Conflito israelo-palestiniano

Aqui vamos nós outra vez.

Por partes.

Comparar a “Reconquista” com o “Sionismo”… enfim.

http://www.forumscp.com/index.php?topic=23638.msg1007010#msg1007010

http://www.forumscp.com/index.php?topic=23638.msg1007029#msg1007029

Como disse, já respondi claramente e ficaram perguntas minhas sem resposta.

Que a limpeza étnica ainda não foi terminada na Galileia?

E queres que te diga o quê do mapa que puseste no meio? Que é um mapa teórico sobre o controlo territorial que não reflecte a realidade nem por perto?

Já agora importas-te de expor um raciocínio em conjunto com os mapas?

Não estamos a comparar mapas , e que eu saiba sionismo não é nenhum país e vai lá ver o outro mapa que eu coloquei , que não deves ter visto.

Quem te ensinou essa que não se pode comparar mapas ?

Essa é nova , os mapas servem tambem para isso , para comparar com outros mapas.

Quanto ao que escrevestes atrás , agora não tenho tempo para estar a ver isso ponto por ponto.

Eu disse que ía esperar primeiro pela vossa interpretação depois dou a minha , acho que analisar mapas , não é assim uma ciência tão complicada.

Tu querias mapas , eu dei-te mapas , entretem-te , depois dou a minha interpretação.

Comparar a Reconquista com a ocupação dos territórios do West Bank e o bloqueio e anteriores ataques a Gaza, como a Operation Cast Lead, é a mesma coisa que dizer que os policias que espancaram o Rodney King lhe podiam ter dado mais porrada, porque se tivesse sido entre o sec XVI e XIX seria no mínimo flagelado ou chicoteado na plantação onde trabalhasse como escravo, caso sobrevivesse a travessia do Atlântico.

Já tinha respondido a essa comparação mirabolante anteriormente, aliás esse argumento é altamente prejudicial e nocivo ou em linguagem da moda -tóxico- para Israel, mas vocês é que sabem.
Esse falhanço é tão épico que da próxima vez que vieres falar em tiros no pé vou soletrar R-e-c-o-n-q-u-i-s-t-a. Alem de ser bastante revelador da tua motivação para te aliares aos Sionistas.

Antes de ignorares o que acabei de escrever por não conseguires conjugar sequer uns rastros de desculpa, importas-te de fazer publica a origem dos mapas?

[hr]

Agora que respondi a tua pergunta (e terei muito gosto em responder a mais), julgas que há possibilidade de responderes a um par de questões minhas? Espero que não as ignores como a maioria das perguntas feitas anteriormente.

São questões sérias, senão te importas dá uma resposta minimamente racional, baseada em factos comprováveis, mesmo que seja usando uma metáfora ou analogia (desde que tenha sentido, obviamente) mas acima de tudo, de uma forma honesta.

As minhas questões, de momento, são estas:

1} Quantos mais Palestinianos estarias disposto a deixar morrer até considerares que o estado de Israel tinha atingido os seus fins?

[b]2} Que motivos julgas haver para Israel ser o país que mais ajuda recebe dos EUA, estando em primeiro lugar no top, seguido de um outro aliado do país doador na zona, o Egipto. Usufruindo estes dois países de mais de um terço da ajuda económica dada pelos EUA ao mundo e não sendo nenhum deles considerado um país pobre ou em vias de desenvolvimento.

Só para termos os factos em perspectiva: em 2005 Israel recebeu 2,985 milhões de dólares. O Haiti recebeu 125 milhões de dólares, West Bank e Gaza recebeu 74 milhões de dólares, Bangladeche recebeu 55 milhões de dólares.[/b]

Se duvidares da informação dada na segunda pergunta, aconselho-te a que cliques no link disponível acima ou procurar em outros sites i.e wikipedia.
Agradeço adiantado e na esperança que irás responder no melhor da tua capacidade, tu e todos os que queiram participar.

Pelo o que eu li dos teus postos posso concluir varias coisas mas sendo uma bastante visivel que tu es anti-israel ou anti-judeu, se estas tao peocupado com os palestinos entao deves estar ainda mais com os mulcumanos chineses que sao mais de 30 milhoes e com os curdos que sao mortos como se fossem moscas (com spray e tudo). A famosa expansao israelita foi provocada pelos os proprios mulcumanos na famosa guerra que durou dias, ou seja eles atacaram com a intencao de acabar com o estado de Israel e levaram na pa, e agora Israel tem que dar para tras os territorios ocupados??? Nao sei, e’ que a Polonia tem territorios que eram da Alemanha antes da guerra e que eu saiba nunca o deram para tras. A China e’ o maior exemplo na qual ocupou o Tibete (pais sem exercito) quer as formosas e a mongolia (a mongolia vai ser um pouco mais dificil se a russia se intrometer), e o que eu vejo e um odio so para Israel.

Então é porque vês pior do que escreves.

Eu condeno todas as formas de autoritarismo, aconselhando-te estudar melhor as opiniões dos outros e aquilo que se passa na realidade, já que nem percebi a que conflitos ou a que partes da Historia te referias no teu post, mas pareceu–me relativamente breve para ser uma analise concisa da situação geo politica actual.

Queres responder as perguntas que coloquei? Tens tempo e és bem vindo ao tópico, como todos os que assim desejarem.

E continua o bullying.

A primeira frase a um novo forista que se interessa pelo tema é logo insultuosa, e isto vindo de quem fala 3 (três) idiomas e que em cada post dá um erro.

Não deixa de surpreender a arrogância.

Se fosse um comentário a favor já não importava os erros e levava logo com elogios, como foi contra leva logo com despeito e insultos.

E ainda teve sorte de não ser associado ao PNR.

Atlantian, conta novidades!

Acho que davez de andarmos aqui a perder tempo com estrangeiros , a maior parte nem liga a Portugal , porque não debater sobre a história de Portugal.

Estou a pensar em abrir o tópico Estado Novo e Salazar , para se discutir abertamente o que se passou , foram 50 anos , acho que seria importante discutir , até porque muitos dos problemas de hoje devem-se a esses anos , e a prática corrente é de considerar qualquer discussão sobre esses anos como tabu , o que aliás , não percebo , só discutindo as coisas abertamente é que se põem-nas no seu devido lugar , na história.

Que acham , concordam , ou têm medo de discutir isso?

[b]

Responder as perguntas?? Nada? Deve ser como a parte de espelhar/copiar qualquer assunto relacionado com a Direita Evangélica…Nao lhe ocorre nada. [/b]

É bastante ousado da tua parte, esse comentário, depois da maneira como receberam (tu e o Green Lion) o Nosferatu Man… Doublethink, anyone?!?

Deixa-te das habilidades retóricas como a do “ainda teve sorte de não ser associado ao PNR” e responde as perguntas que te foram feitas. Sabes muito bem que o McCandeless já afirmou concordar com algumas ideias do PNR. Isto é um país livre, podes ser do PNR a vontade, eu não concordo mas ainda não é ilegal.

Quanto aos meus erros, nem todos tivemos a sorte de ter família que nos pague os estudos até a universidade, eu comecei a trabalhar aos 14 anos. O que tenho, foi conseguido por mim, não foi o paizinho, nem o padrinho que arrotaram, como no caso de muito boa gente que ainda hoje passa o dia em casa sem trabalhar.

O que sei, aprendi sozinho, ou com quem não se importou com os meus erros. Tal como eu não me importo com os dele, embora não os deixe de notar, já que tenho a certeza que pode fazer mais um bocadinho de esforço, tal e qual como eu. Achas que era mais amigo dele se nada dissesse?

O Slanwar não me parece que precise de advogados de defesa, nem me parece tão inibido que não saiba falar por ele.
Acho mais provável seres tu quem quer uma distracção para teres desculpa e não responderes as perguntas aqui colocadas.

Da mesma maneira que não respondeste aos buracos de tamanho épico que encontrei na tua tese em que espelhaste/copiaste o post sobre preconceitos relacionados com o conflito entre Palestina e Israel.
Será receio? Será falta de argumentação? Será dogma misturado com doses letais de doublethink, com um cheirinho de ideologia e religião?

Em continuação a resposta ao post do Slanwar, deixem-me acrescentar, que se está tão preocupado com os Muçulmanos sob controle do governo Chinês, ou sobre outro assunto do género, o meu conselho é que abra um tópico sobre o tema, que terei todo o gosto em participar com a documentação e artigos que encontre por aí, alem de ideias e textos pessoais.

Fica assim prometido, preto no branco.

[hr]

Pergunta YAZ701

[b]1} Quantos mais Palestinianos estarias disposto a deixar morrer até considerares que o estado de Israel tinha atingido os seus fins?

Pergunta YAZ702

2} Que motivos julgas haver para Israel ser o país que mais ajuda recebe dos EUA, estando em primeiro lugar no top, seguido de um outro aliado do país doador na zona, o Egipto. Usufruindo estes dois países de mais de um terço da ajuda económica dada pelos EUA ao mundo e não sendo nenhum deles considerado um país pobre ou em vias de desenvolvimento.

Só para termos os factos em perspectiva: em 2005 Israel recebeu 2,985 milhões de dólares. O Haiti recebeu 125 milhões de dólares, West Bank e Gaza recebeu 74 milhões de dólares, Bangladeche recebeu 55 milhões de dólares. [/b]

Quem quiser saber de onde veio a informação usada para a formulação de segunda pergunta, procure no post original.

Eu acho que em vez de inventarem, podiam responder as perguntas já colocadas, visto que eu já respondi a vossa primeira pergunta sobre os mapas.

[hr]

Pergunta YAZ701

1} Quantos mais Palestinianos estarias disposto a deixar morrer até considerares que o estado de Israel tinha atingido os seus fins?

Pergunta YAZ702

[b]
2} Que motivos julgas haver para Israel ser o país que mais ajuda recebe dos EUA, estando em primeiro lugar no top, seguido de um outro aliado do país doador na zona, o Egipto. Usufruindo estes dois países de mais de um terço da ajuda económica dada pelos EUA ao mundo e não sendo nenhum deles considerado um país pobre ou em vias de desenvolvimento.

Só para termos os factos em perspectiva: em 2005 Israel recebeu 2,985 milhões de dólares. O Haiti recebeu 125 milhões de dólares, West Bank e Gaza recebeu 74 milhões de dólares, Bangladeche recebeu 55 milhões de dólare[/b]s.

Quem quiser saber de onde veio a informação usada para a formulação de segunda pergunta, procure no post original.

[move]Quase meia noite e respostas?? Nada…[/move]

Ora vamos dando uma olhada a uns factos para nos irmos entretendo enquanto esperamos:

Numero de posts do Green Lion no dia 4 - 15

Numero de posts do Atlantian no dia 4 - 14

Numero de posts do Green Lion no dia 5 - 4

Numero de posts do Atlantian no dia 5 - 2

Numero de posts do Green Lion no dia 6 - 6

Numero de posts do Atlantian no dia 6 - 5

Numero de posts do Green Lion dia 7, depois das perguntas terem sido colocadas - 1 - Questões respondidas - 0

Numero de posts do Atlantian dia 7, depois das perguntas terem sido colocadas - 1 - Questões respondidas - 0

[hr]

Para evitar mais uma impressão errada do meu post, quero esclarecer que não me faz diferença nenhuma se cada um deles passa doze horas por dia neste tópico, revezando-se em turnos e fazendo um post cada quinze minutos.

O que me aborrece é que coloquem perguntas, sejam respondidas por mim e por outros, e depois fujam com a cauda entre as pernas (filosoficamente falando, está claro, não quero ofender ninguém, é apenas uma analogia), balbuciando algo no ar, relativamente abertura de um novo tópico, desta vez para discutir…Imagine-se, a ditadura do Sr Dr António de Oliveira Salazar, o merceeiro mais famoso que Santa Comba Dão já deu a luz.

Seria um massacre ainda mais épico do que aquele a que temos prazer de estar assistir, com a debandada em pânico das forças aliadas aos Sionistas.

Mas…Se responderem a estas perguntas, e quiserem começar um outro tópico sobre o Esteves* (ou aproveitar um antigo) e debater essencialmente com base em perguntas como tinham concordado fazer aqui, por mim, mandem vir…Cá vos espero, camaradas. :lol:

*Esteves era a alcunha do Salazar, porque as noticias eram sempre no passado, como medida de segurança. Do estilo; Salazar esteve no Porto, ou Salazar esteve em Faro…Nao fosse alguém “empurrar” o merceeiro do poleiro abaixo.

[hr]

Pergunta YAZ701

Pergunta YAZ702

[b]2} Que motivos julgas haver para Israel ser o país que mais ajuda recebe dos EUA, estando em primeiro lugar no top, seguido de um outro aliado do país doador na zona, o Egipto. Usufruindo estes dois países de mais de um terço da ajuda económica dada pelos EUA ao mundo e não sendo nenhum deles considerado um país pobre ou em vias de desenvolvimento.

Só para termos os factos em perspectiva: em 2005 Israel recebeu 2,985 milhões de dólares. O Haiti recebeu 125 milhões de dólares, West Bank e Gaza recebeu 74 milhões de dólares, Bangladeche recebeu 55 milhões de dólares.[/b]

Yazalde , tem calma , quando tiver pachorra e virado para isto responder-te-ei.

Quanto ao tópico do Estado Novo e Salazar , já reparastes que em Portugal pouco se discute esses 50 anos , eu só acho que seria interessante discutir esse período , até porque muitos problemas do presente estão ainda ligados.

E a meu ver esse tópico não teria nada a ver com este , não sei onde fostes buscar essa ideia , não tenhas receio. :wink:

Só acho que nesses 50 anos aconteceu tanta coisa que acho que vale apena ser discutido e não esquecido , quando digo discutido , digo numa perspectica critica em relação aos factos e foram tantos , não acho que discordemos em relação ao principal , pontualmente talvez.

Acho que seria extremamente interessante esse tópico do Estado Novo

Enquanto Israel não atingir os seus fins, nenhum palestiniano poderá viver tranquilamente. Por isso concordo com os bombardeamentos e ainda acho poucos os atentados praticados. Nem entendo que estejam há tantos meses sem fazer nenhum.
E quem acha o contrário é racista e sofre de doublethink.

Os EUA são administrados por judeus que manobram a nação em proveito de Israel. O que só mostra como os judeus são estúpidos, os gajos queriam uma nação só deles que resolverem inventar no meio dos árabes, quando afinal já tinham uma bem maior e mais próspera.

Eu também, até esfrego as mãos de contente só de pensar em tal coisa… Imagina lá a quantidade de mitos que não iriam ficar por terra.
Ainda bem que quando estive em Portugal, quatro meses atrás, comprei uns livros mesmo sobre esse tema. Quem quiser que abra o tópico, ou procure por um já existente, terei todo gosto em participar, como já tinha dito anteriormente. É a falar que nos entendemos. Quereres tratar tu disso Mc? Ou se quiseres abrimos o tópico com dois textos, um em favor da tese, outro contra…Falta é decidir qual será o tema.
:beer:

[hr]

Quanto a resposta do Armas a pergunta YAZ701:

Agradeço a sinceridade, sem duvida reveladora da doutrinação a que foi sujeito. Continuam no entanto as tentativas falhadas, precoces e imaturas em espelhar/copiar aquilo que julgam ser a minha posição neste assunto. É uma táctica que demonstra não haver seriedade na maneira como se conduzem neste fórum, sem inovar, presos as ideias dos outros, tal como o mosquito encadeado pela luz.

Sofrendo gravemente de ainda mais um problema, eu nunca defenderia tal coisa para os habitantes de Israel, que quanto a mim, merecem tanto respeito como qualquer Palestiniano.

Como já disse antes, eu agradeço, continuem que eu bato palmas… :clap: Será que ainda consigo sacar uma assinatura? humm…talvez, vamos ver!!

[hr]

Resposta do Armas a pergunta YAZ702:

Erro categórico e facilmente demonstrável. Os EUA não são governados por Judeus. Também não concordo quando diz que os Judeus como povo são estúpidos. Tal como anteriormente é facil de descobrir o erro. Aliás é tão fácil de deitar por terra essa generalização que nem merece resposta, merece uma assinatura? Talvez.

Resumindo. Muito obrigado pelas tuas respostas, embora nao tenhas chegado sequer a tratar nenhuma das questões colocadas, das duas vezes decidiste usar a técnica do espelhanço, que mais uma vez provou ser infrutífera, incapaz de manter um dialogo e com o único objectivo de terminar a troca de impressões, que se queria saudável, educada e respeitadora. Obviamente que és incapaz de tal coisa, preferindo sempre o escárnio que resulta da tua pouca (nula, muitas vezes) e básica compreensão deste assunto.
Muito obrigado na mesma, manda sempre.

Queres perguntar alguma coisa?

[hr]
Ora vamos dando uma olhada a uns factos para nos irmos entretendo enquanto esperamos:

Numero de posts do Green Lion no dia 4 - 15

Numero de posts do Atlantian no dia 4 - 14

Numero de posts do Green Lion no dia 5 - 4

Numero de posts do Atlantian no dia 5 - 2

Numero de posts do Green Lion no dia 6 - 6

Numero de posts do Atlantian no dia 6 - 5

Numero de posts do Green Lion dia 7, depois das perguntas terem sido colocadas - 1 - Questões respondidas - 0

Numero de posts do Atlantian dia 7, depois das perguntas terem sido colocadas - 1 - Questões respondidas - 0

Numero de posts do Green Lion dia 8, depois das perguntas terem sido colocadas - 0 - Questões respondidas - 0

Numero de posts do Atlantian dia 8, depois das perguntas terem sido colocadas - 0 - Questões respondidas - 0

[hr]

Pergunta YAZ701

Pergunta YAZ702

PS: Seriam as respostas do Armas mais uma tentativa a conquista da condecoração de Humorista do forum 2010?
Afinal ele até tem uma track record invejável, com prémios nesta mesma categoria em 2008 e 2009. Realmente com um sentido de humor destes não admira. :clap: Nunca tinha reparado em tal coisa, mas quero err…como é que está na moda dizer? Ah…Parabenizar o Armas pelas suas tentativas de trazer boa disposição ao fórum. Admitindo eu facilmente que nessa parte não há duvidas que estás a ter uma atitude muito louvável, no entanto, sabes que se quiseres, podes responder de uma forma séria.

Perguntas estúpidas, apanágio de quem as fez! Mas vou tentar ser sério!

Eu não te ia responder para não te insuflar o ego, mas cá vai.

Pergunta sem qualquer substância, merecedora da excelente resposta que deu o Armas, mas cá vai a minha posta de pescada.

Quais são os fins de Israel? Antes de fazeres a pergunta podias explicar quais são!
É que os fins do Hamas estão bem documentados, a aniquilação dos Judeus. Será que essa pergunta não deveria ser espelhada?

Quantos mais Israelitas estarias disposto a deixar morrer até considerares que o Hamas tinha atingido os seus fins?

Segundo Noam Chomsky, no livro “O que o Tio Sam Realmente Quer”, que tu tanto gostas.

“Esse é um dos principais motivos pelo qual os EUA têm se interessado tanto pelo petróleo do Oriente Médio. Não precisávamos do petróleo para nós mesmos; a América do Norte liderava, até 1968, a produção mundial de petróleo. Entretanto, queremos realmente manter as mãos na alavanca do poder mundial, e nos assegurar que os lucros fluam principalmente para os Estados Unidos e para a Inglaterra. É por isso que mantemos bases militares nas Filipinas. Elas são parte de um sistema global de intervenção apontada para o Oriente Médio, para garantir que as forças locais não sucumbam ao ‘ultranacionalismo’.”

Os interesses estratégicos dos EUA no Médio-Oriente

Desejo é monopolizar as matérias primas, principalmente o petróleo

1. O isolamento dos regimes anti-norte-americanos do Médio-Oriente (Iraque, Irão e Síria) por intermédio de uma nova doutrina.

2. Minimizar a influência islâmica sobre os países da região.

3. Impulsionar - se possível pacificamente - um processo de solução do imbróglio global da região, segundo as condições norte-americanas, para minimizar eventuais conflitos que possam colocar em dúvida a hegemonia dos EUA na região.

4. Usar as bases militares da região ostensivamente, projectando o poder militar e a presença política norte-americanas na região.

5. Proteger as fontes de energia, as rotas de navegação e o transporte do petróleo e dos demais recursos naturais da região.

6. Conservar e expandir as relações de amizade com os países da região, objectivando ampliar a cooperação nos sectores económico, político e militar.

7. Apoiar a estabilidade política dos países filo-norte-americanos do Médio-Oriente, como Turquia, Israel, Arábia Saudita, Kuwait e Egipto. Este é um problema particular para a região, especialmente após as pressões exercidas inicialmente pelo nacionalismo e posteriormente pelo fundamentalismo islâmico.

Penso que está explicado o porquê dos EUA investirem mais em Israel e Egipto.

Como podes comprovar, não querem destruir a Palestina.

E já agora, porquê dados de 2005, altura da Guerra no Iraque e da luta ao terrorismo?

Os dados de 2009 já não interessavam?

Lindo, isto vindo de quem à uns posts atrás afirmou ter-se rido quando descobriu que os Israelitas mataram palestinianos descendentes de Judeus.

Será que és do PNR?

:offtopic:

Quanto ao tópico do Estado Novo , estou a pensar estruturar o tópico por factos , como são 50 anos , acho que é mais produtivo do que discutir ou fazer uma análise do período toda de uma vez , tambem poderá ser feita e deve ser feita , mas na minha opinião essa análise acaba por caír em zonas já discutidas que são as mais importantes , mas como o objectivo é intensificar e fazer um estudo mais alargado do período , acho que estruturar o tópico por factos é melhor para esse objectivo.

Ex:

Porque Salazar arrisca a neutralidade portuguesa e tomar partido na Guerra Civil Espanhola , sabendo que essa acção pode colocar em risco se falhar , a independência nacional.

Depois deste facto estar discutido , outro interveniente lança outro facto do período , a minha ideia é esta para tentar esmiuçar mais o período e não caír tanto nas generalizações que são importantes , mas que não abordam tudo.

Fim de :offtopic:

Obrigado por me chamares estúpido, é um apanágio teu, insultar quem provou constantemente ter estudado o assunto muito mais em profundidade que tu. Ao menos respondeste as duas perguntas, pelo qual te agradeço sem uma ponta de cinismo ou mesmo de hipocrisia, algo que tanto gostas de relacionar comigo, embora erradamente, já que ao menos eu não tenho problemas em fazer publica qual a minha conduta em termos religiosos, por exemplo.

Cada um é livre de pensar como queira. Aliás se dependesse de mim, nem quero que ninguém se aborreça contigo por me chamares estúpido, sabes que sou pelo Freedom Of Speech e não como outros que se ofendem por tudo e por nada, mas que paradoxalmente apelidam de virgem ofendida aos seus interlocutores.

Passemos as perguntas, que para fácil identificação, continuarei a enumerar;

YAZ701:

Eu não tenho que te explicar ainda mais do que já fiz neste tópico e noutros, já que ficaria aqui por mais duas horas caso tivesse que ir procurar todos os teus erros, não digo ortográficos, mas suposições, significados e premissas já corrigidos por mim.

A tua resposta é indicadora do teu maior preconceito neste assunto, e já foi aqui amplamente discutido. Eu perguntei-te Quantos mais Palestinianos e não quantos mais membros do Hamas, que é uma organização que não representa todos os Palestinianos, é apenas um partido, como o CDS ou o Bloco de Esquerda. Um partido eleito pelo povo Palestiniano na Faixa de Gaza mas não no West Bank, por exemplo.

Tu, como confundes membros do Hamas com Palestinianos e os mesmos com terroristas, não foste capaz de responder a pergunta, remetendo-te para o uso do espelhanço, que falhou como anteriormente, em iluminar sequer um vestígio de argumento pela tua parte.

Se quiseres voltar a responder, estás a vontade, eu não me importo de te voltar a corrigir.

YAZ702

Mas tens duvidas?

Esta pergunta foi respondida, de forma magistral, aliás não tenho problemas nenhuns em admitir que eu não a responderia assim, visto que não me chamo Noam Chomsky.
Parabéns, Professor, mais uma vez mostrou estar correcto.

O que eu quero focar é a tua resposta, que para mim foi quase tão agradável e instrutiva como a do Prof Chomsky.

Penso que está explicado o porquê dos EUA investirem mais em Israel e Egipto.

Como podes comprovar, não querem destruir a Palestina.

E já agora, porquê dados de 2005, altura da Guerra no Iraque e da luta ao terrorismo?

Os dados de 2009 já não interessavam?

Investirem? Nao são investimentos Atlantian, são compras de favores e uma grande parte desse dinheiro volta imediatamente para os EUA em compra de armas, das quais são o maior produtor mundial, seguido do Reino Unido, ou tu pensas que as sucessivas Administrações são alguma instituição de caridade? A venda de armas é um negocio só segundado pelo tráfico de droga, convence-te desse facto, alem de ser a maior industria dentro desses dois países em termos de exportação.

Posso comprovar que os EUA não querem destruir a Palestina porque financiam os exércitos dos países vizinhos, enquanto enriquecem? Atlantian, essa foi a conclusão mais conclusónica® que já li neste tópico.
Nao sei se querem ou não destruir a Palestina, mas que lucram com aquilo que se passa, disso não há duvidas absolutamente nenhumas.

Essa parte de 2005 em vez de 2009 é fácil de responder e também é elucidativa dos teus métodos, já que se estivesses habituado a verificar e produzir fontes para as citações que aqui utilizamos, tinhas reparado que o gráfico que estava reproduzido no site, de onde tirei a informação, só vai de 2006 a 2001.

Se ainda acreditas em conceitos como War On Terror, deixa-me que te diga, és o sujeito-modelo do que fala a minha assinatura.

Obrigado pela tua resposta. Se quiseres fazer alguma pergunta, terei todo gosto em responder.