Conflitos no Médio Oriente

O Simon toca numa questão importante. Os Ayatollahs passaram tanto tempo e gastaram tanto dinheiro a armar proxies no Líbano, na Síria, no Iraque e no Iémen, que desperdiçou a oportunidade de montar uma defesa aérea mais impenetrável. Pensava ter a estratégia perfeita e no final está a cair toda como um baralho de cartas. Nem o Putin está para isso.

Entretanto há um outro país, que apesar de criticar Israel, está a ganhar com tudo isto: a Turquia.

Assim de repente lembro-me que o Irão era um dos actores que davam uma certa proteção aos Arménios. Pobres Arménios, foram escolher os piores aliados que podiam existir. Agora estão a tentar trazer os EUA e a França para lá, mas pode já ser demasiado tarde.

Não respondeste:

Diz-me lá então o que achas do genocídio dos Uyghurs?

Antes da escravatura perpetrada pelos colonos, o “escravo” tinha direitos, inclusive casar, comprar a liberdade, possuir terras, etc. Tanto que, ainda nos dias de hoje, se fores à Moçambique ou Angola (por exemplo), é normalíssimo ter-se 2 ou mais empregadas domésticas, até o mais humilde cidadão tem.

No período colonial, vamos cingir-nos a Portugal, foi tudo diferente, chegou-se a estes países, que já tinham o seu próprio negócio mercantil, os seus cultos religiosos, as suas línguas maternas, etc., e foi lhes retirado isso, o dono da terra e a sua família, passaram a ser escravos na sua própria casa, mães e filhas violadas, trabalho forçado (XIBALO em Moçambique), torturas, mortes, converter-se ao cristianismo (é preciso dizer que a igreja era uma “PIDE”), deixar de falar a sua própria língua, limitar o ensino, etc.
No colonialismo, houve um ataque a identidade desses povos, e um povo sem identidade não é nada.

Obviamente que isso levou a revolta dos povos, que se traduziu em guerras sangrentas de libertação, o que culminou com a incapacidade ”logística” de travar guerras simultaneamente, e consequentemente que o regime ditatorial fosse derrubado.

Puxa uma cadeirinha e espera sentado, que ali o troll dissimulado está em demanda… :laughing:

3 Curtiram

Ucrania vs ruzzia é que vai na pissa. :joy:

2 Curtiram

Não tenho conhecimento suficiente para debater acerca…

2 Curtiram

Por falar em revoltas:

Third Servile War - Wikipedia.

Epa, poupa-me às tuas histórias da carochinha em que os escravos dos colonos sofriam mais que os escravos de outros tempos. É um argumento ridículo e ideologicamente motivado.

1 Curtiu

Pelos vistos, o mesmo troll que não tem opinião sobre o genocídio, elogia a Rússia a China.

Coincidências…

3 Curtiram

Tão indignado com as atrocidades dos israelitas e dos países ditos ocidentais e no entanto és tão ceguinho e de olhos tão fechados, para o resto do mundo. Que conveniente.

3 Curtiram

Para agravar estas omissões históricas e propositadas, a historiografia destes povos é falsificada, reduzida aos primeiros contactos com os povos europeus, ou mesmo do tráfico árabe, a era dos descobrimentos, ou do sistema esclavagista e colonial.

Frases como: ensiná-mo-los a ler e escrever, civilizá-mo-los, são pura ignorância (não no sentido pejorativo) dos factos.

2 Curtiram

E os olhos ali do troll dissimulado vão continuar convenientemente fechados, não vá ser apanhado na curva como pró-ruzzo que é…

… até já entra em diálogo com ele próprio e tudo! Esqueceu-se de fazer logout! Esquizofrenias! :laughing:

3 Curtiram

Os outros continuarão a falar sozinhos, a ti, respondi porque colocaste uma questão que é interessante e pertinente esclarecer, porque existe uma “ignorância” generalizada acerca da história de África, porque a ideologia conforme ainda se vê, é manter uma população subalterna, submissa a um sistema capitalista de exploração de mão de obra barata.

Mas, como os países começam a bater o pé e a desmantelar as bases dos EU e França, principalmente, a nacionalizar as empresas de exploração mineira (daí ter mencionado os países do Sahel, Burkina, Níger, Mali, porque está a acontecer), já começou a propaganda para chamar os líderes respectivos de terroristas e ditadores.

Daí a minha pergunta acima: Quem define quem é terrorista e que parâmetros são usados?

1 Curtiu

Já tu não…

Alguns 1000 posts no tópico da Ucrania VS 10 no topico de Gaza. :joy:

Mas calma… que já vens dizer que criticas o Bibi e queres que eu diga o mesmo do Putin.

Volto a dizer, 1000 posts no tópico da Ucrania contra 10 posts no tópico de Gaza.

Mostra que claramente o vosso problema são as atrocidades da guerra propriamente dita… not.

2 Curtiram

Chegou o tolinho …fdssss.:joy::joy::joy:

4 Curtiram

Olha o meu fã :heart:

1 Curtiu

Isso infelizmente não é novidade, neste ponto tens razão. Em relação à escravatura não é assim tão simples quanto escreveste antes, nenhuma civilização tem supremacia moral.

OMG, boring..

Falling Asleep Dr Steve Brule GIF

Escravidão é escravidão, umas piores que outras, muitas delas impossíveis de descobrir ao detalhe, a não ser que tenhas vivido nesses tempos.

Acabei de te dar casos em que os escravos eram usados literalmente para entreter o público numa arena e ainda assim, tu continuas a ignorar o que te é apresentado.

Eu na verdade perguntei-te o que é que achavas do genocídio dos Uyghurs? Visto que para ti o massacre de Ucranianos não era mau o suficiente. E tu na tua não resposta já vais na definição de terrorismo, coisa do qual nem sequer falei.

Se querias desconversar podias ter avisado, assim não perdia o meu tempo a tentar debater com um tipo que escreve influenciado por uma qualquer ideologia de saudosismo soviético, anti-ocidental. Até porque aposto que também ignoras ou desconheces qualquer atrocidade ou extracção Russa desses recursos naturais, sem que o povo tenha sequer uma palavra a dizer.