções jamais feitas. É isso que me faz confusão neste tópico…

Só uma pergunta…alguém se lembra de quantos golos marcou o Paulo Alves no campeonato na primeira época?

O Paulo Alves foi o nosso melhor marcador creio,acho que em 95/96.

Olha que permite. A existencia de informacao torna as pessoas mais espertas.

Por acaso não concordo muito com a “reprovação” do Rui Bento, acho que foi um jogador que teve o seu papel no título de 2002.
Já agora, quem foi o Marcos Paulo? Não me lembro desse jogador…
Um jogador que falta na lista é o Rodrigo Fabri: REPROVADO, apesar do grande potencial.

ok Leão06 Fabri acrescentado :great:
Rui Bento é outro que fez épocas miseráveis atrás de miseráveis até ser dispensado.

Se eu quisesse ser mais esperto acho que não perdia tempo com este tópico. :lol:

Mas se o objectivo não é avaliar os decisores nem as decisões, ainda estou à espera das conclusões que irão surgir desta lista. :inde: