Confiança a chave do sucesso

Confiança: a chave do sucesso.

Neste momento, respira-se bem por Alvalade. Vemos uma equipa que tem vindo a cumprir os objetivos da presente temporada, não obstante o facto de estes objetivos serem um pouco desadequados, tendo em conta a histórica de clube como o nosso, mas dada a situação dos últimos anos (especialmente o ano transato), com a gestão danosa e nada favorável à saúde do clube, aceita-se e acima de tudo, compreende-se, ou pelo menos devia-se. E eu venho redigir este texto a que propósito, questionam alguns de vocês. Pois bem meus caros, a mim dá uma certa impressão e ideia que nem toda a gente parecer depositar confiança no trabalho que tem vindo a ser realizado este ano, a todos os níveis, quando no fundo, não podíamos pedir muito mais do que aquilo que tem sido feito. Basta surgir um jogo menos positivo, ou até mesmo uma exibição menos vistosa para que apareçam logo inúmeras críticas, grande parte delas injustas, a meu ver, sobre vários aspetos. Ninguém pede que passem “panos quentes” a tudo que se passa, mas tudo que é demais é erro. Ora vejamos, a situação de uma forma mais retilínea e começando por “cima”:

-Bruno de Carvalho. O homem forte do clube. Tem sido extraordinário o trabalho executado até à data a todos os níveis e em todos os setores. Uma pessoa que parece omnipresente, está em todo o lado! Tudo que inclua o nome Sporting Clube de Portugal, ele está presente. A nível interno, a resolução de diversos problemas de uma forma sublime e dão-me total garantia nas pessoas que temos à nossa frente. Com a antiga direção, como é que seriam resolvidos casos como o do Bruma e do Ilori? Saíramos pela mó de baixo, com certeza. Mas não é o único caso. A resolução de casos de jogadores cujo o rendimento salarial não correspondia com o rendimento desportivo, apesar de o trabalho neste sentido ainda não ter terminado. Se temos jogadores que em campo tem sido enormes, Bruno de Carvalho responde na mesma moeda, mas fora dele. É capaz de matar mais do que 2 dois coelhos numa só cajadada. :mrgreen: Sabe expressar-se e mostrar uma coerência sobre tudo o que aborda. Sabe “atacar” os rivais, sempre no timing certo. Temos um presidente, que na linguagem futebolística, dá o corpo ao manifesto, protegendo e salvaguardando tudo e todos dentro do clube, em especial o treinador. Vemos que o sentido de mudança corre-lhe nas veias. Todos sabemos que a nível financeiro não somos neste momento, um clube que se possa dar a muitos luxos, mas a evolução tem sido visível, dentro dos possíveis.

Mas o nosso presidente, não trabalha sozinho e das várias pessoas próximas do presidente, surge um nome à baila, conhecido por ser o “braço direito” de Bruno de Carvalho, Augusto Inácio. O seu trabalho na contratação de jogadores está à vista de todos, os próprios jogadores falam por si. E aqui irei citar um post de um iluste forista onde diz basicamente tudo sobre Augusto Inácio:

Para finalizar, este tridente, não poderia deixar de mencionar, a voz de comando da equipa principal, aquela que foi talvez a contratação da época, Leonardo Jardim. Se há coisa que não tem existido nos últimos anos, tem sido regularidade, exceto em curtos períodos de jogos, quer a nível exibicional e a nível de resultados. Leonardo Jardim trouxe-nos essa regularidade. A época já vai a meio e vemos uma equipa coesa e com princípios bem definidos, com bons processos de jogo. A inexperiência da equipa tem sido superada pelo talento dos jogadores e pela capacidade do nosso treinador de extrair o melhor de cada um. E eu, sendo adepto de estatística, tinha de deixar aqui alguns números:

09/10
16 jogos, 27 pontos, 19 golos marcadores, 13 sofridos
30 jogos, 48 pontos, 42 golos marcados, 26 sofridos

10/11
16 jogos, 28 pontos, 24 golos marcados, 17 golos sofridos
30 jogos, 48 pontos, 41 golos marcados, 31 golos sofridos

11/12
16 jogos, 29 pontos, 27 golos marcados, 14 golos sofridos
30 jogos, 58 pontos, 47 golos marcados, 26 golos sofridos

12/13
16 jogos, 19 pontos, 15 golos marcados, 17 golos sofridos
30 jogos, 42 pontos, 36 golos sofridos, 36 golos marcados

13/14
16 jogos, 37 pontos, 35 golos marcados, 10 golos sofridos.

Números de épocas passadas que envergonham o clube e envergonha todos os adeptos do Sporting, o contraste desta época, que tem sido bem risonha até ao momento.
Temos uma equipa de jovens que tem crescido imenso, temos uma equipa B repleta de talento, com vários diamantes por lapidar e com jogadores já prontos, para dar o tão desejado salto.

Por todo este conjunto de ideias que acima foi referido, eu penso e peço-vos a todos para pensarem também sobre este assunto e se lembrarem que neste momento só temos é motivos para sorrir. Nem tudo é um mar de rosas, mas para quem já esteve para acabar, como muitos disseram/quiserem/tentaram, podemos dizer que nos reerguermos das cinzas.

Por isso, bastante orgulhoso eu digo que acredito neles. Eu acredito em vocês.

Bem, para começar os meus mais sinceros parabéns Pedro Gomes pelo facto de seres ainda um miúdo, mas já com uma qualidade de escrita e de ver os problemas do nosso clube muito acima da media, isto se a tua idade for a verdadeira, mas quero acreditar que sim, ver um forista aos 17 anitos escrever e explanar a sua opinião em relação ao clube desta forma é de aplaudir, mas de aplaudir forte, alias tenho por norma ler o que as pessoas escrevem e de facto és uma pessoa exemplar e fico feliz por te ver escrever desta forma já que até votei em ti para o membro revelação do ano.

Sobre o texto é uma verdade Pedro Gomes, pois de facto respira-se em Alvalade e em todo o Portugal um Sporting Clube de Portugal como há muitos anos não se via e muito menos se respirava, passamos de um clube enxovalhado por tudo e por todos, a um clube respeitado em apenas 10 meses.

Os sócios finalmente e depois de verem os seus filhos a sofrer nas escolas o gozo dos filhos dos clubes rivais e sofrerem eles próprios vergonha atrás de vergonha, deram á maioria a felicidade pela qual muitas pessoas sportinguistas como eu, aguardavam há muitos anos um líder, como o Presidente Bruno de Carvalho, custou, mas foi conseguimos e o Sporting é finalmente nosso outra vez.

É um enorme orgulho ter o Presidente Bruno de Carvalho como nosso Presidente é um homem que se deita com o Sporting no coração e acorda a lutar por ele, está sempre com ele com todos os seus sócios e adeptos. Vai ficar na história, o tempo vai mostrar, mas vai ficar na história por bons motivos, porque ser Sporting não é para qualquer um ser Sporting é algo inigualável.

A minha confiança neste Presidente e neste nosso Sporting é total, não existe ninguém á face da terra que consiga mudar uma vírgula sobre tudo o que penso sobre o homem pelo qual lutei com as armas que pude e de que dispunha para que o visse como nosso Presidente.

O dia 23-03-2013 foi o dia mais feliz da minha vida como Sportinguista, já o aguardava desde os tempos do Sr. João Rocha, embora os tempos fossem outros, gostei muito do Sr. José de Sousa Cintra, mas para mim nada se compara a este homem, já que os outros eram também enormes Leões, mas as qualidades do Presidente Bruno de Carvalho estão muito á frente, outros tempos, mas ele está em todo o lado, seja onde for que está o Sporting o Presidente está é incomparável.

Poderão muitos dizer, mas ainda não ganhamos nada, pois não, mas ganhamos o respeito de todos o que é muito mais valido do que qualquer título, ganhamos uma equipa com amor ao clube e dedicação como já não víamos há muitos anos, no futebol e nas modalidades a todos os níveis os atletas estão com o clube e os sócios e adeptos também estão com o clube e nada os moverá, pelo menos aos verdadeiros, vive-se e respira-se Sporting por todos os poros.

Os jogos menos positivos, as saídas da taça de Portugal da taça da Liga, da taça de Portugal de Futsal, fazem mossa apenas naqueles que fervem de vingança, fazem mossa naqueles que queriam que o clube continuasse a ser humilhado por tudo e por todos, mas desses não reza nem rezará a história, esses são os ROC desta vida, os bons estarão com o clube e conseguirão com o tempo viver felicidades nunca antes vividas, o tempo mostrará.

Para terminar temos o que sempre almejamos ter um verdadeiro líder e que tem consigo uma excelente equipa diretiva e técnica, todos juntos havemos de conseguir, a confiança é enorme por isso tal como tu digo com enorme orgulho eu acredito em vocês.

Mais uma vez sinceros parabéns Pedro Gomes pelo fantástico texto. :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Viva o Sporting Clube de Portugal.

Esse gajo que fala sobre o Inácio é um gajo que percebe… :twisted: :twisted:

Foi um tiro de sorte… :-X :mrgreen:

Bom texto, Pedro! :great:

É mesmo a minha idade caro @Rui. Aliás, ai num tópico sobre as redes sociais onde se pode deixar o link do nosso facebook, eu deixei lá o meu e quem vir as fotos, verá que ainda sou um puto. :mrgreen:

Quanto às palavras que escreveste, só espelham (mais uma vez) o teu incondicional amor ao clube. :clap:

Também me pareceu um verdadeiro tiro no escuro. :mrgreen:

Grande texto, concordo com tudo.

E acrescento, tenho algum medo das próximas eleições. Porque, tenho para mim que a banca vai voltar e em força, prometendo mundos e fundos e com um candidato “popular”(um Figo ou alguém do género).

Neste momento, acredito que não pareça preocupante, porque supostamente os sócios aprenderam com as últimas eleições, e o trabalho absolutamente fenomenal que tem sido feito, a todos os níveis(muito bem retratado no post que quotei) nem deixa margem para dúvidas.

Mas… Do que conheço dos nossos sócios, vai tudo subir as expectativas, e isso pode ser fatal, por exemplo, se o Sporting acabar em 3º, relativamente perto dos 2 primeiros, tenho a certeza que os “sócios de jornal”(os que apenas recebem informação de Rascords e Correios da Manha) vão achar uma desgraça e que a equipa devia ser campeã, porque os outros estavam mal. Esses adeptos, por norma pouco informados, acabam por não estar suficientemente alertados dos problemas financeiros do clube, que levam a diferenças orçamentais abismais para os outros 2. Enquanto nós nos queríamos livrar à força toda do encargo salarial que era o Labyad, no benfica ou no porto um Labyad até nem era assim tão significativo no orçamento, longe disso.

Temo que, como é costume por cá, só se saiba olhar aos resultados e às promessas bacocas e populistas, e não ao real trabalho feito. O trabalho feito, por exemplo a nível financeiro, tem sido brilhante, porque permitiu a um clube que estava em risco de ter um PER(que seria devastador, a todos os níveis), ter a autonomia indispensável para poder resolver os seus problemas. Não foi a reestruturação em si, porque se esta mesma reestruturação, exatamente igual, tem sido levada a cabo pelo Godinho, seria apenas atrasar uma morte inevitável. Porque seria necessário tomar medidas para, realmente, inverter o rumo do clube, e esse papalvo sabe lá tomar medidas de gestão decentes.

O Bruno tem feito exatamente isso, ao tomar medidas, muitas vezes duras, mas necessárias para que não precisemos de mais “milagres financeiros”, para pagar as VMOCs emitidas quando for altura disso e para cumprir as exigências latentes na reestruturação.

Onde quero eu chegar? Tenho medo que, caso os resultados desportivos não sejam espetaculares(ser campeão neste mandato, com todas as limitações existentes, terá de ser classificado como espetacular), os adeptos de jornal pensem “eh pá, o gajo fala muito, até defende o clube, mas os resultados nem foram grande coisa, se ganhar o inserir nome de croquette bem visto mete 100M para reforços, e vai buscar o x, que é a estrela emergente do Brasileirão e o y, que é o melhor jovem jogador do PSV e quer sair a custo 0 do clube, pelo menos foi o que apareceu no Record, claro que voto nele!”

Os adeptos do Sporting, nos processos eleitorais dos últimos anos, ensinaram-me a ter pouca confiança nas decisões tomadas pelos sócios, não esquecer que o Bruno apenas ganhou por uma margem relativamente curta e “perdeu”(ilegalidades ou não, o GL teve mais de 30% de votos) com o penedo sem carisma que era o Godinho.

Eu sou um gajo que sofre um bocado por antecipação, confesso. Espero que os sócios, na altura apropriada, provem que as minhas preocupações são infundadas.

Muito bem, @Pedro! :mais: :great:

Bom post @André. Destaco este parágrafo como o mais importante. As pessoas não se podem esquecer por tudo aquilo que o clube passou e ainda hoje acarreta com problemas devido a atos de má gestão do passado, que condicionam e condicionarão a performance do clube até serem todos resolvidos.

Não ganhamos nada ainda, mas o que éramos e o que somos, como referi em cima … deixa-me ORGULHOSO!

Bom texto @Pedro Gomes!

O trabalho que tem sido feito até agora pelo presidente, pela direção, pelos diretores do futebol, pelo treinador e pelos jogadores, tem sido no minimo brilhante, tendo em conta as várias condicionantes que tínhamos e temos!

Devemos manter sempre um espirito critico, mas também devemos mostrar confiança nas pessoas que têm feito um trabalho brilhante, que já mostraram que são realmente diferentes das pessoas que tiveram no clube nos últimos anos e que vão defender o Sporting até á morte .

Ninguém é perfeito, o presidente, o treinador e os jogadores vão cometer erros, e nós temos de compreender isso, podemos criticar mas também temos de dar um voto de confiança a eles.

Ainda não temos o Sporting que todos desejamos, mas estamos a caminhar a passos largos para isso, então se compararmos o Sporting desta época, o Sporting desde que o Bruno de Carvalho é presidente, com o Sporting dos últimos anos, a diferença é brutal, para MELHOR! Para muito MELHOR!

Houve anos em que tínhamos vergonha de ter certos presidentes como representação máxima do nosso clube, tínhamos vergonha de ter certos dirigentes, tínhamos vergonha de ter certos treinadores e jogadores, mas neste momento, acho que ninguém tem vergonha de nada, tem sim orgulho! Orgulho de ser do Sporting, orgulho de ter um presidente como o Bruno de Carvalho, orgulho de ter um treinador como o Leonardo Jardim e orgulho de ter os jogadores que temos.

O Sporting Clube de Portugal realmente está de volta, esteve em coma durante muito tempo, mas, acordou e está mais vivo e mais forte do que nunca!