Os ratos da Apple são conhecidos por serem muito bonitos, aparentemente funcionais mas depois acabam por não o ser. O Mighty Mouse foi uma desgraça por isso não auguro grande futuro para este.
Posto isto, os ratos são a única coisa onde a Apple não é boa. Como dono de um Macbook só posso dizer bem tanto do sistema como da construção do portátil em si. E a acompanhar o meu Macbook tenho um rato de 15 euros da Macally. É uma autêntica maravilha ;D.
Eu acabei de comprar um Macbook Pro de 15’’ No Outlet da Apple Portugal (a tal de TB Store)… Comprei-o por 1105€ quando o preço original é de 1700€. É claro que estamos a falar do modelo do final de 2008 em comparação com o actual que saiu na segunda metade de 2009, mas por incrível que pareça a única diferença é mesmo ter 2,53 Ghz em vez de 2,66 actuais e mais um ou outro detalhe sem qualquer importância.
O teclado é que não tem as letras suecas, mas que se lixe, por aquele preço não ia deixar fugir.
Sim, eles estão a preços apetecíveis. Suponho que te estejas a referir à TB Store da 5 de Outubro, terei que lá ir nesta semana ou na próxima para adquirir um Macbook.
O modelo que comprei foi o de Late 2008 de 15’': http://en.wikipedia.org/wiki/MacBook_Pro que como podes ver é praticamente idêntico ao de Mid 2009 (que tem mais umas mariquices opcionais, mas que de base é praticamente o mesmo).
Não se pode dizer que tenhas feito uma má escolha… A gama Macbook da Apple (tanto o Macbook como o Macbook Pro) é bastante apelativa. E quando se junta a isso um preço já enquadrado no mercado… É provável que as vendas continuem a aumentar, diria eu.
E depois existe outro factor que é já não ter tempo nem paciência para as “***dices” (perdoem-me a expressão) dos PCs, as tretas dos antivírus, firewalls, problemas de configuracões e coisas do género.
Já tinha um iMac, agora passo também a ter um MacBook Pro (cuja qualidade de construcão é melhor que a do Macbook) e para além do Leopard que vem de origem tenho também o Bootcamp gratuito, pelo que é só meter o Windows e corrê-lo quando quiser jogar algum jogo.
Boa compra Paracelsus. Eu pessoalmente gosto mais dos de 13", sempre achei os portáteis de 15 demasiadamente grandes para o meu gosto. Já vem com o Snow Leopard? Se vier deixa aqui algumas indicações do novo sistema operativo…
Eu também gostava de ter optado por um de 13, só que não havia em retail… e não estando em retail o preço dos MB Pro torna-se um bocado elevado quando comparado com os PCs. :-\
Não vem com o Snow, porque está “fechadinho” desde o final de 2008, nunca foi aberto (apesar de oferecerem garantia apenas a partir do momento em que foi comprado)… mas também o preço do Snow para quem já tem o Leopard é ridiculamente baixo, pleo que se calhar vai ser das primeiras coisas que vou fazer.
Tenho estado um pouco atento aos Macs cada vez que vou a uma Fnac. Esteticamente são atraentes e quem fala do Mac só diz maravilhas.
Pelo que li neste tópico, a malta fala em meter o Windows no Mac. Qual é a vantagem? Afinal o Mac não é bom pelo seu funcionamento e pelo sistema operativo que tem?
Se só quiseres trabalhar no windows, é estúpido comprar um Mac.
Senão, o windows é uma alternativa para quando queres jogar ou correr um programa mais específico, visto que ainda há muita coisa que só funciona em windows >:(
Não é só esteticamente atraente, a qualidade de construção é bastante elevada, mas o que é bom paga-se e a Apple não se faz rogada.
Os Macs actuais vêm com um programa gratuito chamado Bootcamp que permite ter dois sistemas operativos instalados, ficando o utilizador com a possibilidade de escolher o que quer correr no arranque. Existe depois uma aplicação que permite inclusivamente corrê-los em simultâneo.
Ou seja, podes ter o Windows e o Leopard no mesmo Mac e correr um ou outro quando quiseres. A vantagem é só uma: a esmagadora maioria dos jogos não corre em Leopard, precisas do Windows. Em relação a software, há muito que os programas (não-jogos) da Apple para o Leopard dão um baile em tudo, estabilidade, design e potencialidades aos que correm no Windows.
Já tive uma partição com o Windows XP instalado durante um tempo, mas acabei com aquilo. Quase não fazia uso do Windows. Creio que não há nada que deixe de fazer por não ser utilizador do Windows. O mito da incompatibilidade é apenas isso actualmente, um mito. É verdade que não jogo muito, e nisso perderá seguramente para PC’s, mas o ideal, embora dispendioso, seria combinar com uma consola (até porque as de última geração são também media centers).
A principal razão porque instalei o Windows foi a vontade de assistir a transmissões desportivas. Hoje, há uma versão para Mac do TVU, grande parte dos jogos que quero ver estão disponíveis em flash e, em alternativa ao UltraSurf, existe o Hotspot Shield.
Quando falo com amigos, quase sempre se surpreendem com o facto de não ter um anti-vírus instalado (por sinal, agora tenho um, apenas porque o MacHeist distribuiu licenças gratuitas; vale a pena fazer registo no MacHeist, porque é frequente oferecerem bom software e informam os membros registados por mail). Durante muito tempo, nem sequer o firewall do OS X estava ligado. É uma grande vantagem viver com esta segurança (que, obviamente, sei ser sempre ilusória), sobretudo quando o nosso trabalho está quase todo em computadores. Há mais de dez anos que só trabalho com Macs (desde o OS 8 ) e não sei ainda o que é ser infectado por um vírus informático.
As vantagens já todos disseram, correr jogos e programas específicos. Eu, por exemplo, só uso o Windows para correr o Soulseek visto ser o melhor programa de “compras” audio e não existir ainda algo semelhante. Há músicas de bandas mais indie que só encontro lá. Existe uma versão para o Mac OS mas não gostei da aplicação.
Em relação às vantagens, como o Stromp disse, não há praticamente nada que faças em Windows que não faças num MAC. No entanto, se precisas de usar o Windows e se estás habituado não vale muito a pena fazer a troca porque as últimas versões do Vista são bastante estáveis. No entanto, se puderes gastar dinheiro compensa, porque o tempo que perdes no Windows a fazer configurações, instalar antivírus, correr scans, limpar o registry entre outras coisas é poupado visto não teres que fazer nada disto no MAC. E posso-te dizer que tenho um Macbook Unibody há mais de um ano e só tive um crash.
Apesar destas vantagens todas, continuo a achar que o futuro é do Linux. O sistema está cada vez mais funcional e menos tecnocrata, é acessível a todos e bastante sólido. Daqui a alguns anos não tenho dúvidas que vamos ver o share de mercado do Linux disparar.
Pois, nem me lembrava disso! Vive-se sem crashes, reboots e essas coisas.
Há uns quatro ou cinco anos, com um G5, tive problemas com “kernel panics”, mas era uma motherboard marada que substituí, ainda dentro da garantia. Fora isso, nada mais.
Também já tive uma partição com uma distro do Ubuntu e tenho um Eee PC, mas, embora simpatize com Linux, não sei, não me adapto àquilo, parece-me excessivamente inspirado no Windows.
Talvez, mas acho que só vai roubar aos baseados nos SOs da Microsoft.
O conceito do Mac é, tal como quase tudo na Apple, o mesmo do Iphone: até podes ter competidores com componentes mais potentes, melhor tempos de bateria e mais mariquices, mas no final o Iphone continua a ser uma bela máquina, qualidade de construção de topo, funcionalidade quase perfeita e integração painless entre todas as aplicações e programas. É um descanso, quem tem um Iphone sabe do que falo. Logicamente que os fanáticos que gostam de explorar até ao limite odeiam este tipo de conceito porque não é prático… mas numa lógica de “utilizador” e não “explorador” a Apple bate aos pontos qualquer outra empresa.
Não tenho a certeza, mas creio que poderás instalar o Office em português. Se não puderes, tens pelo menos corrector em português “europeu”. O iWork (o “Office” da Apple) e o OpenOffice existem em português, o Firefox e o Skype também. Julgo existirem bastantes aplicações para Mac em português.
De qualquer forma, mais de metade das aplicações que uso são pré-instaladas. A música está no iTunes, as fotos no iPhoto, ambas do pacote iLife que tem versão em português. Com o sistema operativo em português, também estarão em português, por exemplo, o calendário, a agenda de contactos, o cliente de email, o leitor de pdf e o Safari, o browser da Apple.
Concordo plenamente contigo, foi nessa óptica que falei do Linux. A maior parte dos utilizadores que o Linux poderá ganhar provavelmente serão desertores do Windows e não do Mac OS, porque não faz muito sentido instalar Linux num computador da Apple. A mais-valia dos computadores da “maçã” é a integração entre Hardware e Software, isto é, a máquina é feita para funcionar com um sistema operativo específico. No Windows, tens drivers para poderes usar o S.O. em todos os computadores do mundo, o que provoca naturalmente mais instabilidade.
Claro que depois existem casos específicos, eu não compraria um computador de secretária Apple porque gosto de montar as minhas “máquinas”. Irrita-me um bocado saber que se avariar a fonte vou ter que levar ao representante e não posso trocar em casa, porque abrir um iMac é uma complicação. Claro que para o utilizador comum esta questão não se põe, mas no futuro se eu comprar um Desktop será sempre para instalar Linux.
Outra coisa interessante é a explosão de Macbooks. Mais alguém nota esta tendência? Na minha faculdade havia apenas 3 o ano passado, este ano já vi uns 8. Será que a Apple vai começar a ser uma escolha relevante nos estudantes portugueses? Com o Macbook branco a menos de 900 euros começa a ser possível qualquer pessoa adquirir um computador com a “maçã”.