Dead Rising, Left 4 Dead, Fable 2, Bioshock (alguns até o acham melhor que Halo), são tudo obras de arte e provam muito bem a capacidade da 360.
Comparando com o que se paga e o que se esperou, a 360 passa a PS3 na boa. O que não quer dizer que a PS3 seja má, claro. Mas a 360 surpreendeu tudo e todos, enquanto que a PS3 conseguiu fazer exactamente o contrário.
1 ano e meio de avanço e as diferenças são diminutas (com vantagens para os dois lados) ou inexistentes.
A PS3 perdeu, de forma definitiva, a guerra da nova geração. Como eu disse anteriormente, o ano e meio de diferença não trouxe nada de novo à comunidade de videogamers. Não falem da WII porque não pertence ao mesmo segmento de concorrência.
Nunca joguei Resistance (adoro o conceito de jogo, estilo Gears of War), mas adorava que viesse para a 360, juntamente com Metal Gear Solid 4. Os MGS anteriores vieram para a primeira XBOX, nunca percebi o porquê dos seguintes não terem feito a mesma transição.
Jogo muito pouco mas um dos meus melhores amigos chipa consolas, e dá-me cerca de 10/15 jogos todos os meses.(não experimentei 90% deles)
Penso que a SONY começou a ter a sua primeira derrota quando perdeu os direitos exclusivos de GTA. A partir daí, foi só somar para a XBOX, desde o desmantelamento da exclusividade de PES e do impedimento de futuros acordos da SONY.
A Xbox pecava, sem dúvida, nalguns géneros mas essa deficiência foi muito bem ultrapassada por produtos como FABLE (vs Final Fantasy) e Forza (vs Gran Turismo).
Para concluir, não me costumo guiar por resultados financeiros, mas os últimos são bem demonstrativos da “ultrapassagem” da XBOX 360. Só o Japão, por uma questão de proteccionismo e nacionalismo, permanece como bastião da PS3.
ps - João, o Fable quando saiu foi considerado um milagre como videojogo. Introduziu conceitos novos, que muitos julgavam impossíveis de realizar num jogo. E estamos a esquecer o Oblivion (quando saiu foi considerado dos melhores jogos de sempre), outro jogo de excelente qualidade. O Left 4 Dead, por exemplo, é considerado, actualmente, como o melhor jogo multiplayer online dentro do seu género, para consolas.
São gostos mas há argumentos que são indesmentíveis, principalmente, a situação de timing que não trouxe nada de vantajoso para a Sony, antes pelo contrário.