Conflitos no Médio Oriente

Não tens nada a publicar que não seja a narrativa dos mesmos? :joy:
Se não, mais vale estares quieto!

Mais do mesmo.

Sempre que há uma ligeira esperança de se estabilizar esta loucura, lá vai mais uns bombardeamentos para colocar os acordos em risco e aumentar de novo os preços.

Isto não é demência, é estratégia baseada na ganância.
A malta de Wall Street está a acender charutos com notas de 100, os outros que comam bolachas de terra como os miúdos haitianos.

Vai tocar a todos.
1929 está aí à porta.

Só espero que a Europa se safe melhor desta vez.
Há muita coisa a acontecer para tentar evitar o falhanço deste lado. Se vai ser o suficiente ainda está por provar.

2 Curtiram

Claro. Nós não aprendemos nada com 1939. Na altura, o Hitler também achava que podia fazer o que queria e que os europeus iam estar sempre a abrir-lhe as pernas e que os líderes europeus eram fracos. Depois invadiu a Polónia e o resto é história. O Trump que continua a brincar às guerras. Uma já lhe está a correr mal.

1 Curtiu

Habemus acordo

Duvido!
Mas vamos esperar para ver.

E impossivel. O acordo do Obama levou anos a negociar e assinar.

Quanto muito podem acordar em meia duzia de pontos a serem detalhados e negociados nos proximos anos.

Isto esta um caos completo. Eu nao consigo perceber como e quue os mercados estao em altas neste cenario. Parece que esta tudo a pensar no longo prazo e a esquecer o curto. Neste momento sao dois loucos a ir de frente um contra o outro a ver quem desvia primeiro. O Irao tem no maximo mais 1 ou 2 meses e o Trump com as midterms a aproximar-se deve andar no mesmo.

1 Curtiu

O Irão já anunciou que não há acordo, e que é estratégia de pressão do Trump.

Vai vai. Um acordo muito pior que o do Obama, que será vendido como muito melhor.

Por isso é que há esta retórica toda, de bombardeamentos a meio da negociação. Faz os amigos ganharem dinheiro, e usa a retórica para dizer ‘vejam, eles estavam completamente dizimados, cheios de medo, e assinaram isto para evitar a aniquilação total! Huge victory’. Na prática será uma huge victory com o mesmo regime no poder (a propaganda já diz que é um regime novo porque tem caras diferentes), com o urânio no Irão, com os assets libertos, com portagens em Ormuz (que terão outro nome qualquer), e com o Irão ainda mais radicalizado, armado, militarizado e motivado a perseguir novas armas, incluindo nucleares. Vai ser essa a vitória que o Trump vai conseguir.

4 Curtiram

Vamos e ver qual o impacto disto. Porque mesmo com o desmentido, onde ha fumo ha fogo e resta saber com quem se vai assinar o acordo e que autoridade tera para exercer esse acordo…

Na próxima semana haverá acordo

Agora é que vai…

4 Curtiram

Honestamente, parece-me que nesta fase o Trump so esta a atrasar a assinatura de um ‘acordo’ por uma questao de gestao de imagem. Quer passar a ideia que vai sair por cima e que o ‘acordo’ vai ser assinado nos termos dele.

Mas so lhe podemos chamar ‘acordo’ com ‘‘. O Jose Filipe Pinto ja explicou como aconteceu o acordo do Obama. E impossivel em tao pouco tempo ter qualquer tipo de coisa a que se possa chamar acordo. Vai ser um memorando de entendimento em que cada parte tem ganhos de causa imediatos e depois sem os holofotes continuam as negociacoes para um verdadeiro acordo.

Porque a questao do nuclear nao vai ficar resolvida. O Irao se quiser consegue em meia duzia de meses ter uranio enriquecido para mais de uma centena de bombas nucleares. O problema esta la hoje como estava antes da guerra. Tendo falhado a mudanca de regime ou pelo menos criar um contexto de guerra civil, nao se resolveu nada e provavelmente ainda agravou. Agora e tentar fazer aquilo que fez o Obama mas que sera SEMPRE pior.